Os partidos políticos do Brasil de hoje: PPF e PPGR

golcontra

Não tenho, por evidente, razões para defender o Sr. Jaques Wagner, até porque não se tem muitas informação sobre as acusações que lhe fazem.

Menos ainda aos irmãos Batista ou aos maiores prejudicados por suas denúncias, Michel Temer e Aécio Neves.

Mas está evidente que é a política que está mandando na ação tanto da Polícia Federal quanto na Procuradoria Geral da República.

Não lhes ficaria mal, do jeito que as coisas vão, faz tempo e cada vez mais, de Partido da Polícia Federal – que, aliás, assume estar se movimentando para eleger uma “bancada” na Câmara – e de Partido da Procuradoria Geral da República.

No caso de Wagner, parece haver muito pouco de concreto. Apegam-se a relógios que, se não lhe louvo o gosto, parecem ser muito pouco para algo que não seja fazer escândalo.

O “superfaturamento” das obras no estádio também ficou no terreno da vaguidão, pois é um contrato de contrapartidas de 15 anos e dificilmente haveria “propinas” adiantadas nos valores que se menciona.

O caso do estádio vem sendo investigado há anos, a delação da Odebrecht é velha e haveria tempo mais que suficiente para serem apresentadas provas.

Se não existem, a ação policial tem toda a característica de política. Afinal, como explicar que não se use o critério de “busca e apreensão”  – e queriam a prisão, até! – contra personagens de outra plumagem, como o tal “Paulo Preto”?

No caso da anulação da delação dos irmãos Batista, a coisa tem mais jeito de um drible de futebol, quando o movimento para um lado serve para se passar pelo outro.

Primeiro, a delação justificava tudo, inclusive o perdão e a vida no exterior.

Agora, será anulada, quase que certamente, porque um procurador a facilitava.

Ocorre que, invalidada, a delação extinta terá um imenso potencial de anular as provas que com ela vieram, por mais ginástica que façam a fim de que elas prevaleçam valendo.

Se as provas foram obtidas pelo acordo de delação ilícito, juridicamente passam a ser ilícitas.

“Ninguém pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilícitas, quer se trate de ilicitude originária, quer se cuide de ilicitude por derivação (…). A doutrina da ilicitude por derivação (teoria dos ‘frutos da árvore envenenada’) repudia, por constitucionalmente inadmissíveis, os meios probatórios, que, não obstante produzidos, validamente, em momento ulterior, acham-se afetados, no entanto, pelo vício (gravíssimo) da ilicitude originária, que a eles se transmite, contaminando-os, por efeito de repercussão causal” (…) “qualquer novo dado probatório, ainda que produzido, de modo válido, em momento subsequente, não pode apoiar-se, não pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mácula da ilicitude originária” (STF, RHC 90.376/RJ, j. 03.04.2007, rel. Min. Celso de Mello).

Só poderia haver aproveitamento das provas se elas tivessem sido obtidas por meio autônomo, sem qualquer ligação com o acordo de colaboração, o que evidentemente não é o caso nem das gravações das malas de Rocha Loures, nem das gravações das malas destinadas a Aécio Neves.

Para ficar no futebol, parece uma nova leitura do que dizia Dario, o Dadá Maravilha: “fiz que ia, não fui e acabei não fondo“.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. … Uma repórter pena amestrada da TV Bahia de propriedade da ‘famiglia’ do DEMoTucano ACMalvadeza Neto – TV Bahia afiliada da Globo Organizações MafioCriminosas:
    “O ex-governador Jaques Wagner mora em um bairro de classe alta de Salvador.”

    Não, um ex-governador de Estado – por oito anos -, ex-ministro de Estado, ex-deputado federal, ex-trabalhador do setor petroquímico…
    Ah bom, por ser do PT, ‘O Galego’ e amigo do presidente Lula deveria morar na periferia de Salvador!
    Na Ribeira, no Largo do Tanque, Curuzu, Cabula, em Periperi, em Paripe…
    Para quem não conhece a capital da Bahia, “bairros e subúrbios nobres de Salvador”!
    E o desgraçado do Ciro Gomes ‘O Oportunista’ vem com este papo de que “o que resolve é o controle remoto”!
    Ô RRAAAAIIIIIIVVVVAAA!

    1. EXPLOSIVO!
      SENSACIONAL!
      PORCA-tarefa ‘DESmoroLIZADA’!

      ***

      Exclusivo: Duplo Expresso vai à Espanha e traz prova dos crimes de Moro (“olé!”)
      por Romulus Maya – advogado inetrnacionalista, direto da Suíça

      26 de Fevereiro de 2018

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://duploexpresso.com/?p=89345

  2. TRE-BA ARQUIVOU INVESTIGAÇÃO CONTRA JAQUES WAGNER

    Patrícia Kertzman Szporer, juíza do TRE-BA, arquivou processo contra o ex-governador do estado Jaques Wagner (PT) que tratava dos mesmos fatos narrados na Operação Cartão Vermelho; “Não há que se falar em instauração de inquérito policial, ressalvada a possibilidade de procedimento apuratório se, em algum momento, surgirem indícios concretos, e não meras conjecturas desprovidas de amparo na realidade fática, que o justifiquem”, justificou

    26 DE FEVEREIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/344135/TRE-BA-arquivou-investiga%C3%A7%C3%A3o-contra-Jaques-Wagner.htm

  3. Descobriram um esquema tucano? Acusem um petista

    Por Guilherme Coutinho – jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política
    26 de Fevereiro de 2018

    “Um dos maiores propinodutos tucanos foi escancarado por uma ação de colaboração entre Suíça e Brasil. O MPF foi informado por autoridades suíças que Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, movimentou ao menos R$ 113 milhões – mais de 50 vezes o valor atualizado do tríplex do processo de Lula – no paraíso fiscal europeu”, diz o colunista Guilherme Coutinho; “No entanto, antes que a denúncia, tratada com discrição pela mídia e polícia, de fato respingasse no alto-tucanato, mandaram parar as prensas mais uma vez”; “Nesta segunda-feira, uma operação pirotécnica da Polícia Federal, com presença da rede Globo, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do petista Jaques Wagner. O nome da operação é Cartão Vermelho, mas poderia ser Operação-Abafa”
    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/guilhermecoutinho/344161/Descobriram-um-esquema-tucano-Acusem-um-petista.htm

  4. NÃO EXISTE NOVIDADE E NENHUMA DAS DUAS SITUAÇÕES MOSTRADAS.
    É A IMORALIDADE EM ESTADO PURO DOS GOLPISTAS E INSTITUIÇÕES AFINS.
    A PGR E A ANULAÇÃO DE UMA DELAÇÃO VICIADA FEITA POR UM CRIMINOSO (JANOT) TENTANDO PEGAR OUTRO CRIMINOSO DA QUADRILHA (O CORNO DO PLANALTO),E A TENTATIVA DOS GOLPISTAS E O BRAÇO TUCANO/AMERICANO DA PF DE INVIABILIZAR A OPÇÃO PETISTA AO LULA (CASSADO/PRESO).
    EM SOMA O BRASIL CONTINUA DESCENDO A LADEIRA A CAMINHO DO INFERNO.

  5. [ Não tenho, por evidente, razões para defender o Sr. Jaques Wagner] precisava de outra razão além do fato de ser petista?

  6. A procuradora, jovem e cheia da firme vontade de combater a malvada corrupção, afirma com toda segurança, sobre Jaques Wagner: “Ele tinha o poder de assinar os contratos”. “Ele tinha o poder de fazer isso e aquilo”. Esta é a Teoria do Domínio do Fato elevada à milésima potência. Talvez não seja delírio, talvez seja a aplicação sistemática de alguma decisão trancendental no sentido da destruição, mesmo que apenas no terreno midiático, de possíveis substitutos de Lula como candidatos favoritos à presidência pelo PT em 2018. Contra Haddad foi até pior, fizeram o mesmo sem sequer procurarem alguma Fonte Nova como desculpa.

  7. O inocente João Vaccari Neto é um preso político!
    E vítima da canalhice impiedosa dos canalhas da PORCA-tarefa!

    ***

    VACCARI REFORÇA: LEO PINHEIRO MENTIU E TRIPLEX NÃO É DO LULA

    Impedido de depor em defesa de Lula pelo juiz Sergio Moro, que negou o pedido dos advogados do petista para ouvi-lo, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto escreveu uma carta para rebater as mentiras no processo do triplex da OAS e negar que tenha intermediado qualquer tipo de acordo relacionado ao imóvel; Vaccari refuta veementemente as afirmações de Léo Pinheiro, cujo depoimento fundamentou a condenação de Lula por Moro; o ex-diretor da construtora só passou a acusar Lula quando estava em busca de fechar sua delação premiada, já após ter sido condenado a 39 anos de reclusão e ter sua prisão decretada pela segunda vez; carta foi anexada pela defesa de Lula em recurso apresentado nesta segunda (26) ao TRF-4; advogados afirmam que a recusa do juiz em ouvir Vaccari caracteriza “grave cerceamento de defesa”

    27 DE FEVEREIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/344190/Vaccari-refor%C3%A7a-Leo-Pinheiro-mentiu-e-triplex-n%C3%A3o-%C3%A9-do-Lula.htm

    1. … Por outro lado…
      Lembram daquela frase célebre do mimiSHELL?

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      DODGE DIVERGE DA PF E VETA QUEBRA DE SIGILO DE TEMER

      27/02/2018

      Indicada por Michel Temer para a PGR, Raquel Dodge mostra lealdade ao emedebista; a chefe do Ministério Público divergiu da Polícia Federal e não solicitou ao Supremo a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Temer; na opinião dos policiais que atuam na investigação, os dados de Temer deveriam ser acessados como método para detectar qualquer movimentação financeira suspeita que pudesse demonstrar pagamentos ilegais no período de discussão do decreto portuário, publicado em maio passado, em que ele é suspeito de ter recebido propina para beneficiar empresas; Raquel foi contrária ao pedido da Polícia Federal

      (…)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/344198/Dodge-diverge-da-PF-e-veta-quebra-de-sigilo-de-Temer.htm

  8. Brito, me chamou a atenção hoje duas notícias interessantes que provavelmente estão ligadas. O senador Aécio reuniu ontem com prefeitos do Note de Minas e o Balão foi lançado, Anastásia Governador, no dia seguinte, hoje, voltou as rádios do Norte de Minas com comentaristas da ode política do Sim..Sim..Sim, que nem precisa falar, funcionando da mesma forma quando noticiavam Dilma, PT e governo num verdadeiro massacre na época do pré GOLPE, para se ter uma ideia em um programa matinal em uma rádio que pertence a um político quase foragido em MIAMI, um ex. prefeito, o curioso é que o filho é deputado da base do Pimentel, aliás até um bom deputado. Comentou que a POLICIA FEDERAL ontem havia encontrado mais de 80 milhões na casa de um ex. governador da barba branca, dinheiro tungado na construção da Arena Fonte Nova, não precisou nem dizer o nome,ai ele misturou com o Geddel e todo tipo de corrupção. Aécio, ao que parece já ativou em MG a máquina de moer o PT. Li em todo lado não vi nenhuma informação que a PF havia achado mais de 80 milhões na casa do Jaques, o PT dorme novamente e quando acorda está fora da cama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.