A menininha e o bicho-papão

love

Amor, ironicamente, está escrito na camiseta, apenas.

No resto é espanto, deste que faz a gente torcer as mãos, só para ter uma mão qualquer que segure a nossa na hora do medo, ainda que, por falta de outra, seja a mão de nós mesmos.

Não sei seu nome, mas não importa. Mesmo pequeninos na imagem, seus olhos contam tudo, falam da história de três anos de vida numa quase ruína, num quase escombro, o único castelo de princesa que já conheceu.

Menininha, como fazer para não ouvir, ao te ver, os versos do Vinícius…

Menininha, que graça é você/Uma coisinha assim/Começando a viver/Fique assim, meu amor/Sem crescer/Porque o mundo é ruim, é ruim e você/Vai sofrer de repente/Uma desilusão/Porque a vida é somente/Teu bicho-papão

O bicho-papão vem assim, sem reparar que se veste de verde – que é a cor com que se desenha os monstros -, que usa máscara para que você  não veja que são gente fantasiada, os clóvis, os bate-bola de um carnaval mórbido e tardio, que percorre as vielas de teu mundo, mundo da favela, onde você teima em brotar, como uma flor sem nome, mas com esse rosa – e rosa-choque! –  para gente que não mais se choca.

Não, menina, a cena que te assusta não será revivida em divãs, não será tema de séries “cult”, não terá um pintor que a retrate, que nem mesmo valerá uma crônica senão esta, pobre e limitada, que é só o que posso te dar.

Posso apenas te prometer, talvez falsamente, que há gente que ainda tem escrito no peito o que você tem: love. Em inglês, português, em árabe, em francês , em sânscrito, em hebreu, em qualquer língua do esperanto que é a humanidade.

E que não tem, nem nunca terá medo do bicho-papão que faça te abandonar, sozinha, a torcer as mãozinhas.

PS. A foto vai sem crédito porque não o achei, e ao autor anônimo aplaudo a delicadeza. 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

25 respostas

  1. Carissimo Brito,
    Que linda crônica.
    Que mundo cão.
    Vc ainda nos faz não perder a esperança.
    Obrigada.

    1. Parece que o ódio é mesmo dirigido aos pobres e negros. Questão de cultura escravagista e séculos de domínio dos corpos considerados bons para o extermínio. Simples assim.

  2. Uma imagem diz muito mais que 1000 palavras. Para os que crêem em Céu e Inferno, dá para imaginar o futuro dos responsáveis por essa situação. Não pensem que será castigo divino; será unicamente a consciência dos culpados que engendrará o local de destino desses espíritos atrasados, e lá ficarão independente das missas. Terão de reparar os prejuízos causados a tantos, principalmente às crianças. Esta menininha ficara em muitas mentes e o medo deles será muito maior. Há um dito que fala : Deus tem tanta esperança e fé na humanidade, que continua nos enviando crianças. Que a humanidade entenda e acorde.

  3. A foto e o coracao partido…que seja mesmo o amanha a Deus pertenca, porem se depender do Homem, pode ser que o amanha nao exista…

  4. Lembro de um tempo, na Inglaterra, em que os policiais não podiam andar armados. Porque eles eram considerados servidores do povo e não seus algozes. Não sei se isso continua igual por lá, na terra da rainha, nestes tempos de medo e de terror é bem possível que tenham desaparecido os elegantes policiais desarmados. Mas sempre achei de uma grande civilidade essa idéia. Talvez por estar acostumada a viver no país em que nasci, meu pobre Brasil, em que os policiais e os soldados não tem vergonha de exibir suas armas assustadoras na frente de criancinhas.

  5. É realmente dolorido. Vê-se que é uma menininha amada, pois, mesmo numa pobreza de quase escombro, está arrumadinha, penteadinha….Não dá pra ver se está calçada, mas deve estar. E pensar que uma criança dessa, junto com os seus, está passando por esses horrores por ordem de um nojento como michel temer!

    1. Essa criança negra não está descobrindo o bicho papão com o vampirão. Essa realidade sempre existiu nas favelas e periferias. O Estado de Exceção há muito tempo tem esse território como espaço de abuso e de assassinatos de corpos estigmatizados como “subhumanos” que nunca foram respeitados em sua cidadania. Não há novidade para além das pautas da classe dominante de sempre.

      Ex-prefeito de Londres apoia Lula !
      https://youtu.be/kyZqT_SEviw

  6. Triste o exército mais uma vez se prestar a isso. Capitães do mato , jagunços, defensores dos apátridas golpistas, os traidores da pátria e do povo q estão a destruir o país. Q não se enganem os milicos, a vez deles de destruição e eliminação está próxima. Para q forcas armadas se milícias poderão fazer o servico sujo de subjugar, humilhar, perseguir e matar os pobres? Institucionalmente deixarão de existir. Perderam o submarino nuclear perderam os caças aéreos e perderão muito mais. Será o fim. Talvez o país saia ganhando.

    1. O exército desde 50 Nunca foi mais foi para defender nossa soberania….apenas nos botar os grilhões de volta…a escola superior de guerra…os EUA sempre eles….

  7. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando:

    .:.

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 13-10-2016].)

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

    .:.

    LULA, EU NÃO ME FILIEI AO PT

    Lula
    Eu votei no PT, eu votei em ti, eu carreguei a bandeira no ombro indo para a faculdade ouvindo toda a espécie de xingamento, eu fiz inimizades por causa de discussão política, eu vibrei com cada vitória do Partido dos Trabalhadores, eu defendi com unhas e dentes os governos do PT – e ainda assim, não me filiei ao PT.
    Lula
    Eu sempre disse que o PT é o maior partido de esquerda de nossa história nacional e que tu és a maior liderança política da América Latina e uma das maiores do mundo. Eu apoiei esse partido e os seus candidatos, fiz campanha política para cada um deles, acompanhei-os nas derrotas e nas vitórias, nunca entrei junto pela porta do palácio, nunca sequer entrei oficialmente no partido porque julgava precisar de certo distanciamento crítico, e, por essas razões, não me filei ao PT.
    Lula
    Quando o PT deu uma guinada da esquerda para uma postura centro-esquerda, quando fez do socialismo mais um valor do que um projeto eu não aguentei. Passei a votar e a fazer campanha para políticos e partidos que, em tese, estavam mais à esquerda do PT. Algo que não era fácil de ser feito já que muitas vezes percebia o quanto a direita gostava de usar o discurso feito pela “esquerda mais radical” para criticar o PT, justamente, por aquilo que ele ainda tinha de esquerda. Ainda assim, não teve segundo turno que eu não tenha votado no PT, nem tenha deixado de fazer campanha aberta, pública, combativa em prol do PT, e claro, nesse tempo de duros embates, eu não me filei ao PT.
    Lula
    Nos governos presidenciais do PT eu fui um grande crítico. Achava e continuo achando que os governos do PT deveriam ter feito mais, deveriam ter colocado o dedo na ferida, transformado a estrutura econômica (tributária, política, midiática, ideológica, fundiária…) deste país. Os importantes programas sociais e os elevados investimentos em políticas públicas eram louváveis, mas me pareciam meros paliativos, próprios de quem não queria aprofundar a transformação estrutural do país. É claro que eu os defendia da crítica elitista da direita branca que não aguentava ver o povo ascendendo socialmente. É claro que eu vibrei com a expansão dos direitos sociais básicos, é óbvio que era bom viver num país que expandia a educação, a saúde, a moradia, o saneamento…, mas como eu achava que ainda era muito pouco, eu não me filei ao PT.
    Lula
    A partir do final do primeiro governo da Dilma eu acendi uma luz de alerta no meu censo crítico. O que o PT fazia era muito pouco, pensava eu e muita gente de esquerda, muita gente do próprio PT, entretanto, isso que nos parecia pouco já havia ultrapassado o limite de inclusão social suportado pela elite nacional (racista, elitista, homofóbica, machista, entreguista). As reiteradas críticas da mídia burguesa, os ataques de ódio dos coxinhas, o alarde feito pelos políticos golpistas, o alto investimento dos EUA para criar grupos de combate ao PT, a ação da burguesia nacional para não reeleger e depois para derrubar a Dilma me ensinaram algo importante: Se o PT não tinha feito tudo aquilo que queríamos, certamente já tinha feito muito mais do que a direita nacional tolera. E graças à dialética, a direita me ensinou a ver o que eu não conseguia ver com os olhos da esquerda. A direita me ensinou, pelo reverso, o quanto, no atual contexto de nossa história nacional, o ato de um pobre comer, de uma pessoa sem-teto conquistar uma moradia, de um filho de faxineira se tornar médico, de um negro ser colega de universidade de um branco, de um trabalhador andar de avião ou comprar o carro zero, de um professor tratar sobre “gênero” na escola… são, no atual momento histórico concreto, atos revolucionários. Ainda assim eu não me filei ao PT.
    Lula
    A vida se tornou difícil no pós-golpe. Retrocedemos. Perdemos direitos. Investimentos sociais foram cortados. Os ataques aos direitos trabalhistas não cessam. A corrupção se tornou normal e acontece a céu aberto para salvar o ilegítimo de perder o seu governo carcomido pelos abutres que financiaram e deram o golpe contra o PT, contra a Dilma, mas, sobretudo, contra a classe trabalhadora. A direita sabe (a mídia burguesa, a polícia federal tucana, a justiça burguesa, os partidos de direita, os golpistas, o imperialismo, a burguesia nacional, os coxinhas, os banqueiros, a classe média alta, os fundamentalistas religiosos, os racistas, os homofóbicos, os machistas, os defensores da ditadura militar, o agronegócio… enfim, todos eles sabem) que tu podes estragar os planos deles. Quanto mais batem em ti, mais cresces nas pesquisas. Nenhum candidato da direita decola. Os outros partidos de esquerda não têm candidato para o páreo eleitoral (na melhor das hipóteses, se juntar todos não chegam a 5% dos votos). E por isso te querem destruir moralmente, te impedir de ser candidato, te prender, impossibilitar que tu governes. Sabendo que apenas o Lula do PT poderá derrotá-los eles apontam as armas para ti e nós, que precisamos derrotá-los, vemos em ti a nossa melhor esperança. Por isso, eu tenho te defendido como alguém que é filiado ao PT, ainda que eu não seja filiado ao PT.
    Lula
    Sei que em caso de vitória eleitoral não será fácil para ti governar. Não espero que num novo governo teu tu sejas capaz de dar aquela guinada bem à esquerda que gostaríamos. Mas sei que enfrentarias tudo o que o governo do golpista aprovou, sei que revogarias o que foi aprovado, sei que melhorarias a vida do povo. Se eu pudesse te pedir uma só coisinha seria essa, faz o que fizeste, mas tencione um pouco mais as coisas à esquerda. Temo que o golpe iniciado se consume com a ilegítima impugnação de tua candidatura, ou com o golpe do parlamentarismo que te impeça de governar, ou com qualquer outra proeza indiscreta que a direita brasileira sabe fazer. Por isso estou lutando com todas as forças na defesa de tua candidatura, dizendo aos quatro ventos que “ELEIÇÃO SEM LULA É FRAUDE”. Luto como um filiado, ou melhor, mais do que muito filiado ao PT, ainda que eu não seja filiado ao PT.
    Lula
    O fato de cada santo dia ter que assistir, às vezes de forma aberta, noutras de forma sutil, as mentiras que inventam a teu respeito, sem apresentarem nenhuma prova… o fato de tu seres a pessoa mais bem investigada em toda a história do Brasil e até agora não terem apresentado nada além de convicções ideológicas previamente definidas sem o devido julgamento justo e imparcial…. o fato da direita bater tanto em ti… só nos trazem uma certeza: tu és o candidato que a direita teme e treme, porque tu és tudo o que ela não é, tu és tudo o que ela não quer.
    Lula
    O conjunto de algumas discordâncias ideológicas que eu tenho para com o PT, o meu estilo mais livre quase-anárquico, a minha necessidade de um certo distanciamento crítico do partido até hoje me impediram que eu me filiasse ao PT. Porém, dado o momento crítico no qual estamos vivendo, ainda que eu não seja filiado ao PT eu estou lutando com todas as minhas forças contra o golpe em curso.
    Lula
    Frente aos inúmeros ataques desumanos que sofres, diante dos golpes covardes que atentam contra a tua reputação, perante as atitudes sacanas de quem te quer humana e politicamente destruído, antes as manobras imorais e antiéticas que assistimos todos os dias, de tanto ouvir os discursos cínicos e descabidos de quem quer te desqualificar, presenciando a perseguição implacável que movem contra a tua pessoa pelo fato da tua pessoa representar a classe trabalhadora (que eles querem sempre explorar mais e mais, e ainda mais…), vendo o que fizeram com a tua família, sobretudo, com a Marisa, conhecendo as reais intenções de quem prega moral de cuecas sujas, diante de tanto ódio que movem contra ti e contra quem te defende, Lula, ainda que eu não seja filiado ao PT, me dá uma vontade danada de me filiar.
    Lula
    Estarei em Porto Alegre no dia 24 de janeiro, lutando pela democracia, lutando pelo Brasil, lutando pelo futuro de meu filho, nesse momento crucial de sua história, nesse momento tão importante de nossa história nacional. Eu pensei bem antes de dar esse passo de filiação, mas apenas a luta nos espaços não-partidários não é mais suficiente, o que incomoda mesmo a burguesia e seus aliados (coxinhas, imperialismo, grande mídia, judiciário golpista…) é o fortalecimento do PT e eu, depois de muito refletir, estou disposto a isso.
    Lula
    Muito provavelmente tu não irás ler essa longa carta, mais provável ainda que nos encontremos, mas eu não me incomodo tanto que a gente não se veja e não se fale, porque eu sei que a grande parte do nosso povo também gostaria deste bate papo contigo e também não conseguirá (por razões óbvias de tempo e espaço) concretizar esse sonho. Somente em saber que estou junto deste povo sonhador eu já me dou por contente.
    Lula
    Boa Luta companheiro, tu não estás só, nós estamos contigo, porque confiamos que tu estás conosco.

    Eliézer dos Santos Oliveira
    Professor de filosofia do IFSul – Campus Santana do Livramento – RS.

    FONTE : https://plus.google.com/communities/111236980648039866979

    .:.
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  8. Uma crônica que é poesia e como tal se transforma em arma para a qual não há defesa. Valeu, e muito.

  9. Fora de Pauta

    CAMPOS SÃO OS LUGARES ONDE O MINISTRO DA EDUCAÇÃO COME
    CAPIM

    Ministro da Educação que tenta censura professor não sabe o que é um campus

    Antonio Cruz/Agência Brasil: Brasília – O ministro da Educação, Mendonça Filho, anuncia a liberação de recursos para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Antonio Cruz/Agência Brasil))

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, cometeu uma gafe nas redes sociais, ao dizer que “O novo campos do IF em Maragogi tem curso de administração, ciências biológicas, letras, hotelaria, técnico em agropecuária e em hospedagem”; Ele é o mesmo ministro que tenta censurar o curso “o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” na Universidade de Brasília (UnB), a ser ministrado pelo cientista político Luis Felipe Miguel

    OBS: NÃO É GAFE, É IGNORÂNCIA MESMO
     

  10. Comovente Fernando, o fato é que o presidente ladrão soltou o “Dragão da Maldade” nas ruas do Brasil, O triste espanto desta linda criança infelizmente irá se repetir com enorme frequência. Fora temer!

  11. Queira Deus que o “bicho papão” evite que esta linda menininha seja alvejada na cabeça por uma bala perdida !!!

  12. Só mesmo esses generais malucos para colocar tropas contra um povo sem nada, que aliás, deveriam ser chamados pelo generais malucos de meu povo de povo do Brasil e não de “bandidos” ou “inimigos” a “eliminar”, olhem a casa desse pessoal ai, uma foto dessas é uma vergonha para as forças armadas brasileiras. Ai cabe o proverbio árabe ” São uns leões com os mais fracos e uns cordeirinhos com os mais fortes”. Que deus tenha pena de nós em sermos protegidos por essas tropas. Perderam a vergonha quando aceitaram serem comandados por um “CHEFE DE QUADRILHA” foi o que alinhavou o PGR. Chega a ser surreal um “CHEFE DE QUADRILHA” comandar combater o CRIME ORGANIZADO, e sacanear com um povo demais, achar que nesse país só tem otário. Eu queria saber desde de quando o crime organizado está nas favelas, desde de quando? Não precisa nem procurar, basta esperar pousar Helicópteros com pó, sem pó, com matadores e etc. Usar esse coeficiente de soldados contra o próprio povo, enquanto esse dinheiro poderia consertar essa casa da foto, dá emprego e tem mais, na favela índice altíssimo de TUBERCULOSE por falta de janelas, o exercito só pensa em fuzil e esqueceu do povo. Se for para gastar essa dinheirama toda com forças armadas para reprimir seu próprio povo, com certeza tem algo muito errado.

  13. Caro Fernando, a sua escrita poética, ao mesmo tempo que ameniza um pouco o desconforto da cena retratada, corta como lâmina afiada os que são sensíveis a esse mundo cruel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.