ONU leva 2 anos para avaliar caso Lula e MPF diz que ela foi “precipitada”

A falta de argumentos plausíveis do Ministério Público para contestar a decisão do Comitê de Direitos Humanos levou o ilustre procurador Maurício Gerum, que afirmou, em parecer, que considera “precipitada” a decisão que reconheceu a Lula o direito de ser candidato e o de, nesta condição, poder expressar-se.

“Precipitada” uma decisão que integra um caso apresentado há mais de dois anos ao Comitê pela defesa de Lula?

Se alguém é “precipitado” é o Ministério Público, que coloca esta questão em um processo em que, sequer, a decisão da ONU havia sido invocada, por datar de antes do comunicado do órgão das Nações Unidas neste sentido?

Desculpem a brincadeira, num caso tão sério, mas lembra a história do “foi quem está  com a mão amarela”  dos tempos da adolescência, sobre fedores inesperados.

O fato é que a decisão causou uma barafunda no Ministério Público, que de tempos para cá passou a se achar “o melhor do mundo”, embora tomado por decisões de delegado da roça.

Um importante – e anti-Lula – auxiliar de Rodrigo Janot na área de acordos internacionais,  o Procurador Vladimir Aras, segundo relata o blog do Marcelo Auler, embora creia que o ex-presidente deve ser declarado inelegível adiante, afirma que  é obrigatório “o cumprimento, pelo Brasil, da decisão cautelar expedida pelo(s) relator(es) especial(is) do Comitê de Direitos Humanos do PIDCP, para evitar o perecimento do direito político de concorrer às eleições”.

O MP, por seus punhos de renda, está impedido de usar a argumentação bruta de Jair Bolsonaro e dizer que a ONU é um “covil de comunistas”, embora boa parte de seus integrantes sinta uma compulsão reprimida de dizê-lo.

Sai-se, portanto, como provavelmente se sairá outro aspirante a aristocrata, o ministro do STF Luiz Roberto Barroso, com essa tirada para “boi dormir” de que “o pessoal da ONU é bobinho” e foi iludido pelos advogados de Lula.

Se “bobinho” não chega ao STF, imagine se chega a ser eleito pela comunidade internacional para integrar o Comitê da ONU…

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • A questão central é que a decisão do comitê de direitos humanos deixou o mpf e o stf atordoados. Querem excluir Lula do jogo de qualquer jeito, mesmo que o "árbitro de vídeo" mostre que eles estão equivocados. Pra figuras dos dois poderes, o único anglo que interessa é o deles, de donos da verdade. Direitos humanos para Lula não vale. Mas ficarão marcados aqui e lá fora.

  • Esperar o quê de um procurador ligado ao golpe? Ele tem que falar o que a Rede Golpe quer para sair no Jornal Nacional. Agora essa declaração da ONU cristaliza que Lula é um preso politico e serve para calar a midia golpista que ficou em saia justa. Como falar em legalidade se não acatam determinação da ONU.

  • Agora sim, o procurador "Gerimum" deu sua opinião decisiva. O mundo está boquiaberto diante de tanta sabedoria e conhecimento.

  • Se a ONU foi precipitada,que dizer do revisor do TRF4 que leu o processo do lula à media de 2000 paginas por hora?O Procurador Gerum achou normalissimo né?

  • já se ouviu: " Por quê a ONU não toma conta do PAÍS DELES??" ( Deve ter sido na Av. Paulista)

  • Enchem a boca para falar de direitos humanos, controem uma trajetória de defesa deles, agora, tomaram um toco da ONU e estão como baratas tontas, pois a decisão do comitê lhes é contrária. Se fosse a favor deles, estariam festejando: '' viram como tinhámos razão?''. Hipócritas, vão morrer abraçados com o diabo e jogarão no esgoto suas respectivas biografias. Para quê? Para cometer um crime contra o povo brasileiro, cassar o candidato com 48% dos votos válidos.

  • Cara, sabe o que estou ADORANDO nesse golpe? Ele está nos mostrando que nossa “elite” não passa de um bando de brucutus empodeirados. Eu acreditava que nossa direita era essencialmente egoísta, mas mantinha-se no topo porque muitos dos seus possuiam algum tipo de inteligência... ledo engano, não passam de boçais acovardados, montados nas costas da estrutura administrativa. Ficou claro que o maior problema de se permitir que maçonarias e outros clubinhos mandem no Brasil é que retardados e canalhas que o bom senso, a seleção natural ou mesmo a meritocracia deixariam longe do Poder hoje estão decidindo a vida e a morte de dezenas de milhões de brasileiros. Isso é uma das nossas grandes tragédias.

    • Meu amigo, a ONU disse que o Estado brasileiro deverá garantir que Lula seja candidato. Aí vem o Sardenberg da Globo e diz que a ONU errou, porque tinha a obrigação de saber que no Brasil há separação de poderes e "o poder judiciário é independente do Estado". O que pensar diante de tamanha toupeirice? São mais tapados que um macaco na cumbuca.

      • Alecs, os "especialistas" e "comentaristas" da Rede Esgoto de Televisão, em sua quase totalidade, são de uma idiotia sintomática, basta assistir Sardenberg, Miriam Porcão, Alexandre Garcia.

      • Na cabeça daquela mula adestrada, o judiciário brasileiro não faz parte do estado brasileiro, ele seria um "estado" separado!

    • Mesmo pensamento que eu tinha, que tragédia o destino do pais e de vidas estar nas mãos sujas desta gente.

  • Procurador quanta ignorância! Nem parece alguém que estudou direito internacional.procuradir da roça!!

  • O pior de tudo é saber que são os nossos impostos que pagam os salários desses picaretas, que estão envergonhando o Brasil como país, os brasileiros enquanto nação, fazem injustiça atrás de injustiça, massacram o melhor presidente que os brasileiros já tiveram....mas, a resposta virá nas urnas, o povo vai votar 13 , o povo vai votar LULA , o povo vai votar PT.... Depois precisamos acertar as coisas no judiciário, a quem cadeia, cadeia...a quem rua, rua, e sem direito e sem choro...

  • Todas as hipóteses para esta perseguição ao Lula são condenáveis, mas qual será a mais revoltante(principalmente os nordestinos) ?
    a) Preconceito ideológico e partidário
    b) Desconhecimento das leis e da constituição
    c) Grana (BUFUNFA. MONEY, CACAU, CASCALHO...)
    d) Preconceito etnico (sulistas europeizados condenando um nordestino de Garanhus)
    e) Ódio de classe

    • f) Ordens de Tio Sam, sabedor de que Lula porá o Brasil de volta entre as potências econômicas se voltar ao governo.

Related Post