Operação “Fica, Temer” chegou tarde demais

fhctemer

A entrevista de Fernando Henrique Cardoso à radio CBN, dizendo que  a cassação de Michel Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral  e uma consequente eleição indireta traria uma “confusão” ainda maior para o País é um desdobramento de origem mais evidente do “Fica, Temer” que, semana passada, Elio Gaspari lançou em sua coluna.

A conclusão é, aliás, “neta” do que, meses atrás, quis o próprio ex-presidente tucano dizer com a irônica “pinguela” com que haveria para atravessar até 2018 e a definição do atual presidente com o já famoso “é o que temos”.

Não há dúvidas que  à constatação dos círculos conservadores de que Michel Temer já não tenha o vigor parlamentar dos primeiros meses para concluir totalmente o processo de retrocesso econômico-social – ainda que muito estrago ainda possa causar – somam-se dúvidas de que não possa ser, ele e sua impopularidade – obstáculos intransponíveis para s pretensões eleitorais do tucanato que se atrelou a seu governo.

O apoio de ou o apoio a Temer já se configura como um “chumbo” impossível de carregar por qualquer candidato conservador, ainda que o conservadorismo possa ter uma embalagem com aquele famoso rótulo em “splash” de novo, com que se procura reciclar produtos desgastados pelo tempo.

Cria-se, então, o dilema ao qual aos conservadores, até agora, não conseguiram da solução melhor que o primarismo de João Dória, que se afigura já, para as estruturas políticas, como um cálice de veneno que se oferece no mercado eleitoral.

Ficar com Temer ou descartá-lo, provocando um segunda ruptura de consequências imprevisíveis, pois obrigará à criação de um novo “presidente indireto”, com menos legitimidade ainda e, provavelmente, com grau de impopularidade ainda maior do que o atual e, na prática, com apenas alguns meses de mandato para fazer – já que lhe será impossível, por isso, concluir a nefasta obra temerista – rigorosamente nada até o pleito de 2018.

Ou talvez, nada senão tentar tirar a política da situação ” de pernas para o ar” – para usar as palavras do próprio FHC, que o pré-golpe, o golpe e o pós-golpe nos lançaram. E o nome pelo qual atende esta “bagunça” é Lava Jato.

Nem mesmo com  a “simpatia” de Sérgio Moro , vetando as perguntas constrangedoras de Eduardo Cunha e dando ao ex-presidente da Câmara uma sentença condenatória “express” , Temer o conseguiu. Logo, seu eventual sucessor, menos ainda teria poder para fazê-lo sem crise, mesmo na intolerável hipótese que fosse Gilmar Mendes.

Montaram uma máquina de moer a política e se vêem na situação de. agora, não a poderem desligar, quando ela começa a suga-los.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Teremos eleições indiretas e o dono e senhor do STF, Gilmar Dantas, será ditador do Brasi. As eleições de 2018 serão adiadas para 2048.

      1. Mas o roberto NÃO DISSE DESGRAÇA cara Ana. ele só falou uma verdade que vai acontecer e dessa eleição indireta, teremos gente do PSDB candidatos. e quem está no congresso doido pela presidência? Serra e Aécio Neves!

  2. Se FHC, escreveu que Temer tem que ficar, é porque o PSDB vai fazer o contrário. Minhas esperanças, de que TEMER, vai cair aumentaram.

  3. “SERÁ QUE ISTO É VERDADE?”

    POR ESSA O GOVERNO, NÃO ESPERAVA!

    PROJETO DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO DE INICIATIVA POPULAR ENTREGUE ONTEM AO CONGRESSO NACIONAL COM O NÚMERO RECORDE DE 2. 500. 000. 000 (DOIS MILHÕES E QUINHENTAS MIL ASSINATURAS!! MAIOR DO QUE O DA “FICHA LIMPA”! ) ORGULHOSAMENTE REPASSO.
    LUCIANA UCELLI
    A cobra vai fumar
    Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.

    Lei de Reforma do Congresso de 2013 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)

    1. Fica abolida qualquer sessão secreta e não-pública para qualquer deliberação efetiva de qualquer uma das duas Casas do Congresso Nacional. Todas as suas sessões passam a ser abertas ao público e à imprensa escrita, radiofônica e televisiva.

    2. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.

    3. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

    4. Os senhores congressistas e assessores devem pagar por seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

    5. Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.

    6. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.

    7. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.

    8. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, não uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.

    “Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem. A hora para esta PEC – Proposta de Emenda Constitucional – é AGORA.

    É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.

    Se você concorda com o exposto, REPASSE. Caso contrário, basta apagar e dormir sossegado.

    Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO para que possamos ajudar a reformar o Brasil.

    Não se acomode !!!
    Não adianta apenas reclamar!!!
    Não custa repassar!!!
    Apoiado !!!

  4. Ora é muito interessante não? Toda sorte de canalha enfiou o Brasil nesse lixo desde 2013, com o pontapé inicial dado pela CIA usando o “passe livre”. Passe livre, pasmem! E agora esses mesmos canalhas liderados igualmente pela CIA, vem com esses discursos canalhas de “confusão” com o Brasil?

    Ora canalhas entreguistas, vão pro inferno!!! E deixem o Brasil para os brasileiros!

  5. JURISTAS QUESTIONAM IMPARCIALIDADE DE GILMAR PARA JULGAR TEMER

    Michel Temer, presidente da República, e Gilmar Mendes, presidente do TSE, são amigos há décadas e não escondem a relação; os dois inclusive se encontram com frequência sem registros nas agendas; para juristas ouvidos pela BBC Brasil, essa relação é inadequada e levanta dúvidas sobre a imparcialidade de Mendes para conduzir o processo e julgar Temer; “O Código de Processo Civil prevê que juízes não podem julgar ‘amigo íntimo’ nem ‘aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa (que está em julgamento)’. Nessas situações, é preciso se declarar ‘suspeito'”, lembra a reportagem

    3 DE ABRIL DE 2017 ÀS 21:14

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39483586

  6. Ver o FHC avalizando o Temer para continuar estraçalhando a economia e destroçando a massa trabalhadora deste país era mais do que esperado. Afinal foi só o que ele fez enquanto esteve Presidente. Reformou a previdência para eliminar direitos do povão, chamou o trabalhador brasileiro de vagabundo, quase privatizou a Petrobras extinguindo inclusive as suas licitações, que mais tarde viriam a ocasionar as Lava-jataiadas, faliu o Banco do Brasil e a Caixa, entregou o patrimônio nacional a preço de banana, caiu de joelhos perante o FMI e tantas e tantas outras pataquadas que só atraso produziu. O Temer não poderia ter arranjado melhor avalista. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *