Ordem secreta dá ao FBI controle de milhões de telefones nos EUA

O Governo americano está tendo acesso, com base numa ordem “top-secret”, aos registros das ligações de milhões de clientes da Verizon, uma das maiores operadoras de telefonia do país.

A revelação feita pelo jornal inglês The Guardian (leia aqui um resumo feito pelo Opera Mundi) de  que  o Juiz Robert Vinson, da  Foreign Intelligence Surveillance Court, concedeu a ordem para o FBI em 25 de abril, dando a autoridade ilimitada ao governo para obter os dados, por um período de três meses previsto terminar em 19 de julho.

A ordem cobre todos os telefones operados pela empresa, em ligações nacionais ou internacionais e prevê a entrega de arquivos diários completos, contendo todas as chamadas feitas e recebidas pelos usuários da empresa e seus horários e durações. Não inclui, claro, a gravação do conteúdo da conversação, o que seria impossível.

O governo americano confirmou a ordem, mas disse que ela é legal, por conta das exceções  criadas em nome do combate ao terrorismo. E não quis confirmar se há ordens semelhantes para outras operadoras de telefonia no país.

A ordem judicial proíbe expressamente Verizon de divulgar ao público, quer a existência do pedido do FBI para registros de seus clientes, quer  a própria ordem judicial que recebeu.

O The Guardian diz que Obama criticou a política de espionar telefonemas dos cidadãos de Bush, mas no poder a repete e amplia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

2 respostas

  1. Como disse o Nicolas Maduro, o Obama só difere do Bush porque faz as monstruosidades com um sorriso no rosto. Que, para mim, é muito pior porque é hipócrita.

  2. a maior de todas as ditaduras, ou melhor a mãe de todas as ditaduras chama-se império capitalista fundamentalista religioso de extrema direita estadudinense

Os comentários estão desabilitados.