Os 11 abusos de Cunha, por Janot, só não incluem o confesso: o impeachment

refem

A Folha lista as 11 atitudes de Eduardo Cunha que mostram que ele usava o cargo de presidente da Câmara para, além de roubar,  pressionar e chantagear por sua própria absolvição dos desvios que cometeu.

A relação é minuciosa:

1 Requerimentos feitos por aliados de Cunha, como a ex-deputada Solange Almeida, para pressionar pagamento de propina da Mitsui
2 Requerimentos e convocações feitos na Câmara a fim de pressionar donos do grupo Schahin
3 Convocação da advogada Beatriz Catta Preta à CPI da Petrobras para “intimidar quem ousou contrariar seus interesses”
4 Contratação da empresa de espionagem Kroll pela CPI da Petrobras, “empresa de investigação financeira com atuação controvertida no Brasil”
5 Utilização da CPI da Petrobras para pressão sobre Grupo Schahin e convocação de parentes do doleiro Alberto Youssef
6 Abuso de poder, com a finalidade de afastar a aplicação da lei, para impedir que um colaborador corrija ou acrescente informações em depoimentos já prestados
7 Retaliação aos que contrariam seus interesses, caso da demissão do ex-diretor de informática da Câmara que revelou a autoria de requerimentos feitos por aliados de Cunha
8 Recebimento de vantagens indevidas para aprovar medida provisória de interesse do banco BTG, de André Esteves
9 “Manobras espúrias” para evitar investigação no Conselho de Ética Câmara, com obstrução da pauta com intuito de se beneficiar
10 Ameaças ao deputado Fausto Pinato (PRB-SP), ex-relator do seu processo de cassação
11 Novas ameaças e oferta de propina ao ex-relator Pinato

Curiosamente, falta na lista de Janot o fato mais importante, evidente e confessado: abriu o processo de impeachment contra Dilma quando não obteve dela os três votos petistas que evitariam a abertura do processo na comissão de Ética.

Se a Justiça acolhe, ao menos em tese, que um ato de ofício da Presidenta – a nomeação de Lula para o Ministério – pode ser suspenso com base na mera suspeita de desvio de finalidade, porque vai considerar diferente o ato de ofício do Presidente da Câmara  que, com óbvio nexo temporal, causal e político o fez acolher e dar andamento ao processo de impeachment?

Não importa que a comissão da Câmara e até mesmo o plenário, por mais de dois terços, o tenham aprovado: a nulidade inicial do ato, por vício de origem, insanável.

Note-se que todos os atos apontados por Janot e acolhidos por Zavascki como motivos não apenas para afastar Cunha da Presidência. mas do próprio mandato de deputado, foram anteriores á abertura do processo de impeachment.

Pode alguém com um mínimo de vergonha na cara admitir que um homem, em quase todas as suas ações na presidência da Casa, coagia, extorquia, ameaçava, fraudava, manipulava e, apenas no momento de decidir se acolhia ou não o pedido de impeachment que mantinha no “coldre” por meses, foi puro, límpido, imparcial, republicano e desempenhou um respeitável papel institucional.

Ou seja: Eduardo Cunha era uma bruxa má e ardilosa todo o tempo, mas converteu-se numa linda e virtuosa dama ao assinar o “acolho” ao pedido de impeachment de Dilma.

Os senhores juízes do STF podem viver no mundo das suas fantasias, onde os fatos não guardam conexão, onde o comportamento mafioso e quadrilheiro de um presidente da Câmara nada tem a ver com o processo de impeachment que ele abra, desde que as formalidades sejam seguidas.

Eles podem, mas as pessoas lúcidas e esclarecidas deste país estão vendo – e agora vendo provado pela decisão de Zavascki – que tudo o que Cunha fez na presidência da Câmara é irremediavelmente contaminado.

E que essa contaminação não atinge apenas Cunha, mas todo processo político, o grupo que se prepara para tomar o controle do Governo e, infelizmente, do Supremo Tribunal Federal.

Os senhores ministros, tão versados e prolixos em latim, parece que não entenderam a diferença entre seriu, sério, e serus, tardio.

E a Justiça, quando perde o tempo de se exercer, torna-se cúmplice do crime.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. “Para os mais jovens. O STF:
    – aceitou o golpe de 64
    – não deu nenhum pio contra o AI-5 em 68
    – não nos tirou da ditadura
    – não devolveu nosso direito ao voto”
    (brilhante neurocientista Miguel Nicolelis)

    Acrescento:
    – anistiou torturadores
    – 2016: matou a democracia e foi ao cinema

  2. Teori Zavascki foi cúmplice e protetor de Eduardo Cunha no golpe contra a democracia. A atitude que tomou só agora apenas mostra que é um farsante como tantos colegas seus no Supremo. Fez isso, apenas quando viu que seria desmascarado na sua proteção ao gangster pelos ministros Lewandowsky e Marco Aurélio, que pautaram para hoje o afastamento do bandido chefe da assembleia dos bandidos.
    .
    Senhor Teori Zavascki, o seu lugar está reservado no lixo da história. E bem lá no fundo, quem sabe abaixo de Eduardo Cunha.

  3. Excelente tese Brito! Se tudo o que esse pulha fez no comando da câmara está eivado de vícios, acho q isso abre um precedente enorme para o PT requerer judicialmente a anulação do processo de impedimento.

  4. Gentes!

    Não é que há duvidas sobre a sucessão! As questões mais básicas do arremedo de democracia que temos estão em aberto. Ahhhh eles não trabalham, achacam. Exceções Wadih Damous, Erundina, Libdobergh, uns outros mais…

  5. A infantilidade das comparações não parou na vovó da Chapeuzinho. Agora, como o Cunha pode ter agido como uma “bruxa má” em algumas ocasiões, tudo o que ele fez deve ser considerado bruxaria e jogado na fogueira. Menos, menos. Imagina se a moda pega: o bandido é preso em flagrante, mas pede para ser solto porque o policial não pagou pensão para a ex. O Cunha foi correto quando disse, por exemplo, que a censura de imprensa e os conselhos populares que os bolivarianos do PT queriam instaurar só passariam por cima do seu cadáver. E, principalmente, quando acatou o impeachment da pior e mais corrupta presidente de todos os tempos.
    Quanto ao “nexo temporal” é o contrário. A Dilma o chamou ao palácio para fazer um acordo entre meliantes, é verdade. Mas o Cunha acabou atendendo ao apelo da parte consciente da população e acatou o pedido de impeachment ANTES de ser denunciado no conselho de ética, no qual o PT votou contra ele por vingança (pois ética o partido do Mensalão e do Petrolão nem sabe o que é).
    Finalmente, resta ao Tijolaço explicar como a bruxa Cunha convenceu quase 400 deputados a votarem pelo impeachment. Ah, peraí, já sei, ele criou um feitiço que fez todos imaginarem que a Dilma sabia da corrupção do PT e escondeu de propósito os rombos que causou o o país. Essas histórias da carochincha!

    1. Desonesto. Tijolaço nao precisa explicar nada. Paulinho da farsa, disse que tinha muita gente interessada neste “negocio” de empeachment. Skaf do pato amarelo roubado arrecadou dinheiro pra comprar es deputados. “Somos todos Cunhas”. Continue defendendo a sua mortadela do almoço de 15 minutos.

      1. João Maria, desculpe
        VC não escreve cousa com coisa.
        Aqui, desonesto é só os troll e coxinhas que deveriam estar onde sao benvindos.

        Pressionamos muito pela queda de Cunha. Estamos contentes com o resultado de todo modo. Deveria ser antes do Show de Horrores, mas fazer o quê?

        Agora é questionar o STF e Mori se Temer é Ficha Suja, e se recebeu diretamente propina. De campanha não vale pois todos devem ter recebido.

        1. Maria X, eu respondi para o ernesto/desonesto, que so entra no blog para perturbar. Jornalista de Maringa escreve, que Cunha se recusou a atender os oficiais de justiça, e que Teori poderia mandar prende-lo.

    2. VC deveria ter vergonha de ser Cunha. Um crápula sob qualquer aspecto legal. Seja suíço, brasileiro, da ONU, da interpol,

      Dize me quem amas e direi quem tu és.

  6. Andre Souza,
    VC pensa que atirou mas piscou.
    Devido a intensa pressão do blog e leitores sobre o Supremo Cunha caiu.

    E VC que é Cunha desde criancinha vai se agarrar a quem?

    1. Hehehe… MariaX. Pelo menos alguém pra fazer a gente rir… Que zoeira e vcs ainda respondem ao deshonesto hehehehe….. Tem que deixar o cara falando sozinho. Os trolls acabam tendo mais atenção que os outros….. Gentes muito engraçado e me ajuda a sair do stress… Bom, pra mim temos todos que INVADIR O SENADO pois estamos perdendo tempo com blablabla… Deixa isso pra Marina…

  7. O pai do golpe caiu. Só falta cair o filho. Senhor juiz, pare agora(Dizia Vandeca). Deleta tudo. O golpe e imoral, e ilegal, e é vexaminoso. Os que o acompanharam naquela votação esdrúxula, não são muito diferentes deste safado de marca maior. O braço direito de Temer ruiu. E agora José? A casa começou a cair. Dilma for ever…

    1. O pai do Golpe é a rede Globo-CIA, estão mais vivos do que nunca. Agora é terceira fase ( A primeira agitar o pais com os coxinhas . A segunda o Golpe na Dilma via Cunha-Judiciario-Congresso) Nesta terceira os gangster de segunda linha são jogados ao mar pois não tem mais utilidade. A quarta e última é se associar aos USA e vender o presal e criar o parlamentarismo , impedindo o Lula ou por prisão ou por golpe parlamentar.

  8. O que a imprensa mundial dirá de tudo isso? Acatara e apoiará pacificamente o golpe como a Rede Globo, Folha de São Paulo , Estadao, Veja, Época e associadas. Preparem-se. Vem chumbo por aí, e não é fino.

  9. Cacilda!
    Abriram a cortina da “Farsa do Impeachment Paraguaio”, antes da hora e escancararam no palco todos os atores peladérrimos, com o Cunha arreganhado à frente da plateia.
    Pode isso, depois da suruba na Câmara, suruba no STF?
    Imagine no Senado?
    Ninguém segura a pornochanchada política brasileira…, que saudades dos bailes da dona Aurora.
    O que estamos esperando para enxotarmos esse bando de canastrões do Teatro Brasil, para sempre?

  10. Janot faz o papel de apagar rastros e de colocar digitais a quem interessa ( Globo-Cia) nos lugares e nos momentos certos, para fazer jogo de cena e dar ar de coisa séria ao circo. É apenas um baile de máscara. É um serviçal dos Marinhos.

  11. Não quero ser agourento e estragar o prazer dos outros – a notícia do afastamento do canalha é muito boa, mesmo – mas o fato é que Cunha tem o controle de uma porcentagem enorme do congresso, independentemente de estar ou não na presidência. Ele não precisa estar no cargo para influir decisivamente em tudo o que o parlamento fizer, seus instrumentos de pressão, propinas, chantagens etc., continuarão a ser os mesmos. Parece uma notícia muito forte, mas temo que não tenha grande efeito prático. O único resultado efetivo é tirar da foto uma figura nefasta que estava manchando a imagem do golpe até para boa parte de seus apoiadores. Também evita que o próprio Temer venha a sofrer pressões e chantagens por parte do ex-presidente da Câmara e seus interesses corruptos, usando o poder da presidência do legislativo. Não sei se essas coisas são motivo para soltar rojão.

    1. Simples, é só mandar ele para um presídio aqui no Ceará, pois sinal de celular está cortado. Aí ele não poderá aprontar.

      1. Isso ajudaria, sem dúvida. Só que para isso é preciso haver processo, ele tem que ter direito de se defender etc. Demora. Não é por que o lado de lá resolveu sair da lei que nós vamos fazer o mesmo. Aliás, aí que é reside a diferença: nós temos princípios, gente como o comentarista Bruno não tem. Em momentos de crise é que os princípios são mais importantes.

        Concordo que será difícil achar outro infeliz capaz de fazer as mesmas traquinagens que Cunha, de forma tão explícita, ou com tanta “competência”, na falta de uma palavra melhor. É uma pequena melhora, mas não acho que isso faça diferença tão grande. Uma coisa é certa: o STF livrou Temer de um problemão.

        Enfim, vou formar minha opinião sobre o afastamento (do ponto de vista estratégico) através da opinião da Rede Globo: se a Globo apoiar, foi ruim, se ficar contra, foi bom.

  12. A golpistas como o ernesto só resta buscar no próprio golpe as razões e justificativas para o golpe.
    Já vi gente, como os ernestos, alissus, brunos, broncos e outras almas parecidas aqui, que são uma só, vibrarem muito – como se vitória legítima fosse – com o jogo do seu time favorito que ganhou com a ajuda do juiz.
    Acho que vem de criança e de pais que não cuidaram disso: gostar de ganhar roubado

    1. Patrice o jogo foi jogado e deu 367 x 137.
      Não tente culpar o juiz, que só apitou o início da partida, por seu time ter jogado mal.

      1. não tô dizendo? o Bruno trata a todos como idiotas e busca no próprio golpe os méritos da vitória…do golpe

    2. Ensino médio mal feito e sem leitura. Ele não lê artigos. Ouve frases e repete. Veja se ex. A questão do disse me disse sobre censura e conselhos populares.

      Ele nem sabe que Conselhos populares é tudo o que precisamos.
      As empresas criam conselhos Fakes anti povo e enfiam nas instituições para prejudicar um Ernesto da vida.
      E o bobão não quer a vaga dele num conselho para defender o direito dele. É muito burro.

      A Receita Federal criou o Conselho que acabou sendo o Coarf um órgão do crime dos ricos contra o Brasil.

      E o bobão estava lá pagando IR no contracheque, todo satisfeito.

  13. Alguem do PC do B ou PDT ou Rede, poderia pedir o afastamento em liminar de Waldir Maranhão?

    Assim Teori já se programa.

  14. OCUPAR O SENADO E DERRUBAR O GOLPE JA !! Olha aí gente os secundaristas dando o exemplo, é o povo que tem que derrubar o Senado e o STF. À luta !!! #FicaDilma #DilmaFica

  15. Os analfabetos políticos estão com raiva de Teori porque Cunha/Paulinho da Farça/Paulo Maluf/Romero Jucá,Temer e cúpula do psdb/pfl estavam preparando medidas para melhorar a vida do Brasil como:aumentar o salário mínimo para 1.500 reais,abaixar a gasolina para 0,50 centavos o litro,fazer chover forte todo ano do sertão,fazer inverno na região norte e principalmente a pec 15/171 que trata da cura da depressão,pec25/171 da cura da Aids e a pec45/171 que trata da cura do câncer.Tudo isso estava sendo elaborado pela força tarefa na casa de Cunha hoje e Teori vem e atrapalha os sonhos do povo que quer um novo Brasil.

  16. A QUESTÃO AGORA É..

    ” SE O CUNHA MONTOU UMA QUADRILHA CÂMARA E VAI SER AFASTADO.. PRESSUPÕE QUE TODOS DA QUADRILHA TEM DE SER AFASTADOS”..

    ASSIM SENDO, TORNA-SE NULO O PROCESSO DE IMPEACHMENT..

  17. UM ÁLIBI DO *PIMG RETRÔ ‘desMOROliza’ de morte o **procurador parcial (sic) da República!

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ golpista)
    **Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ ‘O Sonso geral da nação [em frangalhos]’!
    E o líder do ‘Alto Comando do golpe’, segundo o conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif

    ***

    Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara e impõe derrota ao PT

    01 Fevereiro 2015 | 20h 42

    (…)

    FONTE: jornal ‘O Estadão’ em estado comatoso!

    Dizer mais o quê?!
    Não tem prova alguma contra o [eterno] presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, siô!

    Viva o [verdadeiro] BRASIL!

  18. DINAMITE! MAIS MÍSSIL NO COLO IMUNDO DOS(AS) BANDIDAÇOS(AS) VIGARISTAS NAZIFASCITERRORISTAS, GOLPISTAS SALAFRÁRIOS(AS) &$ [MEGA]CORRUPTOS(AS)!

    ***

    Erro de Anastasia pode anular impeachment, por Alexandre Morais da Rosa

    QUI, 05/05/2016 – 14:19

    Do Empório do Direito

    O erro do parecer do Senador Antônio Anastasia pode anular o impeachment

    por Alexandre Morais da Rosa

    (…)

    1. DINAMITE! MAIS MÍSSIL NO COLO IMUNDO DOS(AS) BANDIDAÇOS(AS) VIGARISTAS NAZIFASCITERRORISTAS, GOLPISTAS SALAFRÁRIOS(AS) &$ [MEGA]CORRUPTOS(AS)!

      ***

      Erro de Anastasia pode anular impeachment, por Alexandre Morais da Rosa

      QUI, 05/05/2016 – 14:19

      Do Empório do Direito

      O erro do parecer do Senador Antônio Anastasia pode anular o impeachment

      por Alexandre Morais da Rosa

      FONTE [LÍMPIDA!]: blog do Nassif

  19. Já temos elementos suficientes para escrever um tratado juridiquinho “Anatomia de um crime de Estado contra o Estado”. Os três poderes participaram e participam desse crime: o executivo veio com o principal aliado do governo.o vice-presidente e seu PMDB: o congresso, com exceção de fiéis governistas e de alguns representantes excepcionais de outros partidos: e, o Judicíário, com destaques para o MP de Janot, Moro e o STF de Gilmar e mais alguns escorregadios que estão pouco se lixando para a democracia e o Estado Brasileiro.

  20. “Curiosamente, falta na lista de Janot o fato mais importante, evidente e confessado: abriu o processo de impeachment contra Dilma quando não obteve dela os três votos petistas que evitariam a abertura do processo na comissão de Ética.”

    Ah, Brito, isso é um tema para os nossos trolls…

  21. O Brasil sempre foi e será uma fonte enorme e riquíssima de recursos naturais para sustentar o mundo de forma injusta, desde que mantenha o povo controlado, dominado, de forma que, a sua grande maioria não possa desenvolver e tomar consciência de seu poder de comandar seu próprio destino. Façam a traição que queiram, VAI TER LUTA, somos brasileiros e não desistiremos nunca, NÃO DESISTIREMOS DA DEMOCRACIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *