Paula Sperb publica na Folha que, ao menos desde 1973, “a soja brasileira é encarada pelos Estados Unidos como uma ‘ameaça’ às exportações americanas há pelo menos 46 anos“, com base em documento da CIA recentemente desclassificado.
Fui atrás e o documento está disponível, na internet, para ser acessado por quem quiser.
Diz, claramente, que o nosso país se tornaria o principal concorrente dos norte-americanos – e com vantagens imensas – no mercado mundial deste grão, exatamente como é hoje. E que o mercado chinês seria decisivo nesta disputa.
No entanto, a cultura dos plantadores de soja brasileiros sempre foi de demonizar os chineses, seus compradores, e de idolatrar os norte-americanos, seus concorrentes.
Vendem em mandarim e falam em inglês, claro que esticando os erres, orrraite?
Poderiam usar a língua para ler o documento da CIA, no original, e verão que a cultura da soja só se tornou um sucesso por conta do Estado brasileiro: investimento da Embrapa em cultivares adequados, subsídios, logística…
Os arapongas americanos estavam certos: o Brasil acaba de tomar a posição dos EUA de maior produtor de soja do mundo e é o maior exportador do grão. graças aos “malditos” chineses:
O Brasil já é o maior exportador de soja do mundo, graças ao apetite chinês. Na safra 2018/19, os chineses deverão importar 103 milhões de toneladas de soja e os brasileiros vão exportar 72 milhões.
Agora, porém, batem palmas para um energúmeno que vai até mesmo à própria CIA bajular um governo que está na iminência de fechar um acordo comercial com a China onde a principal prioridade norte-americana é garantir preferência de importação da soja norte-americana em detrimento da brasileira.
Realmente merecem o bobalhão que elegeram.
View Comments (11)
É otário que se chama. A elite brasileira é de uma burrice desanimadora. Nossos índios ficavam maravilhados com espelhos e contas que os navegadores traziam e as trocavam por nossa riquezas. Nossa atual elite também.
A miopia é principal característica dessa galera! A gente já nem vê mais as caminhonetes com o adesivo do "mito", mas acordaram tarde!!
A mandioca ainda não entrou toda...
Nem começou ainda.
erro tipográfico na 3a. linha: desclacificado
A alternativa para os exportadores será vender para os Isteites que, espertos, vão pagar menos do que os chineses pagariam. E é lógico que vão revender para os chineses a soja brasileira.
a "zelite" é mt. tapada!
PAULA... PAULA... RELAXA!
OS AGROBOYS BRASILEIROS SÃO TODOS UNS IMBECIS!
PERTENCEM, PENSAM ELES, AS ELITES DOMINANTES DO MUNDO! QUEREM UM BRASIL RURAL PARA TODOS!
ELEGERAM O BOSÓ PARA PODEREM USAR MUITO AGROTÓXICO, MATAR OS ÍNDIOS E TOMAR SUAS TERRAS, DESTRUIR OS PEQUENOS PRODUTORES E FICAREM, MUITO, MUITO RICOS! NÃO NECESSARIAMENTE NA ORDEM RETRO-REFERIDA!
ELES, OS AGROBOYS TUPINIQUINS, SE JULGAM OS MAIORAIS, OS JÊNIOS.... E VOTAM E BOSÓNARO, O BABA-OVO DE IANQUE!
BOSÓ FOI LÁ NOS ESTATES ENTREGAR O FIO-FÓ DOS AGRO-BOYS... E ELES CONTINUAM RELINCHANDO DE ALEGRIA!
LOGO, LOGO A CHINA DÁ UM PÉ NA BUNDA DESSA GENTE... AÍ, BEM, AÍ VÃO VENDER SOJA BARATINHA... QUASE DI GRÁTIS!
ADEMAIS, COM VENENO, LOGO VEM O BOICOTE EUROPEU E INTERNACIONAL!
BYE, BYE, BOSÓMINIONS!
Não consigo resistir...danem-se! aprendam a agir com um pouco de inteligência, ligeiramente acima do egoísmo e ganância.
Tem gente que adora dar tiro no próprio pé.....É o caso do pessoal do agro negócio. Seguidos pelos exportadores.....Outro pessoal que brevemente cairá no arrependimento é os caminhoneiros.....Agora é tarde.
Brasil conseguiu seu gigantesco mercado de soja a duras penas, com muito trabalho do ex-Itamaraty. E finalmente, depois de 46 anos de tentativas, os americanos encontraram uma genial maneira de tomá-lo: Eleger Bolsonaro.