Os agro-otários: vejam o documento da CIA sobre a soja brasileira

Paula Sperb publica na Folha que, ao menos desde 1973,  “a soja brasileira é encarada pelos Estados Unidos como uma ‘ameaça’ às exportações americanas há pelo menos 46 anos“, com base em documento da CIA recentemente desclassificado.

Fui atrás e o documento está disponível, na internet, para ser acessado por quem quiser.

Diz, claramente, que o nosso país se tornaria o principal concorrente dos norte-americanos – e com vantagens imensas – no mercado mundial deste grão, exatamente como é hoje. E que o mercado chinês seria decisivo nesta disputa.

No entanto, a cultura dos plantadores de soja brasileiros sempre foi de demonizar os chineses, seus compradores, e de idolatrar os norte-americanos, seus concorrentes.

Vendem em mandarim e falam em inglês, claro que esticando os erres, orrraite?

Poderiam usar a língua para ler o documento da CIA, no original, e verão que a cultura da soja só se tornou um sucesso por conta do Estado brasileiro: investimento da Embrapa em cultivares adequados, subsídios, logística…

Os arapongas americanos estavam certos: o Brasil acaba de tomar a posição dos EUA de maior produtor de soja do mundo e é o maior exportador do grão. graças aos “malditos” chineses:

O Brasil já é o maior exportador de soja do mundo, graças ao apetite chinês. Na safra 2018/19, os chineses deverão importar 103 milhões de toneladas de soja e os brasileiros vão exportar 72 milhões.

Agora, porém, batem palmas para um energúmeno que vai até mesmo à própria CIA bajular um governo que está na iminência de fechar um acordo comercial com a China onde a principal prioridade norte-americana é garantir preferência de importação da soja norte-americana em detrimento da brasileira.

Realmente merecem o bobalhão que elegeram.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

11 respostas

  1. É otário que se chama. A elite brasileira é de uma burrice desanimadora. Nossos índios ficavam maravilhados com espelhos e contas que os navegadores traziam e as trocavam por nossa riquezas. Nossa atual elite também.

  2. A miopia é principal característica dessa galera! A gente já nem vê mais as caminhonetes com o adesivo do “mito”, mas acordaram tarde!!

  3. A alternativa para os exportadores será vender para os Isteites que, espertos, vão pagar menos do que os chineses pagariam. E é lógico que vão revender para os chineses a soja brasileira.

  4. PAULA… PAULA… RELAXA!
    OS AGROBOYS BRASILEIROS SÃO TODOS UNS IMBECIS!
    PERTENCEM, PENSAM ELES, AS ELITES DOMINANTES DO MUNDO! QUEREM UM BRASIL RURAL PARA TODOS!
    ELEGERAM O BOSÓ PARA PODEREM USAR MUITO AGROTÓXICO, MATAR OS ÍNDIOS E TOMAR SUAS TERRAS, DESTRUIR OS PEQUENOS PRODUTORES E FICAREM, MUITO, MUITO RICOS! NÃO NECESSARIAMENTE NA ORDEM RETRO-REFERIDA!
    ELES, OS AGROBOYS TUPINIQUINS, SE JULGAM OS MAIORAIS, OS JÊNIOS…. E VOTAM E BOSÓNARO, O BABA-OVO DE IANQUE!
    BOSÓ FOI LÁ NOS ESTATES ENTREGAR O FIO-FÓ DOS AGRO-BOYS… E ELES CONTINUAM RELINCHANDO DE ALEGRIA!
    LOGO, LOGO A CHINA DÁ UM PÉ NA BUNDA DESSA GENTE… AÍ, BEM, AÍ VÃO VENDER SOJA BARATINHA… QUASE DI GRÁTIS!
    ADEMAIS, COM VENENO, LOGO VEM O BOICOTE EUROPEU E INTERNACIONAL!
    BYE, BYE, BOSÓMINIONS!

  5. Não consigo resistir…danem-se! aprendam a agir com um pouco de inteligência, ligeiramente acima do egoísmo e ganância.

  6. Tem gente que adora dar tiro no próprio pé…..É o caso do pessoal do agro negócio. Seguidos pelos exportadores…..Outro pessoal que brevemente cairá no arrependimento é os caminhoneiros…..Agora é tarde.

  7. Brasil conseguiu seu gigantesco mercado de soja a duras penas, com muito trabalho do ex-Itamaraty. E finalmente, depois de 46 anos de tentativas, os americanos encontraram uma genial maneira de tomá-lo: Eleger Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.