Os bolsoditadura e o Supremo

Francamente, é de rir a notícia de que ministros do Supremo Tribunal Federal tenham se espantado com a pesquisa do site jurídico Jota.info de que a maioria (54,9%) dos simpatizantes de Jair Bolsonaro – os que acham seu governo “ótimo” – acham que o governo poderia fechar a corte suprema e que mesmo entre os mais “light”, que o classificam como “bom”, estes sejam 42,7%.

Será que suas excelências acharam que, ao se tornarem uma corte dobrável, sem decoro, cheia de pavonices e dócil seriam respeitados? Será que abrindo caminho para a ascensão do autoritarismo seriam preservados como um cristal?

O Supremo tem no exame do pedido de suspeição de Sérgio Moro a última chance de afirmar sua sobernia.

Se, de novo, acovardar-se às pressões da mídia e da extrema direita que se lixa para o descumprimento das leis quando se trata de obter a hegemonia política, vai abrir caminho para que Jair Bolsonaro indique dois brucutus que, definitivamente, transformem a corte em seu “puxadinho”, ainda mais com o rodízio que levará para sua presidência a abjeta figura de Luiz Fux.

Um tribunal que aceita, sem rebelar-se que o filho do presidente da República diga que não é preciso mais que “um cabo e um soldado” para fechá-lo e deixa tudo barato na base de “me desculpe pelo excesso” não pode e não vai ser respeitado pelos “bolsoditadores”.

 

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Tá difícil ver como sairemos desse esgoto onde o país mergulhou. Os vazamentos mais escandalosos são encarados com uma naturalidade que causa nojo e vamos perdendo a esperança de que qualquer barbaridade que ainda venha mude alguma coisa. Agarramo-nos a pequenos sinais, como o discurso de Fachin, mas é difícil crer que seja mais do que um simples discurso. Com todas as instituições ocupadas e o povo inerte, chegamos à patética situação de esperar manifestações do exterior que nos ajude a salvar o país.

    • Culpa de quem mesmo? Os acovardados acoelhado, agachados etc etc, ministrecos do STF merecem é isto mesmo. Sempre foram covardes agora estão recebendo pago.

  • O comportamento do tribunal perante ditaduras sempre foi esse . Alguns poucos se rebelaram e quando fizeram foram retirados . Qual a diferença hoje ?. Nemhuma , talvez pior , em momento algum do passado teve general assessor de ministro do STF . Todos tem rabo presso , se aposentarão ilesos da justiça porque são as raposas .

  • Recordar para não repetir:
    7 dos 11 atuais ministros foram indicados por lula ou dilma...

    • Pois é, bancaram os republicanos acreditando na HONESTIDADE, na HOMBRIDADE e na ÉTICA de alguns crápulas e está aí a merda. A Dilma que acreditou nas "instituições sérias" e no "controle remoto", está ouvindo a frase de Charles De Gaule, presidente françês falecido a quase setenta anos, ressoar em seus ouvidos: " o Brasil NÃO É um país sério".

    • Pra você ver o grau de confiabilidade de um magistrado. Como sempre se disse popularmente, cabeça de juiz e bunda de menino...

    • Recordar para não esquecer. O judiciário é o poder mais corrupto do Brasil, há muito tempo. Achar um juiz decente lá é como procurar uma agulha no palheiro.

    • Recordar, para não repetir: Quer conhecê-los? Dê poder a eles...

  • É só pra fazer constar "a surpressa" .
    O FARDADO QUE FAZ PLANTÃO NO STF,AJAX PORTO PINHEIRO ,É QUEM BOTA MEDO NELES,NÃO AS REDES.

  • Eu,desde meus três (3) anos de idade,aprendi que o JUDICIÁRIO,poderia ser chamado de BÓSTACIÁRIO,E agora se comprova,com o apoio que estão dando,ao BÓSTA-NARO.Eles todos,adoram as DITADURAS,contra as maiorias pobres,pois se julgam elite.Um exemplo.Porque O ÓDIO AOS LULAS DA VIDA,não será por pura inveja,pois um semianalfabeto,chegou à PRESIDÊNCIA DA REPÚVLICA e eles todos,ficam com as togas,VERDES DE INVEJA.

  • Agora o congressinho bostonariano já se vendeu a tempos para o capitão BOSTA ...
    Também com 1 bilhão em um dia, suas rosquinhas sairam queimadas, tal qual as atendentes do BAHAMAS (CONJE E CARMINHA DO GOLPE)...

  • Sem falar nos ministros que podem ser "barboseados" ou mesmo "zavasckiados"para abrirem novas vagas...

  • Respeito não se consegue com aforismas elegantes, nem com diplomas pomposos. É preciso ser JUSTO, CÓSMICO, para que o povo sinta a empatia profunda com os realmente bons. Cabelo engomado, perucas ao vento, barbas bem aparadas, olhar distante, pose de madame de alto nível, ou aspecto sinistro amedrontador não colam.

  • Atualmente no Brasil, pouquíssimos togados merecem o respeito da população séria e cônscia do que é ser PATRIOTA.

Related Post