Os demônios que soltaram voltarão, dóceis, à caixinha?

Vladimir Safatle, na Folha de hoje, desenvolve, com felicidade um tem que já abordei aqui: que a destruição de Lula, da forma em que está sendo feita pela elite, usando a mão do Judiciário, é o fim daquilo que já havia sido comentado aqui, quando disse que nossa elite, na sua miopia histórica e, agora, com o ódio a priorar-lhe a visão, não entende que a exclusão à força do ex-presidente do processo eleitoral é sepultar o que ela passou a desejar, após a queda da ditadura: “um pacto político-social que desse governabilidade ao governo brasileiro.

Ao decidir pelo destino de Lula, o núcleo duro do poder nacional, este que continuará intocado mesmo quando pego em grampos fazendo prevaricação explícita nos palácios da República, sinaliza que não haverá mais conciliação alguma entre grupos políticos.

E se não há, o caminho aberto é o da ditadura, não o da democracia, que implica um mínimo de conciliação e respeito às regras e garantias para existir.

Por incrível que pareça, a parcela da direita que tem pretensões eleitorais está muda, talvez por pressentir que, a transformar-se a selvageria e o arbítrio em fé, no altar quem figure seja Jair Bolsonaro.

Tanto que seu decano, Fernando Henrique, volta a falar em Huck.

Serve qualquer coisa, porque desconstruíram a política, os partidos, a disputa eleitoral como formas de equação social, aceitável, mesmo que apenas mitigada sua injustiça.

Desde que, em 2013/2014, se decidiram a agir como o homem da fábula que estripou a galinha para buscar o ovo de ouro antes da hora, trocaram uma provável vitória eleitoral em 2018 pela aventura lavajista que abriu a Caixa de Pandora de onde surgiram os monstros que agora os apavoram: o Judiciário e o fanatismo protofascista.

Duvido que suas previsões – quase que só mesmo desejos – de que a extirpação de Lula do processo eleitoral esvazie Bolsonaro eleitoralmente, pelo fim da polarização.

Ao contrário, abre caminho a ele para ser, ainda mais, a personificação dos “instintos mais primitivos” que se decidiram a invocar.

O convívio leva-se muito tempo a construir, mas se destrói em pouco tempo ao fomentar-se o ódio.

 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • Está ruim ? A certeza é que vai piorar. Temos em curso uma ruptura social poucas vezes observada no planeta.
    A intransigência dos dominantes, seu estímulo ao ódio acaba de fechar os caminhos favoráveis a possível conciliação e não temos moderador neste jogo.

    • Claro, porque o momento é de guerra declarada. Isso só vira após a batalha, ou seja, as batalhas, evidentemente.

      • Espero uma batalha sangrenta, com muitos fascistas pendurados em postes. vamos invadir a globo fascista. A hora de vocês vai chegar mais cedo ou mais tarde. Viram o que aconteceu com Hither e Mussoline ?

  • Sr. David, se o senhor é um assíduo frequentador desse Blog, já deveria ter entendido q o Sr. Fernando Brito "redige" muito e, em tempo real - habilidade que não é para qualquer um.
    A propósito, erros ortográficos e de digitação, são o que menos pesam numa correção textual, criteriosa. Logo, de que adiantaria texto sem os erros citados, se esse não contemplar as características que garantem a "textualidade"?
    Reflita sobre isso, estudando sobre tal assunto.

  • A dose do "remédio" para acabar com o demônio progressista foi errada ao ponto dela se transformar em veneno para a classe política, onde eles ,( a direita entreguista )estão incluídos (goste eu ou não).
    Bolsonaro ,o verme engendrado pelo golpe e o fanatismo messiânico E IMORAL (FILHAS DA PUTA!!!!!!!!!)da quadrilha togada ,será o resultado que a direita não buscou,mas (não perco a fê) que afundará de vez o GOLPE,se ainda não tiver caído ate lá.
    NÃO EXISTEM CHANCES DESSE VERME ESTUPRADOR E CRIMINOSO VIR A TRIUNFAR ,É A CHANCE DA ESQUERDA DE AUMENTAR SEUS VOTOS DAQUELES QUE SEMPRE FICAM ENCIMA DO MURO, SÃO ANTIPROGRESSISTAS MAS ,... NÃO COMEM VIDRO.

    • "A dose do “remédio” para acabar com o demônio progressista foi errada ao ponto dela se transformar em veneno para a classe política..."
      -
      Permita-me discordar, caro Pocus. Como, a meu ver, o projeto é desconstituir nosso país enquanto nação soberana, a divisão do nosso povo, da forma como se deu, estava dentro dos planos, era prevista e bem vinda. Lembremos da recomendação de Maquivel, "divide et impera".
      -
      A meu ver, ainda que a turma do PT tenha cometido muitos erros, alguns até resultado de um amadorismo que beira a estultícia, se dependesse somente da nossa elite, o golpe, mesmo que desejado por alguns, não seria aplicado, ou se o fosse não teria sucesso.
      -
      Penso que, uma vez mais, a mão pesada do Sistema de Poder que domina os EUA foi o diferencial a turbinar e a viabilizar o golpe. Daí que a exigência de tal Sistema de Poder seja a desconstituição final do Brasil enquanto nação, levando-nos à condição em que se encontra o México hoje. Ou seja, uma mera colônia.
      -

  • Porco ,Ivan Almeida Carlos, Eujaulada é sua mente de fascista e neoliberal, escravista e excludente, que quer transformar todos em escravos, à força. Vá comer capim epedir perdão ao seu DEUS, pois vc irá para o inferno como cão, sem alma e que come e devora os sonhos dos outros, só para manter seus privilégios. Vc pertence à Ultra-extrema direita, que é a pior do Mundo, pois Lula nem sequer fez o que os países capitalistas fizeram para o sistema funcionar : Taxar a riqueza.Se vc sabe ler, compre "O capitalismo no século XXI" de Thomas Piketty, u economista capitalista francês, e aí quem sabe , o seu gronhir de porco trará menos prejuízo à Humanidade. FASCISTA ESTÚPIDO E QUE CHEIRA À MERDA DE GATO.

  • Não vai demorar. Eles vão se descuidar e sentirão o peso da borduna.

  • Perfeita análise. Lula nunca se traiu, fez e faz política com Maestria. É humano e cometeu erros, mas nunca deixou de fazer a verdadeira Política que é governar e conciliar quando necessário, no sentido de ter um mínimo de poder para transformar um país de cultura ESCRAVOCRATA. Vide como muitos aqui babam de ódio, de racismo, de homofobia, de classismo e de misoginia. O governo de Lula e Dilma introduziram as políticas públicas de Bem Estar Social e consciência cidadã, isso o povo ainda tem marcado na pele e na memória. Somos Todos Lula até o fim, e depois também. Democracia Já.

  • A minha esperança é que essa anestesia que hoje toma conta da grande massa popular seja a mesma calmaria do mar que antecede o tsunami.

      • O tsunami vai pegar e arrancar as asas dos tucanos paulistas, os mais corruptos de todos !

  • Talvez por isso o Torquato Jardim já insinua que uma possível prisão somente após o trânsito em julgado e o STF ( aquele lupanar comandado pela bruxa velha ) já se mexe para extirpar a monstruosidade do encarceramento antes de esgotados todos os recursos possíveis ao réu.

  • “Não estamos alegres,

    é certo,

    mas também por que razão haveríamos de ficar tristes?

    O mar da história é agitado.

    As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las,

    Rompê-las ao meio,

    Cortando-as

    Como uma quilha corta

    As ondas.”

    Vladimir Vladimirovitch Maiakovski, também chamado de "o poeta da Revolução", foi um poeta, dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX, ao lado de Ezra Pound e T.S.

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-pacto-que-pode-ter-destruido-de-vez-o-estado-do-direito-no-brasil-por-jose-gilbert-arruda-martins

    • Prefiro o grande Poeta Mano Brown ! BRASIL na veia ! Voz suprema da alma dos negros e oprimidos da periferia. Gente trabalhadora que é assassinada e espezinhada pela casta abjeta da elite e capitães do mato de classe média.
      Fala aí Grande Poeta Mestre Mano Brown !
      Rá rá rá rá rá rá rá rá

      • Acordem miseráveis "burgueses" capitães do mato fora de época ! Marx deve estar se beliscando no caixão. É guerra de classes na VEIA! Lula entendeu tudo!

Related Post