Os EUA não querem democracia. Querem petróleo.

Não é preciso mais do que o bom e velho raciocínio cartesiano para entender.

Os governos norte-americanos – ora mais, ora menos explicitamente – não se preocupam com a democracia, seja com seus vizinhos de macrocontinente, seja mundo afora.

Do contrário, não apoiariam e armariam a dinastia da Arábia Saudita, aquela que corta cabeças em praça pública e prende garotos que dançam “macarena”.

O caso na Venezuela, hoje, é esse.

Antes, com Hugo Chávez,  poderia ser outro, o de temer a formação de uma liderança continental, um “mau exemplo”  para a “turma do quintal”.

Não com Nicolás Maduro, que governa um país dividido e em dificuldades econômicas, divisões e problemas francamente impulsionados pelos próprios EUA.

O Brasil sempre soube, com Fernando Henrique Cardoso e com Lula, assumir um papel de equilíbrio e moderação porque, desde logo, assumiu papel de protagonista.

Desta vez, virou reboque e Michel Temer tenta sair pela tangente diante da exigência de uma intervenção no país vizinho.

Quem não toma a frente, vai atrás dos outros.

Ainda mais quando seu presidente é uma figura notoriamente desimportante, que dá “graças a  deus” de haver esta crise na Venezuela para que não seja, solene e completamente, ignorada pelo “grande irmão do Norte”.

Isso independe de simpatias ou antipatias ideológicas pelo governo da Venezuela, mas corresponde ao interesse brasileiro de ser um líder do subcontinente sul-americano e não um impensável agente dos negócios petroleiros dos EUA.

Mas é isso a que estamos reduzidos e, depois das jazidas do vizinho, que já estão operativas, levarão as nossas, ainda em potencial.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Fora de pauta:

    O PC do B sabe que Lula estará recolhido em 2018 e está buscando candidato pra lançar à Presidência da República.

    • Sabe o que me causa um grande desanimo? O seu voto, no final das contas, vale o mesmo que o meu. (Isso se você já tiver idade para votar) É por isso que eu perdi a fé na democracia. Um voto de um analfabeto político, um voto de um zumbi da globo ou um voto vendido valem tanto quanto um voto de um brasileiro esclarecido. Isto explica o lixo de congresso que temos.

      • Falou tudo. O rapazinho que esconde o nome próprio e usa a alcunha criminosa de Quino é um vendido.

  • Se a Coréia do Norte tivesse petróleo e Kim Jong Un não criasse problemas para os EUA, estaria "tudo em casa".

  • Se você é govenante que abre o teu país a exploração incontida pelas megalomania corporações capitalistas, as custas da pobreza e miséria do teu povo, é claro, poderás oprimir, reprimir, prender, torturar e até matar teus concidadãos da forma queira.
    -
    Você chegará a ser chamado de democrata e estadista pela mídia hegemonica.
    -
    Porém, se fores um governante compromissado com o teu povo e passares a trilhar um caminho autônomo e de soberania, prepare-se para o inferno que descerá sobre teus ombros.
    -
    Serás pressionado a desistir do caminho escolhido. Se não obedeceres, serás alvo de campanha implacável de difamação, prenúncio de invasão militar a teu país, cujos bombardeios humanitários deverão corrigir o rumo, para que a democracia volte a prevalecer.
    -
    Assim é o mundo talhado pelos modernos, civilizados e ardentes defensores da liberdade e da demoradia.

  • Kennedy Antonio
    "Vc já viu algum comunista , gostar de DEMOCRACIA ?
    Pelo os 13 anos que escapamos vivos , o que notei, é que comunista , gosta muito mesmo é de Petróleo !!!
    Amém , irmãos ??"
    -
    Os capitalistas fazendo de tudo para se assenhorearem das riquezas pertencentes aos povos e o cidadão aí apavorado com os comunistas.
    -
    Alguém aí, acenda uma luz, por favor, para ver se ele se orienta, um pouquinho que seja.

  • E o esquisitão brasileiro tá fazendo o quê por lá? Dando a palavra de intervir na Venezuela? A constituição brasileira lhe respalda isso? Como usurpador e golpista mais está parecendo um mordomo ou garçom servindo alguma refeição para o Trump.Esse porra do Temer é um velhote sem vergonha.Em casa é o último a saber que a recata e do lar está de tpm.

  • ora, o cara foi apenas acertar o preço do aluguel das nossas F.A. (forças?) para a aventura na Venezuela.

    algo me diz que os gringos vão entrar em mais uma fria.

  • O Cusco Corno é capaz de emprestar a "cadelinha recatada" pro pit bull Gringo dar uma amontada...de tão vira-lata que é !!!

Related Post