Toda a imagem de profissionalismo construída pelas Forças Armadas ao longo de mais de 30 anos foi inapelavelmente destruído em apenas um ano e meio da aventura a que levaram o Exército nos dois últimos anos, desde que dois generais – Eduardo Villas Bôas e Augusto Heleno – o lançaram ao planejarem e executarem a Operação Cavalo de Troia: tomar o poder embutidos na barriga do “Cavalão”, apelido na tropa de Jair Bolsonaro.
Mourão, apesar de deter a posição mais importante, a de vice-presidente, parece ser mais passageiro na janelinha, mas não um dos condutores deste processo. Fosse uma liderança, seriam grandes as tentações, que parecem inexistir, de fazerem dele o Presidente.
Villas Bôas, perdeu o respeito e o conceito que gozava de ser um comandante legalista e discreto como deve ser um chefe militar para se tornar, no ocaso de sua vida, um personagem que nem mesmo sentimentos de piedade inspira mais. Augusto Heleno, que nunca carregou aquela imagem virtuosa, se tornou um microbrucutu, um nanogeneral , um Costa e Silva do século 21, que transmite a imagem de militar grosseiro, estúpido, de poucas luzes e de muitos gritos.
A obra tremenda de ambos foi fazer o Exército uma instituição que, já antes mesmo da onda de temor golpista que cresceu nos últimos meses, perdeu confiança da população e voltar a ser um fantasma pairando sobre a sociedade civil.
E é certo que, agora, isso agravou-se, desde a desastrosa decisão de ocupar-se militarmente o Ministério da Saúde e a hecatômbica bobagem de esconder os dados da pandemia.
Mas é pior do que deixar que Jair Bolsonaro despejasse sobre a imagem das Forças Armadas a imagem de sua grosseria, estupidez, burrice, desumanidade, incapacidade e desqualificação.
A Operação Cavalo de Troia tem um reverso insuspeito. Levou para dentro da tropa a ideia de que a indisciplina, a quebra de hierarquia e a convivência com organizações paralelas, como as milícias, são admissíveis e até vantajosas para militares.
Será que o aumento nos contracheques para todos os militares e as vantagens para os que abocanharam cargos reparam o mal que foi feito às três Armas?
View Comments (35)
É preciso que seja reiterado que são os militares entreguistas os principais responsáveis pelo caos sanitário e pelas consequentes mortes. Também é preciso rememorar: os atuais militares entreguistas são sucessores do tirânico general Silvio Frota, cuja facção no Exército é responsável por atos terroristas como o da OAB e do RioCentro. São criminosos que nunca foram punidos e estão destruindo o Brasil.
villas boas é só mais um entulho autoritário e BURRO (hj, enquanto o país afunda, ele e a filhota curtem a mamatinha no Planalto)....
Impressiona como conseguiu engambelar tantos republicaninhos por tanto tempo...
https://uploads.disquscdn.com/images/f5f60ceafba5d79d46353533007b27b55169c5cc9c973797d6eefd12ee3b267d.png
https://uploads.disquscdn.com/images/21c124b579ae73b5849dc03557a7d4f6a86e07c2484b41d4a54a5f701f174e2b.png
https://uploads.disquscdn.com/images/57657a5b727d2db54dbea20f4f63910abbe23a9fd18d930a877eae5f031619e2.png
Qual a diferença entre Adolf Eichmannn e o general de divisão da ativa Eduardo Pazuello, que, com sua expressão banal na face e obedecendo friamente ordens superiores de um Genocida, está conduzindo o massacre sobre o povo brasileiro, fazendo de uma doença uma arma de destruição em massa do povo brasileiro? Pensa o general que o Genocida prevalecerá e que brevemente, como prêmio por conduzir este experimento nazista de extermínio, será promovido a general de exército, se equiparando aos gorilas Mourão, Heleno e Villas Boas?
Adolf Eichmann foi julgado em Jerusalém. Onde será julgado o general Pazuello?
Aliás, ele acha que a região Nordeste do Brasil fica no Hemisfério Norte. Isso é que eu chamo de desmoralização total.
QUAL A UTILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS?
QUE MILITAR MERECEU TANTAS MEDALHAS?
AS FORÇAS ARMADAS SÃO AMEAÇA CONSTANTE CONTRA O POVO ,SEMPRE FOI TEMIDA,JAMAIS RESPEITADA.
RESUMINDO; MILICO É UM FARDO ONEROSO,IMPRODUTIVO E DANOSO A NAÇÃO.
Se até os capangas do bozo estão ganhando medalhas de honra ao mérito, é porque não passa de um pedaço de metal sem qualquer valor.
DE QUEBRA, O SINISTRO DA SAÚDE ARRASTOU PARA DENTRO DOS QUARTÉIS A RESPONSABILIDADE PELA EPIDEMIA MAIS MORTAL EM UM SÉCULO: O COVID19!
AGORA, TEM UM IMBECIL ALUCINADO, GEÓGRAFO DE PORRA NENHUMA, FALANDO TODO DIA NA TELEVISÃO!
EM POUCOS MESES TODOS SABERÃO DA IGNORÂNCIA QUE GRASSA EM AGULHAS NEVRAS!
DESTA VEZ, PODE NÃO TER ANISTIA!
Plenamente de acordo!!!! Vi muito disso, embora sendo civil, como fornecedor de engenharia para as forças.
Cadê o Braço Forte? Cadê a Mão Amiga? Só vejo velhos barrigudos, acomodados, buscando cargos para ameaçar a democracia!
O retrato perfeito de um grupamento de parasitas. Os antigos campeonatos carioca de futebol tinham uma divisão de base que era "os aspirantes", Que como o nome diz: aspiravam uma vaga no time principal, como a maioria moravam em instalações do clube, eram jocosamente chamados de "come e dorme", e é no que se transformou nosso glorioso exército de Caxias.
"Nos somos da elite a guarda, fieis soldados por ela amada, nas cores da nossa farda, mesclada de milicia e centrão, definham a honra e a gloria, da FEB e Rondon"
BOA !!!!
Na mosca, BRITTO!
É bem assim que os "oficiais superiores" esclarecidos e que não admitem o apadrinhamento pensam.
Em outras épocas eles se sentiram USADOS PELOS CIVIS e agora estão se sentindo além de usados TRAÍDOS POR SEUS COMPANHEIROS DE FARDA e até amigos de caserna.
ANISTIA NUNCA MAIS, foi a anistia dada a covardes que propiciou a participação no golpe de 2016, quando você anistia criminosos você estimula o crime, um erro colocar a bondade acima da justiça. A bondade é nobre mas não pode ser causa de injustiça, pois aí se torna veículo da maldade.
Essa é a semente da desgraça que vivemos hoje.
Agregue-se a impunidade de Heleno no caso de Cité Soleil no Haití,com Lula no governo.
O Lula esteve sim no governo, mas você realmente acredita que ele tinha o poder?
Palmas!!!!
Se fossem sérios, teriam indicado para o Min. da Saúde membros do corpo de saúde da Marinha, Aeronáutica ou do próprio Exército. Há médicos de alta patente nas três forças. Mas a preocupação não é eficiência e eficácia na Saúde, mas sim em nomear capachões que digam amém ao bozo.
As Forças Armadas e policiais são instituições onde os que se sobressaem são justamente os psicopatas e genocídas .
A estética deles hoje é a do Rambo americano : Músculos , pouco cérebro , violência e mortes .
Aí um Miliciano chega ao poder e a primeira coisa que faz e engordar o contra cheque e lotear cargos .
Qual desses milicos nos governo tem músculos? Tudo um bando de barrigudos ou de velhos decrépitos.