Os generais que derrotaram o Exército Brasileiro

Toda a imagem de profissionalismo construída pelas Forças Armadas ao longo de mais de 30 anos foi inapelavelmente destruído em apenas um ano e meio da aventura a que levaram o Exército nos dois últimos anos, desde que dois generais – Eduardo Villas Bôas e Augusto Heleno – o lançaram ao planejarem e executarem a Operação Cavalo de Troia: tomar o poder embutidos na barriga do “Cavalão”, apelido na tropa de Jair Bolsonaro.

Mourão, apesar de deter a posição mais importante, a de vice-presidente, parece ser mais passageiro na janelinha, mas não um dos condutores deste processo. Fosse uma liderança, seriam grandes as tentações, que parecem inexistir, de fazerem dele o Presidente.

Villas Bôas, perdeu o respeito e o conceito que gozava de ser um comandante legalista e discreto como deve ser um chefe militar para se tornar, no ocaso de sua vida, um personagem que nem mesmo sentimentos de piedade inspira mais. Augusto Heleno, que nunca carregou aquela imagem virtuosa, se tornou um microbrucutu, um nanogeneral , um Costa e Silva do século 21, que transmite a imagem de militar grosseiro, estúpido, de poucas luzes e de muitos gritos.

A obra tremenda de ambos foi fazer o Exército uma instituição que, já antes mesmo da onda de temor golpista que cresceu nos últimos meses, perdeu confiança da população e voltar a ser um fantasma pairando sobre a sociedade civil.

E é certo que, agora, isso agravou-se, desde a desastrosa decisão de ocupar-se militarmente o Ministério da Saúde e a hecatômbica bobagem de esconder os dados da pandemia.

Mas é pior do que deixar que Jair Bolsonaro despejasse sobre a imagem das Forças Armadas a imagem de sua grosseria, estupidez, burrice, desumanidade, incapacidade e desqualificação.

A Operação Cavalo de Troia tem um reverso insuspeito. Levou para dentro da tropa a ideia de que a indisciplina, a quebra de hierarquia e a convivência com organizações paralelas, como as milícias, são admissíveis e até vantajosas para militares.

Será que o aumento nos contracheques para todos os militares e as vantagens para os que abocanharam cargos reparam o mal que foi feito às três Armas?

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

35 respostas

  1. É preciso que seja reiterado que são os militares entreguistas os principais responsáveis pelo caos sanitário e pelas consequentes mortes. Também é preciso rememorar: os atuais militares entreguistas são sucessores do tirânico general Silvio Frota, cuja facção no Exército é responsável por atos terroristas como o da OAB e do RioCentro. São criminosos que nunca foram punidos e estão destruindo o Brasil.

  2. villas boas é só mais um entulho autoritário e BURRO (hj, enquanto o país afunda, ele e a filhota curtem a mamatinha no Planalto)….
    Impressiona como conseguiu engambelar tantos republicaninhos por tanto tempo…
    https://uploads.disquscdn.com/images/f5f60ceafba5d79d46353533007b27b55169c5cc9c973797d6eefd12ee3b267d.png
    https://uploads.disquscdn.com/images/21c124b579ae73b5849dc03557a7d4f6a86e07c2484b41d4a54a5f701f174e2b.png
    https://uploads.disquscdn.com/images/57657a5b727d2db54dbea20f4f63910abbe23a9fd18d930a877eae5f031619e2.png

  3. Qual a diferença entre Adolf Eichmannn e o general de divisão da ativa Eduardo Pazuello, que, com sua expressão banal na face e obedecendo friamente ordens superiores de um Genocida, está conduzindo o massacre sobre o povo brasileiro, fazendo de uma doença uma arma de destruição em massa do povo brasileiro? Pensa o general que o Genocida prevalecerá e que brevemente, como prêmio por conduzir este experimento nazista de extermínio, será promovido a general de exército, se equiparando aos gorilas Mourão, Heleno e Villas Boas?

    Adolf Eichmann foi julgado em Jerusalém. Onde será julgado o general Pazuello?

    1. Aliás, ele acha que a região Nordeste do Brasil fica no Hemisfério Norte. Isso é que eu chamo de desmoralização total.

  4. QUAL A UTILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS?
    QUE MILITAR MERECEU TANTAS MEDALHAS?
    AS FORÇAS ARMADAS SÃO AMEAÇA CONSTANTE CONTRA O POVO ,SEMPRE FOI TEMIDA,JAMAIS RESPEITADA.
    RESUMINDO; MILICO É UM FARDO ONEROSO,IMPRODUTIVO E DANOSO A NAÇÃO.

    1. Se até os capangas do bozo estão ganhando medalhas de honra ao mérito, é porque não passa de um pedaço de metal sem qualquer valor.

      1. DE QUEBRA, O SINISTRO DA SAÚDE ARRASTOU PARA DENTRO DOS QUARTÉIS A RESPONSABILIDADE PELA EPIDEMIA MAIS MORTAL EM UM SÉCULO: O COVID19!
        AGORA, TEM UM IMBECIL ALUCINADO, GEÓGRAFO DE PORRA NENHUMA, FALANDO TODO DIA NA TELEVISÃO!
        EM POUCOS MESES TODOS SABERÃO DA IGNORÂNCIA QUE GRASSA EM AGULHAS NEVRAS!
        DESTA VEZ, PODE NÃO TER ANISTIA!

    2. Plenamente de acordo!!!! Vi muito disso, embora sendo civil, como fornecedor de engenharia para as forças.

    1. O retrato perfeito de um grupamento de parasitas. Os antigos campeonatos carioca de futebol tinham uma divisão de base que era “os aspirantes”, Que como o nome diz: aspiravam uma vaga no time principal, como a maioria moravam em instalações do clube, eram jocosamente chamados de “come e dorme”, e é no que se transformou nosso glorioso exército de Caxias.

  5. “Nos somos da elite a guarda, fieis soldados por ela amada, nas cores da nossa farda, mesclada de milicia e centrão, definham a honra e a gloria, da FEB e Rondon”

  6. Na mosca, BRITTO!
    É bem assim que os “oficiais superiores” esclarecidos e que não admitem o apadrinhamento pensam.
    Em outras épocas eles se sentiram USADOS PELOS CIVIS e agora estão se sentindo além de usados TRAÍDOS POR SEUS COMPANHEIROS DE FARDA e até amigos de caserna.

  7. ANISTIA NUNCA MAIS, foi a anistia dada a covardes que propiciou a participação no golpe de 2016, quando você anistia criminosos você estimula o crime, um erro colocar a bondade acima da justiça. A bondade é nobre mas não pode ser causa de injustiça, pois aí se torna veículo da maldade.

    1. Essa é a semente da desgraça que vivemos hoje.
      Agregue-se a impunidade de Heleno no caso de Cité Soleil no Haití,com Lula no governo.

  8. Se fossem sérios, teriam indicado para o Min. da Saúde membros do corpo de saúde da Marinha, Aeronáutica ou do próprio Exército. Há médicos de alta patente nas três forças. Mas a preocupação não é eficiência e eficácia na Saúde, mas sim em nomear capachões que digam amém ao bozo.

  9. As Forças Armadas e policiais são instituições onde os que se sobressaem são justamente os psicopatas e genocídas .
    A estética deles hoje é a do Rambo americano : Músculos , pouco cérebro , violência e mortes .
    Aí um Miliciano chega ao poder e a primeira coisa que faz e engordar o contra cheque e lotear cargos .

    1. Qual desses milicos nos governo tem músculos? Tudo um bando de barrigudos ou de velhos decrépitos.

  10. O que esperar de forças armadas cujos generais batem continência para um capitão insubordinado e terrorista? Viva a milícia! Viva!

  11. DISCORDO EM QUASE TODO O EXPÔSTO NESTE POST DO BRITTO.
    Eles não ficaram alheios ,guardando-se no profissionalismo ,não houve crise até a subida dos pts que “justifica-se” que sua viúvas batessem na porta dos quartéis.Mantiveram sua empáfia de “guardiões da Constituição” ,amparados na maldita lei da anistia que os poupou da punição.
    Assim a sua “galhardia e honorabilidade”, porque não foram sentados no banco dos réus como na Argentina ,mantiveram-se impolutas.
    Terrível erro.
    Quando os pts assumiram ,se revoltaram com o fato de ser um civil a comandar-os como ministro da defesa ,esse foi um aviso que eles mantinham em seu pensamento aquela falácia de “guardiões”.Essa não foi uma atitude de profissionais subordinados ao poder do povo.
    Mas,nunca foram tão paparicados por governo algum,talvez pelo temor dos pts de serem golpeados um dia,mas,… não adiantou.
    Porque eles,sempre estiveram ali.
    2013 foi o aquecimento ,o super agente 86 ,o tal de capitão Balta infiltrado nos movimentos,indicava que o seu inimigo ,o movimento popular,nunca deixou de ser considerado como tal.
    Tivemos o episódio da participação haitiana durante o governo Lula,essa turma nos “legou” :heleno,Santos Cruz ,Ajax Porto Pinheiro o chefe do tofoli e mais algumas figurinhas.Mas ,o que marcou foi o abafamento do caso Cité Soleil que foi o motivo da volta do GENOCIDA HELENO.
    Cadê a punição do criminoso???quando Lula tinha os maiores índices de popularidade e portanto uma oportunidade única de quebrar o maldito roteiro de impunidade.
    Nunca houve ,o total afastamento dessa organização da função de exército de ocupação.
    A história mais recente é por todos conhecida .

    1. O seu engano a meu ver, é achar que o Lula chegou ao cargo máximo da Nação, apoiado pelas instituições aparelhadas desde as capitanias hereditárias, ele chegou lá com os votos dos desiludidos, chegou a ter 80% de aprovação de quem não manda nada, pois quem manda de verdade são os 10% contrários que representam 90% do PIB, aliados aos interesses dos norte americanos.

  12. isso venho dizendo há muito tempo. Sugiro que extingam as FFAA. O governo abrirá um pronatec para formar reparadores de fogão e geladeira e inscrever os ex-militares das FFAA extintas. No futuro serão empreendedores da área de serviços de manutenção de fogões e geladeiras. E deem-se por satisfeitos.

  13. Um oficial megalomaníaco que se vendeu aos EUA, o General Villas Boas, perdeu sua dignidade ao participar da conspiração contra sua comandante querendo recuperar para a arma um prestígio que as forças armadas nunca tiveram.
    Nunca inspiraram respeito, inspiram medo, desde o império e também na república.
    São temidas pelos atos covardia contra o nosso povo, pródigas em torturar e matar gente desarmada, violam sistematicamente a constituição que juraram e juram defender.

    O General Villas Boas e seus asseclas arrastaram as forças armadas à beira de um precipício e deram o passo a frente.

    Serão responsabilizadas junto com Bolsonaro, um tenente covarde e vagabundo expulso do exército que recebe continência de generais e pratica um genocídio que no país.
    Mais uma vez, o exército e as outras armas se voltam armas contra o povo que deveriam defender, apontam armas para o povo como instituição do governo.

    O atual comandante da arma declarou estar diante da missão de suas vidas.
    Quando e onde vão agir em prol da população?
    Por enquanto vemos oficiais e praças aboletados no governo com cargos que aumentam o próprio rendimento mensal..
    Custam barato, se vendem por pouco!

    Venderam barato nossa soberania!
    Se não servem para defesa da soberania ao menos defendam a vida da população

  14. Brito, li este texto mais cedo, comungo pessoalmente com você, se me permitir também faço mais um acréscimo, penso eu que as nossas FFAA não mais controlam o país, é o mesmo método aplicado na Bolívia, volto um pouco atras no tempo e recordo da apreensão alfandegária de milhares de fuzis em um contêiner vindo dos EUA, as FFAA nunca se manifestaram sobre este acontecimento, nem o congresso nacional e nem o STF, num domínio do fato pessoal, aquilo foi boi de piranha, os EUA entupiram o Brasil de armas, para algum propósito. Porque volto a esse fato, o matador da Marielle, o do condomínio da barra pesada tinha 116 fuzis, os relaxamentos de posse de armas, e agora recente de munições, é muito suspeito, o cerco geo militar que os EUA tenta fazer com base militar na Argentina e Paraguai, a tentativa de tomar a Venezuela, é muito explicativo, agora o envio de tropas para a Colômbia, indica algo grande, a Amazônia brasileira está em risco. Para mim o projeto é dividir o Brasil, as vezes penso que devemos confiar em nossa FFAA, mas duvido, pois está deixando escravizar o nosso povo numa aventura ideológica ultrapassada e medíocre, como não se manifesta com clareza dos propósitos claros de nossa autonomia e soberania, nos deixa pensando que está também alinhada a essa loucura, sem nenhum valor estratégico nacional brasileiro, todo que está se fazendo está baseado em doutrinas equivocas dos EUA, pois por lógica é impossível não ver que todas as crises humanitárias do mundo moderno, tem o dedo sujo de sangue da geo politica do estado americano do norte, eu proponho que as FFAA conversassem sério com a população, este caos da guerra está muito próximo de nós, e somente os pobres sofrerão as aguras do totalitarismo e tiranias dos armados. O tempo encurta e o véu da escuridão nos tampa como um eclise da morte certa. Acorda FFAA, acordem….

  15. O atual desgoverno conseguiu acabar com muitas coisas ao mesmo tempo, mas no caso da FFAA, além de desmoralizar todas as corporações, levantou uma lebre. O que estão ensinando nas academias militares. É doutrinação ? É isolacionismo da vida civil ? É prepotência ? É obediência a constituição ?
    Qual o critério para concessão de condecorações ? Militar na reserva pode andar fardado como se fosse da ativa ? Pode o clube militar, que creio ser uma entidade civil, falar em nome da FFAA ?

  16. Não acho que a imagem das forças armadas tenha algum dia sido positiva, exceto para a direita. E, considerando que Lula foi eleito e reeleito e Dilma foi eleita e reeleita, a direita é minoria. Mesmo hoje, não acho que o capitão Morte tenha os tais “30%” que os tais “institutos” de pesquisa atribuem a ele.
    Mas concordo que está acontecendo uma desmoralização total. Já estamos vivendo um golpe militar, e está sendo um desastre. O general que ocupa o ministério da saúde sequer sabe a diferença entre Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Ele acha que uma parte do Brasil fica no Hemisfério Norte. Essa tem que entrar para aquela série no fundo do poço tinha um alçapão.

  17. Como só há guerra interna – da qual cuida os estados através dos seus braços policiais que matam jovens negros de baldada, os militares deviam cuidar das fronteiras, da defesa das florestas, ajudar em tragédias, servir o país e não afundar o país. São bem pagos pelo nosso bolso, viraram casta com privilégios previdenciários e alguns se metem em tráfico, grilagem… Tem um livro de 1997 chamado – “A política fundiária do regime militar: legitimação privilegiada e grilagem especializada”. O regime militar aprofundou a desigualdade social e parece que os militares estão ávidos para completar a obra. E são paranoicos, desenvolvem umas teorias que pelo amor de deus.

  18. Será que alguém consegue entender porque essa tropa de generais, que têm o dever profissional, ético e de honra, de defender seu país, está apoiando a destruição do BRASIL AO LADO DO FASCISTA PRESIDENTE QUE É UM SER HUMANO DETESTÁVEL E INÚTIL Á SOCIEDADE Á QUAL ELE TAMBÉM É MUITO BEM PAGO PARA DEFENDER E NUNCA O FEZ?

  19. – Será que alguém consegue entender porque essa tropa de generais, que têm o dever profissional, ético e de honra, de defender seu país, está apoiando a destruição do BRASIL AO LADO DO FASCISTA PRESIDENTE QUE É UM SER HUMANO DETESTÁVEL E INÚTIL Á SOCIEDADE Á QUAL ELE TAMBÉM É MUITO BEM PAGO PARA DEFENDER E NUNCA O FEZ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.