O Brasil alcançou, esta semana, uma grande conquista. O petróleo produzido no pré-sal atingiu um total já extraído de 1 bilhão de barris, seis anos após a entrada do primeiro sistema de produção na Bacia de Santos, no campo de Lula.
A régua para medir o tamanho deste feito: no Golfo do México, levou-se 14 anos após o início da produção; no Mar do Norte, oito anos. Aqui, a salvadora Bacia de Campos só chegou ao bilhão de barris depois 15 anos de produção.
Paulo Metri, incansável batalhador pelo Brasil, envia-me um texto que faz justiça ao herói esquecido desta proeza nacional. Um homem, simples, a quem conheci num de uma banco da estação, distraído na leitura e de quem me aproximei com um tímido: com licença, o senhor não é o Dr. Guilherme Estrella?
Era, é e será para sempre, ao menos na memória dos que acreditam no Brasil.
Estrella, como um Lobato do século 21, e sua equipe de técnicos da Diretoria de Exploração da Petrobras teimaram em levar as sondas a uma profundidade impossível na Bacia de Santos, onde 30 anos de prospecção jamais tinham achado jazidas comercialmente viáveis de petróleo.
Não é da teimosia tola, da convicção fácil do que se fala, mas da profunda, aquela que soma conhecimento, técnica e consciência do valor social daquilo que se faz.
Tive outras oportunidades de encontrar Estrella e os minutos morosos das barcas já me proporcionaram encantamentos – que muitos considerariam tolice – como o de receber uma aula sobre o processo, perdido há milhões de anos, de vida e morte de camadas de algas que permitiram o gigantesco acúmulo de óleo. Cinco, seis, até sete quilômetros abaixo da linha do mar.
E, com minhas insuficiências, a honra de ter podido participar de um debate com ele sobre os destinos do pré-sal, na TVT.
Nas “comemorações” da marca de um bilhão de barris do petróleo que Estrella descobriu, não sei se tiveram a grandeza de convidá-lo. Nem sei se ele estaria, como tinha o direito de estar, ao lado de gente que não teima, mas cede. Cede o que não é seu, mas do povo brasileiro, porque entrega uma riqueza que poderia ser redentora ao controle de quem nos escraviza.
Pouco importa. Meus netos, um dia, lhe darão homenagem maior, com um simples “obrigado, Estrella”.
Como o Brasil trata seus heróis
Paulo Metri, conselheiro do Clube de Engenharia
A história de Guilherme Estrella lembra a do também geólogo Farmam Salmanov, um cidadão azeri, que procurou petróleo em Surgut, na Sibéria, ao longo das margens do Rio Ob. Ele buscava petróleo sobre a tundra siberiana.
Moscou o havia proibido de procurar petróleo na região por achar impossível encontrá-lo neste local. Ele cortou todas as comunicações para não ter que desobedecer às ordens e, acreditando em suas concepções geológicas, continuou a prospectar.
Em determinado momento em 1961, jorrou petróleo e ele mandou um telegrama para Krushchev dizendo: “Encontrei petróleo. Farmam Salmanov.”
No meio da Guerra Fria, este telegrama lacônico influenciaria o jogo de poder mundial a favor da URSS.
Nikita Krushchev festejou a descoberta e, por este feito, Salmanov veio a receber o título de herói do trabalho soviético e o premio Lenine. Este petróleo ajudou muito a manutenção do poder da União Soviética.
A constância de apoio ao que acreditava, qual seja a existência de petróleo na camada do Pré-Sal brasileiro, levou ao sucesso o grupo da Petrobras comandado por Estrella.
Infelizmente, bem desigual é o tratamento que Estrella recebeu e ainda recebe no Brasil, hoje, da parte do governo. O Jornal Nacional (JN) chegou ao ponto inacreditável de relacioná-lo aos desvios ocorridos na Petrobras. Logo ele, um técnico íntegro e nacionalista. Pelo menos, neste caso, o JN teve a grandeza de reconhecer seu erro, o que ocorreu na edição de 09/02/2015.
Contudo, a reverência do nosso governo ao ilustre brasileiro, até hoje, não ocorreu. Entidades dos engenheiros e da Engenharia, a Academia, Mídias alternativas, Sindicatos e demais representações conscientes da sociedade já o reverenciaram. Certamente, este governo que, indevida e fatidicamente, está instalado na Presidência não irá homenageá-lo, inclusive porque gostaria que o Pré-Sal tivesse sido descoberto por uma petrolífera estrangeira.
Mas ninguém irá tirar o mérito de Guilherme Estrella, o cidadão que coordenou a equipe da Petrobras que descobriu o Pré-Sal. É um herói nacional. A grande diferença é que a União Soviética era um Estado soberano e o Brasil atual não é e está tomado por proxenetas do capital internacional.
15 respostas
“na TVT” o debate sugerido no texto e em negrito não remete ao destino correto, dá erro.
vou verificar, obrigado
aparentemente corrigido, se puder verificar…
Pessoal, vergonha mesmo é se falar tanto em resistência à ditadura e ao arbítrio dos golpistas, e na hora de contribuir na luta pela democracia fugir da raia. Está rolando uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar na organização de eventos a favor da democracia e na defesa do Presidente Lula, organizada, entre outros, pelos ex-ministros Gilberto Carvalho e Eleonora Menegucci, com contribuições a partir de 10 reais. Vai até 24/12 com objetivo de arrecadar 500.000, até agora só tem 126.000. Se os brasileiros de bem não conseguimos nem 500 mil reais para ajudar nossa democracia…. Estamos fritos… Acesse: https://www.catarse.me/justopratodos
Na história deste imenso país, tivemos apenas duas eras de grandes conquistas para o povo brasileiro, tanto no campo social quanto na exploração das riquezas nacionais. A era getulista e a era petista. Fora disso foi só gastanca, destruição e aniquilação dos direitos sociais. Somente os grandes líderes enxergam alto e prestigiam seus comandados. Getulio e Lula souberam como ninguém conquistar riquezas e distribui-las de forma justa aos que mais precisavam. Viva Lula. Viva Getúlio. A verdade sempre prevalecerá.
Vaquinha para Dilma !
Vaquinha para Zé Dirceu !!
Vaquinha para Lula !!!
Quanta cara de pau !!!
Sai pra lá Bronco campeão. Campeão da idiotice e da submissão aos alienados da direita. E ainda por cima pago pra falar asneiras…!
Seu codinome já diz Bronco Capiau, midiotizado, entende nada de nada, lavagem cerebral é a sua preferência, seria melhor vc se recolher a sua insignificância de que ficar ai vomitando asneiras.
O Carvalho é bom para levantar fundos ! Ja carregou 1.200 mil pratas em espécie em seu prosaico Corsinha preto durante as maracutaias do ABC (Celso Daniel)
Depois do impeachment de Dilma, arranjou uma boquinha por uns tempos no SESI junto com o pelegão Jair Meneguelli com salário de 40 mil mensais, graças ao imposto sindical pagos pelos trabalhadores !!!
Será que a fonte dos “cumpahêro” secou ???
Entrevista imperdível:
http://www.viomundo.com.br/entrevistas/avritzer-os-ministros-do-stf-nao-agem-como-pessoas-formadas-no-constitucionalismo-o-supremo-viola-a-constituicao-com-a-maior-tranquilidade.html
BRONCO CAPIAU: Fala aí dos 23 milhões do Serra, dos 15 milhões do Aécio e dos 20 milhões do Temer. Ah, e dos milhões do Cunha no exterior. Afinal, vocês não diziam “somos todos Cunha”? E Cunha é Temer e Temer é Cunha. Fala aí, esperrrrrtinho.
Oliveira
Só se vc publicar a frase do dia e manter sua palavra de não mais responder aos comentarios da Paula e Virginia !!!
Quem serão o Grisalhao e o Encostado na Planilha da Odebrecht. Porque tanto mistério? Será quem eu estou pensando? Acho que não. Talvez. Melhor esperar. Já, já a sente saberá e aí, Tchau queridos!,
Sr.Paulo Metri.São desses artigos que lemos ao longo da vida,o que nos impulsiona a continuar a sonhar.Contudo,faço-lhe um óbice.A AUTOCRÍTICA DA GLOBO,é uma FARSA!Canalhas,não fazem AUTO CRÍTICAS,somente conseguem em auto crítica,CONSOLIDAR SUA CANALHICE.
“BOA NOITE QUERIDA DILMA DO BRASIL!”
PARABÉNS QUERIDÍSSIMA DILMA DO BRASIL!
MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA E MUITA SAÚDE PARA A NOSSA ETERNA LEGÍTIMA PRESIDENTA ELEITA DILMA ROUSSEFF!
Boa noite meu Brasil varonil.
Boa noite meus brothers e sisters (apesar dos pesares).
“URGENTE!” “URGENTÍSSIMO!”
“FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”
“FORA TEMER/CUNHA!”, “MAIOR INIMIGO DO BRASIL!”
“FORA TEMER/CUNHA, JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
Não vão nos dizer que DILMA DO BRASIL não volta ao cargo de presidenta eleita porque esse tal senhor Moro e seus fidelíssimos vestais, ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS, não querem que isso aconteça?
“É o que se pode concluir!”
Então esses tais senhores não querem que DILMA DO BRASIL ELEITA VOLTE?
“ACORDA PRESIDENTA CARMEN LUCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”
“SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACOVARDADO?” “HOMI!”
“COLOCA O PROCESSO DE ANULAÇÃO DO GOLPE EM PAUTA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ PRESIDENTA CARMEN LUCIA!”
“JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA!”
“A NAÇÃO BRASILEIRA À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO INFINDO!”
“MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!” “HOMI!”
“A JUSTIÇA É INFINITAMENTE MAIOR QUE ESSES TAIS SENHORES MORO E SEUS FIDELÍSSIMOS VESTAIS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS!”
“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”
“A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”
“FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”
“HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” Juízo gente e jáááááááááááááá…!!!