Os indiferentes minguam e rejeição a Bolsonaro dispara

A pesquisa do El País, com dados do Atlas Político, não surpeeende ninguém ao apontar um índice expressivo de crescimento na rejeição de Jair Bolsonaro.

Nem tanto pelo número total – 36,2% de clasificação como ruim ou péssimo – mas pela velocidade com que vem se erodindo a popularidade alguém que foi eleito, faz pouco tempo, por 57% dos eleitores.

Os 28,6% de bom e ótimo que o ex-capitão alcança são, em linguagem direta e dura, apenas  a metade dos que o sufragaram.

É verdade que os remanescentes, pela radicalização à qual o presidente carrega o processo político, ainda é grande.

Não há razão objetiva para que 28% das pessoas achem ótimo ou bom um governo que nada de positivo para o Brasil ou para suas vidas trouxe.

Mas é ainda o núcleo duro do ódio que sobrevive.

O mal que a histeria trouxe ao Brasil é tão grande que é maior que a desgraça que Jair Bolsonaro dos trouxe e, ao que tudo indica, sobreviverá a ele.

O breve, porque nenhum governante, nestes tempos, consegue sobreviver com sua base de aprovação se dissolvendo nesta velocidade.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • São ainda muitos fascistas apoiando esse psicopata,a tropa de jegues já acordou da alfafa estragada que lhes serviram no cocho.

  • Pergunta que não se cala: se os filhos de Bolsonaro que estão no Congresso apóiam manifestações que exigem o fechamento da instituição republicana por que não renunciam já aos respectivos mandatos? Aliás, por que os demais deputados do PSL que estão na mesma trilha não renunciam também? Se o Congresso não serve para eles o que estão fazendo lá?

  • Brito, acho que tem muita gente querendo dar o Bolsonaro por morto antes da hora.
    Você tem toda a razão que nessa toada ele não se sustenta. Mas quem garante que continuará nesta toada? Infelizmente o que aflige nós que acompanhamos a política, que é a incapacidade de Bolsonaro, não chega no povo nem mesmo em grande parte da classe média. Ninguém sabe quem é Olavo de Carvalho, vilas boas, Vitor Hugo etc.
    A única coisa que conta é grana no bolso e escândalos. Esses 37% já são os que nao gostavam do Bolsonaro pra começo de conversa. Quem era neutro ou votou nele está esperando pra ver o que vai acontecer. Após 4 meses a opinião ainda é muito volúvel. Se em 2020 a economia vira ele sobe facilmente. Se seguir até o nfim do ano em pib negativo ele cai. O que pode matar ele a curto prazo é se pegarem ele com a boca na botija do Queiroz. O Flávio já foi mas ele ainda pode se salvar. O olhar deveria se concentrar nisso aí. Olho nessa força tarefa nova aí .

    • Com o Guedes e sua política neoliberal não existe hipótese de a economia reagir.
      O caminho é o da tragédia econômica e social.

  • Pois a mim o que me causou admiração foi o índice de aprovação do acéfalo. Há 28% de brasileiros fascistas que apoiam o canalha.

  • Bolsonaro não foi eleito com 57% dos eleitores, mas sim dos votos úteis. Na verdade sequer passou de um terço dos eleitores. Essa é uma mistificação propalada pelos analistas da midia. A inferência feita não está correta, apesar de não diminuir a velocidade da queda em um periodo de boa vontade para os governantes eleitos.

  • Arruma isso aí, Brito. O Bolsonazi teve 55% dos votos e não 57%

  • O pior é que são fascistas armados! Quando se vê o Clube Militar convidando estes beócios para a manifestação do dia 26, o que me pergunto é: para que servem as Forças Armadas do Brasil? Quando se vê a justiça agindo contra o povo a pergunta é a mesma. E o que falar das polícias, militar e federal?

  • "É verdade que os remanescentes, pela radicalização à qual o presidente carrega o processo político, ainda é grande.
    Não há razão objetiva para que 28% das pessoas achem ótimo ou bom um governo que nada de positivo para o Brasil ou para suas vidas trouxe.
    Mas é ainda o núcleo duro do ódio que sobrevive.
    O mal que a histeria trouxe ao Brasil é tão grande que é maior que a desgraça que Jair Bolsonaro nos trouxe e, ao que tudo indica, sobreviverá a ele."
    Ótimo, principalmente a parte acima.
    A mídia e o judiciário partidarizado conseguiram destruir o Brasil, inclusive a relação entre as pessoas.
    Há ódio dos dois lados e isto pode acabar em tragédia porque os do lado dos bozos são os armados.

Related Post