Os juízes levaram o Brasil ao paradoxo fascista

Na Folha, Bruno Bohossian diz que  a “ansiedade contamina promotores e juízes sob holofote da eleição” e diz que eles “apressam o passo contra Bolsonaro, Haddad e Alckmin”.

Embora ele próprio duvide que seja mera afoiteza – “É difícil acreditar que promotores e juízes não mantivessem um calendário em seus gabinetes com um grande X no dia 7 de outubro” –  a sua análise está, infelizmente, errada.

Primeiro, porque deixa te tocar no ponto maior da judicialização do processo político-eleitoral: a exclusão de Lula, pedra de toque de todo o impasse que vivemos. O que o comprova? Simples: ponha-se Lula no processo eleitoral e a eleição estará resolvida, como comprovam todas as pesquisas do período pré-censura.

Segundo, e mais importante, é que já não se pode ver o embrulho em que meteram o país como uma ação impensada de uma dúzia de promotores, juízes e até ministros das cortes superiores, como se fossem “bolsominions” togados, fundamentalistas megalômanos.

Não, o que temos é o resultado de uma ação corporativa, à qual toda a resistência que poderia existir em seu próprio meio foi aniquilada pela mídia, que acovardou e fez se recolher todo aquele que, dentro do Judiciário, pensou em opor resistência ao avanço fascista.

Avanço fascista, sim, porque é desprezível o fato de pingar, aqui e ali, algum caso contra Jair Bolsonaro e todos ele reforçando o que há de pior em seu perfil: o racismo, a misoginia e a apologia da violência (seria de rir, não fosse trágico, a Sra. Rachel Dodge perguntar “o que ele quer dizer” quando gesticula uma pseudo-metralhadora para dizer que vai “fuzilar os petralhas”).

O Ministério Público, o Judiciário, os ministros do TSE, do STJ e do STF já há muito ultrapassaram, em relação à implantação de um regime fascista no Brasil da figura do dolo eventual – quando se assume o risco de provocar a lesão à democracia

Havia a advertência italiana, onde a “Mãos Limpas” levou as mãos porcas de Sílvio Berlusconi ao poder.

Aqui a coisa foi além, e hoje já pouco se pode duvidar de que seja o caso de dolo direto e produzir a instalação de um energúmeno no Palácio do Planalto, como forma de ampliar e legitimar seu próprio poder.

Nos jornais do mundo, hoje, há o escândalo da misteriosa carta  escrita por um homem do primeiro escalão do Governo Trump ao The New York Times – que não a publicaria sem saber sua identidade – dizendo que há um grupo palaciano agindo para mitigar a insensatez e os arroubos de Donald Trump “por dentro”.

Nela, há um trecho que deveria fazer esta gente pensar, se ainda pudesse pensar em lugar de apenas ambicionar.

Diz o autor da carta:

A maior preocupação não é o que o Sr. Trump fez à presidência, mas sim o que nós, como nação, permitimos que ele fizesse a nós. Nós afundamos com ele e permitimos que nosso discurso fosse despojado de civilidade.

Pois os senhores juízes e promotores, os senhores e senhoras da PGR, do TSE, do STJ e do STF estão – e nem mais se pode negar que seja conscientemente – despojando a vida brasileira da civilidade.

Há um monstro à porta e só o que sabem fazer é manietar e amordaçar o único que pode detê-lo.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • O grande problema do ex-poder judiciário independente e respeitado que um dia houve no Brasil, é pensar (e eles acham que pensam) que a ameaça do NAZI-FASCISMO não os pegará, no futuro, caso tenhamos, infelizmente, que aguentar um des-governo do Boçal Nato. Da mesma forma que Temer agora tripudia sobre Alckmin, Boçal Nato irá tripudiar sobre o "ex-poder judiciário". Todo LOUCO, e temos exemplos vários na História, faz o que quer, quando quer e do jeito que quer, até ser derrubado. É esse o nosso triste futuro?

    • Se o maluco apontar tanques de guerra para o "Çupremo", vou ficar em casa, não vou correr para salvá-los.

  • 'Há um monstro na porta, e tudo que nossas autoridades (com o apoio da elite e de parte da classe média) fazem, é prender, calar e torturar o único que pode detê-lo'.Da minha parte, apenas perguntas - quanto pior, melhor? o Brasil, com essa elite e classe média, não merece esse monstro? acabaremos em uma revolução de verdade, desorganizada e violenta, que cortará cabeças da nobreza e fuzilará autoridades? Quanto pior...

    • Creio mais em um caos que uma revolução.

      E isso tem tudo a ver com a guerra híbrida de que o Brasil é vítima - e essa tal guerra não foi concebida apenas aqui dentro. Daqui a pouco Moro - o Joaquim Silvério do séc. XXI - estará sossegado cursando em alguma instituição nos EUA.

      • Já estou quase concluindo que o fascismo é inevitável para o Brasil, país cujas riquezas naturais e patrimônio construído pelo povo são ambicionados pela selvageria do capitalismo mundial. Sem uma população minimamente educada, sem consciência política ou social e com uma classe média fascista em sua essência porque
        é autoritária, gananciosa, ignorante e arrogante, mais cedo ou mais tarde teremos que passar por um governo estúpido como o do energúmeno. Não há forças populares capazes de enfrentar o caos social que se avizinha.

        • O problema maior é que em toda parte o fascismo é extremamente nacionalista. Na Itália, na Alemanha, na Espanha e no Japão foi assim. Aqui, os fascistas são entreguistas, torcem o nariz para o povo brasileiro e adoram os Estados Unidos acima de tudo. São capazes de denunciar a si mesmos se souberem que assim ajudam a CIA.

        • Acrescento que também temos uma mídia alienante e diversionista, mais "preocupada" em informar do implante de silicone da última namorada do Neymar.

          Os grandes debates nacionais não existem para o "Ministério da Verdade" do livro 1984, que atendem pela alcunha de Globo, SBT, Band, etc.

  • O cara que mandou a carta sobre o trump, na verdade, alertou o trump de que há conspiradores agindo dentro do estado contra ele. Como trump não é Dilma e, supõe-se, seu secretário da justiça não seja um banana como era o ministro da justiça de Dilma, cabeças rolarão na casa branca. Eles não gostam do trump porque o trump não usa máscaras e revelou ao mundo a verdadeira face dos EUA.

    • Por falar em veneno na madrugada, será verdade o que estão dizendo, que mandaram uma foto do Teori para o Fachin?

      • Provavelmente tirada diretamente do inferno, onde ele arde nos lugares mais quentes, reservados as pessoas que se omitem e tramam contra a dignidade do outro.

    • Os conspiradores do Deep State tramam um Golpe contra Trump porque ele é o primeiro presidente em anos que cresceu fora do establishment.

  • O "çupremo" ligou o foda-se há muito tempo e seguirá adiante em sua sanha ditatorial em conluio com a mídia golpista.

  • Fernando, sei que isto não corresponde ao post, mas olhe? Veja a pesquisa do Ibope por escolaridade e renda.
    Depois da divulgação malandra de que Haddad não decolava, veio, num dia depois, mais outra divulgação da pesquisa.
    Vejam, existe uma desproporcionalidade muito grande no voto do Haddad. Ele dobra nos eleitores de alta renda e com curso superior.
    Todo mundo sabe que o eleitorado petista, e lulista, inclui altas camadas de setores populares.
    Pela minha leitura, aconteceu o óbvio, a transferência já está se produzindo, primeiro naqueles setores de cultura letrada mais desenvolvida e, aos pouco, vai acontecer o efeito derrame no restante da sociedade.
    Por se isto fora pouco, embora não tenha o gráfico, a intencionalidade de transferência aumentou 9% numa semana.
    Acredito que em quinze dias o Haddad já tenha empatado com o Bolsonaro... E final feliz.

    • Perfeito, sempre cito essa fala do ex-Cabo (A. Hitler) à revista Time-Life 1938 (escolhido o homem do ano),como o emblemático caracterizar do nosso momento histórico !!

  • Desculpe discordar, Fernando. Há uma grande diferença entre um presidente que foi execrado pela mídia americana como candidato (não se esqueça que todos os órgãos de comunicação americanos, com exceção da Fox, apoiaram Hilary) e continua sendo como presidente, e os queridinhos da mídia brasileira. Hilary representava lá o que Aécio, Alckmin representam aqui. Sem falar que o processo de lá não admite alternativa fora do jogo de cartas marcadas republicanosXdemocratas. Não se esqueça também que foi Obama que inaugurou os bombardeamentos via "drones" e a espionagem sobre os países aliados (vide Edward Snowden).

  • QUEM ou O QUÊ está por trás desse MEDO/LOUCURA, que se instalou no "puder" judiciário ( SEM VOTO ) para que eles arrombassem dessa maneira a Constituição, atropelando tudo atabalhoadamente....se expondo a ridículos, matando as suas biografias como se não houvesse amanhã ????

Related Post