A Folha quer ser a “Lata Velha” do jornalismo?

Longe de mim querer dar lições a quem quer que seja, mas fiquei estarrecido ao ler a “reportagem” da Folha dizendo que um “caldeirão de movimentos pró-renovação política quer propor um debate com o apresentador Luciano Huck nos próximos dias“.

Ninguém assume o tal convite, é impressionante: nem sequer o nome de alguém que assuma o tal convite que, diz o texto,  que “circulava nesta quarta-feira (14) entre membros desses grupos da sociedade civil”. Aliás, convite sem data, sem hora e, mais importante, sem sequer ter sido levado ao “convidado”.

O encontro é para quê? Dar apoio a Huck? Não. Levar-lhe propostas? Não. Sugerir que ele se posicione sobre algum tema de governo? Também não. Vão tratar da “renovação” na política: “Vamos renovar? Vamoque vamo, né?” Pra quê? Ué, pra renovar, cara, não fica bonito?

O factóide é dolorosamente evidente para que um jornal possa embarcar nele: alguém, sem nome ou sobrenome, quer conversar com Huck não passa nem em jornal de bairro, por favor. O “apresentador diz que iria” é destas pérolas de coleção.

Enquanto isso, os R$ 20 milhões da Lei Rouanet, com nome, sobrenome e documentos oficiais, claro, não vêm ao caso. Não há irregularidade formal? Desculpe, mas também não havia no patrimônio da família Bolsonaro e o jornal o escancarou, pelo evidente motivo de que é notícia. O jatinho comprado com crédito do BNDES também cruzou as páginas da Folha em velocidade supersônica e cobriu, com sua esteira, o avião ainda maior de João Dória, comprado da mesma forma – e com “apenas” R$ 44 milhões! –  que nem notinha virou.

Estranho que uma reunião não se sabe onde nem com quem ou quando seja usada para manter o noticiário positivo sobre Huck. É a não-notícia sobre coisa alguma.

Cartas para a redação. Ou para a ombudsman.

 

;

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • tic tac tic tac
    devem estar pensando uma forma de resgatar o voto de cabresto
    tic tac tic tac
    o sonho de nossas carcomidas oligarquias: voltar a República Velha
    tic tac tic tac
    o desespero vai tomando corpo
    tic tac tic tac
    sem um candidato, sem a Rede Globo que já não consegue mais eleger ninguém
    tic tac tic tac
    podem ir preparando o próximo golpe porque no voto democrático esquece, vão levar outra bucha
    tic tac tic tac

  • Quais são as cinco pessoas mais influentes do golpe? Não se sabe. Também não sabe quem são esses seus "grupos" ou "movimentos". Querem certamente saber se o valoroso presidente Huck garantirá prisão eterna ao Luis Inácio.

  • O HUCK É O SONHO DO PSDB E NÃO DO POVO, ELE VAI CONTINUAR COM ESSA CHACRINHA E ACABAR PERDENDO FÃS... EXATAMENTE FÃS PORQUE AINDA TEM QUEM GOSTA DESSA PORCARIA DE HUCK E SEU PROGRAMA. TEM GENTE QUE JÁ ESTÁ PREFERINDO ASSISTIR O GUGU

  • A reunião será com os Marinho, o FHC e o Joelmir Tavares. Eles representam o mau jornalismo, a demência e a mentira, respectivamente.

  • A Folha já é a lata velha de um jornalismo que ficou velho há muito tempo. O tal "jornalismo motivacional", também conhecido há séculos como imprensa marrom. Aquela que tece louvores aos amigos da casa e desanca os adversários políticos do patrão com exageros, mentiras, fontes inexistentes e pautas furadas. Nenhuma novidade.

  • Doria um aviãozinho
    Huck um aviãozinho e lei Cultura
    Se Lula colocar um poste contra estes putos
    Vence fácil
    Pelo menos o poste tem vária funções
    Agora está dupla nem pra esterco

  • É muita fumaça pra pouco fogo! Só o medo do Houk pra causar tanta preocupação!

  • Caro Fernando. Resolvi colaborar mensalmente com o seu Blog.
    Depositei (transferência entre contas) no dia 07.02.18 às 07:58:22, protocolo 0048, Agência 0730-7, Banco do Brasil, Brumado - Bahia., a quantia de 50,00 (Cinquenta reais). Grande abraço. Até a vitória.

  • O ABISMO ENTRE O DISCURSO E A "MOR[O]ALIDADE: da "elite" ao supremo (cada vez mais minúsculos)
    Caro Fernando,
    Garimpando ontem na TV(tudo menos tv aberta nacional)veja a pérola que encontrei: no título dublado, Hora de mudança, no italiano original, L'ora legale, que já achei na internet:(http://www.repubblica.it/spettacoli/cinema/2017/01/13/news/_l_ora_legale_-155958241/?refresh_ce).
    A tragédia da "elite" brasileira retratada numa comédia que nos retrata o momento brasileiro perfeitamente. Não deixe de ver.
    Se gostar, mande de presente para uns tantos por aí.
    Abraços
    P.S. Não assisti ainda, mas a Tuiuti salvou meu Carnaval Acorda, meu povo!!!!

Related Post