Aos 60 anos, posso dizer que o que mais me ajudou a compreender o mundo foram as pichações que os irmãos Francisco dos Santos, comandados por Luiz Carlos, o mais velho, fizeram, nos anos 70, nos muros construídos para separar os prédios de um pequeno conjunto do IAPI, entre as ruas Cabuçu e Mar de Espanha, no Lins de Vasconcelos: “nós não somos vacas”, “pra quê o muro, ficaram ricos?”.
Olhando a foto de hoje, na capa de O Globo, onde militares norte-americanos estendem rolos e mais rolos de arame farpado contra a “manada” de latinos que vêm subindo para sua fronteira desde a miserável Honduras, não tenho nada a acrescentar ao que diziam os guris, meus vizinhos de então.
Não conseguem entender o óbvio, que a exclusão crescente, evidente, aumenta o número dos que estão fora e reduz o dos que estão dentro e, portanto, os torna mais passíveis da “invasão” que tanto temem.
Está na cara deles que o Rio das Pedras cresce mais que os condomínios da Barra da Tijuca, que Paraisópolis amplia-se mais velozmente que o Morumbi, e tal como hondurenhos, salvadorenhos e mexicanos, há um limite para contê-los com muros e farpas de metal.
Mas os homens do dinheiro tocam a flauta de um passado que já não pode existir para encantar a classe média, prometendo segurança com grades, com polícia e com balas para deter as multidões que não param de crescer.
Ficaram tão ricos, consideram a si mesmos como algo tão raro, valioso e superior que pensam em si como em algo a ser guardado em um cofre.
Eles não querem mais construir um mundo de paz para seus filhos, apenas uma jaula segura para protegê-los.
View Comments (32)
Pois senhor Brito,sempre começo com o infalível "POIS",de quem tem muito a dizer,mas as limitações intelectuais,impedem essa pretensão,desde que se olhe o UMBIGO DE 70 E PICOS,mas está implícito no testo,o MAL QUE FAZ AO MUNDO ATUAL,o que outrora se denominava,"PEQUENA BURGUESIA,que se encolheu nos nossos dias,e passaram a ser somente,NANICOS.São eles ,os responsáveis,por tudo que estamos a assistir.
Que santa aliança ein !!! Uma cleptocracia que precisa se escorar na escória política e num par de alpinistas sociais (parvenus) para manter seu exclusivo de domínio e predação; logo abaixo todos nós, mais ou menos conscientes dessa realidade, buscando sobreviver e escapar do azar e da triste sina de não conseguir nis livrar desse destino.
Obrigado e parabéns Fernando por não desistir nunca e manter a dignidade e o juízo sempre.
me lembro agora de memória de Lima Barreto no Triste fim de Policarpo Quaresma...naquelas montanhas passeavam os índios....e também da mediocridade do político em Numa e Ninfa !!
que falta nos faz Lima, por que não aparecem novos Limas? Viva Lima, reviva Lima.
Nossa classe mérdia já está difundindo nas redes, uma campanha para que se doe um kg de alimento não perecível, no dia da posse do Monstro. É para isso que eles lutaram pela destruição do Bolsa Família, para poderem distribuir de novo seus quilinhos de alimentos e sentirem-se santificados. Já estou respondendo a esses hipócritas da forma que merecem.
Essa gente adora lavar sua consciência suja com a "atos beneméritos pra ajudar pobre". É isso o que almejam: ter para sempre uma sociedade em que a classe alta continue privilegiada e o resto da população dependa de suas esmolas, feliz por lamber os sapatos da Casa Grande.
O ponto é sempre o mesmo: o pobre, como objeto de sua (deles) caridade, o negro do passado e o índio do José de Alencar são maravilhosos. Quando porém os pobres, negros e índios de hoje se organizam e lutam por seus direitos, viram bandidos e vagabundos. Quer fazer uma experiência interessante? Pergunte a alguém conhecido o que acha de Canudos. Vc só ouvirá elogios. Logo a seguir, pergunte sobre o MST. Ambos, cada um a seu tempo e a seu modo, tem um inimigo comum, o latifúndio
Minha esperança é que alguns, lá no Nordeste, abram os olhos dos nordestinos e, ao chegarem esses "alimentos", façam um monturo e metam fogo. Depois coloquem no Youtube, com o dedo do meio em riste pros vagabundos!
Vou ajudar, Antonio. Envie aos "fariseus" esta frase: https://uploads.disquscdn.com/images/4533cd05fcd08a11557eff2266dd1f4d3057eee6e771951863d36d750618656d.jpg
Genial.
Na mosca.
E o pior é que tem ou teve ( a imensa maioria ) dos Kochinhas/bolsonaricos que diziam, e ainda acreditam, que foi o PT e a esquerda que "inventou", e espalhou o "NÓS contra ELES..." Quanta inocência !!!!
Fernando Brito, como diziam por aí, você é o cara! Texto pequeno, objetivo profundo e verdadeiro. É nisso que nos transformamos.
Brilhante reflexão
O pior, Fernando, é que é necessária apenas uma inteligência mediana para se ter consciência de que temos que viver harmoniosamente em sociedade. Somos uma nação doente e isso me deixa triste e preocupado.
Espero que esteja totalmente recuperado.
Complementando um comentário, caso eu o tenha feito neste post: Outra providência importante seriam todos os cartórios eleitorais varrerem as mídias - cartões de votacao - com um antivírus antes da transmissão dos votos.