Os muros da Cabuçu

Aos 60 anos, posso dizer que o que mais me ajudou a compreender o mundo foram as pichações que os irmãos Francisco dos Santos, comandados por Luiz Carlos, o mais velho, fizeram, nos anos 70, nos muros construídos para separar os prédios de um pequeno conjunto do IAPI, entre as ruas Cabuçu e Mar de Espanha, no Lins de Vasconcelos: “nós não somos vacas”, “pra quê o muro, ficaram ricos?”.

Olhando a foto de hoje, na capa de O Globo, onde militares norte-americanos estendem rolos e mais rolos de arame farpado contra a “manada” de latinos que vêm subindo para sua fronteira desde a miserável Honduras, não tenho nada a acrescentar ao que diziam os guris, meus vizinhos de então.

Não conseguem entender o óbvio, que a exclusão crescente, evidente, aumenta o número dos que estão fora e reduz o dos que estão dentro e, portanto, os torna mais passíveis da “invasão” que tanto temem.

Está na cara deles que o Rio das Pedras cresce mais que os condomínios da Barra da Tijuca, que Paraisópolis amplia-se mais velozmente que o Morumbi, e tal como hondurenhos, salvadorenhos e mexicanos, há um limite para contê-los com muros e farpas de metal.

Mas os homens do dinheiro tocam a flauta de um passado que já não pode existir para encantar a classe média, prometendo segurança com grades, com polícia e com balas para deter as multidões que não param de crescer.

Ficaram tão ricos, consideram a si mesmos como algo tão raro, valioso e superior  que pensam em si  como em algo a ser guardado em um cofre.

Eles não querem mais construir um mundo de paz para seus filhos, apenas uma jaula segura para protegê-los.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Pois senhor Brito,sempre começo com o infalível "POIS",de quem tem muito a dizer,mas as limitações intelectuais,impedem essa pretensão,desde que se olhe o UMBIGO DE 70 E PICOS,mas está implícito no testo,o MAL QUE FAZ AO MUNDO ATUAL,o que outrora se denominava,"PEQUENA BURGUESIA,que se encolheu nos nossos dias,e passaram a ser somente,NANICOS.São eles ,os responsáveis,por tudo que estamos a assistir.

  • Que santa aliança ein !!! Uma cleptocracia que precisa se escorar na escória política e num par de alpinistas sociais (parvenus) para manter seu exclusivo de domínio e predação; logo abaixo todos nós, mais ou menos conscientes dessa realidade, buscando sobreviver e escapar do azar e da triste sina de não conseguir nis livrar desse destino.
    Obrigado e parabéns Fernando por não desistir nunca e manter a dignidade e o juízo sempre.

    • me lembro agora de memória de Lima Barreto no Triste fim de Policarpo Quaresma...naquelas montanhas passeavam os índios....e também da mediocridade do político em Numa e Ninfa !!

      • que falta nos faz Lima, por que não aparecem novos Limas? Viva Lima, reviva Lima.

  • Nossa classe mérdia já está difundindo nas redes, uma campanha para que se doe um kg de alimento não perecível, no dia da posse do Monstro. É para isso que eles lutaram pela destruição do Bolsa Família, para poderem distribuir de novo seus quilinhos de alimentos e sentirem-se santificados. Já estou respondendo a esses hipócritas da forma que merecem.

    • Essa gente adora lavar sua consciência suja com a "atos beneméritos pra ajudar pobre". É isso o que almejam: ter para sempre uma sociedade em que a classe alta continue privilegiada e o resto da população dependa de suas esmolas, feliz por lamber os sapatos da Casa Grande.

    • O ponto é sempre o mesmo: o pobre, como objeto de sua (deles) caridade, o negro do passado e o índio do José de Alencar são maravilhosos. Quando porém os pobres, negros e índios de hoje se organizam e lutam por seus direitos, viram bandidos e vagabundos. Quer fazer uma experiência interessante? Pergunte a alguém conhecido o que acha de Canudos. Vc só ouvirá elogios. Logo a seguir, pergunte sobre o MST. Ambos, cada um a seu tempo e a seu modo, tem um inimigo comum, o latifúndio

    • Minha esperança é que alguns, lá no Nordeste, abram os olhos dos nordestinos e, ao chegarem esses "alimentos", façam um monturo e metam fogo. Depois coloquem no Youtube, com o dedo do meio em riste pros vagabundos!

  • E o pior é que tem ou teve ( a imensa maioria ) dos Kochinhas/bolsonaricos que diziam, e ainda acreditam, que foi o PT e a esquerda que "inventou", e espalhou o "NÓS contra ELES..." Quanta inocência !!!!

  • Fernando Brito, como diziam por aí, você é o cara! Texto pequeno, objetivo profundo e verdadeiro. É nisso que nos transformamos.

  • O pior, Fernando, é que é necessária apenas uma inteligência mediana para se ter consciência de que temos que viver harmoniosamente em sociedade. Somos uma nação doente e isso me deixa triste e preocupado.
    Espero que esteja totalmente recuperado.

  • Complementando um comentário, caso eu o tenha feito neste post: Outra providência importante seriam todos os cartórios eleitorais varrerem as mídias - cartões de votacao - com um antivírus antes da transmissão dos votos.

Related Post