Os onipotentes

O TRF-4 recusou, por unanimidade, a arguição de suspeição sobre os desembargadores João Gebran e Carlos Thompson Flores.

Nenhuma novidade, juiz só é suspeito quando ele próprio diz que é. É dispositivo confessional, não jurídico.

Neste caso, porém, os personagens ganham importância.

O primeiro, amigo de carteirinha de Sérgio Moro.

O segundo, quando presidente do Tribunal, sem ter jurisdição sobre o caso e sem ler a sentença, declarando que a o trabalho de Moro era “tecnicamente perfeito”.

Que mal faria, se assim é, que outro colega de tribunal, aleatoriamente, os substituísse no julgamento, agora que existe – sem discutir se é correto ou incorreto – um questionamento público da isenção do Juízo?

A resposta é simples: a cabeça de Lula é um prêmio, um bilhete de loteria que lhes caiu às mãos.

Condená-lo, seja lá como for, é “prova de saber jurídico”. E perspectivas de futuro funcional.

Além de que, psicologicamente, uma liberação completa do Id, dos instintos inatos, vontades e pulsões primitivas.

Não funciona o racional, o Superego, o entendimento de que as atitudes devem ser moralmente aceitas, que precisam do reconhecimento diante de regras sociais que, afinal, são o fundamento da lei.

A Justiça está perdida se ficar na mão das estruturas judiciárias.

Elas foram empoderadas a tal ponto que perderam todos os freios, até os da prudência.

E a prudência é o fator essencial da autocontenção, que é o traço essencial de qualquer poder absoluto, como é o do Judiciário.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Triunvirado da safadeza, cada um mais cínico que o outro. Ou seria patético triunvirato cretino?

  • Essa escória é o que há de pior em termos de humanidade. É gente como essa gente que mata milhares mundo afora, como vemos todos os dias. Arrogantes, impiedosos, insensíveis a qualquer valor elevado, vão prosseguir em sua sanha. Mas tudo tem um fim e o deles virá.

  • Prisão perpétua para o maior líder político vivo no planeta terra hoje, o gigante Lula !

  • Seus advogados e o próprio Lula devem recusar-se a reconhecer o tribunal e mostrar que não há possibilidade de vencer um tribunal que ja tomou a decisão muito antes de analisar as provas e argumentos. A luta não e judicial e isso deve ficar bem claro.

  • Lula deve abandonar sua defesa que, já está mais que evidente, é impossível. Deixe de lado qualquer esperança de sair andando e falando da cadeia. Declare-se preso político.

  • Este rapaz, o tal de Flores, tem uma expressão facial imitativa do John Wayne, de quem já foi dito que parecia sofrer permanentemente de uma bruta dor de barriga. Ele teria afirmado ser impecável a sentença que nem chegou a ler.

  • Palocci é a Geni que não poderá salvar os malvados. Apelarem para o Palocci pela milésima vez, agora para tentar fazer diversionismo contra a Vazajato, significa que estão no último grau do desespero.

  • Como vão abrir mão do lucro, pois agora ficou escancarado que além de política a condenação e prisão do Lula se tornou um negócio muito lucrativo. Ao que parece destruir a Petrobrás e a construção nacional também foi muito lucrativo para a casta jurídica nacional, pelo menos até agora.

Related Post