Um destes trolls que alugam o tempo e a paciência da gente lotando a caixa de comentários para exercerem a sua frustração enchendo o saco alheio diz que “quanto mais vocês “come quieto” da lei Rouanet e outros benefícios concedidos pelos petralhas baterem no mito, mais ele irá crescer até desbancar essa quadrilha”.
Claro que só dou-me ao trabalho de registrar porque ontem, ao votar, três moças negras, de aparência humilde, conversavam na fila sobre a “mesada” que os artistas da Globo estariam recebendo da Globo pela lei, dada pelo governo do PT.
Com algum cuidado para não ser tomado como “assédio” um “coroa” meter o bico na conversa das três jovens, expliquei o que era a lei, que o dinheiro não era dado pelo Governo senão na forma de abatimento fiscal, com projetos, espetáculos ou exibições, etc, etc…
Falei que a lei é de 1991, 12 anos antes da chegada do PT ao governo e, em linhas gerais, como funciona.
Vi, na prática, o que pode a desinformação criminosa levada a cabo pelos grupos de whatsapp e de Facebook pelo bolsonarismo.
É uma coisa de gangue e, pior, uma coisa de gente que usa o pior dos métodos de propaganda: a mentira.
Normalmente não dou importância às bobagens que se espalham por redes sociais, mas isso se tornou, talvez, a maior arma da campanha bolsonarista.
Trabalhar a ignorância, o preconceito, os receios e o sentimento de injustiça que habita o nosso povão para arranjar “culpados” pelo seu empobrecimento que não os que, neste momento exato, se entopem de dinheiro na Bolsa de Valores, felizes com a vitória parcial do candidato de direita.
Neste segundo turno, quando a candidatura da resistência antifascista vai, com certeza, receber o apoio de boa parte dos artista e produtores culturais brasileiros, é importante que cada um ajude a lavar essa mentira.
Espalhe a verdade para seus amigos e contatos, porque essa história, que começou brandida pelos fascistinhas do MBL, ganhou corpo.
View Comments (39)
O TSE se fazendo de morto pra comer o reto do coveiro...
Hj mesmo pelo zap recebi outro fake news.
Os caras não divulgam o plano de governo do candidato deles, divulgam fakes do governo alheio.
Só otário abraça isso.
_("/)_/ porra!!!
Disse tudo. As fakenews são para desviar o foco de quem tem um único programa: destruir o país e entregá-lo aos gringos.
Como a mentira e a manipulação sempre existiram acredito q o problema são as próprias redes sociais como veículos moldados para a mentira. O mundo virtual criou pessoas tbm virtuais q estabelecem relações virtuais. A velha história da familia nutela com imagens para inglês ver. Um país de novelas rasas, datenas, edir macedo, whats, face, insta, twitter, etc. Nesse mar de horror ainda assim Haddad teve 29% em uma campanha de 22 dias. CABEÇA erguida para Lula, Haddad e o PT. Lutaremos até o final e depois continuaremos a batalha confiantes. Como Brito disse, q cada um preencha com firmeza seu espaço nessa terra e não se deixe engolir pelo vácuo da omissão ou da covardia.
Ganhou muito corpo, Brito. Pois somos, nós seres humanos, alvo fácil. Daí que não podemos subestimar essas mentiras fraudulentas da equipe do Bolsonaro.
Esse vídeo do Steve Cutts ilustra bem nossa ignorância:
https://youtu.be/Qx8JIoNOz0Y
Gurgel, incrivel esse vídeo. Não sei como as pessoas conseguem tempo para isso tudo. Só o tempo de ler alguns poucos blogs e algumas lives sobre política consome um tempo enorme e tem atrapalhado meu trabalho nestes últimos meses. Decidi ñ ter face, insta, wats, e outros (desde sempre por pura alergia à manada) por achar desnecessário e por ñ gostar de relações virtuais. Ainda assim me critico por perder tempo surfando entre os canais a busca de informação. Tbm não tenho TV. Enfim, só pra dizer q desconheço o mundo das fakes e dos vídeos de gente de direita. Nunca clico em material estranho ou suspeito. Tenho na família e grupo de amigos pessoas como eu, q preferem um bom papo e tbm um livro. Muitas não conseguem ter tempo para nada desse mundo virtual, sequer assistem lives ou leem blogs. São pessoas muito bem informadas e comprometidas politicamente. O vídeo é o retrato do q vivemos hoje, mas nem TODOS, como é o caso do garoto, estão desconectados de si mesmos.
É isso, Atineli. Infelizmente quem está o tempo todo nas redes (com exceção de quem trabalha com isso) normalmente está tão inebriado por tantas informações rápidas que não se dá ao trabalho de checar se são verdadeiras. Consomem aquilo em que querem acreditar. No caso, no novo "Caçador de Marajás".
Exatamente! Quando recebo fake News, a primeira coisa que busco é um contra-ataque desmentindo e expondo a vigarice de quem a propaga.
O Haddad tem que criar urgentemente essa contra medida. Tem que falar pelo menos 30 minutos ao vivo nas mídias sociais, por dia. Tem que fornecer material pra divulgar no watsapp. Tem que criar canais no YouTube, Facebook, twitter, Instagram... com o nome HADDAD.
Quase não encontramos nada com o nome Haddad pra divulgação.
Empresas pagam um salário, um salário e meio pra um graduando em Ciência da Computação, Engenharia ou Análise de Sistemas, sendo que cobram uma fortuna dos clientes pelo mesmo trabalho. A precarização só aumentou com a reforma trabalhista, pois agora liberou contratar por demanda (intermitente) e por PJ. Por que não contratar esses garotos diretamente???
É de chorar....
Basta verificar o disse, não disse da "campanha"(????) do bolsemnexo, para rapidamente saber que TODA a SUA "campanha"(????) está descaradamente construída sobre FAKES, e MENTIRAS
( como toda campanha fascista- e quem vai querer admitir o seu próprio fascismo )
A arma mais poderosa contra as TREVAS continua sendo a LUZ....assim como contra a MENTIRA, somente a VERDADE é que poderá prevalecer .... Então, logo de começo nesse segundo turno precisamos relembrar as falas do sujeito, quantos projetos seus foram aprovados em 30 anos de parlamento, toda a sua arrogância, todo o seu preconceito, todo o seu raso modo de pensar(???)...será o contraponto com oque fez a esquerda com LULA e o PT, e o será com o HADDAD.... é 13 !!!!
#AgoraÉHaddad
O sr esta pelo menos 5 anos atrasado. Seu proprio blog era alvo de fake news que vc deixava passar por um republicanismo tolo. China e russia controlam a internet desde aquela epoca, com tentativa zero de golpe. Nao seguimos o exemplo, daí a derrocada.
Normalmente não comento as postagens de parentes e amigos que declaram voto no Coiso. Mas quando se trata de boato ou distorção da realidade, procuro esclarecer a verdade, quase sempre postando junto o link para matéria jornalística ou de site de checagem que desminta as fake news. Há que se ter cuidado para não criar animosidade, o que pode ter efeito contrário ao pretendido.
Infelizmente, a imensa maioria das pessoas não está nem aí pra veracidade das coisas. Por que outro motivo tanta gente acredita que o Lula sabia de tudo, que o filho dele é dono de metade das empresas do país, que tropas venezuelanas estão se infiltrando nas escolas, que as urnas autocompletavam o 13 do PT?
Detalhe para essa última mentira, têm mil vídeos, mas nunca identificam cidade, estado ou sessão eleitoral, nunca chamam o mesário, nada.
Exatamente.
Canalhas. Eles são apenas canalhas. Mentirosos e terroristas, iguais ao chefe deles.
Acho q a maioria dos artistas já apoiam o Fascista! O que revela a contradição do brasileiro; artistas apoiando um candidato que é contra a cultura!
Muita mentirada circula nas redes sociais, a arma que o leitor tem é a denúncia se funciona não sei dizer pelo menos no Facebook acho que funciona porém depende da quantidade de denúncias e os grupos que fiscalizam "fact checking" casos de agência pública, truco... e outros conseguem derrubar mas normalmente é um pouco tarde depois que o estrago é feito... O que deveria ser feito é uma implementação de filtro similar ao que acontece por exemplo no disqus. No mais é questão de bom senso e pesquisar diversas fontes para depois tirar conclusões se determinado assunto é verdade ou mentira
Infelizmente o Brasil não está mui5o longe de Miamar em termos de desinformação.Ainda hoje recebo correntes em redes sociais de pessoas que acreditam que estão ajudando criança doente a receber um teocado a cada conpartilhamento.O brasileiro ainda tem medo do comunista debaixo da cama.