Os “salva-Cunha” e os “mata-Cunha e salva-Temer”

desculpa

Desde que a “abdução” da deputada Tia Eron deixou claro que a operação Salva Cunha tinha chances de pleno êxito na missão de livrar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, há sinais de que se desfechou outra “operação”.

Em 48 horas, veio um “balaio” de fatos destinados a inundar a mídia com as vastas barbaridades do caso: o indiciamento de sua mulher, Cláudia Cruz, a repetição (ampliada) dos seus gastos milionários, o acordo de delação premiada de seu homem-forte” Fábio Cleto e, agora, a “liberação” para julgamento, sem data, da aceitação de nova denuncia ao STF, por corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, pelo recebimento de R$ 5,2 milhões por viabilizar a aquisição de um campo de petróleo em Benin, na África, pela Petrobras.

Cada um destes fatos tem sua base real, mas sua conjunção, neste momento, parece ter um sentido que vai além disso.

Tudo aponta para uma “operação-mata cunha“, para forçar uma “virada” na votação (adiada) do Conselho de Ética inviabilizando a “entrega” da absolvição exigida a Temer por  Eduardo Cunha sem que esse possa ter condições de colocar a faca no pescoço do ocupante do Palácio do Planalto.

Neste mundo daí, não se prega, como dizia minha avó, prego sem estopa.

Cunha sabe perfeitamente os interesses que “turbinam” sua execução, como sempre soube que a votação da admissibilidade do impeachment de Dilma retardou, mas não evitou, o seu afastamento do comando formal – no real, ainda esta – da Câmara.

Quem recomenda cuidado com o que pode acontecer com este plano não sou eu, é alguém que conhece bem esta turma, o Merval Pereira:

“Eduardo Cunha está se aproximando de um processo que parece irreversível, que forma um conjunto explosivo. Se ele sentir que vai ser preso, pode, se fizer delação premiada, colocar um ponto final no sistema político”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. “Se ele sentir que vai ser preso, pode, se fizer delação premiada, colocar um ponto final no sistema político”
    Eu pagaria pra ver isso acontecer. Fora de brincadeira, seria a única coisa boa que EC faria para o Brasil.

  2. Depois do afastamento da Dilma pelo senado, a turma de Curitiba deu uma desacelerada, pois já tinham conseguido executar uma parte do plano. Eles não iam prosseguir para pegar ninguém do “time”. A outra parte, pegar o Lula, poderia esperar, já que as eleições só serão(?) em 2018. Mas, a divulgação das conversas de Jucá, Renan e do Sarney, colocaram o STF e a força tarefa de Curitiba numa saia justa. Se não agirem contra os três, fica a impressão de que tudo era armação contra o PT(como de fato é). Quem “vazou” as conversas? Quem tem interesse maior na queda deles? Quem manda e desmanda na câmara? Eu acredito que ele estava pressentindo uma traição, por isso jogou mer.. no ventilador. Preciso dizer o nome da criatura?

  3. BRASILEIRO, SE VC ESTÁ CONTENTE COM QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS, FIQUE EM CASA ASSISTINDO A GLOBO E SEU CARTEL.COM GREVE OU SEM VAMOS PRAS RUAS.
    A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLITICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTOVALORIZAM SEM MERECIMENTOS, JUÍZES SABOTADORES DA DEMOCRACIA, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional https://www.youtube.com/watch?v=tB2sAZQu8v0. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  4. A pergunta que se faz é:
    Como vão calar Cunha? Merval está passando a seus pares o aviso de que é preciso muito cuidado para isolar Cunha e ao mesmo tempo salvar Temer de sua língua vingativa. É isto que Merval está a dizer claramente: Do jeito que vocês estão tocando as coisas, querendo incendiar Cunha sem tomar o menor cuidado, podem “pôr tudo a perder”, como diz vez em quando Merval, que há anos cuida do golpe com zelo paternal. Merval está a avisar que o Cunha precisa se sentir seguro, sem que pressinta a possibilidade de ser preso e jogado no inferno.
    Tudo isso aponta para a seguinte solução: Já que não podem esperar que Cunha morra de algum ataque súbito, então a saída para o golpe terá de ser a negociação. A saída estaria em dar a Cunha o prêmio da liberdade em troca de alguma delação fajuta, que não comprometa o Temer. O porém é que dificilmente o Cunha aceitará esta solução. Para ele, perder a possibilidade de atuar na política como protagonista central é quase a morte em vida. Quem conhece o Cunha, diria que ele exige nada menos que a absolvição em tudo de que seja acusado. Absolvição total ou nada feito.
    De qualquer modo, Cunha já não é mais uma única pessoa. Ele transformou-se numa instituição, depois que executou o golpe praticamente sozinho. Uma instituição que exige o que tem direito, ou seja, uma parte grande do enorme butim arrecadado pela vitória contra a democracia. Ele acha que tem direito a isso, e ninguém do seu lado poderá dizer que não tem.
    Merval não está pedindo a seus pares que deixem Cunha em paz, já que a paz está correndo sozinha para lugares desconhecidos, mas sim, que tratem Cunha como ele merece ser tratado, pela instituição em que se tornou.
    Talvez algum gênio da direita possa oferecer alguma outra solução para livrar Temer do peso insuportável que é para ele a presença de Cunha, sem que todo o edifício golpista venha abaixo. Talvez esta outra saída estivesse, dentro da negociação multilateral (entre os diversos agentes envolvidos) necessária, no afastamento de Cunha da cena político/policial por alguns meses, tempo para se colocar no esquecimento tudo que agora está ocorrendo, e tempo para Temer tomar algum fôlego em seu trono. Esta solução parece também inviável, não apenas porque geraria a pergunta “Onde está Cunha?” mas também porque os adiamentos já estão saturados e superados. Então, a única saída será mesmo dar a Cunha a liberdade plena, contanto que ele se afaste da política. E se afaste rico.

  5. Tomás,

    Boa análise.Cunha é uma bomba para muita gente. Um ladrão frio, paciente e inteligente. Não é um pacifico Delcídio.

    Os tribunais neste caso estarão com a batata mais quente de todos os tempos. Como desativar a bomba sem rasgar o que resta de imagem. Se resta.

  6. Quais ministros do STF devem favores ao Cunha ?

    Quais ministros do STf estavam raivosos com Dilma ?

    O país tem o direito de saber pois recebem do erário .

  7. Não tenho qualquer dúvida: Cunha, em cana, não terá outra alternativa a não ser “dedar” toda a quadrilha. Resultado final? O Brasil fecha pra balanço, pois PMDB, PP, PSDB, PT e a quadrilha dos empreiteiros estão no esquema.
    A pergunta que não quer calar: Dilma e Lula estão no imbróglio? Creio que não, pois se houvesse qualquer prova objetiva, por mínima que fosse, já teria sido vazada ao PiG, que não deixaria barato. O aceite por Cunha do impedimento contra Dilma, na Câmara, parece indicar fortemente que, de fato, a Presidenta está limpa em tudo isso.

  8. E se, somente se, o sistema político estiver propinadamente ligado ao sistema midiático? Vem ao caso?

  9. Segundo uma nota no facebook, quem está dando uma versão semelhante a do Merval é o ex-governador Garotinho. Parece que o clima vai esquentar no campo político. As ameaças de Cunha vão além do Congresso, diz ele que alguns ministros do STF lhe devem favores. Está no blog do Garotinho.

  10. O Brasil quer que o CUnha abra tudo. É necessário que todos saibam, pela boca dele, o que sabemos sem ele abrir a boca. Se for necessário jogar toda a classe política podre (os 15% bons não entrariam nesta história), seria um favor para a Nação. Que a podridão do judiciário também entrasse pelo cano. Que as podridões de outras instituições também fossem levantadas e eliminadas, isto seria um verdadeiro favor para o País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *