Os tarados “ensinadores”

O Sr. Jair Bolsonaro diz que “quem ensina sexo é papai e mamãe. Escola é lugar de se aprender matemática, física e química para que no futuro tenhamos um bom empregado, um bom patrão”.

Ainda que seja curiosa  esta definição de educação que reduz a sua finalidade a formar “bons empregados e bons patrões”, é aterrorizante o que se está lendo sobre a indicação do futuro Ministro da Educação.

Parece que, afinal, agora, a escola vai “ensinar sexo”.

Depois de ouvir a vida inteira sobre os problemas da educação, desde a infância, com pais professores de escolas públicas, acabo de descobrir que sexo é a “disciplina” escolar mais importante e problemática de nosso ensino.

Ficou evidente o mal-estar com o descarte de Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, depois que Viviane Senna ter se exposto publicamente como candidata a patrocinadora de uma solução para a o Ministério da Educação, pelo fato de não ter sido considerado “de direita o suficiente” pelo “bolsonarismo-raiz”

Tão grotesco quanto está sendo a “badalação pública” de que o escolhido para o cargo é um procurador  que integra a “Associação Nacional de Juristas Evangélicos” e que vende livros e cursos pela internet supostamente contra “abusos” doutrinários nas escolas.

Incrível, ainda mais, porque em tempos em que qualquer pré-adolescente tem, na internet, trilhões de imagens que fazem os quadrinhos de Carlos Zéfiro parecerem livrinhos inocentes.

O sujeito é defensor da lógica miúda de que quem educa é a família, a escola apenas faz o papel de ensinar, mecanicamente. Um bobagem mesquinha que, em primeiro lugar, ignora que a maioria dos pais e mães pobres brasileiros mal têm meios e convívio com os filhos – saem às seis da manhã para trabalhar e chegam às oito da noite, estourados, sem condição senão de comer e dormir – e eles próprios tiveram, em geral, péssima formação educacional.

Aliás, perguntem lá ao capitão Bolsonaro ou ao general Mourão se as escolas militares que frequentavam não educavam para valer, e na dureza…

Mesmo “de molho” como ando, não é possível assistir quieto a esta vergonha, que só pode ser produto de mentes taradas, imundas sob seus mantos de “portadores da moral”.

O país de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire não merece ter sua educação reduzida a isso.

Aliás, segundo a “teoria” do tal procurador, Guilherme Schelb, como “família educa e escola ensina”, não precisamos de educadores. Só de ensinadores.

Adestradores de pobres.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (51)

  • Primeiramente fico feliz pelo seu restabelecimento e poder contar com as suas análises críticas inteligentes.
    Lia Carlos Zéfiro ( escondido é claro) na puberdade e aprendi muita coisa. Fui daquelas que aprendi o que era menstruação e outras coisas lugado ao sexo na rua com as coleguinhas. Acredito que minha mãe tinha vergonha de me ensinar. Hoje penso que gostaria muito de aprender sobre a biologia do meu corpo e recebido uma educação sexual na escola. Duvido que estes cristãos fundamentalistas ensinem algo proveitoso, já que quase tudo é coisa do inferno.

    • A bem da verdade, Márcia, não sei se hoje está muito diferente. Tenho 73 anos e, adolescente ainda, jogaram-me na mão um livro de Fritz Kahn e foi tudo. Como morava no interior, nem tive o Zéfiro, que só vim a conhecer muito mais tarde quando o quente eram as revistinhas suecas. Aos treze anos, estudando em colégio de padres, achava-me um animal pela prática da masturbação, até que, numa série de palestras para adolescentes, descobri que eu era tão normal como qualquer rapaz de minha idade. Foi um peso que me tiraram das costas. Não, não estou culpando os padres que por sinal me proporcionaram uma sólida educação humanista. Eles viviam sua época, nada mais do que isto

  • O que esperar-se então,dos que lhe elegeram?São todos,uma CORJA DE ANALFABETOS,e que ,portadores de RAIVA SOCIAL,produzem esse tipo de monstro.Nos E.U.da América do Norte,não elegeram um BISÃO?Se o João Waine estivesse vivo,ainda que fosse UMA MÚMIA,já o teria abatido,com seu potente rifle,de matar índios e bisões.E na França,de tão decantadas glórias,ainda que a maioria,sofismas,não elegeram outro monstro?E na Itália,quem se elegeu?E na Argentina?De fato,não estamos sós.

    • Vejo que sua visão de mundo é acertada. Estou duplamente envergonhado, pois sou cidadão brasileiro mas também italiano. A direitização da Europa é realmente preocupante. Portugal, pequeno e com um pib de 300 bi de dólares está dando uma lição para o mundo, mostrando que a falácia do neoliberalismo é pura sacanagem contra o povo. Não sei, mas o discurso de ódio do imbecil Salvini na Itália talvez não dure tanto. Lá os governos caem rapidamente, mas o discurso do ódio é pesado, tanto lá quanto aqui. A conferir, mas com muita preocupação.

  • Segundo a "lógica " dessa gentinha miúda, não há mesmo sentido num Ministério da Educação, basta deixar que os pais eduquem do jeito que puderem e que o governo patrulhe os professores. Parece que o reitor Cancellier enxergou longe o futuro da educação no Brasil da besta Bozo.
    E antes que me esqueça, feliz retorno ao Brito!

  • Esses animais são os verdadeiros tarados, muitos deles pedófilos. Pais burro, sem cultura que elege um monstro. Isso vai terminar muito mal

    • Acho até que foram abusados sexualmente na infância por algum comunista, daí a obsessão persecutória.

  • Toda essa quantidade de SEITAS,foi inventada nos E.Unidos da America do Norte,por um espertalhão que ficou rico,VENDENDO BÍBLIAS PARA A LEGIÃO DE IMBECIS,lá e aqui.Lá,elegeram um BISÃO para a presidência e aqui,um...

  • Vê-se que esse Schelb era falso quando "combatia" a corrupção do governo FHC!

Related Post