Os três juízes e as três promotoras da mídia

Não são apenas Lula e a liberdade das eleições que estarão em jogo na quarta-feira.

É, também, o papel das três grandes revistas brasileiras – Veja, Época e – sobrevivendo com as verbas de Temer – a Istoé – como “força tarefa” da Lava Jato.

Desde o “powerpoint” da Veja, na semana da eleição de 2014, lançada para tentar eleger Aécio Neves as três tornaram-se peças semanais de implacável acusação seletiva. Aliás, o beneficiário daquela capa que, na ocasião, não funcionou o suficiente para alcançar a vitória do hoje desaparecido – alguém lê algo sobre ele e suas malas? – senador mineiro.

Não é diferente hoje e é provável que tenham, neste momento, edições antecipadas prontas, à espera da condenação que seria seu carnaval antecipado. Das três, a Época é quem coloca algumas fichas na necessidade de ter munição futura, contando que não se complete o aniquilamento de Lula, pronta a atacar sua família (aliás, a mesma que, em outros tempos, dizia que ele abandonava). A Istoé,  que perdeu faz tempo todas as estribeiras, já o coloca atrás das grades. Mas é a Veja quem vai ao ponto: pressionar, com seu poderio, os desembargadores para que não “afinem” na quarta-feira.

E usa, como o quis fazer com Celso de Mello no julgamento dos embargos infringentes do chamado “Mensalão”, estampando o seu rosto na capa para, previamente, apontá-los à execração no caso de se aventurarem a desobedecer o diktat do tribunal da mídia.

Daquela vez, todos sabem, não funcionou. As circunstâncias, porém, eram outras: ainda não havia o golpe, os prejuízos políticos já tinham sido “contabilizados” e, sobretudo, não havia a figura imperial de Sérgio Moro, transformado do “Il Duce” do Judiciário.

Quarta-feira, portanto, será também o dia de verificar o quanto – e se totalmente – a mídia conseguiu fazer do Judiciário uma extensão de seu poder de manipulação. E que ele, como ela o faz, pretende se substituir ao povo brasileiro e dizer que ele não pode escolher o que ela não quer que escolha.

 
 

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • A palavra final não será da mídia e nem do judiciário, será do povo brasileiro que depois que conheceu Lula não vai mais aceitar empulhação.

  • Deputados democratas americanos denunciam o golpe contra Lula tal qual aconteceu e pedem garantias ao grande líder, pois segundo eles a condenação de Moro é uma grande farsa arma da pela direita brasileira para tomar o poder. Falam também que o tribunal de Porto Alegre tende a participar desta farsa pois o presidente e a chefe de gabinete já manifestaram desejo de ver Lula preso o mais rápido possível. A pressa é por causa das próximas eleições que a tal direita está ciente que não conseguirá derrota-lo nas urnas, então só sobrou o tapetão. Está no 247 de hoje. Vale a pena conferir.

  • Quem ainda confia nesta justi??a de merda que tem no Brasil, que se subjuga aos interesses de uma elite sabuja e podre? Quando o Brasil sair da guerra civil a primeira coisa a se reformar vai ser este sistema carcomido.

  • Comparar Moro a Mussolini é de um desvio intelectual sem precedentes.

    • Verdade. Afora a natureza cancerosa dos dois serem gêmeas, o QI do Moro, comparado ao do Mussolini, é um QI de lagarta diante de um QI de um jumento!

    • Isso é causado pelo desespero. Mas o que me chama mais atenção são duas coisas:
      1 - Na tentativa de provar a tese da perseguição, o esquecimento das várias vezes em que a Veja fez capas contra inimigos do PT, do Collor lá atrás ao Serra esses dias.
      2 - A atribuição de poderes quase mágicos à revista e sua capa, vistas como capazes de exercer uma fantástica pressão sobre quase todo mundo.

      • Quando a veja fez capas contra os inimigos do Lula,o ou quando estes já não tinham mais serventia a seus imundos propósitos ou pra pagar de imparcial e levar a própria cara.

        Os poderes da mídia são muito fortes. Subestima-la é pedir pra ser devastado.

        (mas não vou ficar perdendo meu tempo explicando isso a um troll que sabe disso e finge-se de desentendido).

    • Mussuline pelo menos era nacionalista, embora fascista, moro também mas é Agente do governo americano um traidor

      • Vou além: Nem os gorilas fardados da ditadura ousariam tanto quanto os golpistas de hoje.

    • Sabe o que espera Mussolini fo pinhais e defensores dele como vc....com medo ? Eu sendo vc teria nesmo....E ele também....se borrem.. e implorem..... é o que restará para porcos como vc.

    • Moro não é um juiz fascista. Moro é um juiz provinciano, despreparado e arrivista, que justamente por essas "qualidades" foi escolhido para conduzir um processo político ao arrepio das leis e das devidas garantias legais. Sem se dar conta das razões reais da sua propria presença no caso, Moro, nosso Simão Bacamarte, com todas essas limitações claras de personalidade e preparo atua abatalhoadamente como juiz, procurador e advogado de acusação, tudo ao mesmo tempo. Claro que não atua em situação normal como admite o próprio tribunal em que atua. E isso só pode ocorrer por ser um processo político, portanto, arbitrário. A força do personagem, apesar de sua péssima atuação no palco, é garantida pelos interesses em jogo. O pobre moço, incapaz de enxergar os defeitos de sua macarrônica atuação, e diante das palmas da claque que os interessados colocam ao seu dispor, acabou por confundir o personagem com a sua própria pessoa. Só isso. Que seus admiradores, tão inconsciente s como ele, tenham tomado a forma de um movimento de tintas fascista é outra coisa.

  • A pobre figura provinciana de Moro e dos três juizes (que caíram de gaiato no navio) são apenas instrumentos de uma estratégia maior de judicialização da política desenvolvida pelas velhas raposas políticas e seus porta-vozes na Grande Imprensa quando ficou claro que a via democrática eleitoral era um caminho interditado para o acesso delas a presidência da República. Essas raposas entendiam que tinham o monopólio do poder central por direito nada divino e a situação de concorrência democrática lhe era se não de todo inédita certamente não lhes favorecia. Portanto, o poder e a autonomia e a própria ação dos juízes do caso não vem como deveria ser do próprio poder e autonomia do judiciário. Ele é resultado da estratégia de judicialização política. Não é portanto nem o caso do fenômeno conhecido "de um juizo e de juízes midiáticos" como acontece em democracias avançadas. Basicamente essa estratégia é a cristalização do único caminho que restou a essas forcas políticas. O fiador dessa estratégia é uma parte importante do empresariado, basicamente, descontentes com os rumos políticos e econômicos dos governos petistas de Lula e Dilma. Por isso, o que está em jogo não é o destino de Lula e do PT, mas o proprio destino de nossa Democracia e nosso Estado de Direito, mesmo esse incompleto, franzino e Severino. O resto é conversa de botequim.

  • … Em polvorosa, a Globo Organizações MafioCriminosas &$ do FIFAgate blindada pela justiça da imunda casa grande aprofundará os fakenews hediondos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FOCO DA LAVA JATO EM 2018 SERÁ ATAQUE AOS FILHOS DE LULA, ANUNCIA A GLOBO

    A capa da revista Época desta semana mostra que o próximo alvo das Organizações Globo e da Lava Jato será o ataque aos filhos do ex-presidente Lula; citando informações privilegiadas obtidas com a cúpula da operação, a revista diz que os investigadores agora miram “as relações pessoais, os negócios particulares, a construção do patrimônio e o custeio de despesas de familiares do ex-presidente”; reportagem mostra que, após uma intensa campanha judicial e midiática não ter conseguido diminuir a popularidade de Lula com o eleitorado, as forças que sustentaram o golpe no Brasil agora se preparam para tentar atingir o petista através de seus filhos

    20/01/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/337894/Foco-da-Lava-Jato-em-2018-ser%C3%A1-ataque-aos-filhos-de-Lula-anuncia-a-Globo.htm

  • O brinquedinho Moro acabou. Tá na hora de juntar os cacos. Lula não será condenado em hipótese alguma. Durma tranquilo torcida brasileira do bem. Uma mosca soprou no meu ouvido agora mesmo. De fonte segura o jogo acabou. Lula 2018 e fim de papo.

Related Post