Paciência com o novo sistema de comentários, por favor

Como alertei anteontem, instalei, com a ajuda de meu filho, um novo sistema de comentários no blog para tentar evitar o espetáculo de agressões e baixarias que ocorriam aqui.

O sistema que instalamos, no início, vai exigir a liberação um a um dos comentários , até que se forme um banco de dados que, automaticamente, libere as intervenções de quem, de forma civilizada, quer se manifestar e debater.

O novo sistema, basicamente, permite:

1- Banir pessoas que só postam ofensas e palavras de ordem, os “trolls”;
2- Atribuir nota de confiança para os comentaristas: quem tem seus comentários aprovados, ganha um maior o nível de confiança, até que seus comentários já não precisem mais ser moderados;
3-  Outros comentaristas podem colocar uma nota + ou – em um  comentário, fazendo-o aparecer antes dos demais permitindo discussões mais relevantes e que comentáriosdisparatados que porventura passem pela triagem caiam para o fim da lista, reduzindo a poluição nos posts
4-Unifica comentários pelo facebook, google, blogger e outras ferramentas, e controlar a privacidade do seu perfil em redes sociais
Há problemas que estamos tentando resolver, como o de parecer  “zero comentários” na home do blog, quando existem até dezenas deles e o prejuízo que isso traz na contagem de acessos de publicidade, mas estava ofensivo o grau de estupidez que provocadores pretendiam impor á página.
Mas nem sempre isso é justo.

É quase impossível, porém, que trabalhando sozinho, eu possa liberar rapidamente comentários e, desde já, peço desculpas por isso.

Não tenho condições, como já disse, de profissionalizar o blog e nem mesmo de ter  alguém  fixo, permanente, mas apenas a ajuda voluntária e, claro, sem o rigor profissional..

As revisões de digitação são feitas por um colaborador que, nos intervalos de suas ocupações profissionais, desde a boa terra da Bahia, envia uma lista dos meus deslizes,  que reparo assim que posso.

Tudo o mais, inclusive ilustração, correção de problemas técnicos e, agora, liberação de comentários, é feito “no muque”, pessoalmente. Neste caso, com graves prejuízos para a receita, porque interrompe acessos que contavam para o cálculo da publicidade veiculadas e ainda provoca maior uso do servidor.

Era, porém, necessário tomar uma atitude com as provocações e xingamentos que involuntariamente se permitia fossem publicados aqui, na área de comentários.

Assim, peço que se relevem as demoras e, até, o eventual bloqueio injustificado de comentários, porque  a coisa aqui caminha na base do “exército de um homem só”.

Por isso, peço e agradeço a compreensão de todos, nesta fase de mudança, para os defeitos que possam ocorrer nos comentários. Vamos ajustando, com a cooperação de todos, espero eu.

 

Fernando Brito:

View Comments (135)

  • Isso é bom, Fernando. Precisamos mesmo melhorar o nosso grau de civilidade.

  • ouvir apenas um lado ?! excelente demonstração de pluralidade de opiniões, parabéns Fernandinho !

  • Brito,seu blog é uma trincheira pra todos nós que apenas queremos debater de forma civilizada.Você deu um salto de qualidade ferrado,meu amigo.Show de bola absoluto!

  • Isso significa uma vitória dos trolls e provocadores, pois ao praticamente impor essas mudanças, diminuirão os acessoe e comentários postados

    • sim, é verdade, mas voc~e pode ver pelos demais comentários que deixar a baixaria imperar também fastava as pessoas que querem participar de boa-fé

      • com certeza
        muita gente deixava de comentar para evitar ser atacado

      • Se for possível em termos de sistema, gostaria de dar uma sugestão.
        Ao invés de simplesmente bloquear trolls e comentaristas de baixo nível, seus comentários poderiam ser publicados ao final dos comentários feitos pelos comentaristas sérios, precedidos de um alerta do BLOG dizendo tratar-se de comentaristas sob suspeita de serem trolls, pois costumeiramente postam falácias, ofensas, comentários de baixo nível ou fora do contexto do artigo.
        Dessa forma, esses comentaristas não poderão alegar que seus comentários estão sendo censurados por má fé, os leitores sérios não perderão seu tempo lendo esses comentários e os comentaristas sérios que desejarem terão a oportunidade de desconstruir as tradicionais falácias que esses comentaristas propagam. E de quebra, isso reduziria a perda de acessos.
        Quanto à questão de positivar ou negativar comentários, caso isso não tenha sido considerado, é essencial que seja acessível apenas a comentaristas pré-aprovados, do contrário os trolls vão entrar aos montes positivando seus próprios comentários e negativando os comentários produtivos.

        • Emilia. Na medida em que tenho uma suspeita de que parte desses comentaristas que postam "falácias, ofensas, de baixo nível ou fora do contexto" é remunerada exatamente pelo número de comentários, caso sejam mantidos ao final da discussão, permanecerá o pagamento a eles. Portanto, respeitosamente, sou contra essa possibilidade. Imagino que será ampliada a participação de pessoas progressistas por aqui a partir de agora. E o Fernando Brito, assim, poderá ficar mais aliviado por uma eventual perda de acessos nesse início.

          Sobre a questão de "positivar ou negativa comentários", apenas quem é cadastrado no Disqus consegue fazer isso. Eu, por exemplo, estou impedido de dar qualquer nota aprovando ou desaprovando. Inclusive, a lista com os perfis dos avaliadores fica aparente quando coloca o cursor sobre o número, de positivos ou de negativos.

      • Será que o que reclamou, não é um troll,? Lá no Brasil 247, surtaram

      • Fernando. Acredito que se de início haverá uma redução no número de comentários e/ou visitas, em breve a tendência se reverterá. Afinal, afastados os trolls, provocadores, pobres de direita (pagos pela elite), ou o que sejam, mais pessoas progressistas serão encorajadas a participarem do bom debate. Eu, por exemplo, que frequento o site diariamente desde antes de sua ida ao Ministério do Trabalho assessorar o Brizola Neto, devo ter comentado uma ou duas vezes no Tijolaço. Raramente, nos últimos anos, lia a parte de comentários - dado o alto grau de ódio postado por diversos elementos. A partir de hoje tentarei ser mais assíduo por aqui. Sucesso.

  • Era necessaria a intervenção. Sem ela os bandidos iriam tomar conta. Esta intervenção foi exigencia do publico. Apoio esta intervenção. Aquela outra, sou contra. eheheh

  • Parabéns pela iniciativa.
    Esperamos que surtam os efeitos desejados.

    Saudações democráticas

  • Este Tijolaço há de merecer sempre a nossa paciência: trabalho heróico!

  • FB, nós só podemos agradecer. Eu particularmente já tinha tentado de tudo, brigar, bloquear, negligenciar, sacanear, mas essa foi a estratégia absoluta. Funcionou e pronto, trolls fora, debate de volta, opiniões em pauta. Já agradeci mais de uma vez, mas não me canso, pois a gratidão é realmente grande. Obrigado, novamente. Não importa o quanto esteja custando (e está me parecendo bem pouco, pelo lucro), está valendo a pena. Obrigado.

Related Post