Paciência com o novo sistema de comentários, por favor

deb

Como alertei anteontem, instalei, com a ajuda de meu filho, um novo sistema de comentários no blog para tentar evitar o espetáculo de agressões e baixarias que ocorriam aqui.

O sistema que instalamos, no início, vai exigir a liberação um a um dos comentários , até que se forme um banco de dados que, automaticamente, libere as intervenções de quem, de forma civilizada, quer se manifestar e debater.

O novo sistema, basicamente, permite:

1- Banir pessoas que só postam ofensas e palavras de ordem, os “trolls”;
2- Atribuir nota de confiança para os comentaristas: quem tem seus comentários aprovados, ganha um maior o nível de confiança, até que seus comentários já não precisem mais ser moderados;
3-  Outros comentaristas podem colocar uma nota + ou – em um  comentário, fazendo-o aparecer antes dos demais permitindo discussões mais relevantes e que comentáriosdisparatados que porventura passem pela triagem caiam para o fim da lista, reduzindo a poluição nos posts
4-Unifica comentários pelo facebook, google, blogger e outras ferramentas, e controlar a privacidade do seu perfil em redes sociais
Há problemas que estamos tentando resolver, como o de parecer  “zero comentários” na home do blog, quando existem até dezenas deles e o prejuízo que isso traz na contagem de acessos de publicidade, mas estava ofensivo o grau de estupidez que provocadores pretendiam impor á página.
Mas nem sempre isso é justo.

É quase impossível, porém, que trabalhando sozinho, eu possa liberar rapidamente comentários e, desde já, peço desculpas por isso.

Não tenho condições, como já disse, de profissionalizar o blog e nem mesmo de ter  alguém  fixo, permanente, mas apenas a ajuda voluntária e, claro, sem o rigor profissional..

As revisões de digitação são feitas por um colaborador que, nos intervalos de suas ocupações profissionais, desde a boa terra da Bahia, envia uma lista dos meus deslizes,  que reparo assim que posso.

Tudo o mais, inclusive ilustração, correção de problemas técnicos e, agora, liberação de comentários, é feito “no muque”, pessoalmente. Neste caso, com graves prejuízos para a receita, porque interrompe acessos que contavam para o cálculo da publicidade veiculadas e ainda provoca maior uso do servidor.

Era, porém, necessário tomar uma atitude com as provocações e xingamentos que involuntariamente se permitia fossem publicados aqui, na área de comentários.

Assim, peço que se relevem as demoras e, até, o eventual bloqueio injustificado de comentários, porque  a coisa aqui caminha na base do “exército de um homem só”.

Por isso, peço e agradeço a compreensão de todos, nesta fase de mudança, para os defeitos que possam ocorrer nos comentários. Vamos ajustando, com a cooperação de todos, espero eu.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

135 respostas

  1. Brito,seu blog é uma trincheira pra todos nós que apenas queremos debater de forma civilizada.Você deu um salto de qualidade ferrado,meu amigo.Show de bola absoluto!

  2. Isso significa uma vitória dos trolls e provocadores, pois ao praticamente impor essas mudanças, diminuirão os acessoe e comentários postados

    1. sim, é verdade, mas voc~e pode ver pelos demais comentários que deixar a baixaria imperar também fastava as pessoas que querem participar de boa-fé

      1. Se for possível em termos de sistema, gostaria de dar uma sugestão.
        Ao invés de simplesmente bloquear trolls e comentaristas de baixo nível, seus comentários poderiam ser publicados ao final dos comentários feitos pelos comentaristas sérios, precedidos de um alerta do BLOG dizendo tratar-se de comentaristas sob suspeita de serem trolls, pois costumeiramente postam falácias, ofensas, comentários de baixo nível ou fora do contexto do artigo.
        Dessa forma, esses comentaristas não poderão alegar que seus comentários estão sendo censurados por má fé, os leitores sérios não perderão seu tempo lendo esses comentários e os comentaristas sérios que desejarem terão a oportunidade de desconstruir as tradicionais falácias que esses comentaristas propagam. E de quebra, isso reduziria a perda de acessos.
        Quanto à questão de positivar ou negativar comentários, caso isso não tenha sido considerado, é essencial que seja acessível apenas a comentaristas pré-aprovados, do contrário os trolls vão entrar aos montes positivando seus próprios comentários e negativando os comentários produtivos.

        1. Emilia. Na medida em que tenho uma suspeita de que parte desses comentaristas que postam “falácias, ofensas, de baixo nível ou fora do contexto” é remunerada exatamente pelo número de comentários, caso sejam mantidos ao final da discussão, permanecerá o pagamento a eles. Portanto, respeitosamente, sou contra essa possibilidade. Imagino que será ampliada a participação de pessoas progressistas por aqui a partir de agora. E o Fernando Brito, assim, poderá ficar mais aliviado por uma eventual perda de acessos nesse início.

          Sobre a questão de “positivar ou negativa comentários”, apenas quem é cadastrado no Disqus consegue fazer isso. Eu, por exemplo, estou impedido de dar qualquer nota aprovando ou desaprovando. Inclusive, a lista com os perfis dos avaliadores fica aparente quando coloca o cursor sobre o número, de positivos ou de negativos.

      2. Fernando. Acredito que se de início haverá uma redução no número de comentários e/ou visitas, em breve a tendência se reverterá. Afinal, afastados os trolls, provocadores, pobres de direita (pagos pela elite), ou o que sejam, mais pessoas progressistas serão encorajadas a participarem do bom debate. Eu, por exemplo, que frequento o site diariamente desde antes de sua ida ao Ministério do Trabalho assessorar o Brizola Neto, devo ter comentado uma ou duas vezes no Tijolaço. Raramente, nos últimos anos, lia a parte de comentários – dado o alto grau de ódio postado por diversos elementos. A partir de hoje tentarei ser mais assíduo por aqui. Sucesso.

  3. Era necessaria a intervenção. Sem ela os bandidos iriam tomar conta. Esta intervenção foi exigencia do publico. Apoio esta intervenção. Aquela outra, sou contra. eheheh

  4. FB, nós só podemos agradecer. Eu particularmente já tinha tentado de tudo, brigar, bloquear, negligenciar, sacanear, mas essa foi a estratégia absoluta. Funcionou e pronto, trolls fora, debate de volta, opiniões em pauta. Já agradeci mais de uma vez, mas não me canso, pois a gratidão é realmente grande. Obrigado, novamente. Não importa o quanto esteja custando (e está me parecendo bem pouco, pelo lucro), está valendo a pena. Obrigado.

      1. Fernando, este sistema de comentários Disqus permite que cada cadastrado bloqueie (*) os usuários que ele não mais deseje ver nos comentários. Para que você não diminua o seu faturamento, sugiro deixar, inicialmente, os próprios usuários bloquearem os famigerados trolls e outros micróbios. E só depois, com calma, você mesmo bloquear globalmente, como administrador do site..

        Em tempo: O Tijolaço é o primeiro da minha lista de sites favoritos. Um grande abraço.

        – – – – – –
        (*) Para quem não sabe, clicada a setinha para baixo, à direita – no final da linha – do avatar/nome de cada comentário, abre menu com opções para bloquear usuário, marcar o comentário como inapropriado, e talvez outras opções. Se não estiver vendo a setinha, basta passar o mouse na região indicada para que ela se torne visível e possa ser clicada..

  5. Acertada decisão. Se perdia muito tempo aqui lendo discussões sem pré nem cabeça, ofensas gratuitas, pessoas que fogem do assunto da matéria para causar polêmica, fakes e tudo o mais.
    Acredito que os comentários serão mais saudáveis e produtivos.
    Parabéns Brito, a gente compreende e entende.

  6. Parabéns pela iniciativa e conte com nosso apoio, vou tentar sempre q entrar clicar nas propagandas para ajudar no financiamento. Tenho um blog e sei como é a dificuldade.

  7. Essa é uma iniciativa necessária. Como se não bastassem os que pensam com o fígado, infelizmente, temos ainda que aturar robots para azedar nossos dias.Vamos em frente

  8. muito bom!!!

    não podemos permitir servir de vitrine para os trolls destilarem seus venenos

    é uma pena que ainda existem blogs de esquerda servindo de palco para perfis medonhos

  9. Eu leio os comentários e os debates mas realmente é necessário expulsar os agressivos e violentos pelo bem de um mundo melhor e democrático.

  10. Parabéns pela coragem em tomar a iniciativa de mudar aquela situação caótica, com agressões sem sentido lógico e sem nenhum função para o debate público que é necessário. Não apenas comentamos o texto do Fernando Brito, mas debatemos opiniões que são inseridas em cada publicação. Eu estava fugindo do blog porque sempre vou aos comentários, que no caso do Tijolaço estava insuportável. Fica a dificuldade do Fernando Brito de fazer tudo sozinho, “no muque”, como ele mesmo anota. Deixo aos internautas democratas o pedido para se esforçarem mais um pouquinho e contribuir com depósitos na conta corrente de auxílio ao Blog. A informação está logo abaixo, basta procurar para ajudar.

  11. FERNANDO BRITO, URGENTE. O número da conta corrente de contribuição ao BLOG TIJOLAÇO tem uma divergência. Na faixa amarela que aparece acima desses comentários o dígito é “0”. E na página “Eu quero ajudar” o dígito da mesma conta é “X”. Da mesma conta 50.629, o que exige uma correção sua. Por Favor.

    1. Que eu saiba “0” pode ser usado em vez de “X” em números de conta e agência quando não se tem acesso a um teclado alfanumérico. Nunca entendi porque eles não abolem logo esse “X”, que só causa confusão desnecesária.

  12. No início os comentários podem até diminuir, mas logo irão aumentar. Conheço muita gente que tem receio de postar comentários pelo nível de agressividade de alguns( quase sempre os mesmos). Esses, com certeza serão estimulamos a dar suas opiniões sem constrangimentos.

  13. Parabéns pela iniciativa Brito, seu blog é uma trincheira de nós de esquerda que lutamos por um Brasil decente e não essa draga que nos impuseram à força de uma mídia corrupta aliada ao que existe de pior no empresariado e na elite deste País.

  14. Brito sou seu fã… tenho seu blog no meu Facebook e é uma das minhas leituras diárias ao lado do DCM e do conversa afiada. Mas confesso que sou mais adepto dos seus textos. Continue assim nos informando e nos deliciando com seus artigos

  15. A circunstância tal como estava, acabou por exigir um trabalho gigante deste exército de um homem só. Claro, faz-se necessário colaboração geral. Gratos

  16. Muito boa decisão. Veio a tempo. Os leitores já estavam saindo fora por causa da baixaria, ou passavam para o revide, como eu passei algumas vezes.

  17. De acordo, Fernando. E que essa laia que infestava o blog vá para os esgotos de onde saíram (Como a caixa de comentários do G1, por exemplo).

  18. Ótima atitude, assim voltarei a comentar aqui, talvez o melhor blog progressista do Brasil…aqui Briza VIVE!!

  19. Ufa, finalmente, vai dar trabalho Brito, mas só de saber que aquele monte de lixo vai parar de aparecer por aqui vai fazer uma diferença enorme. A luta continua!

  20. Leio e comento aqui desde o tempo do Brizola Neto. Eventualmente colaboro financeiramente. Estou muito satisfeito com o novo formato do blog…vamos em frente, a qualidade das análises do Britto é essencial !

  21. Parabéns pela mudança. Considero que não se deve dar vez para comentários fascistoides em nossos a cada dia mais exíguos espaços democráticos. Não se pode ser tolerante com os intolerantes. Eles – os ‘reaças’ (e mal educados) – que escrevam suas coprofilias nos veículos da reação, que são do mesmo time. Avante, Tijolaço!

  22. Boa, Brito. Excelente iniciativa. A área de comentários do site estava muito tóxica. Espero que você, muito em breve, possa ter o aporte profissional de pelo menos um assistente fixo. Valeu! Avante todos nós!

  23. Ficou muito bom. Conheço a maior parte dos comentaristas deste post. Já li seus comentários aqui e em outros blogs, curti, aprovei e respondi alguns deles. São estas as pessoas que quero como companhia para discutir nossas propostas e unificar nossas estratégias.
    Voltei a comentar no Tijolaço de onde havia me afastado por causa da incoerência entre os magníficos textos e o baixíssimo nível dos comentaristas coxinhas.
    Vamos unificar nossa luta. Para isso é necessário estar entre amigos, que corrigem rumos sem ofensas, e jogam para o alto nosso vigor e disposição de luta através das palavras de apoio e complementação de nossa participação.
    Para pontuar positivamente no sistema, dou um like geral neste post a todos os companheiros que comentaram.
    Nossa força é nossa união!

  24. Até que enfim!
    Ao contrário do que possa parecer, eu creio que vai aumentar o volume e a qualidade dos comentários. Acredito que o baixo nível dos troll e pagos espantava a “freguesia” qualificada.
    Sucesso!

  25. De fato, estava ficando insuportável o baixo nível. A indigência moral e intelectual já não permitiam espaço para a troca de ideias.
    Parabéns pela profilaxia Fernando.

    Orlando

  26. Parabéns pela iniciativa. Finalmente posso voltar a ler os comentários e tb comentar aqui. A revoada de trolls dementes estava alvoroçada demais.

  27. Meu caro Fernando Brito… Dizia minha mãe: Tem mais Deus pra dar que o diabo pra carregar. Seu prejuízo será temporário meu caro. E convenhamos: Banir figuras como Jhony Diaz e Raimundo Alves não tem preço. A qualidade do seu trabalho continuará a mesma, e aos poucos “o tijolo” fica alicerçado em bases mais sólidas.

  28. beleza, agora temos um novo blog. pode dar um pouco de trabalho, mas tenho certeza de que esse caminho é melhor.

  29. Leio o blog diariamente faz uns 3 anos. Confesso que até me divertia com algumas dessas tristes figuras, mas entendo que a justificativa de encaminhar melhor as discussões faz todo o sentido.
    O que eu puder fazer pra ajudar a manter este espaço sempre ativo, o farei. E isso inclui compreender a necessidade das mudanças e passar a comentar e participar mais vezes dos debates. Um forte abraço a todos e ao Fernando, principalmente.

  30. Brito, continua a nossa batalha. Eu excluia os trolls do face e aqui a poluição era pequena, mas muitos outros leitores do nosso lado ainda nao tinham dominio do basics e certamente sofriam com isto, TROLL é raça PODRE… Enfim, contiuamos junto! Sua luta é nossa!!! SAÚDE!

  31. Brito, leio você tem muitos anos. Me abstenho de comentar por causa dos hidrófobos que aqui frequentavam. Agora além de meus cliques diários também darei uns pitacos. Obrigado por essa trincheira. Abraços.

  32. Infelizmente tem que ser assim. Na falta da civilidade necessária para que os espaços de discussão dos blogs de notícia possam cumprir seu papel enriquecedor de troca de conhecimentos e opiniões, a alternativa que resta é essa mesmo, adotar algum tipo de moderação.

  33. Parabéns, Fernando Brito. Seu blog é excelente, mas era penoso ler as baixarias dos trolls, que poluíam o debate. Eu bloqueava todos, mas a cada hora aparecia um troll diferente. E muita gente boa “mordia a isca”, o que transformava o espaço de comentários num verdadeiro ringue. Parabenizo você pela iniciativa e espero que isso eleve cada vez mais o seu blog.

  34. Parabéns!
    Como sempre digo, se alguém tem algo minimamente inteligente para dizer, fale que ouviremos com prazer. Mas se quiser apenas vomitar…

  35. Parabéns Fernando Brito! Todos nós, progressistas, aceitamos e respeitamos o contraditório, a opinião divergente, o contraponto…
    Porém, “Estes” debatedores oponentes, precisam apresentar minimamente, alguma coerência em vossos discursos; guardarem pertinência aos assuntos em pauta (post’s), e não ficarem “poluindo” com “trollagens” aleatórias e “ataques” irrascíveis (esquizofrênicos) de ódio…
    Vai ser ainda mais prazeroso, seguir o “Tijolaço” e acompanhar o “Nível”, a “Percepção” de seus leitores/seguidores… Congratulações!

  36. Parabens, antes devagar e sempre como a corrida da tartaruga ???? e do Coelho ???? que passo a passo o blog sairá adiante.

  37. Parabens, como a corrida da tartaruga ???? e do coelho ???? em que mesmo devagar se chegará ao objetivo final.

  38. Teste para ver se vocês respeitam opiniões contrárias a ladainha esquerdista: Se Lula, Dilma e Bolsonaro fizerem a prova do ENEM, quem tira a maior nota?

    1. Não tema, porque será aprovado no teste. O ambiente do Brito é democrático. Mas é bom que se restrinja o debate para caber num espaço civilizado. Mesmo porque seres humanos normais não conseguem competir com autômatos.

    2. Só não entendi a relação entre uma coisa (respeito a opinião contrária ao pensamento de esquerda) e outra (maior nota no ENEM por pessoas que não estão se preparando para isso). Lula, Dilma e Bolsonaro respondendo questões relativas ao ensino médio traria como resultado algo bastante aleatório – a base do chutômetro.

  39. Corretíssimo. Era o que precisava ser feito. Nem precisava se desculpar pq todos nós aansiávamos por isso. Saudações!

  40. Fernando, daqui de SP Capital, participo sistematicamente de seu blog (sujinho ???). Continue assim. Parabéns.

  41. Excelente iniciativa, mas a perda de contagem de visitas é preocupante. Com certeza, haverá uma saída para isso.

    A propósito, uma matéria que vi no Viomundo, em 2011:

    ” Como parar de se importar com os trolls e seguir a vida

    por Whitson Gordon, em Gizmodo Brasil

    Você os vê em todo lugar que vai na internet: usuários anônimos que nunca têm nada a dizer além de comentários grosseiros, mal-educados e fora do assunto, cujo único propósito é te deixar com raiva. A única cura é parar de se importar, mas isso nem sempre é fácil na prática. Vejamos algumas dicas.

    A palavra “troll” enquanto verbo da língua inglesa, deriva de uma técnica de pesca que consiste em jogar uma isca na esperança de fisgar um peixe – que é exatamente o que os trolls de internet fazem. Eles usam frases grosseiras e outras técnicas para tentar “fisgar” alguém, o que acontece quando a pessoa fica irritada e responde. O único objetivo deles é te irritar, assim como o seu irmão fazia quando te cutucava sem parar ou repetia tudo o que você dizia. Eles frequentemente se associam a pessoas poderosas para sentirem-se também mais poderosos.

    A atividade de trollar na internet começou nos newsgroups da Usenet há muito tempo, mas hoje eles estão por todos os lugares. Fóruns, YouTube, blogs, Twitter, Facebook. O problema é que atualmente todos nós estamos sujeitos aos trolls. Isso significa que ignorá-los se torna cada vez mais difícil, já que você tende a estar mais emocionalmente investido nas coisas que diz, e também que eles têm muito mais mídias por onde atacar. Estas são algumas das coisas que podem te ajudar a criar uma resistência aos trolls e parar de se preocupar com o que os malditinhos estão dizendo na internet.

    A regra de ouro: não alimente os trolls

    Você provavelmente já ouviu essa frase diversas vezes. Ela é a regra fundamental de participação em qualquer comunidade on-line, e não sem razão. Ignorar é e sempre foi, definitivamente, a melhor estratégia. A maioria dos trolls se alimenta do confronto – afinal, seu objetivo único é chamar atenção –, por isso, quanto menos atenção você der a eles, melhor. Se você estiver em um ambiente que tenha estas funções, dê uma avaliação negativa ao comentário, denuncie e/ou bloqueie, depois siga com a sua vida.

    É extremamente tentador, mas resista à vontade de responder. Não responda nem mesmo para desmascará-lo como um troll. Mesmo um comentário simples como “favor, pare” ou “vá embora, troll”, chama mais atenção para os comentários dele, engordando a “conversação”, ou mesmo, no caso dos fóruns, mover o tópico para o topo. Se um troll olha para o seu computador um pouco depois e não vê nenhuma resposta, ele vai procurar chamar atenção em outra freguesias. Demonstrar para ele que você pode ser fisgado, mesmo de leve, é pedir para sofrer mais.

    Eles não estão atacando você, mas sim o tédio

    Uma das maneiras mais fáceis de identificar um troll é pela sua completa falta de razão. Eles são ofensivos de propósito e sem motivo, apenas para causar uma reação em você, em vez de defenderem um ponto de vista genuíno com argumentos relevantes. Nas suas frases, você perceberá uma atitude forte de “eu estou certo e todo o resto do mundo está errado”. Chris Shiflett, do Swiss Miss, explica melhor do que eu:

    “A lição que eu aprendi é estar atento com aqueles que se orgulham de não gostar de algo. Os que pensam que criticar é igual a ter bom gosto. Estas pessoas raramente têm bom gosto, então as opiniões delas não importam.

    Então, lembre-se: mesmo que o que você tenha feito não seja a melhor coisa do mundo, quem não conseguir falar isso sem um mínimo de simpatia, quem parecer se orgulhar de criticar você, essas pessoas têm opiniões que não importam. Pode muito bem ser o caso de você ter criado uma obra de arte, e eles serem apenas moleques”.

    Ele diz que não é necessária nenhuma sofisticação para ser um crítico escroto, e está completamente certo – se não há nada de valor em uma frase, você não deveria dar a esta frase valor nenhum. Não deixe os “haters” te afetar; eles estão raivosos porque estão entediados e sem o que fazer, não porque você tenha feito algo mal feito.

    Eles não valem a energia gasta brigando contra eles

    No fim das contas, você realmente precisa gastar a sua energia se preocupando com o que meia dúzia de desocupados estão falando sobre você? Não. O blogueiro Scott Stratten explica o conceito de “moeda emocional” e como ele se relaciona com o trato com os trolls:

    “Em resumo, você tem uma quantidade limitada de emoção. Ela deve ser gasta com pessoas que a valorizam, que valorizam você, não com um moleque qualquer que está revoltado por qualquer outro motivo e desconta em estranhos na internet. Há muitas pessoas que valorizam muito mais o investimento do seu tempo”.

    Só porque a internet está cheia dessas pestes, não significa que ela não esteja cheia de pessoas incríveis também. O tempo que você passa alimentando trolls com as suas respostas é um tempo que você poderia estar gastando tendo discussões importantes com pessoas melhores, ou mesmo fora da internet. Você quer mesmo gastar a sua energia em algo que não traz absolutamente nada de bom?

    Aprenda a rir da situação

    Uma atitude positiva pode te fazer suportar quase tudo. Apesar de ser possível aprender a se segurar para não responder aos trolls, é quase impossível ignorá-los completamente — mesmo que você tome atitudes para destrollizar a sua internet. A melhor estratégia para manter a sua sanidade intacta é aprender a ter um senso de humor a respeito disso. Pode ser um pouco insensível te aconselhar a simplesmente ficar mais casca grossa, mas o fato é que funciona. Susannah Breslin, uma colaboradora da Forbes, disse uma vez: “se te baterem com frequência na cabeça, você para de sentir”. É bem verdade. Lembre-se que se você é trollado com uma frequência maior, isso significa que as pessoas estão te percebendo em uma posição de poder maior também. Alguma coisa certo você está fazendo.

    Como responder, quando você responder

    Eu recomendo que você não responda trolls nunca, em hipótese alguma, mas se você acabar fazendo isso, pode tentar evitar a discussão em si. Se você usar a bondade contra eles, vai confundi-los com maior facilidade. O desenvolvedor de software Shlomi Fish explica como, usando o exemplo de um troll que critica uma linguagem de programação em um fórum:

    É bem simples:

    1. Pergunte a ele o que ele quer dizer:

    2. Concorde com ele (usando linguagem mais suave):

    Isso fará o troll perder um pouco do gás e quem sabe até se identificar com você.

    Alguns podem discordar deste método – eu pessoalmente acho que é melhor ignorar e pronto –, mas se você já estiver preso em um argumento com um deles, pode tentar essa estratégia de ser legal com ele, tal qual um Ursinho Carinhoso, para escapar.

    Aprenda a diferenciar críticas construtivas de trollagens

    Por último, é importante mencionar que, como eu disse antes, há alguns casos em que alguém pode ser grosseiro e te criticar fortemente, mas fazer isso não por maldade, apenas por falta de tato. Se você conseguir extrair algo de construtivo, ou argumentos válidos, daquele comentário pode valer a pena responder. Ser desagradável não é exatamente a mesma coisa que ser um troll (apesar de todo troll ser desagradável), então às vezes pode ser o caso de dar um voto de confiança para alguém antes de decidir ignorá-lo completamente. Ele pode estar apenas escolhendo as palavras erradas para te criticar construtivamente.

    Isso exige um tanto de prática e condicionamento, mas o objetivo principal é simplesmente parar de se importar tanto com o que os outros pensam, especialmente aqueles que não têm nada de útil para oferecer. Se você tiver mais dicas para lidar com trolls, seja na internet ou na vida real, compartilhe com a gente nos comentários.”

    1. Eu normalmente aproveito o comentário do troll para inserir algum fato contra os candidatos de direita. Acredito que a informação será visualizada por alguma outra pessoa de direita, principalmente quando o comentarista fala mal de Lula ou do PT. Não perco a oportunidade de informar a quem esteja lendo a mensagem do troll. Se o troll mostrar o comentário dele a alguém, a pessoa terá que ler alguma informação contra os candidatos de direita.

  42. Parabéns Fernando Brito! Estava mesmo muito desagradável passar pelos comentários. Seu blog é um marco, e dessa forma os historiadores do futuro encontrarão um ambiente mais democrático e menos poluído quando vierem estudar as transformações de nossa época.

  43. Brito este seu blog éu a das últimas trincheiras pensantes no reino da internet, então que se faça mesma esta depuração, afinal tinha alguns dementes que só comentavam para criar polêmica, mas não a polêmica do cabeçalho do tijolaço

  44. Agora, sim. Com esse sistema o debate vai crescer e melhorar. É o mais usado. Parabéns.

  45. Os comentários também dão “din-din” para o blog?!
    Essa eu não sabia… Vou comentar mais, pois.

  46. Ótima notícia, Brito, infelizmente é necessário este tipo de ferramenta para que a área de comentários cumpra o seu verdadeiro papel de gerar debates frutíferos e civilizados. Abraço.

  47. Excelente ideia, principalmente em tempos sombrios que vivemos, precisa fechar o cerco, eliminar todos trolls dos blogs progressistas. Outros precisam seguir o exemplo, no 247 funcionou.

  48. Grande iniciativa.

    Precisamos de espaços pensantes e com debates respeitosos.

    Espaços democraticos e UM PAÍS DEMOCRATICO.

  49. A liberdade possivel! pois se não cria critérios ficava terrível ver os comentários sem a pressão subir

  50. Uma boa medida para filtragem. Quem vem aqui (ou em outro lugar qualquer) escrever bobagens usando uma linguagem imprópria, fá-lo por pura provocação e por ser imbecil. Tenho já muito pouca paciência para aturar isso. Abraços.

  51. Conte com a nossa compreensão. Parabéns pelo trabalho de Dom Quixote contras os moinhos de vento da intransigência. Abraço.

  52. O problema era muito sério, e precisava ser resolvido.

    A alta qualidade do conteúdo dos artigos contrastava com o nível mais baixo de discussão jamais visto na internet, que o seguia.

    Os trolls tinham liberdade total aqui, e justamente por ser uma publicação excelente, atraía um exército cuja única finalidade era descer o nível ladeira abaixo rumo ao abismo infinito.

    Era realmente perturbador visitar o blog com aquela presença hostil, ignorante e imunda.

    Tenho certeza de que muitas pessoas não colaboravam com comentários simplesmente porque seriam xingadas pelos ofensores.

    O Tijolaço já está muitíssimo melhor com esta atitude que foi tomada. Parabéns!!!

  53. Excelente notícia. Uma das coisas que me desmotivava a comentar era o fluxo de trolls que, desocupados como todo bom direitista, invadia essa página

  54. Descisao sabia e super necessaria.Debater nao e xingar,ofender ou coisa parecida.
    Muito acertada a sua salomonjca atitude e tem minha humilde aprovaçao e desde ja esta desculpado por imprecisoes que possam surgir involuntariamente.

  55. Já participo do Disqus no DCM, 247 e Blog da Cidadania, mas isso não impede muito os trolls de dizerem suas asneiras de sempre,próprias de uma mente coxinha conturbada.

  56. Toda a paciência que você precisar e aproveito para reiterar meu agradecimento por sua luta que dá munição para a de todos nós.

  57. Parabéns brizolista. Pena não pode te ajudar mais. Mas te acompanho fielmente. E diante dessa fidelidade, gostaria, se você se dispor a entrar na bola dividida do Duplo Expresso.

  58. Força Brito. São Brizola o abençoa. Há milhares de bandidos soltos por aí, não na favela mas usando terno e gravata e tendo direito a salários extra-extra, que precisam ser combatidos.

  59. Parabéns pela iniciativa. Precisava mesmo colocar um mata-burro nos comentários do blog. O no. de acessos pode diminuir, mas a qualidade vai aumentar. Muito sucesso, prosperidade e vida longa ao Tijolaço!

  60. Ufa!
    Agora sim!
    Este é um site/blogue para livre pensadores, e não de malcomunados que acham que a única verdade que existe é a deles e que uma realidade não pode ser vista por um ângulo diferente. O mundo não teria graça se todos pensassem da mesma forma. Eu gosto de ler a opinião de quem pensa diferente de mim e se expressa veraz e beneficamente, numa linguagem não violenta.
    Parabéns Fernando Brito, você é exemplo de quem se expressa de forma veraz e benéfica para seus leitores e também um exemplo de tolerância, de uma pessoa que aceita seu próximo como ele é.
    Minha gratidão por sua pessoa e por sua sabedoria é a maior possível.

  61. Publicar palavrões e ataques pessoais e não, simplesmente, expor seu ponto de vista não é a conduta de muitos . Além de emojs asquerosos que costumam postar.

  62. É desolador, depois de ler postagens de alto nível,no Tijolaço, ver comentários inqualificáveis. Uma excelente medida do blog. Espero que dê resultados.

  63. Esse é o objetivo daqueles trolls, inviabilizar a discussão. Não procuram a luz procuram a discórdia. Não podemos deixar eles vencer. Que venham os imbecis, são facilmente detectáveis.

  64. Show!!! Parabéns pela qualidade jornalística do Site e agora com o Disqus fica melhor ainda!!

  65. Excelente iniciativa, a pena é ela SER necessária. A falta de educação e a agressividade na internet é um problema importante na medida que a discussão que pode ajudar ao cidadão formar sua opinião independente dos meios de comunicação viciados, passa a uma cansativa briga de playground entre crianças birrentas e muito mal-educadas…
    Só uma observação o mecanismo de preferência de comentários é boa prática, MAS depende que quem vota seja também pré-qualificado. O sistema tem mais chance de funcionar se ANTES o blog/site fizer uma lista dos NIKES/IPS dos trolls e mal-educados residentes do site e de início retirar sua capacidade votar nos comentários. Sei que talvez não tenhas como fazê-lo por tempo, mas é certo que a fauna coxística que infestava o ambiente local não vai simplesmente se conformar, sem tentar burlar, com a retirada do seu pirulito da boca… Continue lutando o bom combate…

  66. Carmen Lúcia parece estar desconectada da realidade, só é sensível aos mimos que são destinados a ela.

  67. Brito, seu blog é uma referência e alento nestes tempo de golpe. Prometo, sempre que possível, participar mais para que ganha pontos por acesso. Parabéns pelo seu blog e continue por favor.

  68. Parabéns Fernando. Não dá mais para aturar gente que só chega aqui com a tarefa de atrapalhar o debate. Temos que devolver essa turma para o buraco de onde sairam.. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *