Cármen Lúcia quer ser a “Dona Solange”, a censora do STF?

carmen

Cármen Lúcia não é uma “superministra” do Supremo Tribunal Federal, é sua presidenta.

Foi, em tese, eleita pela maioria de seus pares para representar-lhes a vontade, não para exercer as suas.

Quando se recusa a pautar o julgamento do habeas-corpus impetrado pela defesa de Lula, que a maioria dos ministros – inclusive o relator do caso, Luiz Edson Fachin – quer ver decidido pelo plenário, não está, como diz, engrandecendo o STF.

Está apequenando a Corte, à medida em que a coloca refém da vontade imperial de sua presidente.

Se Cármen Lúcia acha que a decisão de permitir o encarceramento de pessoas antes de esgotados os recursos legais é constitucional, mesmo com o texto da carta Magna dizendo coisa diferente, é o entendimento da maioria do Supremo, que o ponha em votação e deixe que cada um assuma suas responsabilidades.

E porque não o põe? Porque sabe que irá perder?

Lula, fora do poder e presumivelmente, a continuar a maré atual do Judiciário, impedido de voltar ao Governo pode fazer que tipo de pressão sobre os ministros senão aquela que é legítima, a de suas consciências, ou o que resta delas, depois de tantos episódios de agachamento moral que protagonizaram?

Se há uma tendência a acolher o pedido da defesa, como é o que parece despertar a recusa de Cármen Lúcia em pô-lo em votação, é um motivo aceitável deixar para fazê-lo só quando se houver consumado a humilhação pública do réu, em rede nacional de rádio e televisão, entrando numa cela para daí a dias ser dela retirado pelo habeas corpus protelado?

É algo de uma sordidez moral indescritível.

Adiar uma decisão judicial para provocar a humilhação pública e o dano de imagem a alguém, deliberadamente, não é papel de um jurista, de um juiz e nem de um “juizeco”. Seria o de um moleque togado.

Se Lula não tem direito ao habeas-corpus, que se diga claramente, diante da nação, assumindo o ônus – ou o bônus, para os muitos que o querem preso. Se tem, idem e haverá também ônus e bônus, dependendo de quem vê a decisão.

Mas fazer o que Cármen Lúcia está fazendo ao “cozinhar” a inevitável votação até que se consume uma prisão que ela sabe que será, em seguida, revertida é o mesmo que Salomão esperar que a criança seja partida em duas para, só depois, dar sua sábia decisão sobre a qual das pretensas mães deve ela ser entregue, agora já na forma de sangue e vísceras.

O bom rei teria passado á história como um monstro, não como um sábio.

A ministra que ficou conhecida por dizer “cala a boca já morreu” está para dizer: “cala a boca é só meu, quem manda no Supremo sou eu”.

Todos sabem que ela é alguém que vive pressionada pela mídia, sem capacidade de exercer a corajosa autonomia que o cargo lhe exige.

Mas manobrar para calar seus próprios pares e jogar por alguns dias no cárcere um ex-presidente da República apenas para tentar humilhá-lo só vai produzir dois efeitos.

O primeiro, o de produzir o  inverso  do que se pretende, ao ter de proclamar o resultado de uma votação que o libertará e que soará como absolvição, ainda que não o seja, tecnicamente.

O segundo, o de apresentá-la como alguém que não lidera seu próprio colegiado, mas que tenta vencê-lo “no grito”, impondo-lhe o silêncio.

Nem mesmo Joaquim Barbosa. com seus esgares, com suas caras e bocas, fez isso com os embargos infringentes  do chamado “mensalão” e, convenhamos, era homem de mais recursos intelectuais e retóricos que a minguada ministra.

A figura miúda de Cármen Lúcia está a um passo de sair do físico e ir para o moral e ético.

Para entrar na história como a presidenta que impede os seus pares de se manifestarem, como a famosa Dona Solange, do departamento de Censura do regime de arbítrio, aquela que impedia que fosse dito aquilo que se pensava.

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. o processo de judialização política e politicalização não é um sinal de força do poder judiciário, mas de fraqueza e captura dele pelo poder econômico-midiático e, portanto, de partidarização. É o desequilíbrio total dos poderes políticos, a porta aberta para o descalabro judicial e para o árbitro e a tirania. Somente o poder soberano do voto pode corrigir a caixa de pandora aberta pelo Golpe de Estado. A oposição ao Golpe precisa se unir para resgatar a democracia e reinstituir as regras do jogo e da convivência democrática, antes que o caos se instale. E isso tem que estar um nível acima das candidaturas. Todos tem tudo a perder sem essa frente ampla pela democracia.

    1. Será que ela dorme tranquilamente sabendo que está levando um inocente para a cadeia? Será que ela ainda não sabe que o tal apto do Guarujá é da OAS? Por outro lado, quando era para salvar o queridinho (da elite) aécio, ela se esforçou, foi triste.

  2. Não deve se culpar somente a Globo.
    Tudo bem, a Globo é protagonista mas não nos esqueçamos da Band, do SBT, da Rede TV, do Lemman, do Sucupira, do Setúbal, do Daniel Dantas, do Sarney, do FHC, do Serra e etc… Estes são os pais e mantenedores do golpe.
    O papel da Globo, desde os anos 70, desde o escândalo NEC/Rede Globo, foi emburrecer a população.
    A Globo criou uma massa de idiotas impressionante e graças a ela foi possível o golpe.
    Quando o povo desalojar essa turma daí, o dano terá sido irreparável.
    Que Deus nos ajude.

  3. É difícil compreender o que passa na cabeça da carminha. Ora, se o próprio Fachin não assumiu a responsabilidade sozinho porque carminha se dá à loucura de ficar na mira da revolta popular sozinha se pode dividir com os demais ministros da corte?
    Nem vampiro tem testa de ferro!

  4. Presidenta exerce seu mandato da mesma forma que o Sr Eduardo Cunha fez. Quem sabe depois da canoa virada também não vai presa. Um dia essa lambança acaba.

    1. Um “juiz” que não domina nem o vernáculo está destruindo o Brasil e o Estado Democrático de Direito!
      Gratuito?
      Não, ‘gratuÍto’!
      E em em público!
      Lá isto é Justiça, sô?

      ***

      Deputado federal Décio Lima (PT/SC): em 4 anos de Lava Jato, você já viu algum tucano preso?
      O honrado e inocente presidente Lula condenado por um juiz de piso que, aqui no Congresso Nacional, se referia à Casa pela nomenclatura “Câmera” (sic) dos Deputados!” Por Deputado federal Décio Lima
      Deputado federal Décio Lima (PT/SC): em 4 anos de Lava Jato, você já viu algum tucano preso?
      https://www.youtube.com/watch?v=7F5UBtt2kJY

  5. Acho que a entrada de Sepúlveda Pertence no grupo de advogados de Lula fez Cármen Lúcia trancar-se numa barreira incoerência. Ela é fraquíssima em argumentos. Apequenada mesmo… Não suporta pressões. Suportará então a pressão de Sepúlveda? A questão é que a pressão do outro lado é violentíssima e amplificada pelos alto-falantes da mídia. Ela está atordoada e não consegue decidir com racionalidade e justiça. A Constituição não faz mais sentido para ela.
    Que se exploda, então…

  6. Figura miuda, mas cometendo erro gigantesco. Este é o nosso stf.
    Que o stf renuncie, já foi muito longe, será inevitável. Descumpre sua única obrigação: garantir a constituição de 88.
    Pela renúncia em bloco do stf.

  7. O trecho “…era homem de mais recursos intelectuais….” poderia substituir a palavra “homem” por PESSOA. Achei um ato falho de Fernando Brito.

  8. Esta figura nefasta está sendo chantageada pela globo para não levar o assunto ao plenário. Pesquise a ação sobre patentes de remédios vencidas que está na gaveta dela a cinco anos sem julgamento. Descubra quanto o país poderia economizar por ano. Este valor está indo para os cofres das farmacêuticas. Porque ela não julga ou leva ao plenário? Se descobrir o motivo da chantagem descobrirá porque ela não coloca o assunto em pauta e quem é que está mandando ela não pautar.

  9. Ela se acha. Se tem em alta conta. Se olha no espelho e diz: “Eu sou fodona”. Mas no fundo é uma coitada.

  10. “So lonely, so lonely…”. Espero que seja assim, so lonely, que a história deixe toda a corja golpista .

  11. AÉCIO, UM DOS MAIORES LADRÕES DE MINAS GERAIS. TUDO QUE FEZ, FOI SÓ PARA ROUBAR PARTE DA GRANA INVESTIDA. ENGANOU E CONTINUA ENGANANDO O PACATO E ORDEIRO POVO MINEIRO.
    Quando será que ele vai ser preso para pagar pelos seus crimes?
    http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/o-custo-da-cidade-administrativa-1.230211
    ELE SEMPRE TEVE APOIO DE GENTE COMO ELE QUE É INFILTRADA NA JUSTIÇA NACIONAL, EM TODOS ÓRGÃOS DO JUDICIÁRIO, OS NEFASTOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE A DRA ELIANA CALMON CHAMOU DE”BANDIDOS DE TOGAS”.

    *OS PIORES BANDIDOS DE UM PAÍS, NÃO SÃO OS TRAFICANTES, NEM OS SONEGADORES, SÃO OS ‘BANDIDOS DE TOGAS’ QUE NÃO FAZEM SEU SERVIÇO E DEXAM QUE TODOS TIPOS DE CRIMES CONTINUEM ACONTECENDO*
    *SE UM PAÍS ACABAR COM SEUS ‘BANDIDOS DE TOGAS’, A CRIMINALIDADE PASSA A SER QUASE ZERO, POIS SERÁ COMBATIDA DE VERDADE E NÃO TERÁ MAIS OS SEUS CONIVENTES AGENTES DA LEI*
    *UM PAÍS QUE NÃO TEM ‘BANDIDOS DE TOGAS’ É UM PAÍS ONDE TODOS SÃO LIVRES E VIVEM BEM E NÃO TEM MOTIVOS PARA TER LADRÕES, CORRUPTOS, SONEGADORES E OUTROS TIPOS DE CANALHAS, POIS A LEI É IGUAL PARA TODOS*

  12. Gostaria de saber se essa senhora também é de Harvard ou apenas maria vai com as outras. Pobre povo brasileiro, como é fácil domina-lo, não precisa da quarta frota, algumas reuniões e homenagens pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.