Para prender Lula, põe-se milhares na cadeia

Ninguém, é claro, pode achar que não se estava de olho na possibilidade de prender Lula, quando subitamente, o Supremo Tribunal Federal mudou seu entendimento para decidir que um acusado pode ser preso após decisão de 2ª instância, isto é, sem o trânsito em julgado do processo.

Regiane Soares, do Agora (jornal do grupo Folha) publica hoje um balanço da Defensoria Pública revelando que, em dois anos, quase 14 mil pessoas (13.887  mandados) foram presas ou estão para ser por conta desta decisão, apenas em São Paulo.

Numa projeção nacional, não será exagero estimar que possam chegar perto de 50 mil os aprisionamentos realizados pela “novidade” jurídica, porque o “poderá ser preso” da sentença do STF, na leitura de nossos tribunais, é o mesmo que “recolhe o sujeito”, independente do fato de oferecer perigo ou de poder obstruir o processo.

É, portanto, toscamente inverídica a afirmação da chamada de capa do jornal, dizendo que são “políticos” os que estão sendo presos.

Estamos falando em aprisionar gente que daria mais que a lotação de um estádio de futebol, dos grandes, e talvez tenhamos de usar mesmo estádios – à moda do que fazia Pinochet, no Chile, para prender tanta gente.

Num país em que temos 700 mil presos e um nível de criminalidade como jamais se viu, está mais que claro que isso não é combate à impunidade, mas barbárie.

E, neste caso, o direcionamento das decisões judiciais para um propósito político determinado, por mais que os fuinhas e de pavões – dispenso-me de identificar suas excelências – procurem vesti-los com razões morais , produzindo um encarceramento em massa de gente que, pela quantidade, é na grande maioria incapaz de sustentar sua defesa presos e sem recursos.

Como nossos magistrados se transformaram a delegados de política da roça, natural que o Direito esteja reduzido a um “teje preso“.

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • "Para prender Lula, põe-se milhares na cadeia" e nenhum deles é tucano.

    • A carteirinha do PSDB na verdade é uma capa de invisibilidade. Funciona, viu?

    • Para prender Lula, faz-se qualquer coisas...
      1) condena sem provas, apenas com a convicção de idiotas...
      2) atropela-se todos os trâmites legais
      3) nega-se quaisquer recursos em instâncias superiores, alegando o domínio de fato, ou a literatura que a permite...
      4) rasga-se a constituição, alegando a maioria do supremo (o da quadrilha com supremo e tudo)...

    • Não fale em tucanos que você pode ser preso. É muito arriscado. Psiuuuu... Silêncio.

  • O ódio contra o país e o seu povo mais pobre se manifesta diariamente pelos ricos e agora mais e mais por seus empregadinhos. São todos doentes!

  • agora vai melhorar muito: milhares de pequenos traficantes, ladrões de margarina e batedores de carteira presos, sem apelação. Breve teremos a 3ª maior população carcerária do mundo. Rebeliões em presídios a granel, com muitas chacinas. Enquanto isso, os grandes bandidos continuam em sossego.

    • Mas esses não tinham como apelar. Você sabe quanto custa mandar um processo para a segunda instância? e além dela? mais de CEM MIL REAIS só para começo de conversa, sem falar em custas adicionais. Tu acha que ladrão de margarina tem esse dinheiro? O Lula tem quem pague para ele... isso é irreal. Esses doze mil estão usando seu poder econômico para postergar a condenação e quem sabe receber o benefício da prescrição de pena. Gozado que as pessoas querem igualdade social mas não conseguem ver isso.

      • tem a defensoria pública, sempre carente de recursos financeiros e humanos. Mas isso deve ser proposital, pra manter os "indesejáveis" na cadeia. E um HC expresso? Deve ser uma fortuna

    • E agora, vem mais essa: A PGR pede que o STJ não permita que a defesa de Lula requeira o testemunho de Tacla Duran sobre fraudes nos documentos apresentados pela Odebretch. Tem medo de que a testemunha se estenda e fale do escândalo até agora encoberto das negociatas de delações na Lava Jato. Vejamos: A PGR é ACUSAÇÃO e está querendo formatar a DEFESA do presidente Lula. É como se a Seleção da Argentina pedisse à FIFA que vetasse o Neimar em jogo dela contra a seleção brasileira. Mais um espalhafato da "justiça" pós-Moro.

      • fiquei estarrecida quando li essa notícia. Isso lá é papel da pgr? Com stf, com tudo mesmo

  • Desses, nem um é tucano, pois o Gilmar manda soltar "rapidim...".
    #JustiçaSeletivaEMedieval

  • Mostra bem o tamanho do LULA. Destroem o país para tentar, e não conseguirão, atingí-lo.
    Que o stf renúncie em bloco. Já passou da hora.

  • realmente, pra este pais acabar falta a ditadura pentecostal militar midiatica empresarial. Será o INFERNO AO VIVO nesta terra. Desgraça completa!!!

  • E existe um Ministro do STF, que até levantou estatísticas de que apenas um número diminuto de presos tem a sentença revertida. A análise apresentava controvérsias. Mesmo que fosse correta, se 0,1% desses presos tiverem a reversão, significa que uns 5 deles foram presos injustamente. Para esses 100 % de injustiça, irreparável. E se, hipoteticamente, a decisão da terceira instância for sempre justa, a justiça não deixará de ser aplicada àqueles verdadeiramente culpados.

  • Do lado oposto, a fragilidade das leis serve para manter fora da cadeia portentosos.

  • Doze mil bandidos condenados por QUATRO JUIZES EM DUAS INSTÂNCIAS ! Que só estavam soltos porque eram RICOS e podiam pagar as taxas exorbitantes para recorrer ! porque os pobres são presos antes mesmo de serem julgados, e não tem recursos para levar até a segunda instância! Deixem de ser hipócritas! quantos destes doze mil serão considerados inocentes? quero números. Se for mais que UM PORCENTO eu mudo de opinião. A verdade é que isso foi um BENEFÍCIO. Não sei se Lula cometeu o crime do apartamento (julgamento de ex presidente sempre é político), mas esses outros doze mil... assassinos, traficantes, corruptos, gente que dirige bebada e mata outros na rua, grandes fraudadores, chefes de organizações criminosas ...

  • É resultado da demência generalizada que afeta o Brasil, como diz Mino Carta. o processo civilizatório nunca chegou por aqui.

Related Post