Para prender Lula, põe-se milhares na cadeia

50milpresos

Ninguém, é claro, pode achar que não se estava de olho na possibilidade de prender Lula, quando subitamente, o Supremo Tribunal Federal mudou seu entendimento para decidir que um acusado pode ser preso após decisão de 2ª instância, isto é, sem o trânsito em julgado do processo.

Regiane Soares, do Agora (jornal do grupo Folha) publica hoje um balanço da Defensoria Pública revelando que, em dois anos, quase 14 mil pessoas (13.887  mandados) foram presas ou estão para ser por conta desta decisão, apenas em São Paulo.

Numa projeção nacional, não será exagero estimar que possam chegar perto de 50 mil os aprisionamentos realizados pela “novidade” jurídica, porque o “poderá ser preso” da sentença do STF, na leitura de nossos tribunais, é o mesmo que “recolhe o sujeito”, independente do fato de oferecer perigo ou de poder obstruir o processo.

É, portanto, toscamente inverídica a afirmação da chamada de capa do jornal, dizendo que são “políticos” os que estão sendo presos.

Estamos falando em aprisionar gente que daria mais que a lotação de um estádio de futebol, dos grandes, e talvez tenhamos de usar mesmo estádios – à moda do que fazia Pinochet, no Chile, para prender tanta gente.

Num país em que temos 700 mil presos e um nível de criminalidade como jamais se viu, está mais que claro que isso não é combate à impunidade, mas barbárie.

E, neste caso, o direcionamento das decisões judiciais para um propósito político determinado, por mais que os fuinhas e de pavões – dispenso-me de identificar suas excelências – procurem vesti-los com razões morais , produzindo um encarceramento em massa de gente que, pela quantidade, é na grande maioria incapaz de sustentar sua defesa presos e sem recursos.

Como nossos magistrados se transformaram a delegados de política da roça, natural que o Direito esteja reduzido a um “teje preso“.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

39 respostas

    1. Para prender Lula, faz-se qualquer coisas…
      1) condena sem provas, apenas com a convicção de idiotas…
      2) atropela-se todos os trâmites legais
      3) nega-se quaisquer recursos em instâncias superiores, alegando o domínio de fato, ou a literatura que a permite…
      4) rasga-se a constituição, alegando a maioria do supremo (o da quadrilha com supremo e tudo)…

  1. O ódio contra o país e o seu povo mais pobre se manifesta diariamente pelos ricos e agora mais e mais por seus empregadinhos. São todos doentes!

  2. agora vai melhorar muito: milhares de pequenos traficantes, ladrões de margarina e batedores de carteira presos, sem apelação. Breve teremos a 3ª maior população carcerária do mundo. Rebeliões em presídios a granel, com muitas chacinas. Enquanto isso, os grandes bandidos continuam em sossego.

    1. Mas esses não tinham como apelar. Você sabe quanto custa mandar um processo para a segunda instância? e além dela? mais de CEM MIL REAIS só para começo de conversa, sem falar em custas adicionais. Tu acha que ladrão de margarina tem esse dinheiro? O Lula tem quem pague para ele… isso é irreal. Esses doze mil estão usando seu poder econômico para postergar a condenação e quem sabe receber o benefício da prescrição de pena. Gozado que as pessoas querem igualdade social mas não conseguem ver isso.

      1. tem a defensoria pública, sempre carente de recursos financeiros e humanos. Mas isso deve ser proposital, pra manter os “indesejáveis” na cadeia. E um HC expresso? Deve ser uma fortuna

    2. E agora, vem mais essa: A PGR pede que o STJ não permita que a defesa de Lula requeira o testemunho de Tacla Duran sobre fraudes nos documentos apresentados pela Odebretch. Tem medo de que a testemunha se estenda e fale do escândalo até agora encoberto das negociatas de delações na Lava Jato. Vejamos: A PGR é ACUSAÇÃO e está querendo formatar a DEFESA do presidente Lula. É como se a Seleção da Argentina pedisse à FIFA que vetasse o Neimar em jogo dela contra a seleção brasileira. Mais um espalhafato da “justiça” pós-Moro.

      1. fiquei estarrecida quando li essa notícia. Isso lá é papel da pgr? Com stf, com tudo mesmo

  3. Mostra bem o tamanho do LULA. Destroem o país para tentar, e não conseguirão, atingí-lo.
    Que o stf renúncie em bloco. Já passou da hora.

  4. E existe um Ministro do STF, que até levantou estatísticas de que apenas um número diminuto de presos tem a sentença revertida. A análise apresentava controvérsias. Mesmo que fosse correta, se 0,1% desses presos tiverem a reversão, significa que uns 5 deles foram presos injustamente. Para esses 100 % de injustiça, irreparável. E se, hipoteticamente, a decisão da terceira instância for sempre justa, a justiça não deixará de ser aplicada àqueles verdadeiramente culpados.

  5. Doze mil bandidos condenados por QUATRO JUIZES EM DUAS INSTÂNCIAS ! Que só estavam soltos porque eram RICOS e podiam pagar as taxas exorbitantes para recorrer ! porque os pobres são presos antes mesmo de serem julgados, e não tem recursos para levar até a segunda instância! Deixem de ser hipócritas! quantos destes doze mil serão considerados inocentes? quero números. Se for mais que UM PORCENTO eu mudo de opinião. A verdade é que isso foi um BENEFÍCIO. Não sei se Lula cometeu o crime do apartamento (julgamento de ex presidente sempre é político), mas esses outros doze mil… assassinos, traficantes, corruptos, gente que dirige bebada e mata outros na rua, grandes fraudadores, chefes de organizações criminosas …

  6. É resultado da demência generalizada que afeta o Brasil, como diz Mino Carta. o processo civilizatório nunca chegou por aqui.

  7. Eu queria saber quantos desses doze mil são os tais “ladrões de supermercado”. Eu chuto que se tiver DEZ pobres nesta lista, tem muito. São todos condenados das classes A e B que estavam recorrendo ad infinitum para conseguir prescrever a pena.

  8. É bom deixar claro que esta é a Defensoria Pública de São Paulo que, assim como outras defensorias estaduais, são bem mais ativas do que a Defensoria Pública da União – DPU. Esta última, permanece em silêncio obsequioso para com o (des)governo GOLPISTA. Logo, DPU é tão GOLPISTA quanto, haja vista que se preocupa mais com suas relações políticas do que com o bem do seu público alvo, a população hipossuficiente. Lamentável!

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/apos-decisao-de-segunda-instancia-justica-manda-prender-14-mil-pessoas.shtml

  9. Este é só mais um caso concreto do desastre que é o stf. Só mais um de dezenas.
    O desastre que o stf causou ao país é incomensurável. E por razões toscas, quando não criminosas da globo e caterva.
    Desde o “não preciso de provas para condenar” e do domínio do fato, lá atrás no mensalão, o stf só fez prevalecer a injustiça, grande, nem ampla, mas direcionada. Vocacionou para o desastre. Destruiu o país.
    Tudo de ruim que acontece e que vai acontecer no país, dá medo, tem um enorme responsável: o stf.
    Chamo a especial atenção com o que está para acontecer no final do ano com um zé ninguém presidente eleito pelo ste/stf, que é o único eleitor, péssimo, deste país, (se não for o incrível bolsonaro) e o desastre que virá a seguir.

  10. Gosto dos comentários do povo de esquerda. São, antes de tudo, intelectualmente honestos.
    Sobre o tema aqui exposto, claro que, passadas as eleições, Lula será solto, porque, do contrário, a população carcerária será triplicada em pouquíssimo tempo, um problema que nenhum gestor quererá.

  11. Essa é a MARCA de um ” PODER “sem outorga,senão aqueles concursos,que eles mesmo fazem e corrigem.

  12. O termo correto, “Suas Excrescências”, logo entrará nos dicionários.
    O caminho é Plebiscito Revogatório. Anulando ações do governo Golpista, mandamos Kojak de volta pro PCC. Obtendo maioria no Congresso, impichamos Gilmar Mendes e criamos Conselho pra ser Guardião da Constituição.

  13. Mais de 100 presídios que necessitarão ser construídos por ano.
    Coloquem na conta suiça do Moro (à débito).

  14. O criminoso e apátrida stf, composto pelo que há de pior do meio jurídico do Brasil, pois, além de despreparados, são os seus membros, parciais, corrompidos, seja por prata ou por ego, prisioneiros de seus pecados passados e presentes, que não ousam contrariar a rede golpe e a banca, insiste na manutenção da injustiça e do arbítrio. Esse ajuntamento de atrabiliários, que só enxergam os próprios umbigos e interesses pessoais e familiares, sujeita milhares de criaturas humanas ao horror dos cárceres brasileiros, infelizmente, não atacado como deveria, nos governos trabalhistas e, por suposição, humanistas, do PT. Governos que, além de descuidarem de uma longa e horrenda tragédia, elevaram à mais alta esfera da magistratura, indivíduos lamentáveis, covardes, ignorantes, imbecilizados, prepotentes, hipócritas, quando deveriam nomear pessoas verdadeiramente íntegras, comprometidas com o Brasil e com o povo brasileiro. Que temer, o crápula, tenha nomeado um do seu meio, dado a coisas, no mínimo, escusas, é aceitável, porque porcos se identificam com porcos, mas, aos governos progressistas não se pode desculpar por isto. Quantos dentre esses milhares de réus está nesta situação por má fé de delegados, de promotorezinhos e de juizecos arrogantes e prepotentes. Quantos haveriam de encontrar a liberdade e provar sua inocência, mas, hoje, sujeitos à violência do cárcere, perderão, em alguns casos, além da liberdade, além do direito de serem inocentes, até provada, efetivamente, sua culpa, a vida, a saúde, a alma na podridão do sistema carcerário. Que sejam amaldiçoados esses pequenos e acanalhados deuses. Que o Brasil se lembre do que eles são, quando a liberdade voltar.

  15. LEMBREM-SE DESTE NOME: CELSO AMORIM…

    “Muita gente pede paciência posto que faltam quatro meses para eleições, que nem sequer sabe-se se haverá. Na verdade, sete meses até a transferência de temer para o xadrez. Parece nada para os poucos que sobrevivem acima da linha d´água, mas para o povo que enfrenta o dia a dia na penúria, é demais.

    A elite homicida sabe disso muito bem. O supreminho apodrecido está aí para provar. Lerdo como um cágado para votar a liberdade de Lula, rápido como um raio para manter um ladrão tucano como Paulo Preto fora da cadeia, marcou para daqui a duas semanas mais um golpe dentro do golpe.

    Cármen Lúcia e seus ?(…)? querem votar se este congresso de calhordas pode se autoconceder poderes para instituir o parlamentarismo. O ato dá a medida da natureza da crise: mesmo com Lula preso, e na hipótese de ser banido, dá-se como líquido e certo que nenhum candidato da direita pode vencer as eleições. Que então se entregue o executivo a um congresso que vai ser eleito com regras que favorecem abertamente os magnatas, o agronegócio, a bancada da bala, a banca financeira insaciável, os escravocratas.

    Tudo é volátil no horizonte onde um cadáver entronado apodrece no Jaburu. Ninguém pode descartar que temer seja derrubado num arranjo parlamentar. Nesse caso, nada menos que eleições antecipadas, livres e democráticas, com Lula candidato, pode ser aceito pelo povo soberano.

    A defesa de Lula candidato, vote-se ou não nele, concentra esta bandeira. Abrir mão dela neste momento é entregar os anéis para sinalizar que se está disposto a ceder os dedos. Mas só os incautos imaginam que o tal plano B não seja o tema que domina os bastidores –inclusive dentro do PT.

    O ideal, do ponto de vista progressista, democrático, seria uma união entre Lula e Ciro Gomes. Mas por tudo o que se tem visto, ainda desta vez o horizonte mesquinho, de Ciro principalmente, impõe-se como obstáculo. Seus ataques, velados ou não, a Lula, revelam um personalismo intrigante que não combina com que afirma defender os interesses do Brasil. Nesta hipótese, as atenções se voltam para quem Lula escolherá para vice enquanto sua candidatura sobrevive à artilharia dos saqueadores do Brasil e aos ataques dos “muy amigos”. Pelas suas credenciais e serviços prestados ao Brasil, Celso Amorim é personagem cada vez mais forte nesta equação. Lembrem-se deste nome.” (Por Joaquim Xavier).

  16. Aumentar a população carcerária, depois privatiza-se o sistema prisional, o “novo dono” terá uma vasta mão de obra gratuita escrava para explorar e vender.

  17. Uma barbárie sem solução a vista. A menos que o STF reveja essa idiotice jurídica. Que país de doidos é este?

    1. STF está mais preocupado com o seu próprio bolso…

      AUXÍLIO-MORADIA INCONSTITUCIONAL DEVE SER INCORPORADO AOS SUBSÍDIOS DE JUÍZES E PROCURADORES

      “Prazo para a AGU negociar o fim auxílio-moradia recebido por juízes e procuradores está no fim. Solução deve passar pela incorporação do valor, o que vai elevar os gastos de todos os poderes. Outros penduricalhos tiveram reajuste de 3% ontem

      O fim do auxílio-moradia é discutido sob sigilo na Câmara de Conciliação da AGU. Desde abril, juízes, procuradores, representantes dos estados e do Ministério do Planejamento foram recebidos separadamente pelo grupo em três ocasiões. Apenas o primeiro encontro contou com todos os envolvidos.

      Enquanto os juízes continuam a pleitear o aumento de salário, comemoram um benefício concedido ontem. Ganharam reajuste de 3% no auxílio alimentação e no auxílio pré-escola, segundo determinação publicada no Diário Oficial da União. A portaria foi assinada pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux. O auxílio para alimentação sobe para R$ 910,08 — pouco menos que o salário mínimo, atualmente fixado em R$ 937 — e o pré-escolar fica em R$ 712,62.

      Mesmo com o segredo em torno da negociação do auxílio-moradia, representantes da categoria afirmam que a conciliação traz como ideia principal uma reorganização do subsídio (que pode chegar a R$ 33,7 mil) e a retirada do auxílio-moradia.”

      https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/06/05/interna_politica,686126/auxilio-moradia-a-juizes.shtml

  18. Meldels! A únics ação do STF contra a impunidade e os vitimistas mimizentos vem dizer que foi só pra prender um ladrão de dinheiro público? Ah, vai caçar uma troxa de roupa pra lavar! Preferem ver corruptos postergando prisão ad aeternum? Depois vem reclamar que o Azeredo ficou 20 anos solto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *