Lição tardia para os saudosos da ditadura

depstate

Leandro Loyola, na edição de hoje de O Globo, publica mais uma revelação de documentos estrangeiros mostrando corrupção no regime militar.

De novo, nenhum efeito fará, porque para os cínicos e hipócritas a verdade tem pouca serventia.

A leitura é, porém, interessante para que se entenda que, embora alguns espertalhões de farda possam tem tirado gordas vantagens, a instituição militar teve um imenso prejuízo com o papel autoritário a que se prestou e que esta consciência, sob os quepes menos obtusos, prevalece há três décadas.

Porque, afinal, para usar uma frase de Leonel Brizola, os militares “amarraram a vaquinha para outros mamarem”.

Aliás, não existe maior exemplo de quem tenha enriquecido sob a ditadura com concessões e dinheiros públicos que a Globo, a quem o velho gaúcho, justamente por crescer na escuridão, chamava de “cogumelo”…

Outra coisa bem diferente é a “coincidência” de que estes assuntos estejam surgindo, um atrás do outro, depois de três ou quatro décadas de silêncio.

Têm tanto valor, agora, quanto a “autocrítica” da Globo sobre seu apoio à ditadura: nenhum, senão demonstrar sua hipocrisia.

Espera-se que haja, com quepes ou não, cérebros que não sejam obtusos a ponto de não o perceberem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. Quando nos referimos à ditadura de 64, como empresarial militar, à testa do lado empresarial se destacava o conspirador nato, Roberto Marinho.

  2. Muito boa mais essa frase do grande Leonel Brizola, mas acrescento “cogumelo que nasce nas sombras tóxico e alucinógeno”.

  3. Agora é a vez dos corruptos da toga, com muito “pedigree” acumulado em 500 anos na História da Corrupção Brasileira: “…muita leitura, paulistas, muita leitura” ! Hoje, povo brasileiro já sabe, que o GOLPE, foi contra o Plano de Governo Popular, o Governo de Inclusão Social, pois DILMA não cometeu nenhum crime, e agora tentam excluir LULA, o candidato que o povo, já escolheu para Presidente da República,…novamente. Como DILMA ROUSSEFF, LULA também não cometeu crimes, como querem os “GOLPISTAS FRACASSADOS”. LULA É INOCENTE ! LULA PRESIDENTE, COM A FÔRÇA DO POVO ! DILMA-CRAÇÃO VALENTE ! DILMA-CORAÇÃO VALENTE, “SENADORA DE MINAS GERAIS” !

  4. Realmente, é uma estranha coincidência.

    Talvez seja uma forma indireta de endereçar a questão a Bolsonaro, que sempre fez uma mitologia sobre essa época, e que pelo visto, ganhou muitos adeptos.

    O súbito “interesse” do PIG pela questão nada tem a ver com democracia, mas com o fato de que seus queridinhos tucanos não decolam, mesmo com Lula preso, e que Boçal Nato pode atrapalhar de vez os seus planos indo para um possível segundo turno.

  5. Parabéns Brito, por trazer um texto com dois ótimos exemplos de como Brizola era um grande analista. Se vivo fosse, merecia ter seu próprio blog, para arrasar a cacofonia ideológica do “Cogumelo”.

  6. isso só apareceu para avisar os generais que começaram a ameaçar o supremo . cortando as asinhas deles

  7. Para mim o Sistema não tem interesse em um Regime Militar. Não há controle dos capitalistas do Império nem do mercado sobre as ações governamentais dos militares, eles não obedecem ordens e podem ser imprevisíveis em relação a utilização dos recursos naturais brasileiros e a geopolítica pode dar uma guinada para um nacionalismo e patriotismo que pode regular a utilização dos recursos, que pode normatizar formas de utilização de nosso Pré-Sal não seguindo a lógica do mercado e da dilapidação imediata do petróleo para o lucro máximo em menor espaço de tempo possível. O Império e o mercado querem ter controle dos atos via seus capatazes bem remunerados e nada interessados em ter um Projeto de País, o que as forças armadas podem perseguir. Neoliberais como os tucanos são perfeitos para o Imperialismo e Wall Street, militares, não!

  8. Não estão nem ai,os ETERNOS REACIONÁRIOS DE TODAS AS ÉPOCAS.E o pior e que são todos,pobres e miseráveis,que somente sentem-se felizes,vendo os ROSTOS DOS BURGUESES LADRÕES,sorrindo.Somente,el paredòn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.