O Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, nasceu há 20 anos, não como blog, mas como um talk-show na TV Cultura, em 1.999.
Mas virou blog anos depois e, com a visibilidade que lhe dava a longa e vitoriosa carreira de Paulo Henrique Amorim , seu afiado conversador, abriu a trilha da blogosfera progressista.
Inclusive para este Tijolaço, que ajudou a tornar conhecido reproduzindo, com frequência, meu artigos e análises.
Ainda não é a hora de falar do jornalista que foi, recém-apanhado pela notícia de sua morte. Prefiro falar de quem, por mais de dez anos, comigo compartilhou ideias, angústias e análises.
Com quem, de longe e com raríssimos encontros que não fossem pelo telefone, eu confiava para falar-lhe do que estava apurando e receber, de sua experiência de mais de 50 anos de jornalismo, orientações e dicas de como seguir em frente.
Semana passada, o clima de fascismo em que mergulhamos armou a última trampa para PHA: afastá-lo do Domingo Espetacular, que comandava há quase 13 anos na Record. Era o dízimo que a emissora de Edir Macedo dava ao governo bolsonarista.
Talvez isso tenha acelerado o abalo que fez, hoje, parar seu coração.
Mas ainda assim, ele aguentou, com elegância, a mesma que ostentava no lenço sempre cuidadosamente arrumado no bolsinho do paletó.
O ansioso blogueiro, como a si chamava, agora é, para sempre, um amigo navegante. Por outros mares, para onde todos iremos.
View Comments (90)
Aquele momento que você vem correndo ao Tijolaço torcendo para ser boato. :(
recebi de uma amiga, replicando o portal da emissora golpista. Também fui aos blogues, pra confirmar. triste
Compartilho do que sentiste, Mariana Szasz!!! Caiu um grande general do nosso exército.
Chocado. Conheci ele pessoalmente. Fui um dos primeiros a comprar seu seu livro autografado no lançamento. Para mim o blog Conversa Afiada foi um divisor de águas. Dia muito triste.
PHA já escreveu seu nome no bom jornalismo tupiniquim, como você também o faz, caro amigo. Aos que ainda amam esse Brasil maravilhoso resta-nos a boa lembrança, o humor sarcástico, a seriedade nas análises. Perde o Brasil, perde o povo sofrido do Brasil. Mas seguimos em frente, precisamos juntar forças para tentar fazer com que nosso amado Brasil volte a ser dos brasileiros mais humildes, dos mais simples, do "verdadeiro povo brasileiro".......
Tristeza sem fim.
triste mesmo. Inteligente, bem humorado, afiado. Uma perda pro nosso combativo jornalismo, que resiste por causa dos blogueiros sujos
Um choque violento, foi o que aconteceu comigo hoje ao ligar o
computador e entrar aqui no Tijolaco e ver essa triste notícia.
Como ha muitos anos NÃO assisto as doses de manipulação nas
TV's que eles , na maior cara de pau chamam de "telejornais" e muito
menos escuto rádio, só tive conhecimento dessa lamentável perda, através desse Blog progressista.
Mil e uma coisas passaram pela minha cabeça, Teori Zavascki,
Marielle, Boechat e agora Paulo H. Amorin... surge
imediatamente a "teoria da conspiração".
Um aliado se foi, mas a luta pela verdadeira informação, a
luta contra as falcatruas de uma mídia
sem escrúpulos e sem compromisso com as verdades dos fatos, a luta contra as fake news dos
otários e de quem os alimenta, deve continuar.
À familia do PHA as nossas condolências.
Vejo muitos documentários e faço muitas ligações de fatos estranhos. Acho que o nosso planeta é dominado por seres que se alimentam do negativo, o ódio! Contei para minha esposa alguns fatos estranhos: O Kennedy quando se reuniu com o líder da União Soviética Nikita Khrushchev ficou muito esperanço em negociações de paz e fazer parcerias! Imagine isso, simplesmente iria ferrar com a indústria da guerra! Kennedy foi assassinado e Khushchev foi retirado do poder da União Soviética. Tive a oportunidade de assistir o neto do Khushchev dizendo que o avô ficou extremamente surpreso com a sua retirada. Lembra do John Lennon que incomodava muito pela sua luta pacifista! É muito estranho como pessoas que fazem a diferença por um mundo melhor, simplesmente são retiradas do nosso convívio muito cedo!
Pois é, fiquei mais "cabreiro" ainda, quando soube que naquela noite ele esteve em um jantar com amigos. Quem os serviu? Espero que eu esteja completamente errado, mas no país em que vivemos atualmente, uma colônia desavergonhadamente prostrada de quatro para os norte americanos, com agentes da mafiosa CIA entranhada até no tal judiciário, é pra desconfiar de certos acontecimentos.
Muito triste. Alguns posicionamentos dele me deixavam irado, mas nunca deixei de acompanhar seus comentários. No último, observei que sua voz estava mais fraca. Pensei que poderia estar gripado. Foi após o jogo do Brasil, onde ele foi se despedir do Maracanã. Foi um comentário muito triste, onde falava de uma pátria sem chuteiras e sem povo.
Também vi e tive a mesma sensação que você descreve. Uma lástima.
suas ultimas palavras via rede foram contando o hino!
Um gênio do jornalismo, Paulo Henrique Amorim sempre estará entre nós!
Ele, agora, sorrindo da nossa tristeza!
A nosso Democracia perdeu um grande aliado. Lembrarei dele sempre como um lutador contra os pilantras de plantão. Seu empenho na criação e manutenção dos blogs progressistas é um legado da maior importância para quem deseja um país mais civilizado.
Os maiores se estão indo e não vejo um só jovem na trincheira. Da velha escola resta apenas o insuperável Mino Carta. Aonde estão mesmo os jovens? Vejo um único que parece manter acesa a velha chama do bom jornalismo crítico, irreverente, rebelde e indócil aos poderosos de plantão. Mas a essa idade é melhor ser mais desconfiado e esperar por mais provas de valor.
quem é esse jovem?
Os jovens são Tábata Amaral, MBL, etc. O saudoso engenheiro Bautista Vidal já dizia: os brasileiros, no futuro, ou serão escravos ou serão canalhas. O futuro chegou.
PHA foi assassinado. Senão por mais alguma ação obscura, por Edir Macedo e tantos outros que judicializaram Amorim. Não deixaremos a luta do ansioso blogueiro cair no esquecimento ????????????????