Paulo Henrique Amorim (1942-2019), o patrono da blogosfera

O Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, nasceu há 20 anos, não como blog, mas como um talk-show na TV Cultura, em 1.999.

Mas virou blog anos depois e, com a visibilidade que lhe dava a longa e vitoriosa carreira de Paulo Henrique Amorim , seu afiado conversador, abriu a trilha da blogosfera progressista.

Inclusive para este Tijolaço, que ajudou a tornar conhecido reproduzindo, com frequência, meu artigos e análises.

Ainda não é a hora de falar do jornalista que foi, recém-apanhado pela notícia de sua morte. Prefiro falar de quem, por mais de dez anos, comigo compartilhou ideias, angústias e análises.

Com quem, de longe e com raríssimos encontros que não fossem pelo telefone, eu confiava para falar-lhe do que estava apurando e receber, de sua experiência de mais de 50 anos de jornalismo, orientações e dicas de como seguir em frente.

Semana passada, o clima de fascismo em que mergulhamos armou a última trampa para PHA: afastá-lo do Domingo Espetacular, que comandava há quase 13 anos na Record. Era o dízimo que a emissora de Edir Macedo dava ao governo bolsonarista.

Talvez isso tenha acelerado o abalo que fez, hoje, parar seu coração.

Mas ainda assim, ele aguentou, com elegância, a mesma que ostentava no lenço sempre cuidadosamente arrumado no bolsinho do paletó.

O ansioso blogueiro, como a si chamava, agora é, para sempre, um amigo navegante. Por outros mares, para onde todos iremos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

90 respostas

    1. recebi de uma amiga, replicando o portal da emissora golpista. Também fui aos blogues, pra confirmar. triste

    2. Chocado. Conheci ele pessoalmente. Fui um dos primeiros a comprar seu seu livro autografado no lançamento. Para mim o blog Conversa Afiada foi um divisor de águas. Dia muito triste.

  1. PHA já escreveu seu nome no bom jornalismo tupiniquim, como você também o faz, caro amigo. Aos que ainda amam esse Brasil maravilhoso resta-nos a boa lembrança, o humor sarcástico, a seriedade nas análises. Perde o Brasil, perde o povo sofrido do Brasil. Mas seguimos em frente, precisamos juntar forças para tentar fazer com que nosso amado Brasil volte a ser dos brasileiros mais humildes, dos mais simples, do “verdadeiro povo brasileiro”…….

  2. triste mesmo. Inteligente, bem humorado, afiado. Uma perda pro nosso combativo jornalismo, que resiste por causa dos blogueiros sujos

  3. Um choque violento, foi o que aconteceu comigo hoje ao ligar o
    computador e entrar aqui no Tijolaco e ver essa triste notícia.
    Como ha muitos anos NÃO assisto as doses de manipulação nas
    TV’s que eles , na maior cara de pau chamam de “telejornais” e muito
    menos escuto rádio, só tive conhecimento dessa lamentável perda, através desse Blog progressista.
    Mil e uma coisas passaram pela minha cabeça, Teori Zavascki,
    Marielle, Boechat e agora Paulo H. Amorin… surge
    imediatamente a “teoria da conspiração”.
    Um aliado se foi, mas a luta pela verdadeira informação, a
    luta contra as falcatruas de uma mídia
    sem escrúpulos e sem compromisso com as verdades dos fatos, a luta contra as fake news dos
    otários e de quem os alimenta, deve continuar.
    À familia do PHA as nossas condolências.

    1. Vejo muitos documentários e faço muitas ligações de fatos estranhos. Acho que o nosso planeta é dominado por seres que se alimentam do negativo, o ódio! Contei para minha esposa alguns fatos estranhos: O Kennedy quando se reuniu com o líder da União Soviética Nikita Khrushchev ficou muito esperanço em negociações de paz e fazer parcerias! Imagine isso, simplesmente iria ferrar com a indústria da guerra! Kennedy foi assassinado e Khushchev foi retirado do poder da União Soviética. Tive a oportunidade de assistir o neto do Khushchev dizendo que o avô ficou extremamente surpreso com a sua retirada. Lembra do John Lennon que incomodava muito pela sua luta pacifista! É muito estranho como pessoas que fazem a diferença por um mundo melhor, simplesmente são retiradas do nosso convívio muito cedo!

      1. Pois é, fiquei mais “cabreiro” ainda, quando soube que naquela noite ele esteve em um jantar com amigos. Quem os serviu? Espero que eu esteja completamente errado, mas no país em que vivemos atualmente, uma colônia desavergonhadamente prostrada de quatro para os norte americanos, com agentes da mafiosa CIA entranhada até no tal judiciário, é pra desconfiar de certos acontecimentos.

  4. Muito triste. Alguns posicionamentos dele me deixavam irado, mas nunca deixei de acompanhar seus comentários. No último, observei que sua voz estava mais fraca. Pensei que poderia estar gripado. Foi após o jogo do Brasil, onde ele foi se despedir do Maracanã. Foi um comentário muito triste, onde falava de uma pátria sem chuteiras e sem povo.

  5. Um gênio do jornalismo, Paulo Henrique Amorim sempre estará entre nós!
    Ele, agora, sorrindo da nossa tristeza!

  6. A nosso Democracia perdeu um grande aliado. Lembrarei dele sempre como um lutador contra os pilantras de plantão. Seu empenho na criação e manutenção dos blogs progressistas é um legado da maior importância para quem deseja um país mais civilizado.

  7. Os maiores se estão indo e não vejo um só jovem na trincheira. Da velha escola resta apenas o insuperável Mino Carta. Aonde estão mesmo os jovens? Vejo um único que parece manter acesa a velha chama do bom jornalismo crítico, irreverente, rebelde e indócil aos poderosos de plantão. Mas a essa idade é melhor ser mais desconfiado e esperar por mais provas de valor.

    1. Os jovens são Tábata Amaral, MBL, etc. O saudoso engenheiro Bautista Vidal já dizia: os brasileiros, no futuro, ou serão escravos ou serão canalhas. O futuro chegou.

  8. PHA foi assassinado. Senão por mais alguma ação obscura, por Edir Macedo e tantos outros que judicializaram Amorim. Não deixaremos a luta do ansioso blogueiro cair no esquecimento ????????????????

  9. Não nasci pra esse mundo,estou exilado pagando por erros de vidas passadas;só pode!
    A hipocrisia me enoja,corri e fui ver a tv record e seu porco jornazismo fundamentalista e a té a tal Ana “rico” falou bem do jornalista morto(a quem nunca perdoei por seus ataques a LULA e o PT na “grobo” e na Bandeirantes,hoje resumida por BAND de Bandida).A hipocrisia das moçoilas apresentadoras e depoimentos de bolsonaristas me deu asco.

    1. Também acho que estou aqui pagando por erros de vidas passadas.
      Desconfio que em outra encarnação fui coxinha ou bolsonarista.

  10. Se vai um lutador,alguém que bem podería ter tido uma bela velhice material ,propalando as mentiras que os poderosos usam para massacrar a massa.
    Ficam poucos tão destemidos ,os dominadores sentem alívio ,se vai um que os enfrentava como eles devem ser enfrentados.
    Discordava de muitas das suas posições políticas ,mas,concordei sempre com ele no importante ,o essencial.
    Até mais PHA.

  11. Foi através do Conversa Afiada que conheci e gostei do Tijolaço.
    PHA vai fazer muita falta na blogosfera.
    Mas sua contribuição para o jornalismo é incomensurável.

  12. Tenho certeza que as hordas bolsonáricas devem estar vibrando, tendo orgasmos múltiplos, comemorando. Sempre em nome de Jesus, de Deus.

  13. Conhecia se algumas posições de PHA , porém para essa luta ( guerra ) que está sendo travada pela democracia e os direitos humanos e soberania nacional , foi a perda de batalhão , representado num só homem . ” Não lhe calaram , e não calarão ” .

  14. Fiquei triste com a partida de PHA. Eu o acompanho há 10 anos.. Com certeza não fosse esse Brasil sombrio do golpe, ele não teria morrido. Descanse em paz, PHA !

    1. Pois é, a angústia de lutar contra as injustiças feitas aos verdadeiros brasileiros, os que amam esse país ACIMA de todos, os verdadeiros patriotas como nós, muitas vezes nos faz sofrer demasiado por saber que alguns que se acham “privilegiados” usufruem de mordomias na maior cara de pau às custas de pessoas humildes que são diuturnamente enganadas por esses CANALHAS, e o pior, é saber que muitos brasileiros, por serem vira latas, otários imbecilizados manipulados pelo tal PIG, os apoiam.

  15. A dor e a angústia de ver um país, um sonho de uma sociedade mais justa se esfacelando. Pisoteado por bárbaros grotescos, cruéis e insensíveis cobra o seu preço.

  16. Que merda de notícia!
    O PHA era impagável, mais que isso: era necessário.
    Hoje é um dia muito triste e os que virão sombrios, sem picardia, sem irreverência e pobre da análise crítica
    Desejo conforto aos seus.

  17. No mínimo 308 deputados que merecem MORRER e nos tiram o Paulo Henrique Amorim.
    Uma LÁSTIMA.
    Descanse caro amigo PHA.

    1. Mentalize firmemente para que esses vermes recebam em dobro o mau que estão fazendo! Desde o início da Farsa a Jato sempre mentalizei que alguma coisa deveria acontecer contra o fascista do Moro! Vamos todos mentalizar para que essas pessoas tenham a suas vidas destruídas como estão fazendo com o nosso país.

  18. Num Brasil que é só angústia
    E de uma esperança atrofiada
    Perde outro grande brasileiro
    De uma inteligência apreciada
    É uma tristeza que não tem fim
    Morre Paulo Henrique Amorim
    E aquela boa Conversa Afiada.

  19. Muito triste com a morte de PHA. É mais um combatente que perdemos. Acho que não suportou a perseguição política que estava sofrendo. Segundo o blog do EduGuim, PHA tinha 100 processos judiciais fraudulentos contra ele na justiça e mais essa perda do emprego na Record, acho que foi demais para ele. Mais uma morte que podemos atribuir aos fascistas.Muito triste, muito triste mesmo!

  20. Paulo Henrique, você já está fazendo falta. Quantos mais o governo fascista e a impressa comprada por Bozo matarão????

  21. Paulo Henrique Amorim vai fazer muita falta, tanto na blogosfera jornalística quanto em outros meios. Uma triste perda para todos nós.

  22. Que fase terrível! O Brasil está perdendo tudo que tem de melhor .
    Quanta dor, já sinto sua falta.
    Valeu PHA obrigado por todos estes anos de informação e dedicação à verdade. SAUDADES.

  23. Por favor me desculpem, mas gostaria de falar de um pensamento meu.
    Quando esses caras entraram no governo (bozo, russo ….) fiquei pensando que
    jornalistas importantíssimos poderiam “ir embora”. Foi um pensamento meu.
    Voces podem me chamar do que quiserem, mas, acho que essa perda nao foi por acaso.
    Desculpem, mas , é assim que penso.

  24. Chorei, porque nesse momento é o único sentimento que posso ter! Canalhas, Canalhas, Canalhas vocês mataram um Brasileiro, mas a história os matara com o ostracismo que é o que vocês sempre mereceram.

  25. TRISTEZA PROFUNDA
    FORÇA para a FAMÍLIA
    PHA ETERNO
    PS.:
    A VIDA é só uma passagem; é só um JOGO de MOVIMENTOS e SOBREVIVÊNCIA, onde você pode optar pelo “Lado iluminado” ou pelo “Lado Obscuro” da mesma FORÇA.
    O PHA optou pelo Lado Iluminado.
    Qual é a sua escolha ???
    BOA SORTE !!!

  26. Perda irreparável, tristeza e sensação que um bom lugar o espera, porque era gente do bem, gente que sentia os anseios e as necessidades de manifestação do povo que não tinha e não tem voz na mídia dinossauro, vá com Deus PHA.

  27. contando, desde a ascensão dessa catrefa, qtos. perdemos na caminhada…mas ñ haveremos de esmorecer e em memória ao corajoso e afiado paulo, lutaremos!

  28. Paulo Henrique insubstituível! Inteligência rara! Humor elevado a categoria de Oscar!

  29. Hoje quando li a notícia sobre o Paulo Henrique, simplesmente fiquei sem chão! Que tristeza. Valeu Paulo Henrique por sua combatividade, descanse em paz!

  30. Triste para sempre por perder um defensor da justiça. Aliviado por nosso ansioso não haver sofrido. Igual a um pássaro abatido pela covardia de uns moleques. Os algozes vão ficar aqui, sofrendo a cada minuto.

  31. Um magnífico general que tombou no campo de batalha. Seu canal no Youtube estava com mais de 980 mil inscritos, se aproximando rapidamente do milhão (me inscrevi quando eram duzentos e poucos mil).

    PHA se foi, assim como igualmente lamentei muito a morte de Moniz Bandeira, patrono nacional da análise geopolítica. Nossos grandes soldados da sobriedade, inteligência e compromisso com Brasil vão se indo.

    Diante disso, cada vez mais acredito que decidiram fazer a mudança do inferno inteiro para um certo país da América do Sul.

  32. Quando se morre com a consciência tranquila, é porque a vida não foi em
    vão. PHA descansa em PAZ, ao contrário dos golpistas, que vivem em
    pesadelo.

  33. Fernando, desde o primeiro Conversa Afiada, eu acompanhava e usava como fonte de como a notícia da velha mídia, manipulada, deveria ser desconstruída. E acompanhei desde o início de seu Tijolaço, outra trincheira desta luta pelas idéias e pelo bem reportar. Até breve PHA. Hoje o nosso campo está de luto.

  34. Triste manhã em que se perde uma pessoa tão querida. Descanse em paz meu amigo. Deus te receba no céu. Meus pêsames à família.

  35. É uma pena que PHA não esperou pra ver o Nobel ao Lula, um novo Pulitzer ao jornalista Greenwald e a volta do PT à Presidência. Obrigado pela luta!

  36. Agora com a partida de PHA, estou convencido que uma nuvem de desgraça sem par se abaterá sobre o que sobrou do Brasil.

    Só há notícias ruins, piores a cada dia.

    Que haja uma GRANDE LUZ para recebe-lo.

    Sigamos nós na luta por uma nação.

  37. Tristeza, um pesadelo sem fim….uma longa noite, sem hora para terminar…longe, muito longe de brevidade… muitos não estarão mais vivos qdo as trevas finalmente se dissiparem…PHA chegou ao final sonhando com um mundo melhor…sigamos o exemplo…sonhar, sempre….desistir, jamais…

  38. E aquelas pragas do Bozo e marreco, seguem vivos. É, quem Deus amo, ele chama primeiro… Luto…

  39. Um Gentleman. Um intelectual com uma sabedoria invejável. O panteão da história já lhe reservou um lugar de destaque.

  40. Afiadíssimo o ansioso blogueiro, figura controversa e marcante. Eu gostava dos seus entrevistados, alguns não conhecidos – pesquisadores, historiadores… Há uma entrevista que para mim ficou inesquecível, deliciosa, com o Haroldo Lima sobre a descoberta do pré-sal (link a seguir, pra quem quiser ver). Imagino que PHA contava com o programa na TV para pagar os ‘n’ advogados dos ‘n’ processos contra ele, como o do Ali Kamel do PIG-mor. Foi-se hoje também o sociólogo Chico de Oliveira (que dia…). Daqui a pouco saberemos se a previdência também morreu afogada em tanta grana de compra de parlamentar, significando pobres morrerem e nossos filhos sifu. Uma amiga disse que o PHA “morreu de brasil”. Olha aqui o PHA e o adorável Haroldo Lima – https://www.youtube.com/watch?v=meg9196jsW4

  41. Grande Paulo, agora que a canoa está virando você nos deixa? Você que com a navalha do seu texto sempre colocou de maneira visceral os crimes dos lavajateiros. Triste com a partida de um cara corajoso, mas saiba que você foi um ator decisivo para rebeldia das águas. Vá em paz. A luta continua.

  42. INCOSOLÁVEL PERDA!!!! Principalmente nesse período obscuro em que estamos vivendo… Um jornalista como PHA crítico, inteligente, corajoso e de alma afiada, que nos ajudava a suportar os absurdos em que estamos vivendo é algo muito triste.
    2019 vai ficar pra história como o ano de todas as perdas possíveis.

  43. Perda irreparável!!!
    Ataque cardíaco fulminante?!
    Exige exame toxicologico !!!
    As verdades que ele falava eram muito fortes e serias para os golpistas!!!
    Morrer assim depois de comer em restaurante… muito suspeito!!!
    Os venenos utilizados pelos serviços secretos dos países agem assim!!!

  44. Neste período de refrega contra o golpe e a ascensão do fascismo o jornalismo brasileiro perdeu dois se seus grandes luminares. Primeiro o Paulo Nogueira (DCM) e agora o Paulo Henrique Amorim. Fazem falta como refererência às novas gerações e como timoneiros na nau da resistência. Qualquer elogio que faça à trajetória de PH Amorim ficará aquém de seu real tamanho.
    Deixo o artigo de Moisés Mendes como homenagem a PH Amorim. http://www.blogdomoisesmendes.com.br/a-morte-de-paulo-henrique-e-o-assassinato-das-grandes-redacoes/
    Pessoalmente tive uma interação com Amorim que mostra que aquilo que vemos hoje já se contruia há muito numa parte do Brasil hipócrita, branco e rico.
    No final de 1998 enviei um e-mail ao programa do Amorim, que foi a última coisa que ele leu naquele que foi seu último programa na Bandeirantes. Contava a história que havia passado na igreja do bairro em que me criei (Pio X) em Caxias do Sul.
    O vigário, Pe. Ênio Tarrasconi (um conservador de bom coração), no início da missa pediu aos presentes (quase todos brancos de classe média) se alguém poderia abrigar em sua casa por alguns dias um jovem casal, cuja mulher estava grávida. Repetiu o pedido por 3 vezes durante a missa e ninguém se ofereceu para abrigá-los. Então, ao se aproximar o final da cerimônia de celebração natalina, o padre chamou ao púlpito dois jovens que representavam Maria e José. Foi como um soco no estôgamo e o padre desancou o egoismo, a hipocrisia e a falta de solidariedade humana. Sairam da igreja igual cachorro mordido por linguiça. Essa gente acabou majoritariamente desaguando no bolsonarismo. Ou seja, a base social do fascismo foi-se construindo encima do individualismo e elitismo, como valores que os guia.
    Nossa luta contra o fascismo é acima de tudo uma luta pelos valores mais nobres da humanidade, a solidariedade, a liberdade, a tolerância, o respeito à natureza. Nessa batalha perdemos, com Paulo Henrique Amorim, um lutador de primeira grandeza.

  45. e eu fosse de rezar.. rezaria para tudo isso ser só uma experiência alienígena e com data para acabar, e de preferência bem próxima…

  46. Querido PHA Descansa en Paz. las voces progresistas de tu país no callarán. Tu ejemplo de periodista comprometido con los rumbos de su país y el futuro de sus generaciones nos dejan un bello modelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *