Rubens Valente e Marlene Bergamo dão, hoje, na Folha, uma preciosa lição de humanidade para quem acha que prender, prender, prender, cada vez mais e cada vez por menos é solução para o Brasil.
A dor conformada de D. Maria Paulino de Souza com a foto do filho Alex, preso numa investigação policial no mínimo confusa e mandado para um presídio porque uma juíza “achou melhor” encarcerar um acusado sem sequer passagem pela polícia, por tempo indeterminado, é um libelo contra gente que considera a vida humana desprezível, se estes humanos são pobres, miseráveis e, quem sabe, nem humanos são.
Alex sabia que ia morrer. Todos sabiam que Alex ia morrer. Não é possível, sequer, que uma juíza criminal não saiba para onde está mandando os seres humanos que manda encarcerar.
Quantos, entre os 650 mil presos brasileiros não estão na situação de Alex?
Quantas mães têm de estar à beira da dor conformada de Dona Maria?
A profissão de repórter, quando olha para as pessoas e não para as versões das autoridades, é esta: a de nos transportar para a casa humilde da mãe de Alex e para a a sua dor.
Preso sem condenação alertou a
mulher sobre massacre em Roraima
Rubens Valente/Marlene Bérgamo, na Folha
“Acho que vão matar gente aqui hoje. Tá tudo estranho. Se eu for, amo vocês todos. Amor, tá estranho aqui”. Essa foi a mensagem que o detento Abel Paulino de Sousa enviou à sua mulher, por celular, no último dia 5.
Naquela mesma noite, a facção criminosa PCC, segundo o governo estadual, matou 33 homens na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR).
Sousa está entre os 16 que foram decapitados. Ele foi enterrado no domingo (8), no mesmo dia em que completaria 25 anos de idade.
Como Sousa, outros cinco detentos morreram sem terem sido condenados pelo Judiciário. Estavam presos por decisões preventivas que ainda poderiam ser revistas.
A Folha localizou o inquérito de Sousa. Sem condenação anterior e sem passagem no sistema prisional de Roraima, ele havia chegado à penitenciária apenas um mês antes de sua morte.
O pesadelo para a família começou quando ele foi preso por policiais civis de Boa Vista na tarde do dia 5 de dezembro, com Francisco Wilami Souza de Oliveira, 39, e Marizete Almeida, 26. Um adolescente também foi apreendido. Oliveira e Marizete admitiram à polícia que já haviam sido presos sob suspeita de tráfico de drogas.
A polícia apresentou à Justiça 5,2 kg de pasta-base de cocaína, 391 gramas de crack, 412 gramas de cocaína em pó e 147 gramas de maconha.
Nesse ponto, o inquérito guarda uma contradição. Nas guias que acompanham a droga para o exame no Instituto de Criminalística, consta que ela foi apreendida “em poder” dos três presos.
Nos depoimentos prestados pelos policiais civis responsáveis pela prisão, porém, a história é diferente.
O agente da Polícia Civil Elias Magalhães disse que “a maior parte da droga estava na casa de Wilami; outra parte estava na casa do adolescente”. Acrescentou, porém, que “presenciaram quando Sousa deixou a droga na residência do adolescente”. Não há prova nos autos que comprovem essa afirmação.
Os policiais afirmaram que “informações indicavam” que Sousa “estava recebendo ordens para cuidar da droga” que vinha da Venezuela -também não há, no inquérito, a fonte das informações. Um policial ainda diz que apenas “uma pequena porção” da droga fora encontrada com Sousa, além de R$ 800 em seu bolso.
No único e curto depoimento que prestou à polícia, de uma página, Sousa disse que não entregou droga a outras pessoas e que não sabia da droga que estava com Oliveira, a quem conhecia apenas “da rua”.
Na audiência de custódia, no dia seguinte à prisão, Sousa afirmou que já fora apenas detido em janeiro passado “por envolvimento com drogas”, mas liberado em seguida e nunca condenado.
Ex-montador de móveis, Sousa disse à polícia que estava desempregado, estudara até o ensino médio e era pai solteiro de dois filhos. Afirmou ainda que não possuía bens nem dinheiro em conta bancária.
O cenário se complicou para Sousa, porém, quando Oliveira o acusou de ter sido um intermediário de entrega da droga trazida por “um venezuelano”. O adolescente também disse que recebeu de Sousa 500 gramas de cocaína para revenda.
Na audiência de custódia, Sousa não conseguiu convencer a juíza Suelen Silva Alves de que poderia responder ao processo em liberdade. Ela viu risco à ordem pública e converteu a prisão em flagrante para preventiva, sem prazo fixo para acabar, mas que poderia ser revista ao final do inquérito policial.
Como Boa Vista não tem um presídio específico para presos provisórios, Sousa foi enviado pelo governo para uma ala da penitenciária agrícola.
Parceiro de inquérito, Wilami Oliveira teve um fim igualmente trágico. Em 19 de dezembro, foi encontrado morto por enforcamento em uma cela da mesma unidade.
A família de Sousa disse à Folha que ele não pertencia a nenhuma facção criminosa e sempre negou a acusação de tráfico. No processo, ele ainda não havia conseguido recorrer da decisão da juíza e, oficialmente, continuava sem advogado, sendo representado pela Defensoria Pública, que atende pessoas com renda mensal inferior a três salários mínimos.
No dia 5 de janeiro, após ter recebido as mensagens preocupantes de Sousa sobre uma morte iminente, sua mulher tentou confortá-lo. “Por que você tá falando isso, você acha que é você?”
Sousa respondeu: “Sério, amor. Tô achando que sou eu. Se eu não te mandar mais mensagens, você não manda mais não, tá bom? Tô com medo, amor”.
13 respostas
Dizer o que do que ocorre no sistema judiciário. E essa profusão de justiceiros que querem enviar jovens com pequenos crimes p\ esse calabouços do inferno que são essas prisões brasileiras, onde os presos tomam água das latrinas. E o Temer diz que construirá mais prisões, enquanto muda as mobílias e os tapetes do Alvorada.
A PEC do fim do mundo diz que o país não pode investir nas áreas prioritárias por VINTE ANOS! Enquanto isso os latifundiários devem quase UM TRILHÃO de reais ao erário!
https://youtu.be/H_WihPiZ0L4
Enquanto isso a “famiglia imperial” muda a mobília do palácio da alvorada. “Eles” podem tudo. Por enquanto….
… A propósito deste tema [“realeza libanesa”],
lembrei-me do casal Cabral!
Bangu ou Papuda,
“tanto faz”
a solitária merecida!
“Meu ‘fi’, não há nada ‘mió’ do que o dia que ‘asssucede’ o outro!” Por minha saudosa e sábia avó!
“vão reformando o Palácio, sacanas!”
Casal Temer deforma Niemeyer. Nem os milicos
Ela vai salvar o Brasil do vermelho
publicado 13/01/2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/casal-temer-deforma-niemeyer-nem-os-milicos
… Que tristeza!
É preciso não ter coração para não se compadecer com a dor atroz do outro!
Sistema falido e hediondo, agora potencializado por esta quadrilha de mafiosos que tomou de assalto o Brasil!
***
PAULO COELHO SUGERE QUE TEMER E AÉCIO DESTRUÍRAM O BRASIL
O escritor Paulo Coelho usou sua conta no Twitter, onde tem 11,5 milhões de seguidores, para criticar Aécio Neves e Michel Temer, sugerindo que a dupla destruiu o Brasil. O autor de “O Alquimista” republicou uma postagem em que o senador tucano era só elogios a Temer e ironizou: “meus 2 amores, o que seria do Brasil sem vocês? Corríamos o risco de voltar a respeitar uns aos outros, mesmo divergindo politicamente”
13 DE JANEIRO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/274927/Paulo-Coelho-sugere-que-Temer-e-A%C3%A9cio-destru%C3%ADram-o-Brasil.htm
… Esta “juíza” é do time escroto dos congêneres sérgio ‘mor(t)o’, Janot, Dalagnol, alexandre Careca Moraes, gilMAU (DEMo-PSDBosta/MT), ‘joaquim Mossack Fonseca Ostracismo barbosa’ et caterva!…
… Robert(o) Gurgel, dupla de aloprados ‘Konsentido &$ Blat Karteira’, aquele procurador da barbicha desde o mega escândalo do Banestado DEMoTucano…
… MONSTROS(AS)!…
… E até hoje e para sempre não serão minimamente incomodados os donos do ‘helicoPÓtero’ dos Perrelas amigão do peito do DEMoTucano ‘Aecím Mineirinho &$ de Furnas’…
450 kg de pasta base de cocaína!
E toda a Operação filmadinha pela Polícia Federal, queira ver…
Vídeo oficial produzido pela PF mostra como foi feita a apreensão de cocaína no helicóptero da família Perrela
https://www.youtube.com/watch?v=UW5HwVt–BM
Dono do helicóptero com 445 Kg de cocaína e filho de senador nazigolpista ganha cargo de Temer
https://www.youtube.com/watch?v=33O3cPCdQdo
O crime do STF, MP e PF é muito pior. De alguma forma, todos esses estão destruindo o país. Quantas mil pessoas estarão condenadas de certa forma a não terem futuro devido às ações deles…
Nessas horas, a gente se pergunta quem foram os julgadores bonzinhos que livraram o piloto do helicóptero do Perrela e companheiro e que nem continuaram o processo. Meia tonelada de cocaína e prisão em flagrante! Quanta distinção nos tratamentos com os pobres e os ‘costas largas’. E ainda devolveram o helicóptero. Ninguém mais soube do paradeiro da cocaína. Evadiu-se?! Tudo que sólido, desmancha-se no ar, aqui até a cocaína…