Pesquisa mostra que é viável reverter vantagem de Bolsonaro

A primeira pesquisa de intenção de voto – que terá pouca repercussão, pois daqui a pouco sai o Datafolha – mostra que Bolsonaro não obteve a disparada de votos que imaginava.

Ficou, segundo o levantamento do Idea Big Data/Veja, com 54% dos votos válidos, 8% a mais do que obteve no  primeiro turno.

Já Fernando Haddad teve 46% dos válidos, o que significa um acréscimo de 17% sobre o percentual alcançado na rodada inicial.

Há 7% de indecisos e tudo indica que, com o efeito Bolsonaro de domingo, o indeciso tem, em tese, propensão maior por Haddad. Se ele tiver dois terços dos indecisos e Bolsonaro, um terço, a diferença de oito pontos se reduz a 5,5%.

Ele teria, portanto, que virar 2,75%  dos votos de Bolsonaro, pois, como os votos saem de um e se somam a outro, o resultado  é o dobro. Isso representa perto de 3,2 milhões de votos, no total de 117 milhões de eleitores que compareceram ao primeiro turno.

Em números sobre os votos totais: com 48% de 117 milhões de votantes, Bolsonaro teria 56,2 milhões de votos, 6,9 milhões a mais que os 49, 3 milhões recebidos em primeiro turno.

Haddad, com 41%dos votos totais, teria 48 milhões de votos, aproximadamente, algo como 16,6  milhões a mais que na votação de domingo.

Os 7% de indecisos somam, praticamente, a diferença: 8 milhões, como os demais valores calculados sobre os 117 milhões que efetivamente votaram. A soma aparentemente não coincide com o cálculo dos votos válidos porque, com a definição de indecisos, o universo destes cresce.

A possibilidade de vitória, portanto, não o é um sonho, mas será uma luta imensa, intensa e sem direito a errar.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • Vai depender de mostrar a ausência de projetos do nazi e da militância aos ausentes no primeiro turno e indecisos.Tudo a nosso favor basta se dedicar.

    • pegaremos o rato pelo rabo é o rabo é grande,vamos expô-lo,vamos mostrar a violência que campeia.

    • E confundir o eleitor para praticar estelionatos eleitorais aos montes.
      Agora Mourão, o general que é contra o 13°salário, quer pagar o 13°para os beneficiários do bolsa família! E O coiso já irritou os mercados com uma fala supostamente contra a privatização da Eletrobras...acredite quem quiser.

    • Não, o nome dele é Jair Cozzolino(*).

      Tem os parentes todos na política.

      ================
      (*) FamiGlia que manda e desmanda no município de Magé-RJ e que frequenta as colunas sociais, digo, páginas policiais.

  • Uma luta que deve começar pelo próprio candidato: ouvir, para ontem, o conselho de Gleisi e "tomar banho de povo", nos gestos e nas propostas para retomar a economia. ????????

  • Pesquisa da Veja? Quem é esse Big Data?
    Brito, uma coisa que passou desapercebido na entrevista do Bozo na segunda feira: ele disse que tem muitos funcionários marajás no serviço público e que vai acabar com isso. Será que teremos mais um Fernando Caçador de Marajás Collor governando o país? Alô funcionário público: te liga!

    • O discurso vazio é o mesmo de 30 anos atrás. basta ver o Fernandinho falando naquela época. Só que agora, o sujeito é muito pior, porque prega o ódio e a violência como soluções. Devemos ficar atentos e jogar pesado!

  • Esse covarde não quer debate porque (no debate), suas enormes orelhas apareceriam.

    • Alguém espera mesmo que o Frouxonaro compareça a algum debate?
      "Poderia" ser liberado pelo médico em 18 de outubro, diz ele. "Poderia".
      O que ele vai fazer é esticar o álibi até o dia da votação para não correr o risco de ser desmascarado, o que certamente aconteceria (e acontecerá) se tentar "dar uma" do que não é: sério, ético, valente.
      Isso é um frouxo e, como o frouxo que é, vai usar de todos os meios para evitar debater idéias.
      É da natureza dos frouxos!

  • O que mais faz o candidato Fernando Haddad é errar. Esse namoro com o "mercado" e com a Globo, além de deixar vazar ao público que se afastará de Lula ou que Ex-Presidente operário pediu-lhe para não mais ser visitado... tudo isso somado aos (maus)conselhos que boa parte da chamada "blogosfera progressista" tem feito por meio de portais e blogs, para que se retire a cor vermelha e o nome de Lula das peças de campanha, isso tudo é tiro no pé e pela culatra. Haddad não só não recuperará os votos lulistas que perdeu para o candidato nazifascista como perderá os votos de milhares/milhões de outros lulistas que só votaram nele por lealdade ao Ex-Presidente Operário e ao partido que fundou. Assim como no 1º turno, essas "pesquisas" eleitorais serão usadas apenas para encantar os "ratinhos", como aqueles que ouvem a flauta de Hamelin. Não se esqueçam os petistas e militantes crédulos e adeptos do plano B que o TSE e o sistema judiciário, que organiza, realiza e fiscaliza a eleição, todo ele faz parte da trama golpista; as fraudes eleitorais foram e serão usadas para dar ao nazifascista a parcela da legitimidade que lhe falta; a outra parcela foi dada pelo PT, quando abdicou da candidatura do Ex-Presidente Lula e aceitou entregar a cabeça dele aos algozes golpistas e lavajateiros, livrando a cara dos togados do STF. Como sempre digo e escrevo: eleição, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

    • Discordo, o povo brasileiro já associou o vermelho e o PT à corrupção e tudo q é de ruim. Pro brasileiro mediano "esquerda = ruim e direita = certo". Agora é tarde D+ e a tendência é só piorar com o tempo. O único com poder de derrubar Bolsonaro é ele mesmo.

    • És muito consciente. A direita esta partindo para a polarizaçao, migrando em peso para a extrema direita e a esquerda em vez de polarizar com eles, migra ao centro. O que isso vai acarretar ao pt eh transforma-lo no novo psdb, afastando as bases populares do partido, perdendo as massas. As falas do jaques wagner sao assustadoras.

Related Post