Pesquisas seguem no ‘um pra lá; um pra cá’

Mais uma pesquisa, a do PoderData, mostra estabilidade no processo eleitoral, com variações em geral, dentro da margem de erro, de no máximo 2 pontos percentuais.

Lula tinha 41, tem 40, o que é absoluta estabilidade, até porque, com números inteiros, só o arredondamento já pode transformar um resultado em 1% acima ou abaixo.

Bolasonaro, dos 30% da última pesquisa, 15 dias atrás, passa a 31%.

Com todos os demais, passou-se o mesmo, oscilações dentro da margem de erro, exceção feita a Ciro Gomes, que moveu-se 3 pontos para baixo, para o mesmo patamar que apresentou nas duas primeiras pesquisas do ano.

O que quer dizer absolutamente nada, a não ser que há estabilidade.

E isso, sim, quer dizer muito, porque tanto ao ex-governador do Ceará quanto a Serio Moro não sobra outra coisa além de esperar que os dois líderes da pesquisa entrassem em queda acentuada.

Os cenários de 2° turno permanecem apontando vitória folgada de Lula e, mais importante, que o ex-presidente arrasta, em relação ao 1° turno um acréscimo de votos muito superior ao de Bolsonaro.

Portanto, nada que altere os planos de Lula de, como se dizia nas velhas “peladas” de futebol, jogar de “parado”, cuidando de organizar o time e deixar a campanha para quando ela começar a se mover, daqui a uns dois meses.

A pesquisa que pode mexer com a política é outra, a do Ipespe, na sexta-feira, sobre as eleições em São Paulo.

 

 

Fernando Brito:
Related Post