Petrobras confirma tamanho de jazida no RN. Mais esperança de um “pré-sal” no Nordeste

pitu

Em dezembro, o Tijolaço publicou alguns comentários sobre a descoberta dos primeiros indícios de petróleo em grandes profundidades, no litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Hoje, a Petrobras deu maiores informações sobre o poço pioneiro escavado na área conhecida como Pitú.

Os dados eram aguardados com expectativa porque aquela região corresponde, no litoral africano – de onde se separou há 200 milhões de anos, à plataforma continental da Nigéria, onde foram descobertas  grandes acumulações de petróleo leve e com baixo teor de enxofre, o que torna o óleo adequado para a produção gasolina automotiva.

Não parece que tenha sido á toa a decisão de instalar no Ceará a refinaria Premium 2 da Petrobras, não é?

O óleo encontrado em Pitu é de grau médio (24º API. ), a mesma gradação encontrada no campo litorâneo de Ebok-Okwok, na Nigéria.

Mas diferentemente de lá, em grandes profundidades: 1.731 metros de lâmina d´água e 5.353  metros de profundidade total.

A espessura da camada de rochas-reservatório foi mais que promissora: 188 metros.

Ainda é muito cedo para qualquer conclusão segura, ainda mais com estes dado sendo guardados debaixo de sete chaves.

Mas é sintomático que a Petrobras tenha se desfeito de um parte deste bloco, o BM-17 da Bacia Potiguar, conservando sua participação de 805 nos blocos contíguos.

Com o caixa apertado por seu imenso portfólio de investimentos, pode ter aliviado a carga de despesas do prospecto inicial e, ao mesmo tempo, permitindo que ele avance mais rapidamente com os aportes da BP e da Petrogal-Sinopec ( Portugal e China).

Um segundo poço começará a ser perfurado, assim que  for proposto à ANP um Plano de Avaliação da Descoberta para a área.

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Poucos se aventuram em águas “tao profundas”! Agradeço a vc por essas infos e outras mais. Estamos atentos. Estamos com vc e todos dispostos a lutar por essa “merda” de pais.

  2. Curioso como pouco antes dessa notícia a mídia de esgoto estava tentando botar a Petrobrás como “mau investimento” para ações. O velho golpe de sempre, o esgoto vomitando mentiras para que os ratões gordos de sempre possam lucrar mais (neste caso, comprando as ações “supostamente podres” da Petrobrás das mãos dos que acreditaram nas mentiras)

  3. Fico lembrando daquelas votações de Estados não produtores gatunando as receitas dos estados produtores (RJ, ES e SP).

    E agora, heim? Será que tem algum Estado arrependido ou em vias de se arrepender?

  4. Diante de tantas noticias positivas da Petrobrás, o que nos causa repugnação é ver uns tantos deputados picaretas fazendo a maior festa em plenário por aprovar “investigações sobre supostas irregularidades na companhia”.
    Eles querem é acabar com a Petrobrás, isso sim.

  5. sei não viu, mas com essa enxurrada de notícias boa sobre novo campos no litoral brasileiro, acho que a Graça Foster vai deitar e rolar na Câmara dos Deputados quando for lá..

  6. Por causa da “traição” à Petrobrás, e ao povo brasileiro no caso da internet, que Eduardo Cunha quer entregar às teles para elas cobrarem separadamente por tipo de conteúdo (já pensou?), NINGUÉM DEVE VOTAR NESSE TRAÍRA NEM NOS CANDIDATOS DO PMDB…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *