É curioso o que ocorre na Petrobras.
A atual direção da empresa, mesmo em meio ao furacão de denúncias, não tem contra si nenhuma acusação.
Ao que parece, também não há contra ela nenhuma acusação de incapacidade técnica: a empresa registra aumentos expressivos de produção, cumpre com relativa regularidade o cronograma de incorporação de novos poços, aumenta significativamente o nível de eficiência de seu parque de refino.
Ao contrário, Graça Foster era saudade pela imprensa como uma técnica exigente e duríssima com qualquer desvio na empresa.
E, no entanto, está politicamente fraca.
Não porque, de maneira inédita, se tenha descoberto, durante sua gestão, casos de corrupção (ate aqui, passados) na empresa.
Isso nem vem só de FHC, mas do Governo Geisel, quando o Shigeaki Ueki – o homem que faria a operação de compra da Light um ano antes de que ela revertesse, sem custo, para o Governo Brasileiro – nomeado para a estatal pelo austeríssimo luterano Ernesto Geisel.
O problema da atual direção da Petrobras não é falta de competência ou de honradez, mas do entendimento de que a Petrobras tem um papel político que se confunde com os anseios de desenvolvimento e independência do Brasil.
E que o que se faz contra a empresa é, antes de tudo, o que se faz contra esta aspiração do povo brasileiro.
É que, embora asqueroso que servidores do quadro da companhia não apenas a roubem como fragilizem sua imagem, o tema serve a um duplo propósito.
Enfraquecer o Governo Dilma, agora.
E adiante, romper o semi-monopólio reconquistado pela Petrobras sobre o pré-sal.
Já recomeçou a cantilena de que o pré-sal “não é tão lucrativo assim” frente á queda dos preços do petróleo.
Mentira: no mix – pré e pós-sal – o petróleo brasileiro custa US$ 14 dólares por barril para ser extraído, o que o deixa ainda com muitíssima folga diante dos US$ 75 dólares para os quais caiu hoje, depois que a Opep (leia-se Arábia Saudita ou leia-se EUA, como preferir) não adotou o corte de produção que defenderia os interesses dos países exportadores.
Por isso, faço questão de reproduzir aqui o olhar muito mais atilado que o meu, do veterano jornalista Nílson Lage, que pratica, estuda e critica o comportamento do jornalismo brasileiro há mais de meio século. E que, depois de tantos anos de janela, conhece todos os personagens deste jogo, desde os tempos do “Petróleo é Nosso”.
O jogo está escancarado
Nilson Lage, no Facebook
O que se disputa é o Brasil.
A campanha mobiliza a mídia comandada pela Sociedade Interamericana de Imprensa através de organizações corporativas nos moldes das agências nacionais de jornais e de emissoras de rádio e televisão – destacadamente, as empresas sempre fiéis, como as Organizações Globo e o que restou dos Diários Associados.
Os recursos fluem através dos mecanismos hegemônicos de patrocínio publicitário implantados nos últimos 60 anos e do financiamento pelas multinacionais interessadas; para isso, elas cooptaram lideranças políticas ambiciosas dos estados mais industrializados no quadro do “desenvolvimento dependente”.
Numa sociedade em que todos os negócios têm comissões e que a corrupção é generalizada – embora se venha reduzindo nos últimos anos – , cuida-se de demonizar seletivamente as empresas brasileiras mais importantes e as principais detentoras de tecnologia com expressão internacional.
Trata-se, como sempre, de minar o poder nacional brasileiro, intimidar sua eventual base de suporte econômico e, afinal, tomar posse integral dos minérios e do bioma amazônico e, com maior urgência, do subsolo do Atlântico que a Petrobrás começou a explorar – o petróleo do pré-sal e muita coisa mais.
Para esse assalto, há traidores bastantes; uma esquerda cega que sonha impossível “revolução já”; bacharéis carreiristas ou alienados; vigilantes que se supõem super-heróis; e forças armadas de caça-fantasmas perseguindo um comunismo de araque que já foi trabalhismo e agora é bolivarianismo.
22 respostas
Como diria o Samuel Pinheiro , o Brasil patina nos ” 500 Anos de Periferia “. Corre o risco de perder esse trem ,que vai direto pro futuro . Acorda Dilma !
Só uma pergunta, QUEM É Samuel Pinheiro? Vá dormir, cara.
Pinheiro Guimarães. De uma “gugada” se até hoje você não leu os livros dele. E comece a conhecer os meandros da manipulação norte-americana contra nosso sentimento de pátria.
Corrupção existe em todo lugar. Trabalho na iniciativa privada e sei disto. Ponto.
Segundo, não creio que mesmo com toda a pressão da mídia e da direita brasileira, sedenta para transferir este patrimônio nacional ao capital estrangeiro, conseguirão tal feito. Temos uma presidente no governo e uma mulher no comando dessa estatal que possuem “ficha limpa”. Espero que a presidente DILMA não se sinta pressionada a ponto de tirar a Graça Foster do comando da Petrobrás.
Vá se tratar, os caras pagam bilhões em propina para financiar campanhas e você vem falar em “transferir o patrimônio”? Você tem sérios problemas.
Desde o Descobrimento e a Colonização do Brasil, parece que as coisas não mudaram muito… Continuamos sendo o País de uma elitezinha de “NAUFRAGOS, TRAFICANTES E DEGREDADOS”, que hoje se chamam: TUCANOS. Que Peninha …
E os TUCANOS, isto é, as ‘elites’ têm ódio do PT, não porque o partido seja conivente com a corrupção, como eles que nunca levantaram uma palha para combater a corrupção introjetada em seus governos, pelo contrário, é porque o PT está, finalmente, e CORAJOSAMENTE, combatendo a corrupção das nossas ELITE$ VIRALATA$, que sempre foi o grande problema, a BOLA DE FERRO amarrada aos calcanhares do Brasil.
Por muito tempo o GIGANTE esteve adormecido para esse obstáculo ao seu crescimento e desenvolvimento, pois quase sempre foi governado pelas mesmas elites BICUDAS & TUCANAS, que sempre meteram a mão no Brasil, roubando o seu FUTURO sempre esperado, e que finalmente chegou com a conquista do ‘Púder’ pelo POVO-LULA-DILMA-PT, mas agora que o gigante acordou, está vendo que não podemos continuar assim.
Ou a LEI se impõe de forma igual e equânime, REPUBLICANAMENTE, PARA TODOS, ou o que teremos aqui será não mais que uma Democracia e uma República de fachada para acobertar os crimes de uma ‘narco-clepto-plutocracia-offshore’ das nossas elites CHUPINS, digo, Tucanas.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Na sua cidade tem um bom psiquiatra? Você está precisando.
Ora, vá lamber um cactus, antes que eu me esqueça, TROLL, direitopazzo.
MG é o paraíso dos TOGADOS BANDIDOS mancomunados com o Tráfico Internacional de Drogas – http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/11/tj-investiga-juiz-suspeito-de.html
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
CARA… Essa charge está muuuuuuuuuuuuuuuuuito boa !! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK …
Morri de rir …
Acho que ela traduz numa imagem realmente inspirada e ‘jocosa’, a luta REAL que estamos travando hoje no BRASIL. Os Urubus e os Lobos do ‘mercado’ crescem o olho e querem engolir a PETROBRAS, e assim, colocar o Gigante para dormir outra vez para sugar mais e melhor, o seu sangue. NO PASSARÁN !!
Tantos escândalos TUCANOS atuais, rolando, como: Aecioportos, HELICOCA, ‘Jatinho sem Dono’, Propinoduto, Trensalão, Rouboanel, etc, sem falar os do poassado: PRIVATARIA, Compra da Reeleição, MENSALÂO TUCANO, Lista d Furnas, BANESTADO, SIVAM, PasTa Rosa, etc, mas a grande mídia só fala da PETROBRAS… Obviamente que a Grande Mídia, como PORTA VOZ dos NAUFRAGOS, TRAFICANTES e DEGREDADOS, digo, das Elites Offshore do ‘breZeew’, está de sacanagem e se presta ao papel de biombo dos TUCANOS, como a boa MÍDIA TUCANA que é.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
… Só acho que em vez do OBAMA, coitado, deveria ser o TIO SAM, debaixo da Pele do Lobo que todos sabemos que é.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
É alguma linguagem nova isso aí que inventou? Volte para a escola.
E vc volte para o cú do boi de onde tu saiu, mané !!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Ainda que concorde com o sr.Lage,resta saber em que pé está hoje,a correlação de forças que nos pode proteger dos ANTIGOS ABUTRES e que continuam presentes ainda hoje.Quero ressaltar que me parece a associção dos Brics,nos garante outras armas,senão aquelas do passado,reunidas à uma esquerda menos frágil do que a atual,no aspecto ideológico,mas sem forças externas,hoje expressadas pelos novos parceiros internacionais.Tais parceiros hoje,com maior força que os nossos tradicionais exploradores,nos darão certamente apoiamentos para alcançarmos patamares mais avançados,já que todos eles,tem interesses em comum.Agrague-se nisso,as demonstrações de fragilidades políticas do chamado primeiro mundo,com problemas bem maiores dos que propagandeados pela imprensa nacional,e que tentam através de BARULHOS,confundir a opinião pública,mas sem a mesma eficácia que conseguiam no passado.Temos além disso,os Blogs espalhados pelo país,e cujos acessos nos ajudaram inclusive,eleger a Presidenta Dilma.Acho que o centro da discussão,deveria também discecar a CORRELAÇÃO DE FORÇAS ATUAIS,e coteja-las com as do passado recente.
Você não consegue nem se expressar em língua portuguesa, quanto mais analisar qualquer tema mais complexo que a grade de programação do SBT. Pare, desça do pedestal e vá estudar.
E desde quando profundos conhecimentos gramaticais são pré-requisito para análise política complexa ?!? Você é que é um TROLL otário e sem noção. E vá dar seus pítacos na PQP, idiota.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
A esquerda, Cut , petroleiros, BB, CEF tem de convocar uma grande passeata para enquadrar a CIA e a direita PSDB/DEM e colocá-los no seus devidos lugares.
O que estäo esperando ?
É pra dar risada, né?
Realmente, 30 anos de PSDB-PT (que são a mesma porcaria) destruíram de vez a educação brasileira. As pessoas não sabem nem usar as vírgulas mais, quanto mais analisar qualquer coisa. Só repetem, como papagaios. São incapazes de cognição. O autor do texto e os comentaristas são a prova viva.
Graça Foster pode não ser politiqueira, (COMO A CORJA DE POLÍTICOS QUE HABITAM ESTE PAÍS), mas dizer que é incompetente, tecnicamente, como disse um mané aí em cima é ignorância. Na gestão dela é que sairam os espertinhos que foram comprados pelas empreiteiras capitalistas para se locupletarem. Não é porque eram funcionários de carreira que se tornaram corruptos. Os executivos das empreiteiras, em geral, não são funcionários de carreira e são mais corruptos que os empregados da estatal, porque agem para aumentar os lucros abusivos de suas empresas e, para isso, são capazes de tudo. Entretanto, em todo o mundo, a “prata da casa” é prestigiada e ascende aos postos de comando das maiores corporações, na Europa, nos Estados Unidos, no Japão…
Piada tucana. Senador acusado de fraude em 11 processos pede IMPEACHMENT DE DILMA
O senador Mário Couto (PSDB-PA) chamou o povo brasileiro a apoiar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Para o senador, a presidente cometeu crime de responsabilidade quando aprovou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras. Mário Couto contrastou a “administração desastrada” do PT, que teria “levado a Petrobras à falência e derrubado o mercado de ações”, com o empenho do partido em enviar grandes quantias a ditaduras estrangeiras.
No ano de 2010 a empresa estava avaliada pelo mercado em 380 bilhões de reais, mas, após essa irresponsável e lastimosa operação, hoje vale 179 bilhões de reais. Quebraram a empresa, destruíram a empresa, desvalorizaram a empresa, e o povo brasileiro perdeu seu dinheiro – afirmou o senador.
Couto, no entanto, é réu em 11 processos, sendo acusado, inclusive, de corrupção. Leia abaixo:
Senador Mário Couto (PSDB) pediu impeachment de Dilma. Ele é acusado de fraude em 11 processos
O senador Mário Couto (PSDB-PA) pediu o impeachment da presidente Dilma Rousseff por causa da compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006. Orequerimento será protocolado na Câmara dos Deputados.
Quem é Mário Couto ? O Senador é réu no STF por corrupção
(fonte:diário do Pará)
O Ministério Público do Estado do Pará enviou à Procuradoria Geral da República as provas coletadas contra o senador Mário Couto (PSDB) ao longo de mais de um ano de investigação. Couto é acusado de envolvimento em desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa no período em que presidiu a casa. Pelo menos onze processos licitatórios teriam sido fraudados entre os anos de 2004 e 2007. Os desvios somam, segundo cálculos do Ministério Público Estadual, R$ 13 milhões.
Também está sob análise na Procuradoria Geral da República a denúncia por racismo e abuso de autoridade feita contra o senador pela assistente-administrativa Edisane Gonçalves de Oliveira, 34 anos. Em depoimento no Pará Edisane acusou o senador de tê-la ofendido chamando-a de “preta”, “safada”, “macaca”,“vagabunda” entre outros palavrões. A assistente-administrativa denunciou Couto e a coligação “Reconstruindo Salinas”, alegando violação do Código Eleitoral ( valer-se o servidor público da sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido). A agressão teria ocorrido porque Edisane se recusou a fazer propaganda política do candidato a prefeito apoiado por Couto.
Graças ao foro privilegiado do senador, o o caso foi enviado ao Supremo Tribunal Federal. Em setembro do ano passado, foi distribuído para ministro Celso de Mello.
Couto tornou-se réu em dois processos no STF. O primeiro diz respeito ao crime eleitoral e o segundo por injúria e abuso de autoridade, conforme informações disponíveis na página do Supremo na internet (ao lado). Como de praxe, a denúncia foi remetida à Procuradoria Geral. A assessoria da Procuradoria informou na semana passada, que, assim como as denúncias de fraudes na AL, os dois processos estão sob análise.
FRAUDES
Entre as provas enviadas pelo Ministério Público do Pará à Procuradoria estão as que se referem ao escândalo que ficou conhecido como “Tapiocouto”. Uma das formas de desvio era o pagamento de serviços não realizados feitos a empresas fantasmas que pertenciam a então servidores da casa.
A mais famosa das empresas foi a Croc Tapioca que, segundo os promotores vendia “do feijão ao avião” para a AL. Por ser senador da República, Couto tem foro privilegiado na esfera criminal e por isso, as provas foram encaminhadas à Procuradoria Geral, mas as denúncias de desvio de recursos públicos já tiveram desdobramentos na Justiça Estadual.
Isso porque, o foro privilegiado não se aplica ao julgamento por improbidade que pode obrigar o senador, a devolver aos cofres públicos o dinheiro desviado. No Pará, os promotores apresentaram denúncia contra Couto.
Ele é réu em três ações. “Para nós, a improbidade está provada. Esperamos que a Procuradoria se convença da existência de crime porque isso reforça nossa ação aqui”, diz o promotor Nelson Medrado. Com base nas provas coletadas pelo MP, o juiz da 1ª Vara Civil decidiu bloquear, no ano passado, os bens do senador e de mais 38 pessoas, entre elas a deputada Cilene Couto (PSDB), filha de Mário. Hoje, parte do bloqueio de bens permanece.
O senador pode movimentar apenas a conta do Banco do Brasil em que recebe o salário do Senado que deve ser usado para as despesas básicas como alimentação. Todos os outros bens móveis e contas correntes permanecem bloqueados. O objetivo é impedir a transferência para terceiros e com isso garantir que, em caso de condenação, o senador possa ressarcir os cofres públicos.
Intimidação a juiz após ter os bens bloqueados
Furioso com o bloqueio de bens, Mário Couto investiu contra o juiz Elder Lisboa, responsável pelo caso. Em novembro do ano passado, logo depois da decisão, Couto usou um jornal local para divulgar gravações que mostravam uma suposta tentativa de extorsão feita pelo advogado Paulo Hermógenes em nome de Lisboa. Segundo o senador o juiz teria pedido R$ 400 mil para livrá-lo das ações envolvendo as fraudes na AL.
Couto não apresentou as gravações que disse ter à Justiça e o episódio foi visto como uma tentativa de intimidar o juiz, que recebeu apoio de entidades de classe como Associação dos Magistrados do Pará.
VINGATIVO
Na época, a entidade que representa os juízes do Estado afirmou que a denúncia tinha “nítido caráter vingativo, natural de pessoas que sofrem imposições coercitivas de um Poder Judiciário que não se vincula a cargos ou interesses escusos, especialmente supondo-se inatingíveis por mandatos”.
Após a divulgação das gravações, o próprio magistrado foi ao Ministério Público do Estado pedir apuração e tomou a iniciativa de disponibilizar à Corregedoria e à Presidência do Tribunal de Justiça do Pará a quebra dos seus sigilos bancário e telefônico. Dias depois, o advogado, negou que tenha pedido dinheiro ao senador em nome do juiz. Admitiu que teve encontros com Couto, mas disse que não se lembrava da conversa porque estaria bêbado. O depoimento do advogado também foi enviado pelo Ministério Público do Pará à Procuradoria Geral em Brasília.
O promotor Nelson Medrado, um dos cabeças da investigação das fraudes na AL também foi vítima de Couto, que chegou a fazer pronunciamento no Senado acusando-o de agir movido por questões pessoais. Couto teria se negado a efetivar a esposa do promotor em cargo na AL. O caso foi à Justiça, o que deu ganho de causa para a mulher de Medrado.
No site do STF, o senador Mário Couto figura como réu por crime eleitoral e por abuso de poder e injúria, tendo como vítima Edisane Gonçalves. Já entre as provas enviadas pelo MPE à Procuradoria contra Couto estão as que se referem ao escândalo conhecido como “Tapiocouto”: os desvios de recursos públicos eram feitos através de pagamentos de serviços não realizados por empresas fantasmas de servidores da casa, como a Croc Tapioca. Rol de crimes e ameaças – como as feitas contra o promotor Nelson Medrado (à direita) lembra o passado de contravenção (foto abaixo), quando Couto liderava o jogo do bicho em Belém e ameaçava delegados.
Família de Edisane foi perseguida pelo senador
O cinismo e a arrogância de Mário Couto não têm limites quando ele pratica seus crimes. Foi assim que o homem que virou piada em Brasília e em todo o Pará deixou a população de Salinópolis boquiaberta e indignada, em setembro do ano passado, ao proferir palavrões racistas e ameaças contra a assistente administrativa Edisane Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, só porque ela negou-se a deixar que asseclas do senador colassem cartazes de campanha nas paredes da residência dela.
Não satisfeito em humilhar e ofender a humilde mulher, Mário Couto, num tresloucado gesto de abuso de poder, típico de tiranetes de província, mandou prender o açougueiro Ivanildo de Lima Correa, companheiro de Edisane. Conhecido por Vando, o rapaz foi preso em flagrante sob a acusação de manter 42 quilos de carne e frango “impróprios para consumo”, acondicionados em um freezer. Pura perseguição, inclusive utilizando do aparato do Estado, sob o argumento de que o açougue infringia as normas sanitárias.
“Eu apenas revidei às ofensas do senador”, relatou Edisane na polícia, ao denunciar as agressões praticadas pelo senador que enlameia o nome do Pará em Brasília. Além de chamá-la de “preta”, “safada”, “macaca” e “vagabunda”, o tucano ainda mandou a mulher “se f….” diante de seus cabos-eleitorais e senhoras perplexas que assistiam à patética cena em uma rua do bairro Cuiarana.
O procurador-geral da República, ainda estuda o que fazer com o inquérito policial que foi remetido pelo promotor de Salinópolis, Mauro Mendes de Almeida, que em razão de o senador usufruir de foro privilegiado – ou seja, só pode ser processado pelo procurador-geral -, deixou de denunciá-lo à Justiça. A tarefa cabe a janot, que tem a oportunidade de passar a limpo um caso que teve repercussão em todo o país
A queda do preço do petróleo realmente diminui a expectativa de retorno financeiro de qualquer companhia de petróleo.
Contudo, os investimentos na área são sempre de longo prazo, o produto é finito e o consumo crescente. Portanto, o preço voltará a subir e a longo prazo irá superar em muito os 100 dólares o barril.
Fazer previsões com base em um valor momentâneo é desconhecimento do assunto ou é má fé.
Para falar a verdade, não confio em Graça Foster por conta de seu marido maçom, Colin Vaughan Foste. Desde que ela assumiu, todos os dias a PETROBRÁS esta na boca do lixo, sem tréguas.