Todos os comentaristas políticos, a começar por Valdo Cruz, na Folha, reportam “alívio” no Palácio do Planalto com a manutenção do sigilo sobre as delações da Odebrecht.
Apenas um, Kennedy Alencar, questiona qual a razão de manter em sigilo aquilo que está homologado e, portanto, válido e imutável. “Cármen Lúcia tomou uma decisão que prejudica o país”, diz ele , porque “deixa na sombra fatos que o Brasil merece conhecer porque muita coisa já foi vazada nos últimos meses”.
É curioso ver até alguns jornalistas conformados com a manutenção do sigilo sobre o que é considerado o mais explosivo documento da Lava Jatoe que mantém o país em estado de suspense.
Parece uma nova versão do que aconteceu com o próprio Teori Zavascki, quando o jogo de pressões sobre o Supremo – que, claro, as aceitou – deixou Eduardo Cunha no cargo até a votação do impeachment, mas correu para evitar que Lula, assumindo a Casa Civil, pudesse articular uma defesa política do mandato presidencial.
Inventa-se, agora, a desculpa de que a Procuradoria Geral da República deveria pedir a suspensão do sigilo judicial. Não tem a menor procedência: à relatoria – papel que Cármem assumiu provisoriamente – cabe definir a manutenção deste segredo, que é exceção à regra dos procedimentos judiciais, por natureza públicos.
O fato é que isso restaura, sabe-se lá por quanto tempo, o império dos vazamentos seletivos.
Agora com Eike Batista à mão para fazer uma delação nitidamente já negociada, para “entreter” a plateia até a inevitável revelação do que diz Marcelo Odebrecht.
18 respostas
A nação está órfã. Internamente pela falência total das instituições envolvidas profundamente com um Golpe de Estado anticonstitucional (congresso, stf, pgr e seus entornos). No front externo estamos com nossa soberania, patrimônio e interesses nacionais atacados com fins de pilhagem sob o olhar conivente das forças armadas. E fizeram tudo isso em menos de um ano sem qualquer resistência popular, todos, instituições e população, hipnotizados pelo terror midiático global. Será o fim do nosso país, será que nossos filhos e netos terão que viver sob seus escombros?
https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/01/a-deterioracao-das-instituicoes.html
A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal=http://www.defesa.gov.br/):
“Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a SALVAGUARDA DOS INTERESSES NACIONAIS e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.”
Sinceramente, gostaria que não houvesse sigilo. Já está na hora do Brasil ser passado a limpo na integralidade.
Canalhas protegendo canalhas. O sigilo é mantido de propósito para poder criminalizar vazamentos e anular processos contra os crápulas.
Juízes obedientes a mídia lixo e não ao Brasil. O povo brasileiro tem o direito e quer saber oque os canalhas fizeram ao Brasil de forma oficial, com a quebra de sigilo de todos os crápulas. Sem a quebra dos sigilos não haverá paz na população brasileira de 200 milhões de cidadãos enlouquecidos por justiça. Vivenciamos um terremoto político e econômico na mais alta escala imoral e anti-ética no Brasil e a mídia lixo quietinha, como se ela não tivesse nada haver com a situação que ela mesma produziu e alimentou, protegendo canalhas aliados do crime. A quebra de sigilos para a mídia lixo é proibitiva.
O BRASIL se divide numa imensidão de BRASILEIROS e um grupelho de golpistas.
Está em sigilo, porque não tem petista. Presidenta Cármen Lúcia não passa de uma cagona.
Vc já viu ela querer ser chamada de presidentA?
Ela é presidente do STF, presidentEEEEEEE!
C***uei um baldo pra essa polêmica vazia… Paízeco porcaria… não se entende nem na língua…
Se manteve o sigilo é porque certamente não tem nada contra o Lula. Tudo muito previsível.
Temer inaugurando obras no Nordeste? Obra dele, né? A mesma que os coxinhas, a menos de 60 dias, diziam que era ficção, que apenas 10% estavam prontas. Agora mudaram de opinião. Como é fácil para a imprensa e os golpisyas manipularem essas criaturas. Mais fácil do que roubar doce de crianças. BANDO DE OTÁRIOS.
Respiram com a ajuda do aparelho judiciário. É uma esculhambação!
Brasil passado a limpo com a quadrilha que tomou o poder? Nem que a vaca tussa. E você colocou esta quadrilha lá, lembra? Você e os paneleiros que sofreram lavagem cerebral da Globo. Agora aguenta. Depois da terra arrasada, chamem a esqierda que ele coloca nos trilhos de novo. Até vocês aprenderem.
Soube que o IMBECIL so dória vai deixar o cabelo crescer pra fazer um topete nos moldes do Trump, essa COXINHADA não tem jeito , quanto mais IDIOTA melhor pra eles.
Parece também que a revista SUJA da abril vai mudar o papel, usará papel jornal, diminuindo os custos e facilitando o uso nos sanitários.
Quanto a Carmém Lúcia………………….mais um LIXO de nossa história recente, infelizmente patrocinada e galgada ao “Olimpo” pela idiotia petista de colocar inimigos no PODER. Ô partidinho de merrrrrrrda.
Mas a casa cai, em breve, pois se até no plácido Canadá, na sua mais plácida cidade – Quebec, meteram fogo numa mesquita, imagina aqui quando a bala começar a atingir esses canalhas que afundaram a nação e desejam tirar do povo o circo e roubar o pão…..
De novo falando em violência?
BRITO: os jornalistas do PIG não se importam com o sigilo. Afinal, só podem publicar o que a redação do jornal permite. Para eles, que não tem compromisso algum, tanto faz, desde que o “cascalho” esteja na conta no final do mes.
e os cameramen da plimplim estavam de plantão já no aeroporto de NY, pois não? Ou obtiveram DE que jeito as imagens de cameras locais?
As intenções eram nitidas. Espetacularizaçao desde o começo e foco pra longe da carmencita e dos 77.
Todos os tvexperts enfatizaram o mantra: “agora a justisssssa prende qualquer um. Estamos limpando o Brasil, tá vendo?”
Poem algemas e cortam o cabelo.
E proclamam que ficará juntinho com a ralé na cana dura. Nao disseram ainda que vai tomar cafe de canequinha.
Brito, o problema é mais siples. Depois que deram o golpe vem o ” depois do golpe, o caos” que pode ser explicado assim neste caso: a carmem tinha três opções a tomar, tudo bem, mas depois di golpe, o caos, significa que qualquer decisão que ela tomasse seria a pior, seria a pior. Nada pode ser feito acima de um golpe incostitucional por quem deu o golpe. Tudo só tem aspecto negativo, tudo é desastre, tudo retorna ao golpe desastrado, nada se salva e as coisas só pioram.
Entendeu o porque de ” depois do golpe, o caos”?
Chamar a Dilma seria a única salvação e tenho dúvidas de que ela aceite voltar.
O STF está com medo! A justiça está com medo! Nessa desordem total em que o país se encontra o STF literalmente, mais uma vez, lava as mãos e se exime de sua responsabilidade! Onze juizes correndo do pau! Vergonha!
Acoelhados, encurralados, aterrorizados…
Viva o povo sem Medo!!!!
Análise no blog do Nassif.. na minha opinião análise perfeita. Os coxinhas piram…. “(…) As delações da Odebrecht estão sob controle de dois “mineirinhos”: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia e o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot, ambos especialistas na arte de se valer de toda ênfase para não tomar nenhuma decisão de risco.
Carmen Lúcia homologou as delações, mas as manteve sob sigilo. Com isso, as decisões sobre que medidas tomar ficariam teoricamente sob controle de Janot. Ambos – Carmen e Janot – têm posição claramente partidária. Ninguém no país acredita na isenção de Janot.
Desde o primeiro momento da Lava Jato, Janot – sob cuja responsabilidade estão os casos envolvendo pessoas com prerrogativa de foro – manobrou discricionariamente o ritmo das denúncias e dos inquéritos.
Na partida, a primeira leva de delações de políticos, pediu a denúncia do senador Lindbergh Faria em cima de afirmações vagas. E solicitou o não indiciamento de Aécio Neves que tinha contra si uma delação que mencionava o operador (Dimas Toledo), a estatal (Furnas), o método da lavagem de dinheiro (a Bauruense) e a conta onde era deposito o dinheiro (da irmã de Aécio).
Para dar aparência de neutralidade ao seu jogo, denunciou o senador Antônio Anastasia em cima de indícios mínimos. Tão vagos que não houve a menor dificuldade no pedido posterior de seu arquivamento.
Fez muito mais. Permitiu o uso político desmedido dos vazamentos, manteve engavetada a denúncia contra Aécio Neves, por manutenção de conta no exterior, nada fez em relação às denúncias envolvendo José Serra.
Finalmente, impediu a delação de Leo Pinheiro, presidente da OAS, quando os termos lhe foram apresentados, e consistia em entregar o sistema de propinas em obras do governo de São Paulo, nas gestões Geraldo Alckmin e José Serra.
Como o mineirinho Janot exercita a arte da tergiversação?
Simples. Um processo é constituído de uma infinidade de passos sucessivos, obedecendo ao ritmo ditado por sua complexidade e pela intenção política do operador.
Quando as cobranças por isonomia se intensificam, o expediente consiste em dar UM passo pontual, atender às pressões e, depois, tirar o tema do ritmo Lava Jato.
Aí entram em cenas os vazamentos.
Esta semana foi anunciado o bloqueio da conta suíça de Ronaldo César Coelho, por onde passavam as contribuições da Odebrecht para José Serra. Foi uma novela para que a decisão fosse tomada. Houve um vazamento inicial da denúncia para o Estadão, que se recusou a publicá-la. O material acabou sendo enviado e publicado pela Folha. Ou seja, o vazador e um resto de competição entre os jornais, obrigou Janot a se mexer e tomar a providência de solicitar o bloqueio da conta.(…)