Michel Temer, é obvio, não é santo do meu altar.
Mas, no ecumenismo da frente que sustenta (ou devia sustentar) o Governo Dilma – como sustentou o de Lula – está longe de ser o maior pecador, ainda mais concorrendo com figuras como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Foi um ato acertadíssimo – até tardio – a entrega a ele da tarefa de articulação com o Congresso, com a tal Secretaria de Relações institucionais.
Se o PMDB é o maior partido da base aliada, se é o maior partido da Câmara e do Senado e se é de lá que vêm os maiores problemas e contestações, com Cunha e Renan, nada mais coerente que entregar ao presidente do partido – e vice da República – a tarefa de fazer aprovar o que é de interesse do Governo e tentar rejeitar – ou adiar – o que não é.
Evidente que Temer não irá articular no Congresso propostas da esquerda, como a regulamentação da mídia. Mas, convenhamos, na atual conjuntura de forças, encaminhar propostas com este poder explosivo está muito, muito além de um Governo que, quando teve forças para fazê-lo, não o fez.
As concessões ao PMDB – é claro que Temer as exigirá- passam a ser feitas antes da propositura dos projetos, não essencialmente depois. como Cunha e Renan têm feito sem que o Governo possa senão ceder a elas.
Embora, matreiro, Temer não vá abrir fogo contra os dois, é obvio que as funções criam nele um novo pólo de aglutinação dos peemedebistas, até porque é ele quem detém o comando formal da máquina partidária.
O sorriso dele, de orelha a orelha, na reunião hoje com os líderes partidários, transpira o seu gosto pela solução.
E, com a crise com o PMDB, aquela teoria de que vice desocupado só conspira fica ainda mais verdadeira.
Tenho para mim que a história em torno de Eliseu Padilha foi uma fórmula para Temer surgir como “solução” e não como “ambição”
Fazer política com ideologia e com idealismo não exime quem a faz de ser pragmático.
Até que enfim o Governo Dilma se dispõe à política convencional.
Quem não a faz é devorado por ela, não é mesmo, Lula?
22 respostas
Êta Presidenta Porreta! Agora sim…pôs o “galo” pra cuidar do galinheiro…enquanto isto ela Administra o País. Quanto às propostas (reformas) cabeludas e espinhentas…deixa o “home” articular nos bastidores…que ele como ninguém sabe mobilizar o povo…e é só com este apoio que “elas” podem vingar”
Eu me considero um petista ideológico, que procura ser mais autentico possível!infelizmente, tenho que concordar que não temos ninguém no PT com condições capaz pra fazer esse trabalho de articulação que a nossa presidenta e o pais precisa neste momento. COMO SE DIZ: não tem tu vai tu mesmo. J P DA VOZ.
Acredito que o pensamento do militar chinês pode também ser ajustado e aplicado na política, com a palavra aliado no lugar de inimigo: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. [Sun Tzu, general Chinês, século IV a.C].
Até que enfim, uma providência política.
Cunha e Calheiros comem na mão do PIG, em função de suas folhas corridas. Uma manchete coordenada entre os membros do PIG e está fora quem não se comportar direitinho.
O que ainda faz o tucano Mercadante na Casa Civil? Fabrica crises!!!
A atitude de Dilma entregando a Temer a articulação política, me fez lembrar de Chico Xavier, quando ainda criança em Pedro Leopoldo, muitos irmãos e pobres, plantavam umas verduras pra vender e começaram a sumir as verduras, quando receberam uma orientação
Entreguem a chave da casa pra vizinha, e ai nunca mais sumiram verduras.
Não consigo achar isso uma maravilha. Acho simplesmente que a presidencia vai passando para o PMDB. Babau, na verdade.
É verdade Laura. A desgraça desse governo tem sido essas conceções(uma após a outra) para os fisiologistas e corruptos “aliados”. O próximo passo é a renuncia ou o impedimento da presidente da república. Mas,segundo o “jênios” da articulaçõa politica, os “pragmaticos” tudo em nome da governabilidade. Não foi pra isso que eu votei e briguei na rua para eleger Dilma.É a terceirização do governo pela direita, pelos coxinhas.
Num governo onde Dilma não existe e onde o PT morreu há tempos, normalíssimo o PMDB mandar cada dia mais.
Sopa quente…se come pelas beradas e bagre esganado se fisga primeiro!
Fabio, a Dilma está terceirizando o governo dela ao PMDB, afinal de contas, Dilma deve ter coisas mais importantes do que se preocupar, como a dieta dela por exemplo.
Não gostei muito, mas se isso puder enfraquecer o poder do Eduardo Cunha está valendo, porque ele quer votar absurdos como redução da maioridade penal,completamente ignorando a constituição que proíbe isso, terceirização do trabalho, o que vai jogar no lixo carteira assinada para milhões de brasileiros… Entre Eduardo Cunha e Temer, prefiro o Temer sem dúvida.
Eu não gostei nada,bastaria afastar Mercadante que a política fluiria.É o lobo cuidando do galinheiro.
Ops, parece que o carro está pegando no tranco!
É claro que o PMDB não merece qualquer confiança, mas vi sabedoria política na decisão da presidenta.
o pmdb é um partido traidor e entreguista, mas como bem diz o lula , tem que governar com os lixos que temos. nisso ela fez bem , tem que ser um do pmdb. agora é esperar se vai peitar o ditador do congresso.
so para lembrar o lixo é por minha conta.
Gol de placa do Lula! Dilma não teria essa ideia.
QUAL A SOLUÇÃO, PESSOAL? não tem partido nesse país que governe sem o PMDB. Se os tucanos estivessem no poder teriam que fazer o mesmo. problema que ao longo dos anos os caras tomaram anabolizante. Ficaram musculosos! Grande maioria das prefeituras nesse país está na mão deles. Governos estaduais, vereadores, dep. estaduais e federais, senado.. E aí? Fazer o que? A VP é do Temer, o Senado é do Renan.. a Câmara do Maluco. Fazer o que gente? Mostrem a solução. Rompimento total com eles? Dilma não fica 1 trimestre no poder. É tudo que a direita quer. Que o PSDB quer. Que a midiaPIG quer. Querem que Dilma rompa com o PMDB. É só ver o nível de jornalismo fofoqueiro na GloboNews,No Jornal da Globo.. nos PIGjornais. Ficam desanimados quando a Dilma faz o que fez: entregar a articulação pro Temer. Pessoal: não tem saída. Não teria saída Partido algum. O PMDB tem a força. Alguém duvida?
Agora só falta colocar naquele canto do palácio a placa, “Um Piano ao Cair da Tarde” e oficializar Cardozo ao piano e Mercadante nos drinques e salgadinhos, no happy hour do palácio. Na orquestra governativa, Jacques assume a Casa Civil, Aldo a Defesa, cientista emérito a Ciências e Tecnologia, Genro a Justiça e que faça-se a harmonia.
eu tambem acho que agora ela acertou. de uma forma ou de outra , tinha que fazer alguma coisa. agora eu quero ver de que lado ele esta de verdade. bom ou ruim , ele sabe articular politica. agora é esperar para ver.