Por dinheiro de empresas na campanha, Cunha esbofeteia a OAB

cunhaoab

“A OAB não tem muita credibilidade há muito tempo. As minhas críticas à OAB são constantes”, disse. “A OAB é um cartel, é um cartel de uma eleição indireta, de uma série de poder feito com movimento de milhões sem fiscalização. Então, a OAB tem que ser questionada em muitos pontos dela, a OAB precisa ser mais transparente”.

Os conceitos aí de cima são de Eduardo Cunha, o tolerado, em resposta ao fato de a OAB ter encomendado ao Datafolha a pesquisa de opinião pública sobre financiamento privado empresarial às campanhas eleitorais, do qual tratei no post anterior.

Aí  está  no que deu a entidade dos advogados ter se deixado levar  por um relativismo moral que deixou as regras do Estado de Direito serem violadas grosseiramente por razões políticas e midiáticas.

Qualquer desclassificado moral, como Eduardo Cunha, sente-se no direito de esbofeteá-la.

Afinal, respeito à legalidade e à normalidade dos processos jurídicos não foram deixados como coisas menores, tantas vezes?

O cinismo de Cunha, ao dizer que não se perguntou à população se concorda em que se tire “o dinheiro que pode ir para a saúde, para a educação, ir para campanha política” nunca foi contestado com coragem de dizer que o dinheiro empresarial que vai para as campanhas políticas não vai – e poderia ir – “para a saúde, para a educação” porque as empresas sonegam ou evitam impostos e ainda choram pela “maldita” carga tributária, que lhes dói enquanto, de fato, machuca os pobres.

A OAB  vai aceitar ser tratada desta forma ou vai se insurgir contra o déspota que contola nosso parlamento?

Ou será que a última fortaleza do Direito, depois de abrir suas portas para tantos atropelos, tem forças para resistir ao seu próprio atropelamento?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. A Tv do Cunha, a TV Câmara, também entrou na dança de propagandas contra o governo, no caso a Petrobras. Agora, as 23:07 no jornal Câmara Hoje fizeram ampla reportagem sobre a desativação de empregos, culpando a empresa pelo fechamento de empregos em Charqueadas, no RS. Colocou dois deputados do Partido do Paulinho da Força, e um representando do Sindicato também deles, dizendo que o governo estava incentivando empregos na Coreia e China. Logo eles que estão na linha de frente no apoio ao golpe do Cunha.

  2. Infelizmente Brito, ele não deixa de ter alguma razão. A OAB, por interesses políticos e partidários, se abatatou, apequenou-se mesmo. Atualmente, parece que as instituições brasileiras estão sofrendo de nanismo patriótico; o Estado brasileiro, virou uma aldeia de pigmeus, onde qualquer atrofiado moral passa dar lições, em pé e de dedo em riste.

  3. Objetivamente, a OAB prestou um imenso serviço à democracia ao entrar com a ação de inconstitucionalidade no STF. E, agora, fez um trabalho excepcional ao encomendar essa pesquisa.

    A OAB não desistiu da luta, mesmo com as dificuldades colocadas pelo Gilmar no STF e pelo Cunha na Câmara. A OAB fez muito mais que qualquer partido.

    Temos que reconhecer as coisas boas. Essa pesquisa pode virar o jogo no Congresso. E pode também influenciar a definição sobre a ação no STF.

    1. Concordo plenamente que a pesquisa pode mudar o jogo basta lançar um movimento na rede com o nome dos deputados que votaram a favor do financiamento privado conclamando o eleitor a não votar nos deputados da lista com slogans do estilo ” se voce é contra a compra das eleições por empresas não vote nesses deputados”. O pb. é que esse tipo de ação tem que ser liderado pelos tais movimentos sociais que estão imóveis. Outra coisa é porque as tais organizações sociais não metem a boca no trombone no exterior? A direita vive desmoralizando o povo brasileiro la fora tá na hora de desmoralizar a canalha golpista. Comecem denunciando mpf, pf, pgr etc. A liberação do helicoptero do pó pela pf contada num jornal como o the guardian vai deixar os caras la fora completamente pirados sem entender nada. Jà pensou, a pf que se acha a fina flor da sociedade, ser comparada àquelas policias corruptas das antigas republiquetas banananeiras que faziam a segurança dos chefões traficantes? Pode ter certeza, a coisa pode render.

      1. Grande sugestão para uma iniciativa de fato. Isso é reação ao golpe de verdade! A OAB precisa se engajar na luta contra o golpe, e publicar os nomes de quem votou pelo financiamento privado de campanha! A OAB tem que ir prá cima de tipos sem moral como o Cunha e outro golpistas! Antes quebrar a cara que deixar quebrarem a ordem democrática. Acontece que uma ala jurídica do golpe acha que será possível dar o golpe sem que haja quebra de ordem democrática, apenas permitindo alguns “exageros” perdoáveis. Isso é completamente impossível, o golpe tem que ser caracterizado como golpe, e desmascarado em todas as suas artimanhas!

  4. Eduardo Cunha tem milhões de defeitos mas tem uma qualidade: quando acha necessário vai para o ataque. Evidentemente porque tem respaldo da mídia e de todos aqueles do Congresso e empresas com quem faz negócios. Mas os políticos precisam ir pra cima de vez em quando. Não com ofensas, mas com argumentos, mas tem que ir para cima, discutir, debater, expor seus pontos de vista e agir.
    Quanto à OAB, acho que ele está certo. É uma entidade que, com sua omissão, é cúmplice de toda essa bandalheira que tem sido feita pelo Judiciário, desde o processo de exceção do Mentirão, até estes abusos da Vaza a Jato.

  5. Há alguns anos não muito distantes a pergunta: “A OAB vai aceitar ser tratada desta forma…” não suscitaria dúvida. Depois da Constituição de 1988 esperava-se que o país não daria passo atrás. Mas, a reação começou já no final dos 80 e, agora, torcemos para que o que se fez a partir de Lula não seja varrido do mapa.

  6. A O A enquanto permanecer se desvirtuando da sua missão constitucional, qualquer desqualificado de plantão irá desrespeitá-lá. Porquanto a OBRIGADO tem a obrigação moral de agir contra o “imperador” da Câmara dos Deputados, pois se ficar omissa pegará muito mal.

  7. Prezado Fernando
    Na quinta feira, dia 9 de julho, o FHC virá a lisboa para dar uma palestra na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18:30 horas. Será que não daria para os blogueiros sujos se cotizarem e mandarem alguem para contestar este embusteiro? Certamente vai se colocar como o ultimo dos democratas do Brasil e não como um golpista que é o que efetivamente é.

    1. Não acredito que o povo português que sofreu e sofreu a ditadura de Salazar possa dar crédito a esse entreguista, golpista, e desclassificado FHC.

  8. Eu participo da cota alias era bom os blogueiros se reunirem para abrirem uma conta coonjunta pedindo ao povo uma colaboração para salvar nosso País das mãos desses gatunos, entre eles o FHC E SEUS ASSECLAS.

  9. O Eduardo Cunha se acha blindado e protegido pelos Estados Unidos da América do Norte. Vem daí sua arrogância. Será que ele está mesmo blindado, ou está blefando?

  10. “desclassificado moral” é o eufemismo que pode ser publicado, é a gentileza do Brito; querem saber como eu qualifico esta excrecência que se alojou no poder usando dos métodos mais baixos que lhe colam à pele e alimentam sua hipocrisia e seu descaso pelas instituições? uma única palavrinha, posso dizer?

  11. O Cunha não vale nada.
    Mas a OAB no conjunto da obra faz mas mal ao Brasil. Políticos e OAB tudo a ver.
    Os dois se merecem.

  12. fiquem calmos… lembram que o Gilmar prometeu devolver a questão ao STF, que já estava ganha? Quem viver verá….. ou não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *