O Datafolha que revela, hoje, que 35% dos paulistanos tem sofrido problemas no abastecimento de água tem um “furo” essencial.
É que o problema de abastecimento de água em São Paulo, como é sabido por todos, não atinge toda a metrópole.
Mas “apenas” os 40% dos moradores, atendido pela água que vem do Sistema Cantareira, que é o que está em colapso.
Logo, tirando um ou outro problema pontual, a falta de água provocada por isso “só” poderia atingir 40% das pessoas, certo?
Para alcançar o impacto da redução do abastecimento de água em São Paulo não é preciso fazer pesquisa, basta fazer contas.
Ou ler o que está escrito no site da Sabesp, dito pelo senhor Paulo Massato, o homem que diz que, se preciso, a Sabesp levará “água de canequinha” para os paulistanos.
“A Sabesp tinha uma outorga que possibilitava captar 33 mil litros por segundo. A ANA e o DAEE determinaram que passássemos a captar 22 mil litros por segundo para fornecer aos mesmos 8 milhões de pessoas. Poderíamos ter optado pelo rodízio, mas não fizemos isso.”
Salvo se a Sabesp tiver inventado o milagre da multiplicação das águas, diminuiu drasticamente a oferta.
Com rodízio ou baixando a pressão, é o mesmo: alguém fica com menos água.
E só um irresponsável pode colocar esta equação à base do “dá para ir até as eleições” ou “não dá para chegar às eleições”.
Tipo, assim, aquele “um real igual a um dólar” do Fernando Henrique nas eleições de 1998.
Porque o mundo continua a existir depois de outubro e todas as coisas cobram seu preço.
Em maio do ano passado, o Cantareira fechou o mês com 65% do volume de água (na medida anterior, sem a água do “fundão”. E o que temos hoje é este “deus nos acuda”.
Maio deste ano termina com apenas um décimo – é, 10%! – do mesmo mês do ano passado.
Para os que gostam, como o Datafolha, de comparar a situação da água em São Paulo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas, a mesma comparação feita com os reservatórios do Sudeste seria de 37,4 contra 62,9% de reserva, ou 59,5% do que havia ano passado.
É preciso ser um gênio para imaginar o que vai acontecer com o abastecimento de água de São Paulo, um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde.
Não vai ser um “deus nos acuda”, mas um “deus nos castigue”.
Porque que só chuvas de proporções diluvianas podem recuperar o Sistema Cantareira no prazo de um ou dois anos.
Não é possível que a imprensa de São Paulo, tão ciosa de sua pujança econômica, trate a questão do abastecimento de água da cidade como se fosse uma loteria eleitoral.
PS. Não é curioso que uma semana depois de pesquisar a falta d’água entre os paulistanos, o Datafolha coloque numa pesquisa nacional a mesma pergunta? Ai, ai, esta gente não dá ponto sem nó…
8 respostas
O cadafalso da oposição tem o melhor padrão FIFA, superior a qualquer estadiozinho do mundo. O único cadafalso ‘construído’ pelos próprios criminosos. Será inaugurado em outubro de 2014. Cada passo até lá é um passo em falso.
O PIG durante 12 anos teve total liberdade para manipular mentir fraudar pesquisas apoiar a condenaçao de inocentes , por isso, o PIG precisa de respostas contundentes para que se evite o golpe.
Acredito que a pesquisa da folha evidencie um outro problema, não apenas estatístico. O problema de falta de água nas torneiras dos paulistanos é de longa data e é independente do reservatório que o atende. Não temos hoje 80% das pessoas abastecidas pelo cantareira sem água, temos realmente 35% (salvo algum erro ou manipulação da Folha) do total dos paulistanos. A diferença é que hoje uns 10% (chute) destes 35% tem olhos azuis, o que leva a falta de água para as manchetes. Mas a política da sabesp sempre foi de deixar parte da periferia sem água.
IMAGINA NA COPA DAS COPAS
http://jornalggn.com.br/sites/default/files/u13326/copadascopas.png
Kkkkk! Já está bombano na net!!! Divulguem!!! A Fantástica Fábrica da Tucanagem! Você acha que a inflação e o desemprego eram maiores no governo FHC? Acredita que a falta de água em São Paulo é culpa da má gestão do governo estadual? Pensa que o escândalo do metrô de São Paulo precisa ser investigado? Não se preocupe, você só precisa de um passeio pela Fantástica Fábrica de Tucanagem: lá, entra informação e sai ficção. Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! Padilha vem aí! E de jaleco branco! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=yl7q0lWPz1s
Háháhá! Tá bombando na Net!!! Sensacional!!! É a música tema da Copa do Mundo no Brasiiiiil!!! Divulguem!!! Chuuupa Rede Globo!!! Chupa que é de uva!!! Piguenta!!!
????????????????????
O Ali Kamel tá de cabeça inchada??
E os coxinhas já viraram empada??
O desemprego despencou e a inflação caiu??
Vai ter Copa, sim, no Brasil!
?????????
Chora Merval, chora Miriam Leitão??
Chupa O Globo, Folha, Veja, Estadão??
A tucanada vai ter que aguentar calada o baque??
E se consolar com o William Waack.
????????????????????
Vejam em http://www.youtube.com/watch?v=rdrwwW1gE_0
O sistema da cantareira está com a baixa do nível de água sim,isso graças a população que não media as consequências a longo prazo da poluição.O estado de São Paulo está muito prejudicado pois mais da metade do estado e abastecido por esse Sistema Cantareira!A medida pra melhorar é saber usar a água e racionar,é uma medida que não é muito aceito mas deve se conscientizar a população!