Não creio que tenha sido por nobreza e consciência jurídica que Luís Edson Fachin tenha recusado o absurdo pedido da Polícia Federal para prender a ex-presidente Dilma Rousseff e, por extensão, alguns senadores do MDB.
A este Doutor Fausto, Mefistófolis há muito levou-lhe a alma.
A sensação é que acolher o insano pedido de prisão – onde há interferência de Dilma no andamento do processo ou qualquer risco de fuga ou periculosidade numa mulher à beira de completar 72 anos? – iria colocar Fachin em péssima situação diante do pleno do Supremo, pela falta de elementos fáticos a justificar seu ato de força contra quem o levou à cátedra suprema, enfrentando acusações e incompreensões.
Fachin, faz tempo, já é visto por seus colegas de corte como o “ahá, uhú” que dele escreveu Deltan Dalagnol, nas mensagens vazadas pelo The Intercept.
Até a turma do jardim de infância dos concurseiros do Ministério Público sabe que Fachin faz – ou fazia – tudo o que a Lava Jato quiser em matéria de perseguição ao PT ou à esquerda e seus aliados.
Ia passar o vexame de decretar uma prisão que seria revogada em dias pelo plenário.
Falta o outro lado.
Alguém acredita que um delegado qualquer da PF vai pedir a prisão de uma ex-presidenta da República sem elementos de prova muito sólidos, tanto que o próprio Ministério Público discorda da medida?
Houve, é claro, consultas, aos chefes, aos cheférrimos e ao chefão que, no caso da Polícia Federal é o Ministro da Justiça, sr. Sérgio Moro e não é preciso muita imaginação para adivinhar com que prazer isso foi estimulado.
Fachin é um caco, mas ainda não é um Brêtas.
Não se sabe por quanto tempo, porém.
View Comments (43)
Deputado federal Paulo Pimenta responsabiliza Sergio Moro por tentativa absurda de prisão da presidenta Dilma Rousseff
https://www.youtube.com/watch?v=rb7p7Ws7d_U
Seja como for, com certeza isso deixou o Moro muito decepcionado. Mas isso tudo deixa também uma boa lição sobre até onde vai a audácia de quem se acha solidamente amparado em todos os seus atos. Gente assim não costuma saber lidar com a derrota.
Dilma tem que sair do país.
Discordo; claro que não. Fugir é para covardes.
Dilma tem de ficar no país. A fuga para quem está acostumado a lutar é a pior vergonha.
Dilma tem de ficar no país. A fuga para quem está acostumado a lutar é a pior vergonha.
Se o momento fosse outro, Dilma já estaria atrás das grades! É torcer para que essa Farsa a Jato se afunde cada vez mais. Seria tão bom para nosso país que esses procuradores fossem demitidos. Mas isto é sonhar muito.
O Fachin não passa de um protozoário.
Que lamentável essa tentativa de encobrir o estrume que esse governo (sic) está fazendo dia sim dia também.
Saudades da nossa Presidenta.
Porque MORO CONJE não manda a polícia Federal investigar o dono da cocaína que estava sendo traficar com o avião do Bozo (presidencial)
Mais cedo, eu perguntava num comentário se ele negaria a prisão se o pedido tivesse sido feito antes da vaza jato. Quanto ao dedo do Moro, duvidar, quem há de?