A jornalista Patrícia Campos Melo, especialista em assuntos internacionais, escreve na Folha um artigo sobre o “golaço” marcado pelo Brasil ao financiar a construção do Porto de Mariel em Cuba, sobretudo agora que os Estados Unidos reataram relações diplomáticas com a ilha e, ao que tudo indica, o embargo comercial de 52 anos está por cair.
Foi o que bastou para uma legião de comentaristas “coxinhas” começarem a xingar e ofender a colunista.
De fato, parecem ser tão pouco inteligentes que não conseguem enxergar o óbvio.
Então, com a paciência que devemos ter com este pessoal, vamos explicar.
A primeira vantagem – além de termos gerado encomendas ao Brasil maiores que o valor financiado – é que, com o provável fim do embargo, fica mais sólida a estrutura de financiamento, organizada na base do “project finance”, onde a receita do empreendimento é que paga o dinheiro nele invertido. Isso dá mais liquidez aos recebimentos e torna, na prática, o financiador um “sócio” das receitas operacionais.
Mas este é o “de menos”.
Mariel é uma zona econômica especial em Cuba, onde se permite até 100% de capital estrangeiro nas empresas. Com a normalização das relações comerciais, será uma “plataforma de exportação” de manufaturados e de semi-manufaturados para os EUA.
Mariel fica a menos de 200 km da costa da Flórida.
É preciso falar das ventagens que terá sobre outras zonas de processamento de exportação hoje usadas pelos EUA, como a de Colón, no Panamá, que fica a 1.800 quilômetros de Miami? Outra plataforma logística, a Península de Yucatán, no México, fica a 900 quilômetros…E Barranquilla, zona especial da Colômbia, com as curvas necessárias para contornar a própria Cuba, a uns 2.500 km.
Dá para entender também que o Brasil tem seu porto mais próximo da costa oeste em Itaqui? Bagatela de 5 mil quilômetros…
É possível entender que Mariel tem tudo para funcionar tanto como um hub para conexões com portos do Golfo do México e da costa oeste americana, tanto para grãos e minérios quanto para peças e partes para montagem local?
Não é, claro, a vantagem de carregar/descarregar/carregar ou montar por lá. É reduzir custo e aumentar vendas, por ganhos de competitividade.
Será que agora eles vão entender que o diretor internacional da Fiesp, Thomaz Zanotto, no video que posto abaixo, não defende o financiamento brasileiro ao porto por ser comunista ou “bolivariano”.
Mas talvez seja demais para os “lobetes”.
;
53 respostas
Golaço ???? Bote golaço com direito à comemoração de um título mundial dos governos Lula e Dilma. Agora é deixar que a boa administração do Porto mostre aos “reaças” mundiais que o importante é a Paz e aproximação dos povos.
A administração do Porto de Mariel será feita pela mesma empresa que administra o Porto de Singapura, o maior do mundo.
Some-se a isso o canal da Nicarágua.
FFBB, leitores, atropelando e sem a menor cerimônia, ‘concorrente’ Nassif publicou mais e reproduzimos agorinha em http://refazenda2010.blogspot.com.br/ . O horário do ‘post’ não está no horário de verão e o título é: O jeito Neves de controlar a mídia em Minas Gerais
…publicou Mais cedo! Horário & horário, ‘tá’ danado!
Verdade James! Poucos compreendem nessa perspectiva. Por isso Einstein afirmou que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Agora vai ficar sem graça zuar os coxinha!
sem falar na proximidade com o futuro canal da Nicarágua, que está previsto iniciar as obras dia 22/12…
Quem sabe, agora, a nossa estúpida direita perceba o quanto anacrônica eram e são as suas críticas. Com discursos como os dos Aécios, Aloísios, Serras, FHCs, Álvaros não há como um partido político ir à frente.
Não vai perceber pois não é esse o seu papel.
O papel de quinta coluna é executar o planejamento de seus donos.
Cara, o problema é o ódio. O ódio cega e não deixa pensar.
Os pobres dos coxinhas, como ficarão.
Agora a Miriam Leitão e a blogueira cubana cortam o pulso gente é suicídio coletivo dos coxinhas. kakakakakakakak
A primeira vai tomar formicida e a outra vai tomar banho na soda.
É o Aécio, crítico coxinha desse empreendimento, queria ser presidente!…É mole?…
“Magine”, Sérgio. Ele é que tá certo. É preciso construir aqui, de preferência na fazenda do titio e com a grana do contribuinte.
Correção: com a graMa dos contribuintes.
Sobre os coxinhas não aceitarem Cuba até se entende. Trata-se de pobres infelizes que tem a cabeça feita e nem sabem ao certo por que são contra.
Agora, o Aécio, FHC, Aloísio, Álvaro Dias e outros menos votados falarem um monte de bobagens e até pedirem o Impeachment de Dilma… Só demonstrou o despreparo desses políticos beócios que não merecem representar o nosso povo, quer na Presidência da República como no Congresso.
Devem, agora, não falarem mais besteira e deixarem a política para pessoas inteligentes e compromissadas com o bem estar do nosso país.
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
FFBB, países têm negócios, só isso. Quem vê diferente é mal intencionado, mal informado, tonto ou qualquer coisa assim! http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br/ com uma Tabela de ‘Links’ novinha ao final da página! E tem uma oitava linha, também novinha. Muito obrigado!
ha trinta anos, um expert da modernizacao de barcelona antecipava que mariel seria o maior porto das americas.
por essas e outras, insisto: “coxinha” eh sinonimo de jumento.
O fim do bloqueio econômico contra Cuba
Como Historiador e latino americanista quero cumprimentar a iniciativa dos governos Cubanos e Estadunidense pela volta das conversações para reatar relações diplomáticas, para acabar definitivamente com esta rixa que perdura destes de 1961 e que pouco teve existo porque não conseguiu seus objetivos.
Além dos presidentes aqui relatos gostaria de agradecer ao papa Francisco, por ter conseguindo interferir neste conflito diplomático que pendura desse da Guerra Fria, algo insano se pensamos que o socialismo da ilha esta mais para o modelo chinês que permite atividades capitalistas e acredito também que através do dialogo pode melhora as condições dos cubanos só pelo fato do fim do bloqueio econômico covarde já é um passo grande para um dos piores maus que pendurava desse da Guerra Fria acabar.
Contudo é importante observar que o governo dos Estados Unidos não deve violar a soberania de um povo, bem o mau os irmãos Castros conseguiram consolidar uma identidade patriótica, que o povo guerreiro de Cuba única se entregou as ingerências. E importante observar que o fim do bloqueio econômico a ilha representara uma melhoria na qualidade de vida dos cubanos, e a logo prazo os ventos democráticos iram pairar na ilha uma democracia que atende a interesses da nação da ilha.
Portanto o reatamento das relações diplomático e o fim do bloqueio econômico, corregera uma mau que começou desse de 1961 ate os dias atuais varias foram as tentativas de golpe na ilha quando na verdade a diplomacia deve falar mais alto como esta acontecendo por méritos do primeiro Papa da América latina Papa Francisco que conduziu as conversações. O mundo é outro, os conflitos de classe do século XXI devem ser pautados pelo conflito das ideias, que não significa o fim da esperança de se criar um modelo de socialismo novo pelo contrario a convivência pacifica poderá tornar o mundo menos caótico e as radicalizações desta forma devem ficar apenas nos relatos dos livros de Historia para que o modelo de Neo-socialismo, pois um país sem o mínimo de atividades capitalistas não sobrevive em um mundo moderno sem contar que toda ideologia para sobreviver deve se ater as mudanças globais . Nos Parabéns presidente Obama e presidente Raul pela iniciativo o dialogo é sempre melhor do que a radicalização.
Fernando, para estes fanáticos neonazistas sua explicação é insuficiente. Acho que vc vai ter que desenhar.
E aí o Obama chegou no ouvido do Rui Castro e disse: “Ce tem aí uns 5.000 médicos pra me mandar para o programa ObamaCare?”
O Carlos Sampaio vai dizer que o Obama é bolivariano e que vai entrar com representação na Suprema Corte dos Estados Unidos pedindo o impeachment do Obama.
Faço o seguinte raciocínio:
– a ponta de lança da penetração americana é o seu comércio, a venda de seus produtos e serviços,
– com o porto de Mariel o Brasil entra firme na competição ,
– deixou de ser interessante aos americanos o “fechamento” do mercado cubano às empresas americanas e, agora, com o risco de perder de vez o bonde da história,
– assim, o melhor mesmo é reatar as relações antes que a vaca vá para o brejo definitivamente.
Ao fim e ao cabo tudo é luta pelo poder, coisa que os americanos conhecem muito bem.
Danem-se posições ideológicas, o que interessa é faturar . . .
Salve Dilma !
É isso mesmo: negócios. Não faz mais sentido, no mundo de hoje, deixar de manter relações com um país por questões supostamente “ideológicas”. Os americanos perceberam que estavam perdendo dinheiro por conta de rusgas de mais de 50 anos. Não fazia sentido algum. Só na cabeça de coxinhas emburrecidos par algo assim fazer sentido.
É minha querida jornalista. Ser verdadeiro tem seu preço E só as pessoa de bem assumem. Esses são os (democratas).
Agora é golaço! Basta um aceno dos EUA para mudar a opinião das pessoas. O Brasil nunca pode está na vanguarda, na cabeça desses bagres tucanos, só na retaguarda. Dilma é um expoente no Mundo.
Hum….analisemos:
Brasil – Porto Muriel;
Rússia+China: Canal Interoceânico
Dá-lhe BRICS. A nova força desenvolvimentista do planeta.
Enquanto isto, USA + OTAN incentivam guerras e prejudicam as finanças dos países com a especulação financeira.
o Brasil emprestou dinheiro a cuba, o porto foi construído por uma empresa envolvida no petrolão , o porto sera administrado pelos chineses , creio que se Deus quiser com o fim do embargo ,Cuba conseguira pagar o empréstimo ….. OK esta foi a primeira transação normal da ultima dedada??? espero que sim, espero que a renda seja o suficiente para cobrir 1 % do rombo do petrólão…..
Só espero que o Raul tome cuidado com a corja de canalhas parasitas americanos: Obomber, o Bush moreninho, não vai desistir da “troca de regime” em Cuba, como não desistiu na Ucrânia, na Síria, Venezuela e a tentativa (que sempre vai fracassar) em Moscou.
Obomber é criminoso de guerra e sua equipe tem QI de uma ostra manca. Deem poder a um jumento e sabemos o que ele faz.
A aproximação dos EUA nesse momento parece-me muito, muito estranha.
Que os Castros coloquem as barbas de molho.
Não que os ¨coxas¨não entendam. É que não querem aceitar a sua amada Flórida cheia de ¨cubanos pobres¨, um horror. E mais ,os pacotes,futuramente terâo um tour em Mariel e adjacencias. Quem mandou andar com morcêgos; acabaram de cabeça prá baixo!!!
Vem prá CUBA, coxinha piguento.
Os coxinhas vão entrar em curto-circuito: se falar mal de Cuba atinge os uNidos eStados e se falar bem dos Stâitis Unáitedi promove Cuba.
Foi uma boa iniciativa a abertura de relações entre EUA e Cuba, mas por razões obscuras.
Neste mesmo momento os EUA estão iniciando uma Guerra Fria(?) contra a Rússia e tudo leva a crer que a aproximação com Cuba é somente para diminuir a influência da Rússia sobre ela.
Música para o momento: https://www.youtube.com/watch?v=Z2JZq7ARat8
Não sou contra o empréstimo para o porto (apenas as informações serem sigilosas), mas pelo post, a única vantagem PARA O BRASIL é que provavelmente vai receber direitinho o que financiou. Para o povo cubano e para a operadora do porto, parece que será muito lucrativo!
Um horror!
O Brasil virou uma Cuba!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!
E os imbecis todos calados…
Cuba está passando por sérias reformas. Lá o governo mostra ação e não leva desaforo pra casa. Enquanto isso, aqui o PT/Governo tem feito o que sabe fazer melhor: apanhar calado. O Brasil precisa de ação e de reformas. O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html
Os EUA nao da um passo sem pensar nas consequencias, vantagens e desvantagens e é exatamente por isso que ele esta reatando relaçoes diplomaticas com CUBA,O Obama disse isso mais deixou claro que nao vai tirar o embargo. Ora nao tem logicca se reatar relaçoes diplomarticas e manter o embargo nao acham? entao tem algo por traz. e com certeza os EUA vai chantagear Cuba impondo que so tira o embargo se tiver livre acesso ao porto de MARIEL. Ai vamos ter um probleminha:Financiamos o porto de Mariel e quem acaba usufruindo sem gastar um tosto sao os americanos. Nao caio muito nessa onda de que eles estao reatando relaçoes so por pressoes internacionais. porque sempre deram as costa a quem pedui o fim do embargo.Por traz desse angu tem carne meu amigo. é so esperar e vamos ver.Por acaso alguem vai negar que os EUA ja viram tambem as vantagens do porto de Mariel? claro que nao. Os EUA nao dao prego sem estopa,nao lhe dao nada se nao tiver pensando em tirar muito mais. Sabemos tambem que eles pouco tiveram acesso a Ilha de Cuba dado a segurança que Fidel Castro implantou,claro que sabemos tambem que o proprio EUA ignorou a Ilha, mais tambem sabemos de varias tentativas fracassadas dos EUA para matar Fidel Castro e acabar com o regima.Logicamente eles estao tambem querendo entrar na Ilha sem chamar a atençao. Mais isso é o minimo. o certo certissimo mesmo é que eles estao estao de olho em MARIEL .
Eduardo tudo isso que voce citou e vero,agora imagina se nao tivesse o conselho nacional de justiça que pune essa gente, e que foi criado exatamente por Lula. mais o conselho precissa ser muito forte precisa tambem ter o apoio dos 3 poderes da republica todo governo no mundo so levanta contra neonazistas,que trabalhamj para os EUA se tiver apoio das forças armadas é o que acontece hoje no Chile, Venezuela,Equador e outros. os generais estao coesos com o governo apoiando suas iniciativas ai nao tem para coxinhasm, bandidos da direita e partidos corruptos como o PSDB DEM
Coxinha é coxinha!,…. aquele que entende só um pouquinho, de quase nada.
Seria tudo lindo se os Estados Unidos não estivessem, como sempre, mal intencionados. Fazem um movimento amigável em Cuba, para dar um doce e fazer a alegria da América Latina, enquanto se preparam para atacar frontalmente a Venezuela. O ataque à Russia começou com sanções a simples funcionários russos, justamente como agora acontece com a Venezuela. Claro que é tudo pelo petroleo. Obama assinou hoje a lei que havia passado no Congresso para impor sanções contra a Venezuela, talvez sob o pretexto de que algum policial venezuelano tenha puxado o cabelo de alguma moça em alguma manifestação oposicionista.
http://www.otempo.com.br/capa/mundo/c%C3%A2mara-dos-eua-aprova-novas-san%C3%A7%C3%B5es-%C3%A0-venezuela-1.959601
Se esta entrevista tivesse ocorrido ontem (17/12/2014) – doce ilusão essa minha -, além da falta d’água, haveria, também, uma ‘porrada’ de remédios, em São Paulo, tipo: doralgina (dor de cabeça), imosec (diarreia), pasalix (insônia), entre outros.
Por outro lado, ver, ouvir e ler uma entrevista desta, por alguém (o entrevistado) ligado a um dos símbolos do capitalismo tupiniquim (Conf. Nacional da Indústria – CNI), lastreado – agora – pela ‘aproximação’ dos EUA para com Cuba e a reportagem de uma jornalista em dos jornais mais direitista dos País, NÃO TEM PREÇO!
Estou bolando de rir da cara dos coxinhas, dos coxões e variantes!
Calma, galera. Quanto ódio desnecessário!
Vamos comemorar, afinal nosso país ganha muito com o porto de Mariel.
Eu entendo que é o momento da gente extravasar e mostrar para aqueles que tinham opinião contrária que quem ri por último ri melhor.
Porem, não sei se raiva e xingamentos são as melhores maneiras de fazer o outro lado compreender que estavam errados.
Meu Deus, quanto cordeirinho do PT, o partido mais corruPTo da história política brasileira.
Se vocês chamam os demais de coxinhad, eles devem chamar vocêes da “mãozinhas” leves
…um belo dia a familia descobre que o pai deu um carro de luxo para a amante…e o filho pergunta mãe se aqui em casa falta tudo por que isso…e a mãe responde…não filho veja bem…foi um ótimo negócio, ela irá usar o carro como taxi e a família dela vai crescer e prosperar pois eles são mais cultos e educados…e vai nos pagar dividendos…assim nos cresceremos também…e o filho continua…e por que o pai não nos dá melhor estudo e condições…a mãe insiste…não o pai sabe o que faz…mais uma vez o filho pergunta…enfim…quem quer acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa tudo bem…cada um que pense e reflita…pois sonhar é bonito…o duro é a realidade imposta a nossa grande família brasileira, que não merece isso…
Só me resta dar risadas do alto da minha cobertura em NY. “VIram só, somos muy amigos daquela ilha que contribui com 0,08% do PIB mundial. Óóóóóó”. Já que esquerdopatas tem dificuldades com ciências exatas, vou tentar explicar como explicaria pra uma criança na 5ª sério, ok? Quando o tiozão do BNDES emprestou dinheiro pro velhinho de Cuba ele disse assim: “toma aqui 1 bilhão de reais e paga quando puder. Se não puder pagar, tudo bem. Se puder pagar, pague com jurinho ‘camarada'”. Mas o que a pelegada se esquece é que a operação é de uma empresa de uma ilhona la na Ásia. Como tudo no bom e velho capitalismo, o dinheiro vai pra lá. Não vai ter camaradagem Cuba-Brasil. Para tristeza dos vermelhinhos que achavam que teria retorno para o Brasil. A não ser que eles achem uma forma de Cuba exportar para o Brasil um monte de pão com mortadela, Aí concordo que fora um golaço para o PT!