Se o Brasil tivesse uma imprensa digna da sua missão de informar, o Brasil não estaria à beira de cair sob o tacão do fascismo.
Se o Brasil tivesse instituições dignas de sua missão constitucional, não estaria na iminência de viver sob uma ditadura.
Se o Brasil tivesse liberais dignos de princípios e não amantes da velhacaria e de interesses eleitoreiros não estaria ao ponto de descer para a treva do autoritarismo.
Se o Brasil tivesse uma elite econômica que amasse o país que sustenta sua fartura não estaria a um passo de regressarmos a escravatura.
Mas este país não os tem e por isso assistimos, indefesos, vê-lo atirado no lixo, submetido a um governante tosco, primário, imbecil, capaz de negar o direito mais básico que tem cada ser humano que aqui vive: o direito de ser brasileiro.
Quem assistir ao vídeo onde o Sr. Jair Bolsonaro despeja, com um discurso gutural o seu desejo de expulsar do país todos aqueles que não concordarem ou se submeterem a sua vontade fascista não pode deixar de perceber quão escura é a treva em que ele lançará esse país.
Desde Médici ninguém ameaçava um brasileiro com o exílio.
Mesmo os “bem-postos” – juízes, promotores, deputados, empresários, “mercadistas” – que odeiam o povo simples e humilde desse país não podem deixar de ver que vamos ser mergulhados na selva da violência estatal, numa situação em que as grandes maiorias da população serão submetidas à alternativa entre a vassalagem ou a insurreição.
As altas patentes militares, que aderem e se submetem a um capitãozinho “bunda-suja”, que há 30 anos garatujava no papel planos de explodir bombas em quartéis para obter salário melhor – se não sabem, deveriam saber – enfiaram as forças armadas na idolatria da indisciplina, da conspiração, da deformação de só ter coragem de apontar as armas para seu próprio povo, o que as decai à condição que Caxias rejeitou, a de capitães do mato.
Errem. Suicidem-se. Escondam numa votação escandalosamente manipulada, onde a boa-fé do povo brasileiro aceita ver como “corruptos” os que nem de longe, mesmo na sua vileza, os que praticam a mais vil das corrupções: a de vender o Brasil, a de vender os direitos do nosso povo, a de vender o sagrado bem da liberdade para instaurar um governo de pústulas, de tatibitatis, de gente microcéfala e, pior, genuflexa ao ponto de bater continência para a bandeira norte-americana.
É de repetir Castro Alves e gritar para que Andrada arranque dos ares seu pendão para que não sirva de mortalha às liberdades.
O nazismo teve seu ápice, teve multidões, teve seus braços erguidos no “heil” de milhares encantados, hipnotizados.
Os que ousaram resistir teriam passado anos como ratos em suas tocas não fosse o fato de que eram homens e mulheres cercados pelos ratos.
Quis-se avançar como um Brasil de todos. Ninguém foi perseguido, nenhuma bolsa foi saqueada, nem mesmo os salões foram violados. Apenas – e muito timidamente entreabriu-se suas portas para que outros pudessem entrar.
Será que é ofensa demais ver o rosto cafuzo, mulato, crestado do sol ao seu lado no shopping, no avião, na loja? É tanto o desprezo à carne da qual se nutrem ao sangue do qual bebem, aos pobres que os fazem ricos?
Eis, senhores, numa palavra, a torpeza de seu crime. Querem a morte de quem os nutre, de quem lhes constrói as casas de luxo, as mansões, de quem compra seus produtos, de quem é escorchado por seus bancos, de quem consome as porcarias que colocam no mercado? Querem o sangue de quem nunca lhes tirou uma gota de seu champanhe?
Há, porém, uma arma mortal e sem defesa, apontada contra os senhores.
Chama-se história, responde pelo nome de marcha incontível dos povos pelos seus direitos e liberdades. Neguem-na, persigam-na, prendam-na, exilem-na: nada adiantará.
Ela triunfa. Sempre haverá festa quando ela voltar e vocês se forem. É certo que haverá dores, haverá filhos separados dos pais, haverá vidas interrompidas, algumas perdidas.
Ainda há tempo para um difícil acesso de lucidez, tão mais difícil quanto mais covardes são aqueles que poderiam provoca-lo.
Mesmo assim, a causa de vocês é perdida, inviável, perversa. Há e haverá sempre brasileiros que não se vergarão que seja de onde for, estarão de pé, a enfrenta-los. Vocês não têm mais a censura e o silêncio que tiveram, há meio século para implantar uma ditadura.
Vocês são os zumbis do tempo que se foi e não adianta que avancem como hordas ameaçadoras.
Nós somos a vida e a humanidade, e a vida humana triunfará.
View Comments (101)
Obrigada Fernando Brito, só você consegue por em palavras nossos sentimentos.
Espero que a espécie humana triunfe.
Diante do meu desalento em vê parentes e amigos hipnotizados pelo fascismo, não é fácil ter que separar deles, Mas preciso até voltarem ao normal.
Estamos diante de uma tragédia premeditada passo a passo desde o impeachment da presidente e que agora tira a máscara.
Até quando essa parte dos brasileiros estarão hipnotizados?
Disse muito bem. Melhor se afastar. Estamos na mesma situação.
Conforme for dia 28, pensamos, concretamente, em por o Oceano entre nós e a parentada emburrecida.
É, infelizmente, o mais prudente.
Eles fizeram uma lavagem cerebral nos brasileiros mais fracos de espírito por meio do WhatsApp. As pessoas mais fracas espiritualmente são muito sugestionaveis, especialmente quando se trata do mal. Trata-se do mesmo tipo de lavagem cerebral que levou milhares de brasileiros às ruas em junho de 2013 para derrubar a presidenta Dilma Rousseff - sob influência de perfis falsos do Facebook - cujo start foi um aumento de 20 centavos nas passagens da região metropolitana de SP.
Desculpe, fracas intelectualmente.
Tudo que vc falou é verdade. Foi uma pena Dilma não ter ouvido o que o Grande PUTIN lhe disse. Tudo veio dai...
Somos um Estado. Temos unidade geográfica. Mas estamos condenados à convivência com pessoas que nutrem o ódio ao Brasil. Não somos mais uma NAÇÃO. Somos apenas um país dividido em inimigos ocupando o mesmo território.
Os palestinos e os israelenses são obrigados a conviver separados por questões históricas, religiosas e raciais. Essas questões tem origem há séculos. Mas o Brasil não. O Brasil era um país feliz, com mesmos costumes, mesma língua e misto de raças não guardavam rancor. Todos podiam vir e desfrutar da nossa abundância com alegria e festas.
Perdemos a alegria da companhia de parentes e amigos. Perdemos a paz e a solidariedade. Perderemos as instituições que guardavam nossos direitos e garantiam nosso status de NAÇÃO.
Não posso ficar calado e conviver harmoniosa e polidamente com alguns parentes que batem palmas a esses discursos de ódio. Que acham normal torturar alguém, que bandido bom é bandido morto (desde que seja pobre), que vociferam contra comunistas como se Stálin estivesse às portas do Planalto para tomar o poder, que desejam ardentemente portar armas de maneira ostensiva pelas ruas e resolver seus problemas de trânsito e suas desavenças de bar de maneira imediata. E não adianta falar, tentar explicar algo, mostrar evidências, dados científicos. Nada, nada é aceito. Informam-se por memes do whatsapp e por matérias do twitter (e seus 280 poderosos caracteres, nem sempre usados na totalidade).
Essa manipulação do WhatsApp pela Cambridge Analytica, ou qualquer empresa escrota semelhante, manipulou quem já ansiava ser manipulado. Pelo que percebo, essas pessoas sempre foram fascistas. Mesmo sem saberem o que é isso, sempre o foram. Apenas se rasgou o véu com o qual cobriam seus instintos macabros. E o que mais me estranha é ouvir isso de pessoas simples, que embora possuam algum bem material hoje vieram da massa disforme da pobreza e da miséria. E são mamelucos, mulatos, cafuzos iguais a mim mas por possuírem um pouco mais de dinheiro se imaginam da elite.
Mesmo depois das eleições as reuniões de família não serão as mesmas, nunca mais. Sempre ficarei imaginando que aquele tio, que aquela tia, que aquele primo, que aquele cunhado desejam minha morte porque não me encaixo nos padrões: comunista, ateu, mestiço, nordestino. Ficarei imaginando que eles serão capazes de me entregar ao DOI-CODI para ajudar a limpar o Brasil desses "vermes" eleitores do PT.
Por fim, gostaria de ter esse pensamento positivo do Fernando Brito, mas não consigo. Na história do nosso país, toda vez que há um movimento para empoderar o povo brasileiro, para tirar a cangalha de de seus lombos, uma pseudoelite leva a turba enfurecida a massacrar os insurgentes.
Seu texto é um retrato exato de 50% dos meus aparentados. Todos ex-pobres que, especialmente nos anos do PT, alçaram a uma condição bem melhor de vida.
Entendo e muito bem seu desapontamento, também me separei de parentes e amigos, mas não sei quanto tempo ficarei distante, pois certas doenças nan tem cura.
1. Se vc acredita no Vox Populi - e as últimas eleições para presidente me fizeram acreditar;
2. Se vc acredita que o povo está acordando mais depressa do que se esperava - e os sinais são claros em vários pontos do país.
3. Se vc acredita na esperança de que parte significativa de nosso povo não esteja tão imbecilizada
Então continue lutando. Vamos vencer, pode crer
Logo, logo voltarão... o problema é que são incorrigíveis...
Todos eles foram aécim cheira-cheira em 2014
Todos eles foram cunha em 2016
E todos eles são #BOLSONAROCAGÃO hoje...
Vão para o lado que a redegolpista manda eles irem ... E para onde a redegolpista manda, nunca é bom para o país !
Com o fim da Globo assumirão as emissoras de TV gringas (Fox) e a internet que é dos istaduszunidos.
Não amiga, é desde da descoberta do pré-sal, pegue a cronologia, a sequência dos acontecimentos. "Bendita" a hora em que estas reserva foram encontradas.
Mais um texto extraordinário e verdadeiro. Eles serão derrotados, isto é certo, mas infelizmente antes disto, o Brasil parece fadado a um sofrimento inútil. Inútil mas não injusto, creio eu. Na minha opinião, nem todas as Globos do mundo justificam a estupidez de que foi possuído o povo brasileiro. É insano, desesperador ver milhões de pessoas humildes darem um tiro na própria cabeça. Só o conhecimento de nosso processo histórico deplorável, é que pode explicar a construção de uma cultura tão abjeta, que esteve sempre mais ou menos disfarçada. Pelo menos hoje está exposta e espero que o futuro, não muito distante, a enterre pra sempre.
De acordo Antonio, o povo brasileiro tambem tem responsabilidade, e muita, neste processo todo.
Desabafo de coracao, mais esse texto antologico do Fernando Brito. Muito grato pela existencia deste blog, e por seu trabalho essencial, prestando seu Testemunho "profetico", como diriam os teologos da libertacao, neste momento da nossa historia.
Perfeito.
A força de um povo reside no amor à sua nacionalidade, ao sentimento nobre de pertencer a uma nação gigante em diversidade e multiculturalismo. Jamais seremos um país de uma só etnia, de uma só religião, de uma cultura branca, somos uma mistura de tudo que vemos no mundo afora, múltiplas culturas. Nossa descendência direta de três matrizes básicas por si só, já revela a magnitude habilidosa da tolerância (mesmo após repressões coloniais) , também de quebrar grilhões e de vencer o medo. Acolhemos outros tons, outras línguas, outros dons, mas no peito sempre vai prevalecer o explícito em nosso Hino da Independência: "Brava gente brasileira, longe vá temos servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil...".
Obrigado amigo Fernando Brito pelo seu texto. É um bálsamo para nossas almas machucadas.
As lágrimas são inevitáveis.
Temos que bater em cada porta e pedir humildemente o voto de cada um dos brasileiros e brasileiras. Só nas ruas e nas casas de nossos concidadãos vamos conseguir os votos que precisamos para salvar nosso destino comum. Não vai ser de frente para a tela de um computador ou de um celular que vamos conseguir esses votos. Temos que olhar nos olhos de cada cidadão e cidadã, levar nossos argumentos e nossas preocupações e os convencer do caminho que devemos tomar e evitar todos juntos. Temos menos de uma semana para isso, e o que é mesmo que estamos esperando? Não é preciso nenhum recurso além da vontade e do desejo de mudar esse nosso trágico destino. Agora definitivamente é nós contra eles. É o 13 contra o 171.
Nem isso surtirá qualquer efeito, Policarpo. Se precisarem, os golpistas lançam mão da fraude eleitoral também no 2º turno, como fizeram no 1º e de forma escancarada. Converse com pessoas do meio acadêmico, técnico e e científico sobre as eleições majoritárias no RJ e em MG, assim como nas senatoriais de SP e PR.
Se você for 'de porta em porta' pedir voto para Fernando Haddad, pode ser recebido a socos, pontapés, cusparadas, porretadas, golpes de barras de ferro, por cães ferozes ou mesmo à bala. Grande parte da população está bestificada por esse sub-sub-nazifascista (como eu já disse e escrevi, é errado chamar de "fascistas" esses ultra-neoliberais vira-latas, privatistas e entreguistas), manipulada e cegada pelo ódio.
Fernando Haddad foi imposto ao PT como candidato e colocado na disputa para perder; além de trair Lula e as bases e militância, o "PT jurídico-judicial' que ele representa seqüestrou a DN do partido e está lá para implodia não só o partido, mas toda a esquerda política brasileira.
Palmas para você. Então, depomos as armas, damos um pé no traseiro de milhões de brasileiros e vamos para casa escrever livros com o título de "Eu Avisei". Cara, o PT, Haddad ou Lula podem não terem sido o partido e os políticos dos meus sonhos, mas é o que temos e se escaparmos dessa é a eles que temos de agradecer. Daí para a frente, será outra luta a ser travada pois levaremos anos para retornarmos ao leito normal de um país que foi destruído
Isso que eu acho também, o Haddad não é o candidato do Lula, ele é o candidato do Moro, do Thompson Flores, do TRF4, do TSE, do STF, dos milicos come e dorme, do resto da juizada trambiqueira, desses concurseiros estúpidos, desses meganhas da PF.
Quando o PT tirou o Lula da disputa eu pensei comigo: se numa eventual vitória do Haddad, aparecer algum juíz trambiqueiro qualquer, e decidir que o Haddad não assume, o PT vai continuar com a sua tradição e capitular novamente para a direita?
Eu me lembro do Wadih Damous e do Pimenta, o dia inteiro na frente da PF, falando que só saim de lá com o Lula, e no fim, saíram de lá chorando e prometendo contar tudo para o Rodrigo Maia - para o RODRIGO MAIA - aqueles dois são os mais chorões!!!
Perfeito João.
Se Bolsonaro ganha (e tem o STE como garantia da vitória), vamos direto para o entreguismo do país acompanhados de uma ditadura.
Se Haddad ganha, com os ministros que ele vem insinuando teremos o entreguismo com democracia, mas que ao fim de 4 anos nos leva para o entreguismo com ditadura.
Portanto, reservemos os próximos 20 anos. e se sobrar algum país depois disto poderemos reconstruí-lo.
Correto
De fascista ou nazista não tem nada
É só um bobalhao ultraliberal alienado e com problemas psiquiátricos
Se você disser que tem medo de agir pelas razões que você mesmo aponta, compreendo. "Se nem isso surtirá qualquer efeito" é uma frase de quem lê o mundo como se tudo e o próprio futuro já estivesse predeterminado e que nossa ação ou nossa omissão não interferisse no resultado do devir. Estranho determinismo.
O que então surtirá efeito? O milenarismo ingênuo, mal informado, tosco e primitivo "da locosfera" de "espinha na cara"?
Em um pais com baixíssima cultura política, qualquer ação política rende resultados imediatos (como atesta os próprios eleitores de nossos adversários), e mesmo que não os dê, é obrigação moral nossa os buscar. Leio e escuto em sites da locosfera críticas ao PT no sentido de que abandonou e deixou desprotegidas suas bases sociais. Ai quando você diz que devemos retornar as nossas bases sociais, razão de ser de nossa ação política, e buscar nossos eleitores, a pseudo radicalidade da locosfera dá um passo atrás à procura do sinal do "grande lider" para agir? Estranho determinismo.
Brilhante texto! Contudo, quanto tempo demorará para voltarmos ao período de alegria? Minha pequena bebê correrá o risco de crescer sem pai? Teremos familiares e amigos perseguidos, torturados e/ou mortos? O mais difícil é olhar para o lado e ter que conviver com vizinhos, parentes e amigos que terão contribuído para essa situação! Jamais pensei que viveria, hoje, aquilo que li nos livros de história. É um "avanço" ao passado!!!
Bravíssimo Fernando!
É inacreditável o que está havendo no Brasil. Como bolsonaro chegou onde chegou? como sergio moro investiu-se de tantos poderes? como o stf se acovarda desse jeito? Se Haddad ganhar não tomará posse. O golpe já foi dado, os militares voltaram.