Porque jamais nos vencerão

Se o Brasil tivesse uma imprensa digna da sua missão de informar, o Brasil não estaria à beira de cair sob o tacão do fascismo.

Se o Brasil tivesse instituições dignas de sua missão constitucional, não estaria na iminência de viver sob uma ditadura.

Se o Brasil tivesse liberais dignos de princípios e não amantes da velhacaria e de interesses eleitoreiros não estaria ao ponto de descer para a treva do autoritarismo.

Se o Brasil tivesse uma elite econômica que amasse o país que sustenta sua fartura não estaria a um passo de regressarmos a escravatura.

Mas este país não os tem e por isso assistimos, indefesos, vê-lo atirado no lixo, submetido a um governante tosco, primário, imbecil, capaz de negar o direito mais básico que tem cada ser humano que aqui vive: o direito de ser brasileiro.

Quem assistir ao vídeo onde o Sr. Jair Bolsonaro despeja, com um discurso gutural o seu desejo de expulsar do país todos aqueles que não concordarem ou se submeterem a sua vontade fascista não pode deixar de perceber quão escura é a treva em que ele lançará esse país.

Desde Médici ninguém ameaçava um brasileiro com o exílio.

Mesmo os “bem-postos” – juízes, promotores, deputados, empresários, “mercadistas” – que odeiam o povo simples e humilde desse país não podem deixar de ver que vamos ser mergulhados na selva da violência estatal, numa situação em que as grandes maiorias da população serão submetidas à alternativa entre a vassalagem ou a insurreição.

As altas patentes militares, que aderem e se submetem a um capitãozinho “bunda-suja”, que há 30 anos garatujava no papel  planos de explodir bombas em quartéis para obter salário melhor –  se não sabem, deveriam saber  – enfiaram as forças armadas na idolatria da indisciplina, da conspiração, da deformação de só ter coragem de apontar as armas para seu próprio povo, o que as decai à condição que Caxias rejeitou, a de capitães do mato.

Errem. Suicidem-se. Escondam numa votação escandalosamente manipulada, onde a boa-fé do povo brasileiro aceita ver como “corruptos” os que nem de longe, mesmo na sua vileza, os que praticam a mais vil das corrupções: a de vender o Brasil, a de vender os direitos do nosso povo, a de vender o sagrado bem da liberdade para instaurar um governo de pústulas, de tatibitatis, de gente microcéfala e, pior, genuflexa ao ponto de bater continência para a bandeira norte-americana.

É de repetir Castro Alves e gritar para que Andrada arranque dos ares seu pendão para que não sirva de mortalha às liberdades.

O nazismo teve seu ápice, teve multidões, teve seus braços erguidos no “heil” de milhares encantados, hipnotizados.

Os que ousaram resistir teriam passado anos como ratos em suas tocas não fosse o fato de que eram homens e mulheres cercados pelos ratos.

Quis-se avançar como um Brasil de todos. Ninguém foi perseguido, nenhuma bolsa foi saqueada, nem mesmo os salões foram violados. Apenas – e muito timidamente entreabriu-se suas portas para que outros pudessem entrar.

Será que é ofensa demais ver o rosto cafuzo, mulato, crestado do sol ao seu lado no shopping, no avião, na loja? É tanto o desprezo à carne da qual se nutrem ao sangue do qual bebem, aos pobres que os fazem ricos?

Eis, senhores, numa palavra, a torpeza de seu crime. Querem a morte de quem os nutre, de quem lhes constrói as casas de luxo, as mansões, de quem compra seus produtos, de quem é escorchado por seus bancos, de quem consome as porcarias que colocam no mercado? Querem o sangue de quem nunca lhes tirou uma gota de seu champanhe?

Há, porém, uma arma mortal e sem defesa, apontada contra os senhores.

Chama-se história, responde pelo nome de marcha incontível dos povos pelos seus direitos e liberdades. Neguem-na, persigam-na, prendam-na, exilem-na: nada adiantará.

Ela triunfa. Sempre haverá festa quando ela voltar e vocês se forem. É certo que haverá dores, haverá filhos separados dos pais, haverá vidas interrompidas, algumas perdidas.

Ainda há tempo para um difícil acesso de lucidez, tão mais difícil quanto mais covardes são aqueles que poderiam provoca-lo.

Mesmo assim, a causa de vocês é perdida, inviável, perversa. Há e haverá sempre brasileiros que não se vergarão que seja de onde for, estarão de pé, a enfrenta-los. Vocês não têm mais a censura e o silêncio que tiveram, há meio século para implantar uma ditadura.

Vocês são os zumbis do tempo que se foi e não adianta que avancem como hordas ameaçadoras.

Nós somos a vida e a humanidade, e a vida humana triunfará.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

101 respostas

  1. Espero que a espécie humana triunfe.
    Diante do meu desalento em vê parentes e amigos hipnotizados pelo fascismo, não é fácil ter que separar deles, Mas preciso até voltarem ao normal.
    Estamos diante de uma tragédia premeditada passo a passo desde o impeachment da presidente e que agora tira a máscara.
    Até quando essa parte dos brasileiros estarão hipnotizados?

    1. Disse muito bem. Melhor se afastar. Estamos na mesma situação.
      Conforme for dia 28, pensamos, concretamente, em por o Oceano entre nós e a parentada emburrecida.

    2. Eles fizeram uma lavagem cerebral nos brasileiros mais fracos de espírito por meio do WhatsApp. As pessoas mais fracas espiritualmente são muito sugestionaveis, especialmente quando se trata do mal. Trata-se do mesmo tipo de lavagem cerebral que levou milhares de brasileiros às ruas em junho de 2013 para derrubar a presidenta Dilma Rousseff – sob influência de perfis falsos do Facebook – cujo start foi um aumento de 20 centavos nas passagens da região metropolitana de SP.

      1. Tudo que vc falou é verdade. Foi uma pena Dilma não ter ouvido o que o Grande PUTIN lhe disse. Tudo veio dai…

    3. Somos um Estado. Temos unidade geográfica. Mas estamos condenados à convivência com pessoas que nutrem o ódio ao Brasil. Não somos mais uma NAÇÃO. Somos apenas um país dividido em inimigos ocupando o mesmo território.
      Os palestinos e os israelenses são obrigados a conviver separados por questões históricas, religiosas e raciais. Essas questões tem origem há séculos. Mas o Brasil não. O Brasil era um país feliz, com mesmos costumes, mesma língua e misto de raças não guardavam rancor. Todos podiam vir e desfrutar da nossa abundância com alegria e festas.
      Perdemos a alegria da companhia de parentes e amigos. Perdemos a paz e a solidariedade. Perderemos as instituições que guardavam nossos direitos e garantiam nosso status de NAÇÃO.

    4. Não posso ficar calado e conviver harmoniosa e polidamente com alguns parentes que batem palmas a esses discursos de ódio. Que acham normal torturar alguém, que bandido bom é bandido morto (desde que seja pobre), que vociferam contra comunistas como se Stálin estivesse às portas do Planalto para tomar o poder, que desejam ardentemente portar armas de maneira ostensiva pelas ruas e resolver seus problemas de trânsito e suas desavenças de bar de maneira imediata. E não adianta falar, tentar explicar algo, mostrar evidências, dados científicos. Nada, nada é aceito. Informam-se por memes do whatsapp e por matérias do twitter (e seus 280 poderosos caracteres, nem sempre usados na totalidade).

      Essa manipulação do WhatsApp pela  Cambridge Analytica, ou qualquer empresa escrota semelhante, manipulou quem já ansiava ser manipulado. Pelo que percebo, essas pessoas sempre foram fascistas. Mesmo sem saberem o que é isso, sempre o foram. Apenas se rasgou o véu com o qual cobriam seus instintos macabros. E o que mais me estranha é ouvir isso de pessoas simples, que embora possuam algum bem material hoje vieram da massa disforme da pobreza e da miséria. E são mamelucos, mulatos, cafuzos iguais a mim mas por possuírem um pouco mais de dinheiro se imaginam da elite.

      Mesmo depois das eleições as reuniões de família não serão as mesmas, nunca mais. Sempre ficarei imaginando que aquele tio, que aquela tia, que aquele primo, que aquele cunhado desejam minha morte porque não me encaixo nos padrões: comunista, ateu, mestiço, nordestino.  Ficarei imaginando que eles serão capazes de me entregar ao DOI-CODI para ajudar a limpar o Brasil desses "vermes" eleitores do PT.

      Por fim, gostaria de ter esse pensamento positivo do Fernando Brito, mas não consigo. Na história do nosso país, toda vez que há um movimento para empoderar o povo brasileiro, para tirar a cangalha de de seus lombos, uma pseudoelite leva a turba enfurecida a massacrar os insurgentes.

      1. Seu texto é um retrato exato de 50% dos meus aparentados. Todos ex-pobres que, especialmente nos anos do PT, alçaram a uma condição bem melhor de vida.

    5. Entendo e muito bem seu desapontamento, também me separei de parentes e amigos, mas não sei quanto tempo ficarei distante, pois certas doenças nan tem cura.

    6. 1. Se vc acredita no Vox Populi – e as últimas eleições para presidente me fizeram acreditar;
      2. Se vc acredita que o povo está acordando mais depressa do que se esperava – e os sinais são claros em vários pontos do país.
      3. Se vc acredita na esperança de que parte significativa de nosso povo não esteja tão imbecilizada
      Então continue lutando. Vamos vencer, pode crer

    7. Logo, logo voltarão… o problema é que são incorrigíveis…
      Todos eles foram aécim cheira-cheira em 2014
      Todos eles foram cunha em 2016
      E todos eles são #BOLSONAROCAGÃO hoje…
      Vão para o lado que a redegolpista manda eles irem … E para onde a redegolpista manda, nunca é bom para o país !

      1. Com o fim da Globo assumirão as emissoras de TV gringas (Fox) e a internet que é dos istaduszunidos.

    8. Não amiga, é desde da descoberta do pré-sal, pegue a cronologia, a sequência dos acontecimentos. “Bendita” a hora em que estas reserva foram encontradas.

  2. Mais um texto extraordinário e verdadeiro. Eles serão derrotados, isto é certo, mas infelizmente antes disto, o Brasil parece fadado a um sofrimento inútil. Inútil mas não injusto, creio eu. Na minha opinião, nem todas as Globos do mundo justificam a estupidez de que foi possuído o povo brasileiro. É insano, desesperador ver milhões de pessoas humildes darem um tiro na própria cabeça. Só o conhecimento de nosso processo histórico deplorável, é que pode explicar a construção de uma cultura tão abjeta, que esteve sempre mais ou menos disfarçada. Pelo menos hoje está exposta e espero que o futuro, não muito distante, a enterre pra sempre.

    1. De acordo Antonio, o povo brasileiro tambem tem responsabilidade, e muita, neste processo todo.

      Desabafo de coracao, mais esse texto antologico do Fernando Brito. Muito grato pela existencia deste blog, e por seu trabalho essencial, prestando seu Testemunho “profetico”, como diriam os teologos da libertacao, neste momento da nossa historia.

  3. A força de um povo reside no amor à sua nacionalidade, ao sentimento nobre de pertencer a uma nação gigante em diversidade e multiculturalismo. Jamais seremos um país de uma só etnia, de uma só religião, de uma cultura branca, somos uma mistura de tudo que vemos no mundo afora, múltiplas culturas. Nossa descendência direta de três matrizes básicas por si só, já revela a magnitude habilidosa da tolerância (mesmo após repressões coloniais) , também de quebrar grilhões e de vencer o medo. Acolhemos outros tons, outras línguas, outros dons, mas no peito sempre vai prevalecer o explícito em nosso Hino da Independência: “Brava gente brasileira, longe vá temos servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil…”.

  4. Obrigado amigo Fernando Brito pelo seu texto. É um bálsamo para nossas almas machucadas.
    As lágrimas são inevitáveis.

  5. Temos que bater em cada porta e pedir humildemente o voto de cada um dos brasileiros e brasileiras. Só nas ruas e nas casas de nossos concidadãos vamos conseguir os votos que precisamos para salvar nosso destino comum. Não vai ser de frente para a tela de um computador ou de um celular que vamos conseguir esses votos. Temos que olhar nos olhos de cada cidadão e cidadã, levar nossos argumentos e nossas preocupações e os convencer do caminho que devemos tomar e evitar todos juntos. Temos menos de uma semana para isso, e o que é mesmo que estamos esperando? Não é preciso nenhum recurso além da vontade e do desejo de mudar esse nosso trágico destino. Agora definitivamente é nós contra eles. É o 13 contra o 171.

    1. Nem isso surtirá qualquer efeito, Policarpo. Se precisarem, os golpistas lançam mão da fraude eleitoral também no 2º turno, como fizeram no 1º e de forma escancarada. Converse com pessoas do meio acadêmico, técnico e e científico sobre as eleições majoritárias no RJ e em MG, assim como nas senatoriais de SP e PR.

      Se você for ‘de porta em porta’ pedir voto para Fernando Haddad, pode ser recebido a socos, pontapés, cusparadas, porretadas, golpes de barras de ferro, por cães ferozes ou mesmo à bala. Grande parte da população está bestificada por esse sub-sub-nazifascista (como eu já disse e escrevi, é errado chamar de “fascistas” esses ultra-neoliberais vira-latas, privatistas e entreguistas), manipulada e cegada pelo ódio.

      Fernando Haddad foi imposto ao PT como candidato e colocado na disputa para perder; além de trair Lula e as bases e militância, o “PT jurídico-judicial’ que ele representa seqüestrou a DN do partido e está lá para implodia não só o partido, mas toda a esquerda política brasileira.

      1. Palmas para você. Então, depomos as armas, damos um pé no traseiro de milhões de brasileiros e vamos para casa escrever livros com o título de “Eu Avisei”. Cara, o PT, Haddad ou Lula podem não terem sido o partido e os políticos dos meus sonhos, mas é o que temos e se escaparmos dessa é a eles que temos de agradecer. Daí para a frente, será outra luta a ser travada pois levaremos anos para retornarmos ao leito normal de um país que foi destruído

      2. Isso que eu acho também, o Haddad não é o candidato do Lula, ele é o candidato do Moro, do Thompson Flores, do TRF4, do TSE, do STF, dos milicos come e dorme, do resto da juizada trambiqueira, desses concurseiros estúpidos, desses meganhas da PF.
        Quando o PT tirou o Lula da disputa eu pensei comigo: se numa eventual vitória do Haddad, aparecer algum juíz trambiqueiro qualquer, e decidir que o Haddad não assume, o PT vai continuar com a sua tradição e capitular novamente para a direita?
        Eu me lembro do Wadih Damous e do Pimenta, o dia inteiro na frente da PF, falando que só saim de lá com o Lula, e no fim, saíram de lá chorando e prometendo contar tudo para o Rodrigo Maia – para o RODRIGO MAIA – aqueles dois são os mais chorões!!!

      3. Perfeito João.

        Se Bolsonaro ganha (e tem o STE como garantia da vitória), vamos direto para o entreguismo do país acompanhados de uma ditadura.
        Se Haddad ganha, com os ministros que ele vem insinuando teremos o entreguismo com democracia, mas que ao fim de 4 anos nos leva para o entreguismo com ditadura.
        Portanto, reservemos os próximos 20 anos. e se sobrar algum país depois disto poderemos reconstruí-lo.

      4. Correto
        De fascista ou nazista não tem nada
        É só um bobalhao ultraliberal alienado e com problemas psiquiátricos

      5. Se você disser que tem medo de agir pelas razões que você mesmo aponta, compreendo. “Se nem isso surtirá qualquer efeito” é uma frase de quem lê o mundo como se tudo e o próprio futuro já estivesse predeterminado e que nossa ação ou nossa omissão não interferisse no resultado do devir. Estranho determinismo.

        O que então surtirá efeito? O milenarismo ingênuo, mal informado, tosco e primitivo “da locosfera” de “espinha na cara”?

        Em um pais com baixíssima cultura política, qualquer ação política rende resultados imediatos (como atesta os próprios eleitores de nossos adversários), e mesmo que não os dê, é obrigação moral nossa os buscar. Leio e escuto em sites da locosfera críticas ao PT no sentido de que abandonou e deixou desprotegidas suas bases sociais. Ai quando você diz que devemos retornar as nossas bases sociais, razão de ser de nossa ação política, e buscar nossos eleitores, a pseudo radicalidade da locosfera dá um passo atrás à procura do sinal do “grande lider” para agir? Estranho determinismo.

  6. Brilhante texto! Contudo, quanto tempo demorará para voltarmos ao período de alegria? Minha pequena bebê correrá o risco de crescer sem pai? Teremos familiares e amigos perseguidos, torturados e/ou mortos? O mais difícil é olhar para o lado e ter que conviver com vizinhos, parentes e amigos que terão contribuído para essa situação! Jamais pensei que viveria, hoje, aquilo que li nos livros de história. É um “avanço” ao passado!!!

  7. É inacreditável o que está havendo no Brasil. Como bolsonaro chegou onde chegou? como sergio moro investiu-se de tantos poderes? como o stf se acovarda desse jeito? Se Haddad ganhar não tomará posse. O golpe já foi dado, os militares voltaram.

  8. Que lindo fernando. Sou miquinho de auditóros de suas crônicasqrelatos, mas nessa vcse superou… Parabéns, Mestre!

  9. Pelo visto, se Jair Bolsonaro for eleito no domingo que vem, é melhor o general Mourão ir se preparando para governar o Brasil. Isso porque antes do dia primeiro de janeiro de 2019, o homem estará amarrado numa camisa de força. Pode até ganhar, mas não vai levar. Como é uma situação nunca vivenciada antes no país fico pensando se haveria um meio de impedir legalmente uma pessoa louca de assumir o destino de um país de mais de 200 milhões de pessoas.

  10. A cambada que apoia essa gente,e mesmo àquela da Alemanha e Itália,nazi-fascista,que foram derrotadas na segunda guerra,nunca morre,enquanto forem nutridas pela CLASSE BURGUESA,que somente visa seus lucros.E levam consigo,A CAMBADA DE PUXA SACOS HISTÓRICA.E são muitos.

  11. EM VÍDEO, CORONEL CHAMA ROSA WEBER DE VAGABUNDA

    O descalabro, a impostura, a ameaça, a violência e a incitação ao ódio provenientes da candidatura de Bolsonaro não têm limites; em vídeo publicado no Youtube, o coronel Carlos Alves chamou a ministra Rosa Weber, presidente do Superior Tribunal Eleitoral, de “vagabunda, salarária e corrupta”, entre outros insultos; a percepção é a de que, caso o STF (Superior Tribunal Federal) ou o TSE não reajam, as cortes irão mergulhar no mais dramático descrédito de suas respetivas histórias. O coronel ainda diz que pode correr sangue antes do natal
    22 DE OUTUBRO DE 2018
    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/372804/Em-v%C3%ADdeo-coronel-chama-Rosa-Weber-de-vagabunda.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=3MydzZb_jNA

    1. Prisao nele. 21 dias preso no quartel e depois manda pra reserva remunerada

      Se fosse nos isteites que tanto ama capaz de ir a corte marcial

    2. Como tantos desequilibrados, nitidamente estúpidos, conseguiram voz???
      Vc checa e uma merda dessas tem 30 mil visualizações…

  12. COMETI A INDELICADEZA DE COMPARTILHAR O TEXTO POR EXTENSO DANDO CRÉDITOS AO AUTOR.
    (FERNANDO BRITO UM VALENTE JORNALISTA)

  13. Só agradecer por mais um texto que nos alenta e mostra que não estamos sós. Soberbo

  14. “Quis-se avançar como um Brasil de todos. Ninguém foi perseguido, nenhuma bolsa foi saqueada, nem mesmo os salões foram violados. Apenas – e muito timidamente entreabriu-se suas portas para que outros pudessem entrar.Será que é ofensa demais ver o rosto cafuzo, mulato, crestado do sol ao seu lado no shopping, no avião, na loja? É tanto o desprezo à carne da qual se nutrem ao sangue do qual bebem, aos pobres que os fazem ricos”?
    SUBLIME!!!!!

  15. O comentário não é composto de críticas ou elogios à postagem, mas um chamado à reflexão, tanto de Fernando Brito como de outros jornalistas e colaboradores dos blogs que se intitulam “progressistas”:

    1º) – É correto conceitualmente, històricamente, sociològicamente e polìticamente a classificação de Jair Bolsonaro – e a extrema direita ultra-neoliberal, privatista e entreguista – como fascista(s)? Existe uma burguesia industrial, comercial ou tecnológica, que possa ser chamada de genuinamente nacional e nacionalista, como aquelas da Itália da década de 1920 e da Alemanha da década de 1930? Bolsonaro e a extrema direita que ele representa têm algum projeto de desenvolvimento para o País? As FFAA brasileiras, sobretudo o Exército, que dão guarida a Bolsonaro para ele cometer todos esses crimes públicos, têm algum compromisso com o desenvolvimento do País, ainda que nos moldes do ex-general ditador Ernesto Geisel? Como a resposta a essas perguntas é um rotundo NÃO, está equivocada essa abordagem de “civilização” contra “barbárie” ou “democracia” contra “fascismo”. O Brasil já não tem democracia desde 2015, quando a Presidenta eleita, Dilma Rousseff, foi sabotada e impedida de governar.

    2º) – Esse discurso de ódio, agora verbalizando a perseguição, tortura, prisão, expulsão, banimento ou extermínio de opositores políticos da ditadura já em vigor no Brasil – além de arma retórica para conseguir cristalizar o voto das maltas e matilhas manipuladas e cegadas pelo ódio disseminado pelas ORCRIMs midiáticas e judiciárias – não ocorre por “voluntarismo megalomaníaco da família Bolsonaro”; há uma clara concertação entre essas falas e a postura omissa, pusilânime, conivente e cúmplice dos operadores do sistema judiciário (polícias, ministério público e poder judiciário), assim como dos donos da bufunfa (tanto os que operam no Brasil como os do exterior) e do alto comando internacional do golpe, que são o Deep State estadunidense e finança transnacional. O Brasil, desde 2016, já é governado por uma junta militar; o ministério da defesa, o estado do Rio de Janeiro, a presidência da república e o STF já são governados/presididos/chefiados por generais; o poder legislativo é refém desses mesmos generais. Sem a anuência desse generalato, os boquirrotos da família Bolsonaro não falariam o que as maltas e matilhas querem ouvir, como cães raivosos, estumados a devorar as presas acuadas e indefesas.

    3º) – A esquerda de gabinete, cujo representante-mor é o chamado “PT jurídico-judicial”, que alijando o Ex-Presidente Lula da disputa presidencial legitimou o golpe de estado e as eleições farsescas e fraudulentas, faz parte da estratégia golpista; isso fica muito claro quando se observa a postura do candidato Fernando Haddad, que joga para perder e municia os adversários ou deixa de usar as armas mortais que poderiam minar a candidatura do ex-capitão do exército. Tanto a militância como o Ex-presidente Lula (e o Brasil trabalhador, pobre, explorado e excluído) são vítimas de traições por parte dessa ala sem voto, mas que seqüestrou a direção nacional do PT, perseguindo, prendendo, aniquilando e proscrevendo as lideranças históricas de origem estudantil, guerrilheira, operária, sindical e comunitária de base; apenas os ingênuos, incautos e de má-fé não percebem que a ala denominada “Mensagem ao Partido” – cujos mais “ilustres” representantes são José Eduardo Cardozo, Tarso Genro, Rui Falcão, Paulo Teixeira, Fernando Haddad, Aragão, Geenhalgh (não confundir o advogado que defendeu presos políticos como que trai o PT operário) e mais algumas dezenas de outros que atuam nos bastidores da burocracia partidária.

    4º) – Nenhum blog que diz “progressista” coloca em pauta a guerra híbrida total, que está sendo usada para liquidar e desmontar o Brasil. Quem controla essa guerra é o Deep State estadunidense. As ORCRIMS midiáticas e do sistema judiciário cooptado, assim como a maior parcela das FFAA, que é vira-lata e entreguista, são meros operadores locais.

    1. PHA, no Conversa Afiada, reproduz entrevista de um dos grandes especialistas italianos em fascismo. Leiam e constatem o que comentei; em tempo: escrevi o comentário antes de ler a entrevista com Emile Gentile.

    2. Bom o seu texto. Concordo que os bozo nazi não podem ser considerados fascistas clássicos já que estes pugnam por hegemonia geo-política. E os bozo nazi são entreguistas. Creio que a melhor definição para essa horda seria de “neo-nazistas”. Nazistas nos métodos (mais brutais que os fascistas clássicos) e entreguistas no projeto.

  16. Julgamento da história não vale nada. O que vale mesmo é uma boa comissão da verdade para acertar as contas com o passado. Desculpem-me, mas a porra do julgamento da história não serve para nada.

    1. Digo mais: só acredita em “julgamento da História” quem mede o mundo com a própria régua. Infelizmente, é muita ingenuidade nossa achar que os eleitores do Bolso têm ou terão algum peso na consciência.

      1. Quando tiverem que devolver o carnê do carrinho e não puder pagar o condomínio
        Porque ele não quer pagar 600 reais de iptu mas aceita pagar 1300 todo mês de condomínio mesmo tendo imóvel quitado
        O mundinho deles é inviável

  17. Fernando. Li seu texto em voz alta. Minha esposa ouviu e concordamos com tudo.
    Choramos muito pelo avanço das trevas que curiosamente escurecerão este país iluminado.

  18. O ódio dos nazistas era os judeus, dos bolsonaristas é o PT.
    Dia 28, mais que uma eleição, é a data da declaração de Guerra.
    E o que se esconde são os trilhões de dólares, com Haddad, esse dinheiro fica no Brasil; com o Bolso, fica com os milionários do Brasil e dos EUA.
    É uma luta de classes mais o entreguismo.

  19. Meu Deus….eu chorei…Somos humanos Fernando!!! Sempre seremos…..Não nos transformarão em bestas

  20. Vinha de viajem e parei em uma churrascaria de beira de estrada. Um rádio (ainda escutam rádio por aí) entoava em voz alta a fala apressada e professoral do Haddad explicando coisas que ninguém queria ouvir. Depois, a voz tonitroante de um locutor profissional, em tom de galhofa e pausadamente, explicou que o PT já tinha vindo uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes e agora ainda queria vir de novo dizendo que era para consertar o que ele mesmo destruiu. “PT, não! É muita cara de… Poste!”. Olhei em redor e em uma animada mesa, onde todos eram pobres, alguém disse que o “Haddad não tem proposta e agora deu para falar mal do Bolsonaro”. Todos riram. O cara disse que o Haddad não tinha aquilo que ele ele acabara de dizer que tinha, mas que ninguém ouviu. Senti que estava tudo errado. Um locutor de voz bem firme e forte, como o povo gosta, deveria estar dizendo naquela churrascaria que “o Bolsonaro passou 28 anos como deputado federal e nunca fez sequer uma lei que beneficiasse ninguém. As pessoas são julgadas pelo que realizaram, e em vinte e oito anos como deputado (repete) Bolsonaro nunca realizou nada de importante que agora pudesse apresentar ao povo. Pelo contrário. Bolsonaro foi aliado de Temer até agora e está escondendo isso. E ainda por cima foge dos debates, para que o povo não veja como ele é de verdade. Bolsonaro, não deixe que lhe chamem de covarde. Venha debater!” Talvez assim a coisa… fosse.

    1. É muito triste, Alecs, mas é real. É muito mais atraente se estudar a estupidez do que a inteligência; a inteligência tem seu limite, mas a estupidez é infinita. Aquela turma na churrascaria é a prova.

  21. Os fascistas se mostram com toda a sua plenitude, e as instituições que deviam estar vigilantes para sustentar a democracia, se acovardam vergonhosamente.

  22. Brito, excelente post! O mais chocante de tudo isso é que evangélicos estão com Bolsonaro. Serão eles os culpados também pela destruição do país. Quero ver depois esses mesmos evangélicos juntar os cacos dessa destruição e direcionar, tardiamente, sua ira santa contra aquele que ousou enganá-los.

  23. Bota tudo isso na conta do PT… Sei que vão apagar este comentário, pois sao COVARDES em admitir que ERRARAM ao não dar ouvidos a Jacques Vagner, para abrir mão da candidatura PT e apoiar Ciro Gomes. Caso tivessem feito isso, não estaríamos nesta encruzilhada !!!

  24. Onde estão os “estadistas” Ciro Gomes, Marina Silva, Alckmim, Amoêdo, Álvaro Dias, FHC… dormindo, todos dormindo… Por isso que vocês nunca tiveram meu voto, e jamais terão. Brito, de coração, muito obrigado.

    1. Todos citados odeiam o PT e Lula, dormem em berço esplêndido, poderão ir embora em Janeiro, nós ficaremos, sofreremos na carne e choraremos por muitos, mas vamos sobreviver.

      1. Podemos até sobreviver, mas nosso Brasil nunca será mais o mesmo depois dessa tragédia (tenho esperança de que até domingo o povo acorde de um pesadelo, e vote Haddad/Manu)

    2. Do FHC, Serra, Alckmin, Amoedo e outros nada se espera. Mas eu queria agradecer a Jaques Wagner, Mino Carta, PHA, Senadora Regina, Rui Costa Pimenta, Ciro e Cid Gomes, Wanderley Guilherme e vários outros que escolheram a última hora para fazer a autocrítica do PT, em total desrespeito aos milhões de brasileiros que tentam parar essa tragédia que nos ameaça.

  25. Eis que faltando uma semana para o segundo turno da eleição um louco
    já se julga presidente do Brasil e deu as senhas do que acontecerá com o país se ele for eleito. Teremos um governo muito pior do que a ditadura militar de 64, pois os militares, apesar das atrocidades que cometeram eram nacionalistas e nao eram misogenos, nem racistas e nem homofobicos. Nunca pensei que um dia eu teria que dizer isso. Mas se for para Bolsonaro governar o país eu prefiro as forças armadas da ativa. Acreditem, a cúpula das forças armadas nao está com ele e muito menos compartilha da sua megalomania. Já que as excelências
    do país se acovardaram, eu prefiro que elas assumam o poder. Assim nosso país não será entregue aos estrangeiros e os negros, gays e as mulheres – que seus filhos acham que defecam na rua – não serão perseguidos.

  26. Texto irreparável … à exceção de que: quem é expulso do eército perde o direito à patente!

  27. Excelente texto, Fernando Brito; parabéns pelo seu diuturno trabalho de esclarecimento aos menos avisados eleitores que, infelizmente, parece torcerem para o bandido.
    Estou, como faço diariamente, repassando a meus correspondentes este texto. Obrigado!

  28. “chama-se história”. Não posso ler a partir desse ponto. Não somos vencedores. No futuro essa história será contada por alguém como Marco Antônio Villa. Com o argumento de que para derrotar o “petismo” e o “lulismo” foi preciso mergulharmos em um abismo para ressurgir novamente como colonia. Só que dessa vez de um país de primeiro mundo e não de paisinho qualquer. E hoje nossas cidades do sul voltarão a ser o que sempre foi antes das bolsas vagabundagens inventaas naquele período. Se não tomarmos as redias da história agora corremos o risco de sermos apagados.

  29. Belo texto, mas vamos ser práticos pois o momento exige:

    todos fazendo sua tarefa carregando uma gota d’água. Se todos assim o fizerem, vamos encher uma piscina.

    Minha programação da semana:

    segunda: folga, estou viajando a trabalho
    terça: panfletar
    quarta: panfletar
    quinta: panfletar
    sexta: viajando…
    sábado: panfletar
    domingo: guerra

    Estou em contato direto com as classes mais humildes. A maioria já está com #Haddad. Dos votos que restam temos três tipos:

    – os radicais chamados de bolsominios – não vamos perder tempo com eles. Use-os, se possível, para mostrar aos indecisos como são agressivos.
    – os “maria-vai-com-as-outras” ou mais elegantemente: os “efeito manada” que escolheram #Bolsonaro por escolher. São muitos e podemos convertê-los
    – os indecisos, Se estão indecisos é porque não topou com nenhum democrata para bater um papo de 30 segundos…

    Pessoal, “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

    #lulalivre #haddadpresidente

  30. Se eleito esse louco vai governar o país enfiando suas ideias insanas na cabeça do povo brasileiro usando o whatsapp. Vai usar esse aplicativo criado por mark zukenberg para lavar a mente e assim vai perseguir os opositores que serão chamados de comunistas, e vai perseguir as minorias, os gays, os negros e as mulheres pobres – porque as ricas sao limpinhas e cheirosas e não defecam na rua. Sob um comando criminoso por meio do WhatsApp é até capaz da parcela de brasileiros cuja mente foi lavada pedir pelo amor de Deus para perder todos os direitos trabalhistas. Acreditem, ele nao é só mal e não tem só o espírito pequeno, mas também sofre das faculdades mentais.

  31. é isso aí, querem nos colocar de volta a senzala, apesar de todo sangue derramado, no final sempre vencemos. #eleNão #Haddad13

  32. Imaginem a população armada e com a mente lavada seguindo as ordens desse louco megalomanico. Não é só por despreparo que ele não comparece a debates, mas também para esconder sua insanidade.

  33. De um candidato que disse que não vai aceitar outro resultado das eleições que não seja a sua vitória é só isso mesmo que podíamos esperar. Agora as excelências do STF ainda têm dúvidas que ele vai perseguir ministros que não passarem por cima da constituição como um juizinho fascista de primeira instância ? Agora a imprensa acredita que ele vai cercear a liberdade de expressão em pleno século vinte e um? Agora alguém tem dúvidas de que ele vai controlar o congresso nacional perseguido os opositores e jogando a população contra eles por meio do WhatsApp? Agora a dona globo acredita que ele vai dominar o senado a ponto de cassar sua concessao e colocar a Record no lugar dela? Pois eu digo que esse infeliz pode até ganhar a eleição mas não vai subir a rampa do planalto nao, e se subir, vai voltar de ré e humilhado

  34. As eleições têm que ser anuladas. Não se pode permitir que o regime democrático e o estado de direito sejam conspurcados por meio de um aplicativo virtual. Diferentemente do que a ministra Rosa Weber afirmou as instituições não estão funcionando normalmente não. E não precisa de milagre nenhum para conter a lavação de mente pelo WhatsApp não. Basta reconhecer que esse aplicativo foi usado para contaminar todo o processo eleitoral. Basta tirar essa droga do ar e começar tudo de novo. Nenhum direito pode sobrepor o preâmbulo da constituição. Ele é o alicerce do estado de direito.

    1. Corrijo meu raciocínio: ao pesquisar melhor soube que o STF considerou o preambulo da constituição como um enunciado de natureza política e não juridica. De qualquer forma, o regime democrático é um bem maior e deve prevalecer sobre o direito a informação via Whatsaap se esse direito coloca-lo em risco. Até porque , os direitos e garantias individuais não são respeitados nas ditaduras. Daí, colocar em risco a democracia para proteger esse direito é cavar o resultado inverso.

  35. Emblemático companheiros, e porque não dizer, o contrário de réquiem, um chamamento à vida, a coragem para seguir caminhando e cantando e seguindo a convicção.

  36. Eu só tenho uma coisa a dizer: o povo brasileiro é o povo mais desgraçado e ignorante da história da humanidade.

  37. Não finge de égua não dona globo. A senhora criou esse monstro e como prêmio ele vai te engolir. Confesso que quando vi as gritantes disparidades após o resultado do primeiro turno achei que as instituições iam funcionar e a senhora ia ser salva pelo congo ordinaria. Mas pelo visto a senhora vai pagar o pato sim vibora.

  38. “Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo
    É o sacrifício alegre de um peixe pequeno
    E que todos eles deveriam acreditar nos tubarões
    Sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixes pequenos

    Eles ensinariam os peixes pequenos que entre eles e
    Os peixes pequenos de outros tubarões existem gigantescas diferenças

    Haveria belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores
    E suas gargantas seriam representadas como inocentes parques de recreio
    Nos quais se poderia brincar magnificamente

    Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixes pequenos
    Nadam entusiasmados para as gargantas dos tubarões”

    Se os homens fossem Tubarões, Bertold Brechet

    Terror Romanorum
    Lula Livre

  39. Errem. Suicidem-se. Escondam numa votação escandalosamente manipulada, onde a boa-fé do povo brasileiro aceita ver como “corruptos” os que nem de longe, mesmo na sua vilania, os que praticam a mais vil das corrupções: a de vender o Brasil, a de vender os direitos do nosso povo, a de vender o sagrado bem da liberdade para instaurar um governo de pústulas, de lenga lenga, de gente microcéfala e, pior, que ajoelha ao ponto de bater continência para a bandeira norte-americana.

  40. Esse louco chegou aonde chegou por meio do WhatsApp, mas esse processo foi gradativo no decorrer do processo eleitoral. Agora, as disparidades gritantes entre as pesquisas eleitorais da véspera e o resultado das urnas tirando o lugar de inimigos de Bolsonaro, tais como Lindbergh Farias, requiao e Dilma Roussef; desviando votos de gente como Jean Willys – que muito dignamente se assume gay – para eleger gente como Alexandre Frota e Janaína Paschoal – que teve dois milhões de votos sem sair um único dia de casa – assim como as votacoes históricas, dentre as quais está a de um dos filhos dele, bem como os votos minguados de Marina e Alkimin, não estão dentro da normalidade não. Mais como a presidente do TSE e as demais instituições democráticas afirmam que elas estão funcionando plenamente, vamos ter que deixar para lá. Querem um exemplo: eu observei que a cúpula que deu a entrevista coletiva com a ministra Rosa Weber citou todas as ações e investigacoes com numeros e requintes de detalhes, mas não citou a armação criminosa de um juiz de Goiás – que já foi fotografado com um dos filhos de Bolsonaro – para colocar sob suspeita a segurança das urnas eletrônicas. Estão todos fingindo que é normal um candidato que vem sendo eleito reiteradamente colocar sob suspeita a segurança das urnas eletrônicas – pelas quais ele sempre se elegeu – antes da realização do pleito. Estão fingindo que é normal um candidato sair favorito no primeiro turno e receber o resultado com cara de derrotado, o que é sinal de que ele esperava muito mais. Pronto falei e desabafei.

  41. “Há, porém, uma arma mortal e sem defesa, apontada contra os senhores.

    Chama-se história, responde pelo nome de marcha incontível dos povos pelos seus direitos e liberdades. Neguem-na, persigam-na, prendam-na, exilem-na: nada adiantará.”
    Já estamos derrotados?

  42. Belíssimo texto!
    Perplexa com a aproximação da ditadura e perseguição política!
    Infelizmente não temos instituição que nos defenda das atrocidades do porvir!

  43. Não consigo esconder a indignação e o horror quando assisto as manifestações dessa camarilha composta de um capitão descerebrado e seus filhos acéfalos e oportunistas. Nós resistiremos a essa horda do mal. O Brasil tem pessoas altivas corajosas. Obrigado pela força Fernando Brito.

  44. Complementando: o juiz que encarcerou lula sem respeitar o princípio da presunção de inocência e cometeu barbaridades legais só porque ele era o líder nas pesquisas eleitorais vai ser premiado pelo candidato adversário com uma vaga para o STF. Esse juiz “está com moral prá cacete” como disse o filho de Bolsonaro. Eu nao faço questão que o candidato de lula seja eleito numa eleição nojenta como essa não. Eu só não posso conceber o meu país dividido com uns odiando e debatendo com os outros simplesmente porque um candidato louco e megalomaníaco e seus filhos soberbos e ignorantes, e sabe-se lá mais o quê querem a presidência da república.

  45. Só um detalhe. Parece que estamos nos dando por vencidos, que a guerra já está perdida! Não, não, e não! Esse tipo de sentimento não contribui em nada, apenas nos coloca na condição de derrotados, antes mesmo do fim do combate! Vamos acreditar na virada, vamos fazer a nossa parte, vamos engrossar as fileiras, fazer coro aos que clamam por democracia e que não são poucos! Somos milhões de brasileiros e o nosso voto vale tanto quanto os daqueles que nos oprimem! Nesses dias que nos restam, vamos sair às ruas, participar de todos os eventos pró democracia, vamos fazer nosso trabalho nas redes sociais, vamos conversar com as pessoas que nos rodeiam e que ainda não estão convictas do seu voto! Ainda não é hora de capitular, sei que é difícil, mas ainda há tempo de salvar o Brasil!

  46. Corrigindo comentário: onde eu disse ‘camara de gás’ leia-se ”camara constitucionalista do jardim do Éden’.

  47. Uma coisa me chama a atenção neste momento, as ameças que graduados das forças armadas fazem a brasileiros, a sua liberdade de pensamento e de opinião, porque pergunto isso? Porque pagar esse bando de come e dorme de quartel para nos ameaçar, é constrangedor, ameaçar a nossa suprema corte de justiça, chamar ministra da suprema corte de corrupta e tantas baboseiras, porque devemos aceitar isso? Falar que irá “derramar sangue antes do natal”, Afinal as nossas Forças Armadas ou pelo parte dela essa que manifesta na covardia dos vídeos na internet, não tem contra ponto de legalistas ou pelo menos de generais para sustentar a legalidade constitucional e colocar esses marginais na cadeia, o que está acontecendo? Forças Armadas que ameaçam quem lhes pagam, no caso seu próprio povo pode serem considerados TERRORISTAS, ou seja Cadê o ministro do STF e seu adido militar assessorante? Cadê? Se trata de insubordinação e membros de instituições da republica constitucionalmente jamais poderiam ameaçar eleitores como estamos vendo, assistindo, lendo, parece que a covardia, manipulação, e soberba avançam sem nada para impedir, porque a lei se misturou fanaticamente ao caos prometido e disseminado com falsidade por aprendizes militares de terroristas, cadê a parte boa e sensata de nossas FA, a onde estão, será que estão também sob ameaça, é um motim de tiranos? Cadê a maçonaria que combate a tirania, cadê? Será essa a “audácia dos canalhas” pretendido por uma certa ministra, Esse ódio covarde de jogar irmãos contra irmãos é o projeto de país das forças armadas? Ameaçar cidadãos antes de um processo eleitoral é tática bandida e covarde, a história não só os julgará como covardes como também reservará para eles o leito da amargura sinistra de quem teve exito colocando faca no pescoço de quem não tem armas bélicas para se defender, não é preciso nem falar o que são verdadeiramente, porque sabem o que são e se exaltam por serem, mas são simplesmente funcionários do povo que lhes pagam para serem traídos. Será que se consideram vencedores apenas pela bazófia de acharem que são? Se assim pensam saibam que são perdedores, quem ameaçar seu próprio povo é perdedor e sempre carregaram em suas almas o espirito pobre e podre de perdedores. Soldados de verdade não ameaçam seu próprio povo, os defende, sempre os defende, Vamos esperar o caos do nacionalismo de araque. Povo pacifico só pode esperar.

  48. parabéns Brito! É horrível que o prognóstico seja este. O pais e o povo entregues ao imperialismo e à opressão.

  49. Fernando, obrigado pelo seu excelente texto que expressa perfeitamente nossos temores e sentimentos.
    Eu já não discuto política abertamente há um bom tempo e temo pela nossa liberdade se esse ser ganhar as eleições.

  50. àFernando Brito, parabéns por sua excelente matéria informativa e instrutiva, aos cidadãos de boa vontade.Quanto ao seu desabafo, que é o de todos nós, contra o papel aético, parcial e impatriótico da mídia nacional em relação ao Brasil, inclusive, no que tange à corrupção histórica no país, essa declaração do cidadão nesse vídeo público, no link a seguir, responde sua indignação, hoje e mostra que não é coincidência, é estratégia de poder: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/14/politica/1492192630_931956.html .
    O mais curioso nisso tudo, é que nos processos investigatórios, jamais se vê arrolados como testemunhas, os donos ou representantes de mídias.
    Assim como, não se vê arrolados para darem explicações como co-responsáveis, nos processos de corrupção e/ou de sonegação , de prestações de contas de governos (Federal, Estaduais, DF e Municipais) , demais desconformidades legais protagonizadas pelos poderes executivos competentes e, que tenham afinidade à fiscalização e controle de recursos públicos, os parlamentares Presidentes e Membros das Comissões Permanentes-CPs e de Fiscalização e Controle-CFCs, dos Poderes Legislativos afins, bem como dos TCs, Controladorias, MPs, etc, nos termos de suas responsabilidades e atribuições de fiscalização e controle, das Constituições Federal e Estaduais e, das Leis Orgânicas Municipais.
    Sabemos agora que, todas essas atitudes e procedimentos aéticos, têm sim, suas origens, nas deficiências de valores morais, educacionais e de personalidade dos indivíduos, negligenciados no seio da família e, posteriormente, das escolas, cujo cidadão mal educado e produto disso tudo, tenderá a ser o servidor e o agente público aético nas instituições, que por sua vez, negligenciam em suas funções e atribuições, concorrendo para comprometerem negativamente, as competências e bons resultados dessas instituições, para o bem-estar e justiça imparcial das pessoas, da nação e do país.
    São as nossas contribuições e sugestões comentadas, à vossa matéria e ao nosso país, O Brasil.
    Paz e bem
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida com orgulho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *