Porque o “apagão” não é inevitável? Porque há obras, ora…

jari

Enquanto você vê todo dia matérias e mais matérias sobre como o “apagão elétrico” virá por falta de “planejamento energético” –  e se não vier em 2014, dizem, virá em 2015, 16, 17 … –  não vê nenhuma  sobre o que se está fazendo para que não venha a acontecer.

usinas1aAnteontem a Agência de Energia Elétrica, a Aneel, divulgou um relatório, usina por usina, do antamento e previsão de entrada em operação de novas geradoras de energia. Os dados discriminados estão disponíveis aqui.

O quadro, discriminado e também o total, você vê aí ao lado.

O que está marcado em verde são as obras que seguem dentro do cronograma e com data de operação dentro do esperado.

Em amarelo, as usinas que têm atraso em obra ou que ainda tem restrições operacionais a serem vencidas: licenças de operação e/ou pendências nas linhas de transmissão para interconectar-se ao Sistema Integrado Nacional. À medida em que estas pendências são resolvidas, elas passam para a faixa verde.

Como a capacidade instalada do país era, em janeiro, de 127 mil megawatt ( 59% maior que os 80 mil MW deixados por FHC em 2002), temos os seguintes percentuais de acréscimo, nos próximos três anos:

Mais 8,5% em 2015, mais 5% em 2016, mais 6% em 2017 e outro tanto em 2018.

Ou, de ponta a ponta, um incremento de 27% sobre a capacidade instalada de 2013.

usinas 2

Que pode ser, ainda, ligeiramente maior, porque usinas eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e até mesmo pequenas usinas térmicas podem ser autorizadas e têm prazos de implantação bem mais curto do que o de grandes hidrelétricas.

Enquanto isso, em 20 anos de império tucano em São Paulo…

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. De tanto os colunistas do PIG torcer para uma estiagem que ela veio mesmo, mas como o governo federal fez o dever de casa, não faltou energia nem teve apagão.
    Por outro lado, quem não planejou, como o governo de São Paulo, está passando por maus bocados por conta da falta de água.

  2. Kkkkk! Essa vai bombar na net!!! Divulguem!!! A Fantástica Fábrica da Tucanagem! Você acha que a inflação e o desemprego eram maiores no governo FHC? Acredita que a falta de água em São Paulo é culpa da má gestão do governo estadual? Pensa que o escândalo do metrô de São Paulo precisa ser investigado? Não se preocupe, você só precisa de um passeio pela Fantástica Fábrica de Tucanagem: lá, entra informação e sai ficção. Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! Padilha vem aí! E de jaleco branco! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=yl7q0lWPz1s

  3. Háháhá! Tá bombando na Net!!! Sensacional!!! É a música tema da Copa do Mundo no Brasiiiiil!!! Divulguem!!! Chuuupa Rede Globo!!! Chupa que é de uva!!! Piguenta!!! ???????????????????? O Ali Kamel tá de cabeça inchada?? E os coxinhas já viraram empada?? O desemprego despencou e a inflação caiu?? Vai ter Copa, sim, no Brasil! ????????? Chora Merval, chora Miriam Leitão?? Chupa O Globo, Folha, Veja, Estadão?? A tucanada vai ter que aguentar calada o baque?? E se consolar com o William Waack. ???????????????????? Vejam em http://www.youtube.com/watch?v=rdrwwW1gE_0

  4. O que considero importante nos artigos do Tijolaco, é que sempre traz a fonte da informação. Jamais poderá ser acusado de factoide. Parabéns.

  5. Há algum tempo, o “Império Tucano de SP” publicou o Atlas Eólico do Estado de SP. Impresso em formato A3 e repleto de gráficos, mapas e até um conjunto de informações teóricas o material realmente é muito bom. O então secretário estadual de energia, José Aníbal, chegou a dizer que o potencial eólico do estado de SP era equivalente a uma usina do porte de Itaipu. Um detalhe, porém, chamou minha atenção: além dos gráficos e mapas, o atlas apresenta também várias fotos de aerogeradores e parques eólicos sem, entretanto, qualquer descrição de suas características e/ou localização. A razão é simples: nenhum deles fica em SP.

    1. Esta é a especialidade do PSDB: inaugurar maquetes. Quando não inauguram hospirais cenográficos; estes que só servem pra gravar matérias pro SPTV e pra gravar programa eleitoral. Depois que gravam tudode eles desmontam os equipamentos e encaixotam. Vi uma resportagem sobre isto no SBT, quando mostravam o caso dos médicos que batiam o ponto e não teabalhavam e falaram do Hospital da Mulher de São Mateus na Zona Leste, que eles removiam pra outros hospitais as mulheres com risco de morte pra não morrerem lá e não gerar estatísticas.

  6. Em compensação na capital paulista, o racionamento é realidade e a falta d’água inevitável porque não há obras.
    Alckmin afirmava que a água seria suficiente até março/15 e hoje 28/05 o diretor Yoshimoto não sabe o que acontecerá até as eleições de outubro, podendo naturalmente estar esgotado o sistema Cantareira. É enrolação em cima de enrolação. Afirma que o povo está colaborando e não está havendo racionamento, mas o sistema vai reduzindo a capacidade 0,2% diariamente. Estão enrolando, na verdade mentindo à população. O Sistema Cantareira breve será o Sistema Quanta Areia! E o nordestino voltará a sua terra querendo beber a água desviadas do Rio São Francisco. Haja incompetência! PSDB-Povo Sofredor Degusta Barro.

  7. Caro Fernando Brito,

    Seu texto poderia ser dedicado ao ministro do TCU, José Jorge: “O ex-ministro de Minas e Energia José Jorge afirma que alguém do governo já deveria ter ido à TV para pedir à população para poupar energia. “Eu tô doido para desligar meu freezer. Mas minha mulher não deixa. Se alguém for pra televisão e pedir para desligar, ela vai ter que deixar”, afirmou o ex-ministro, atualmente ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).”
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/03/1425097-ex-ministro-diz-que-governo-ja-deveria-ter-pedido-ao-povo-para-poupar-luz.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *