Prepare o seu coração, como cantava o figuraça Jair Rodrigues na “Disparada” de Geraldo Vandré.
A Copa começou ontem, com a convocação dos 23 do Felipão e hoje, com os protestos em São Paulo e os rodoviários no Rio.
Vamos ter uns dias agitados até lá e isso é normal.
Qual é o problema de o Brasil exibir suas misérias, se não falta miséria por aqui?
Burrice é a ideia “coxinha” de achar que não ter Copa seria a solução: tirando 1950, não tivemos Copa os outros 512 anos desde que Pedro Álvares chegou aqui, mas tivemos miséria, e muito maior, em todos eles.
Quem fica com vergonha dos pobres no Brasil é a direita, que gosta mais de um tapume que os encubra e de uma grade que os segregue de que de uma política que os promova.
Quando a rainha Elizabeth II esteve no Brasil, a ditadura tomou o cuidado de forrar de outdoors as margens da Avenida Brasil para Sua Majestade não ver as favelas.
O que há de diferente agora?
É que agora a mídia dá espaço aos pobres, critica as remoções de pobres, fica simpática aos reajustes salariais das categorias que protestam e até noticia morte de operário de construção civil na primeira página…
Engana-se quem acha que a maioria das pessoas não pode perceber e entender isso.
Mas se isso for dito.
Falta moradia? Falta.
Ficamos de Figueiredo a Fernando Henrique II, quase 20 anos, sem qualquer política habitacional popular que, mesmo antes, já capengava com o BNH.
Falta salário, transporte público (agora com o nome chique de mobilidade urbana), falta escola e falta saúde.
E quem está fazendo algo para melhorar isso?
E ainda quem não fez nada, nadinha, sobre isso em oito anos de poder absoluto?
Perguntar, às vezes, ofende, não é?
O povão entende. Não precisa calar a boca para torcer pelo Brasil.
Muito menos mandar polícia fazer o que bem entender, baixando o sarrafo.
Mas acho que não será por aí, ao menos no Rio e em São Paulo. Alckmin tá de Cantareira baixo e Pezão não dá chiliques como Sérgio Cabral.
Vão adotar o “muita calma nesta hora”.
11 respostas
Reivindicar e lutar por direitos é da democracia!
Bagunçar, quebrar, destruir e roubar é de para insanos e marginais!
Uns para serem ouvidos e atendidos nos gabinetes, outros a serem ouvidos e atendidos nas delegacias. Simples assim!
Manifestantes se protejam e usem seus celulares para denunciarem os que só querem atrapalhar e usá-los para outros fins. Fotos e filmes são provas para a polícia encarcerarem os marginais. Denunciem!
BOA TARDE,
TEMOS QUE FAZER UMA MARCHA ATÉ BRASÍLIA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL E PEDIR QUE O CONGRESSO SEJA FECHADO IMEDIATAMENTE POR CONSPIRAÇÃO CONTRA A REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E QUE OS MESMO SEJA FUZILADOS.
O cancro,é as elite podre,os coxinhas e imprensa terrorista com oposição e stf.
Só mostrando a “COPA”, e que mostraremos o POVO brasileiro, e não o Cristo no Corcovado….como cartão postal….para o Mundo…e é só isto que somos, nada mais, ou seja, no mais BANANA.
Parabens ao meu POVÃO..
Nao devemos esquecer de levar faixas e cartazes contra a REDE GLOBO, ao irmos às ruas protestar.
E é sempre BOM dá uma paradinha nas sedes da Globo em todas as capitais e pedir para ela mostrar o DARF.
A Globo odeia o Brasil. Os brasileiros ODEIAM a Rede Globo!!!!
Ainda bem que, em breve, vou embora desta merda de país.
Fernando, nossas grandes cidades precisam parar de crescer. Não suportam mais habitantes. Precisam ficar de 10 a 20 anos sem aprovar novos projetos de construção, quer sejam residenciais ou não, para evitar aumento de suas populações. Somente reformas, sem aumento de unidades, deveriam continuar sendo aprovadas. Elas não estão conseguindo atender serviços como mobilidade, segurança, saúde, educação, saneamento e abastecimentos em geral. É uma decisão difícil de se tomar mas é urgente que se faça ou teremos uma paralisação geral. Será que os prefeitos aceitariam?
O PT não é nada diferente dos outros partidos. Na verdade, é pior, porque pregava algo que hoje ele mesmo não cumpre. O sr. Lula criticava as esmolas governamentais, e hoje seu partido dá 10% de aumento em ano de eleição ao vale-mendingo. Quanta caridade! E o que se falar dos cabides de emprego para tantos petistas, como a própria Dilma, que tinha cargo privilegiado na Petrobrás? E que tal lembrar do filho do Lula, coincidentemente rico? É muito hipocrisia dessa esquerda caviar. O bom mesmo é apoiar comunistas, investindo 1 bilhão em porto de país estrangeiro. Essa Copa é uma farsa, orquestrada muito mais pelo governo federal que por qualquer outro. Uma país com uma educação lixo, saúde pior ainda entre tantos outros serviços,ainda se vem defender os altos investimentos da Copa, com seus tantos elefantes brancos? Tudo bem ser de esquerda. Mas ser hipócrita é demais!
Penso que essas mobilizações para quebra-quebra, a despeito das legítimas reivindicações de habitação, transporte, etc., apenas levam à violência, à interdição da fala, da política. Parece que não querem discutir, apenas exigir, como se quem está na rua não está representado nas instituições públicas. Em julho passado reivindicou-se transportes, reforma política e o governo federal foi ao encontro das reivindicações. Cadê aquela meninada para pressionar o Congresso? As reivindicações continuam sendo válidas e necessárias, mas não parece que era democracia e a satisfação de tais necessidades o que queriam.