Os dados oficiais da Agência Nacional de Petróleo registram que a produção de petróleo e gás natural da camada do pré-sal brasileiro está perto de atingir um milhão de barris por dia.
Foram 751,2 mil barris/dia, na média de junho, de petróleo e 27,8 milhões m³/d de gás natural, totalizando 926,1 milhões de “óleo equivalente”(boe, que é a medida de capacidade de geração de energia).
Há um ano estes números eram 478 mil barris por dia de petróleo e 16,7 milhões de m³ de gás diários.
Aumento, portanto, de 57,2% no petróleo e de 66,5% na produção de gás.
Em relação a janeiro de 2011, a produção de óleo e gás multiplicou-se por dez!
Nosso dez maiores poços no pré-sal, há um ano, produziam 282,28 mil barris de óleo.
Agora, os dez maiores extraem 314,32 mil barris diários, o que significa ganho de produtividade por poço.
O total vai crescer este mês, porque entra em produção o poço 7-LL-36A-RJS, no campo de Iracema Norte, o primeiro dos oito que serão conectados ao FPSO Cidade de Itaguaí, este da foto, com estimativa de atingir, só ele, 32 mil barris diários, um pouco menos este mês, porque o inicio de produção é lento e cuidadoso, como deve ser.
De qualquer forma, vai para o grupo dos dez maiores, liderado por um poço de Sapinhoá que tem níveis arábicos de rendimento: 38.786 barris por dia de óleo e mais 1,35 milhão de gás.
É isso, só isso, que Serra quer entregar para as multinacionais tomarem conta, com o fim da participação mínima e a condição de operadora exclusiva do pré-sal.
10 respostas
Brito, na imagem e no texto estão milhões em vez de milhares. É melhor corrigir.
É milhões, mesmo; refere-se à produção mensal, em Junho. É superlativa mesmo.
Caro Brito,
quem está certo é o Douglas, são 926.100 barris por dia de óleo equivalente, como, por sinal, está escrito logo abaixo do número. A corrigir, pois zeros à direita valem.
Abraços.
Depois desta a Chevron vai ficar nervosa.
E o Senador Serra o que irá dizer.
Quase um milhão de barris em quase oito anos de Pré-Sal.
Parece que, na verdade, a coisa que está por detrás de toda a nossa crise política tem muita explicação. Não aqui, mas no exterior.
O Serra quer tirar o peso da Petrobrás de se tornar a maior produtora do mundo em breve.
A Globo vai noticiar este recorde em tom ufanista ou prefere falar de barulhaço de panelas aposentadas? E como a porca elite brasileira e os seus papagaios imitadores de classe média, desprezados pela mesma elite arrogante, mantém a escrita de copiar mal tudo que vêem fora e não criarem nada de original!!! Na Argentina bateram panelas porque estavam vazias mesmo. O pobre que é maioria, já não anda com o estomago tão vazio como nos tempos tucanos e não entra nesta. Perda de tempo esta algazarra ridícula orquestrada pela Globo e eles nem se tocam.
Divulgando:
http://www.blogdacidadania.com.br/2015/08/abracar-o-instituto-lula-nesta-6a-feira-e-obrigacao-de-todo-democrata/
Fernando,
Os números estão errados em mil vezes. Onde se lê milhão leia-se mil.
Fernando,
Apenas a cifra do título está correta, no resto tudo mais deve ser dividido por mil.
Pois é….
Sao duas as tristes realidades aqui.
1) Serra e seus apoiadores [Aécio, A. Nunes, Renan Calheiros, Delcídio do próprio PT, etcs], estao, claro, trabalhando arduamente para entregar o petróleo para os estraneiros, em especial à Chevron, porque sao coerentes com o compromisso assumido com seus “patrocinadores”, apesar de ser atitude contrária aos interesses brasileiros, o que por si só é condenável e nojento, mas…
pior é que o estamos presenciando em relaçao ao governo diante dos interesses brasileiros.
2) A Dilma foi eleita para defender o pré-sal para que os benefícios da riqueza do pretróleo ficassem nas maos dos brasileiros, aliás, como o Lula sempre quis. Só que nao..
Ao adotar o programa de governo rejeitado nas urnas – o do neo-liberalismo escancarado e violento, Dilma enfraqueceu o seu poder como chefe do Poder Executivo para defender os interesses brasileiros sobre o petróleo. Perdeu, sim, autoridade sobre essa questao tao cara aos interesses nacionais, porque ao ceder tanto ao deus Mercado isso comprometeu a sua força diante da base aliada enfraquecendo, também, a força dos movimentos sociais e apoio dos eleitores de um modo geral.
Por que digo isso? Porque se o governo abraça o conservadorismo adotando ideologia política neo-liberal em praticamente todos os setores de políticas públicas governamentais, como economia, agricultura, planejamento[que adotou os cortes dos setores da área social como saúde, educaçao, habitaçao etc], como o mesmo governo vai reunir apoio para defender o petróleo com base na ideologia progressista-nacionalista??Difícil fortalecer força política para barrar essa manobra de entrega do petróleo brasileiro aos estrangeiros quando o verdadeiro norte adotado pelo próprio governo é o mesmo da oposiçao que está afinada com o grande capital.
Dilma está tentando servir, ao mesmo tempo, a 2 senhores – o do neoliberalismo e ao do nacionalismo-progressista, só que isso isso nao tem como dar certo pois ao incompatíveis entr si, antagonicos.
Quando Dilma vai cair em si de ela terá que ser coerente e escolher publicamente, de uma vez por todas, de que lado ela está??
Dilma está precisando pensar e muito sobre os ruos que ela está dando ao seu governo. Até aqui é neoliberal só que ela insiste em negar.
Até lá…., se ela nao assumir uma poisiçao, só vai piorar a crise e dar mais força para o serra, e à Chevron…