Presidente do TST diz que trabalhador se fere de propósito por indenização

Depois do Ministro Luís Roberto Barroso, que culpou a Justiça do Trabalho pelo atraso do Brasil, é o próprio presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Yves Gandra Martins Filho quem diz, numa audiência no Senado registrada pelo site Justificando, , que indenizações altas levam trabalhadores a se ferirem de propósito.

É inacreditável que a mais alta autoridade na regulação do trabalho, num país que é o quarto colocado no mundo em mortes provocadas pela atividade profissional, venha a público dizer que o trabalhador é deliberadamente  responsável pelos casos de mutilação física.

Só pode ser chamado de monstro um sujeito que diz isso e sabe tudo, por dever de ofício, sobre os acidentes de trabalho no Brasil.

Todo ano, segundo o IBGE, mais de 700 mil brasileiros sofrem acidentes de trabalho, o equivalente a uma grande cidade inteira. A grande maioria, jovens até 35 anos, porque expostos a trabalhos mais precários.

O Dr. Yves acha que um rapaz, no auge da atividade, bota a mão numa máquina de propósito para perder uma parte dela e ganhar um dinheirão?

Ou que os acidentes são, quase todos, brincadeirinhas que se curam com um bandeide?

Se acha, olhe a tabela ao lado, para ver que fraturas, traumatismos e amputações são quase tão comuns quanto os ferimentos superficiais, simples escoriações.

Mas leia o que ele diz:

“Se você começa a admitir indenizações muito elevadas, o trabalhador pode acabar provocando um acidente ou deixando que aconteça porque para ele vai ser melhor”.

Melhor, doutor? Ninguém ganha indenização por alegar uma dorzinha de cabeça, uma espetada no dedo com o grampeador do escritório…

Os números mostram que falamos de ferimentos muito sérios.

Quanto é que vale a sua mão, Doutor, o seu braço, a sua perna. Quanto o senhor mereceria receber por um pedaço de seu corpo que foi deformado, esmagado, arrancado?

A mão de um juiz vale mais que dezenas de mãos de gente humilde para que se fale em indenizações “elevadas demais”?

Não será nada espantoso se o Doutor Gandra passar a ser citado como argumento para que empresas neguem ou rebaixem indenizações a seus funcionários que se ferirem e pedirem reparação. Não se estranhe se apareceu uma petição

 “Data vênia, inadmissível o pedido de R$ 50 mil feito pelo autor, simplesmente por ter perdido um pé, configurando-se, no caso, a macabra hipótese enunciada por Sua Excelência, o próprio presidente do TST, Yves Gandra Martins Filho, de que, em busca de pecúnia, o indigitada mutilação possa ter sido um expediente para o enriquecimento pessoal do reclamante”.

E pensar que quase tivemos – e estamos arriscados a ter, ainda – um cidadão deste tipo de Ministro do Supremo.

Assista a fala de Gandra…

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Beep boop boop Beep

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1884633-50-do-trabalho-no-brasil-pode-ser-feito-por-robo-diz-estudo.shtml

    Brasil tem grande potencial para automação...

    Alem de ter seus direitos abolidos pelos golpistas ainda vamos sofre com
    a modernização dos setores de produção que por sinal são atrasadíssimos
    , com máquinas e processosdo século passado, etc...

    https://www.youtube.com/watch?v=vyUoCxjnXHE
    https://www.youtube.com/watch?v=BtvlIRuamgI

  • Esse idiota, calado, é uma Sinfonia de Rachmaninoff... Mas a besta teima em zurrar incessantemente para a vara do PIG

  • Pensar que esse capeta transvetido de homem se diz tão religioso que adotou o celibato e mora nas dependências da famigerada Opus Dei.

    • De que lado ele é celibatário? De frente ou de trás...a la Rita Lee? Opus DEI...vai dar assim lá na China!

  • É bem óbvio que ele faz uma clara referência a Lula ao dizer que "é sempre um ferimento na mão esquerda, um dedo", a direita adora insinuar que esse acidente foi provocado e que a indenização foi milionária... todo energúmeno da direita hoje em dia tem no anti-petismo seu escudo favorito.

    Mas é necessário lembrar que esses cidadãos tem auxílio moradia, auxílio terno e um monte de penduricalhos no salário muito superiores aos demais trabalhadores que, segundo ele, arrancam partes do corpo para não trabalhar. Pelo jeito, ter um terno para ele é mais importante do que ter uma mão para o trabalhador.

    Outra coisa curiosa... adoram dizer "Nos EUA não tem Justiça do Trabalho!"... doce inocência... se um operário americano escorregar em uma poça no local de trabalho provavelmente vai ter uma indenização superior à família de um trabalhador morto no Brasil... logo lá... onde quem cai na calçada pode processar o dono da casa por não ter limpado o gelo direito... que bom que lá não é necessário Justiça do Trabalho, a justiça normal já da conta do recado... a justiça americana é uma piada no mundo todo devido aos processos idiotas e milionários... aqui um catador de lixo vai processar quem? alguém que cata lenha para carvoaria vai processar quem?

    No chão de fábrica de uma multinacional americana por exemplo, na Matriz em New York você pode almoçar no chão sem a menor preocupação, tamanha a higiene e organização... na filial brasileira você não entra sem protetor contra radiação, barulho, poeira e mesmo assim tem que tomar cuidado para não ser atropelado por uma empilhadeira.

    • Há alguns ano, numa loja de móveis, vi um sofá com aquecimento elétrico e nele podia-se ler, em inglês, um aviso para não usá-lo embaixo do chuveiro. Imagine o que aconteceria se a pessoa perdesse um braço ou algo que o valha.

  • Esta é só a expressão, paroxística é verdade, da utilização do discurso moral para entender a realidade. O moralista parte de princípio que, à exceção dele e dos que considera como iguais, todos os outros seres são capazes das atitudes mais absurdas para atingir os fins que desejam, cabendo à lei impedir que o façam.

  • Esse papa-hóstia de merda é só mais um calhorda golpista. Nada mais, nada menos.

  • Eu não sei mais nem o significado da palavra MOLEQUE, sinceramente não sei.

  • É o que dá, colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, ou alguém esperava atitudes diferentes, deste canalha indicado pelo MT,para o TST este é para da engrenagem quê visa acabar com as leis e os direitos trabalhistas.

  • É o que dá, colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, ou alguém esperava atitudes diferentes, deste canalha indicado pelo MT,para o TST este é parte da engrenagem quê visa acabar com as leis e os direitos trabalhistas.

Related Post