Resultado pior do que o esperado, que já era ruim.
Queda de 4,91% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central na série sem ajuste e de 5,32% com ajuste, em maio.
Em 12 meses, baixa de 5,43% no índice bruto e recuo de 5,51% no ajustado, naquele que é considerado uma “prévia do PIB”.
Nos 12 meses encerrados em dezembro passado, as quedas acumuladas foram de 4,08% e 4,11%, respectivamente.
O gráfico aí em cima é autoexplicativo.
Senão no mercado especulativo, não há qualquer sinal de recuperação da atividade econômica.
Todos os dados divulgados em relação a junho vieram em nova queda.
Não há qualquer política contra este ciclo que possa ser apontada como alavanca de mudança.
Política de juros que dispensa comentários; zero de investimentos públicos em infraestrutura; empresas capazes de gerar atividade rápida e emprego intensivo, na área de construção civil virtualmente paralisadas. Mesmo nas dedicadas a obras imobiliárias, o dado divulgado hoje, de queda de 50% na venda de imóveis em São Paulo é mais do que demonstrativo da queda de atividade.
Outro dia, numa “brilhante” dissertação sobre economia, o presidente em exercício disse que a crise é “psicológica”.
Espera-se que Michel Temer tenha, então, a “clarividência” de observar que sair dela também tem este componente.
Mas, em economia, decisões têm a ver com rumos.
Venda de patrimônio agrega receita pública, não atividade econômica.
Arrocho nos aposentados e no salário mínimo, redução de gastos em educação e saúde geram alívio fiscal (e assim mesmo em alívio no “rombo”) mas não geram consumo, compras, produção, postos de trabalho.
Esperar que a melhoria das condições internacionais nos ajude é fazer uma oração ao imponderável.
O “Deus Mercado”, em geral, é diabólico.
13 respostas
Sim, é psicológico e vai piorar. Qual é o empresário, nacional ou estrangeiro, que vai confiar num país que destrói por conta própria sua maior empresa estatal? um país de merda que está prestes a entregar uma riqueza que o mundo inteiro cobiça, como o pré-sal, um país que derruba presidente sem motivo legal, que deixa um delegadozinho de quinta categoria paranaense botar na cadeia e torturar empresários até destruir as maiores empresas de engenharia nacional para força-los a delatar, sem direito a ampla defesa? Voltamos a ser a velha república bananeira, graças aos imbecis que obedeceram as ordens do Aécio e do Bolsonaro e foram bater panela em torno da palhaçada da lavajato. Jogamos fora todo o crescimento do período Lula, ajudaram a paralisar o governo Dilma, apoiaram o Cunha até o penúltimo momento, o tempo todo até que ele desse o golpe. E agora, esperam que alguém confie a ponto de investir? O povo está de saco cheio e sabe que, com a política do governo de usurpação, não sobrará direito trabalhista nem benefício social. Ninguém vai sair por aí gastando o dinheiro que não tem e que vai ficar menor ainda. Com essa cambada de usurpadores ladrões fdp no Planato, meu caro, vamos com a psicologia até voltarmos ao PIB do FHC, à inflação do FHC, ao desemprego do FHC, voltaremos a nos ajoelhar diante do FMI como fez o FHC e por aí afora. Que me apareça um batedor de panelas pela frente. Sou capaz de lhe jogar minha panela de pressão na cabeça.
País de merda com um judiciário mercenário de 3a categoria.
A Lava Jato com discurso de salvação nacional quebrou o país com a contribuição da sabotagem dos políticos golpistas e dos empresários coxinhas.
O remédio para isso tudo é conhecido e será cobrado: o retorno de lula
membros do Senado francês contra o golpe no Brasil
“Dilma Rousseff, vítima de um golpe baixo parlamentar”
No Brasil, caem as máscaras. Antigas escutas telefônicas revelam as manobras que precederam o processo de destituição da presidente brasileira Dilma Rousseff. Nelas ficou claro que certos congressistas tentaram escarpar às investigações por corrupção que os ameaçavam através da destituição de Dilma Rousseff, reeleita em 2014 com 54 milhões de votos (51,64%). Vimos então a tomada do poder, sem legitimidade popular, por aqueles que haviam perdido a eleição presidencial e com a finalidade de pôr em prática um programa de governo largamente rejeitado pelas urnas. Formaram um governo composto exclusivamente por homens, sem nenhuma representação da diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.
As primeiras decisões do governo interino comandado por Michel Temer foram claras: supressão dos ministérios da cultura, da igualdade entre homens e mulheres, da diversidade, além do organismo independente que controla o aparelho de Estado (CGU – Controladoria Geral da União). Na sequência, ele anunciou o fim de programas sociais como o “Minha Casa, Minha Vida”, que é um programa de acesso das camadas mais pobres da população à propriedade, ou o “Mais Médicos”, que levou médicos estrangeiros às zonas desfavorecidas, e a instauração de um programa econômico de austeridade. Trata-se de um Golpe de Estado institucional com vistas a destruir todas as reformas sociais que permitiram, ao longo de treze anos de um governo de esquerda, a saída de mais de 40 milhões de pessoas da miséria. Os homens do governo interino têm pressa e não se preocupam com a instabilidade política, econômica e social em que estão mergulhando o Brasil.
Governo inaceitável
Nós, franceses eleitos, afirmamos que tal processo constitucional de destituição foi instrumentalizado por uma maioria parlamentar de circunstância. Este procedimento, só aplicável em caso de crimes ou delitos graves, se deu por causa de simples decretos do governo Rousseff que retificavam o orçamento de 2015. Ele foi aberto em meados de dezembro, antes mesmo que o ano fiscal terminasse e que o orçamento passasse pelo crivo final do TCU e das duas casas congressuais. Destacamos que a presidente suspensa não está envolvida em quaisquer dos inumeráveis casos de corrupção que atingem a classe política, notadamente o escândalo da companhia petroleira Petrobrás. Isto já não é o caso de sete dos ministros de Temer. Um, dentre eles, Romero Jucá, ministro do planejamento, foi flagrado no caso das escutas revelando as causas reais do impeachment e teve que ser demitido. Assim como acontecido, um pouco mais adiante, com Fabiano Silveira, ministro da transparência, também surpreendido nas escutas. Até mesmo o presidente interino foi declarado inelegível por 8 anos, acusado pela Justiça de São Paulo por fraudes nas suas contas de campanha.
Outro fato significativo a destacar neste governo inaceitável: o ministro da justiça (equivalente ao ministro do interior na França), Alexandre de Morais, foi advogado dos grupos criminosos e mafiosos do PCC (Primeiro Comando da Capital, São Paulo). Inquietamos-nos também com o envolvimento, no Golpe de Estado, dos grandes grupos de mídia possuídos por importantes grupos financeiros. Eles fizeram uma campanha extremamente violenta em favor do impedimento da presidente e da criminalização da esquerda brasileira. Foram os mesmos grupos de mídia que deram apoio ao golpe militar de 1964 e que dele se beneficiaram para constituir verdadeiros impérios midiáticos. Ficamos chocados com as explicações dos deputados a cada voto em favor do impeachment, invocando Deus ou a própria família, e com um deles chegando até mesmo a fazer apologia do falecido torturador de Dilam Roussef, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Milhares de brasileiros se mobilizam atualmente no país em defesa da democracia, exigindo o fim do governo ilegítimo e a volta da presidente democraticamente eleita. Nós os apoiamos.
Nós, parlamentares, esperamos que o STF brasileiro, que até aqui não se pronunciou sobre a questão de fundo, condene o desvio de finalidade do impeachment.
Nós, parlamentares franceses, queremos que o governo de François Hollande se pronuncie e condene este golpe contra a democracia.
Nós, parlamentares, denunciamos que nesta região do mundo, após os golpes contra os presidentes eleitos de Honduras e Paraguai, ocorre este terceiro Golpe de Estado institucional – e afirmamos nosso compromisso com respeitar o voto popular como única forma de aceder à direção de um país.
Pedimos à comunidade internacional que condene este Golpe de Estado. Seria grave para todo o subcontinente que o maior país da América Latina seja levado a uma situação de impasse político, econômico e social.
Fonte: Le Monde
É… O estrago foi muito grande. E as perspectivas não são boas…
Se os golpistas tivessem vergonha não teriam golpeado. Se os golpistas tivessem vergonha não se esforçariam para manter o golpe. Se os golpistas do Senado tivessem vergonha não se venderiam pelo golpe.
Nunca mais serão eleitos.Devem ter vendido o golpe pelo valor de uns três mandatos.
Acabo de ouvir uma propaganda da Injustiça Eleitoral falando de Democracia. Deu um Nojo.
Deu uma tontura.
FDPs
E o nojo ontem de ver aqueles golpistas enaltecendo os valores da democracia e do voto, na eleição do presidente da Câmara?
Respeito a isso tudo vale, ali pra eles, mas não para a Presidenta dos 54 milhões de votos!
FDPs
Voltamos a ter que aguentar a vista do buraco dos vermes de direita fracassados. O tal alex scarpa andou uns tempos sumido e volta com a burrice nstural dos boçais de direita. Vamos lá ao perfil psiquiátrico do merdinha. A primeira coisa que se nota no perfil do escroto é uma foto de uma metropole que pela arquitetura é americana. Ai vai ver onde o bosta mora é em Vitoria (ele esconde que é no Espirito Santo). No item cidades onde morou só aparece Vitória que é a atual. Vai-se na formação entra a universidade federal fluminense -uff em Niterói RJ. Ele não diz que morou lá logo conclui-se que é uma picaretagem. Além do mais a formação indica UFF faculdade. mais uma vigarice. Qual faculdade e qual curso?
Finalmente vem as fotos de ?carrões que pelo visto são a preterição de um fracassado que mora em Vitória ES e nunca saiu de lá, nunca fez curso universitario algum e cujo trabalho é “capitalismo”. Como sempre é um babaca fracassado que acha que algum dia vai ser um milionário. Na minha opinião o QI do estafermo é muito baixo para dar alguma esperança. Talvez plantar batatas fosse mais útil e compatível com a capacidade intelectual do pobre coitado.
Esse fracassado do slati ainda vive? FRACASSÃO, tentou ser eleito pra alguma coisa e se fodeu. Incapaz. Incompetente. Tá tão ferrado que depende de salário de troll pra sobreviver. Vai procurar trabalho de gente com vervonha na cara vigarista.